Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bodybuilding para melhorar como PL, como e quando?


GuitarndIron2

Posts Recomendados

Salve amigos, gostaria de fazer deste tópico uma livre-discussão sobre como usar o Bodybuilding para melhorar como PL, com foco nos atletas naturais.

 

Isso não sai da minha cabeça: Greg Nuckols escreveu sobre isso e Layne Norton, David Coimbra, Bryce Lewis, Jesse Norris (que o treino é basicamente BB com os compostos), Powerlifters dos anos 70-80, Westside Barbell e agora o Luis Zouein. Todos tem um background de Bodybuilding antes de iniciarem os treinos de força ou tem BB no programa em si (para o Westside Barbell). Tudo isso me deixou com uma pulga atrás da orelha.

 

Pontos a serem levantados:

  • Trabalho estilo BB, com menor intensidade de carga e mais volume, tem menor chance de lesão;
  • Há uma correlação direta entre MM/cm e a força dos PLs.

 

Mas e aí, vocês concordam com essa necessidade dos treinos de hipertrofia para melhorar como PL? Se sim, como periodizar isso? 

 

Penso que quanto mais avançado o atleta, mais específico o trabalho tem que ser. Quando mais longe do potencial de MM, mais ele se beneficiaria em focar nos treinos de hipertrofia.

 

Fontes interessantes para discussão:

http://chaosandpain.blogspot.ca/2015/02/wimz-headed-to-club-arent-only-ones-who.html?zx=6f5b868cabc6895

http://www.strengtheory.com/powerlifters-should-train-more-like-bodybuilders/

http://chaosandpain.blogspot.ca/2015/03/the-last-couple-decades-werent-just.html

 

Pessoalmente,lembro de ter meu melhor supino quando fazia um treino assim (upper/lower):

 

A: Supino 4x5

    Remada 4x5

    Desenvolvimento halter 5x10

    Barra 5 x até falha

    Tríceps testa 4-5x10

    Rosca 4-5x10

 

B: Militar 5x5

    Barra com peso 5x5

    Supino Inclinado com halter 5x10

    Remada halter 3x15

    Tríceps testa 4-5x10

    Rosca 4-5x10

    

O que vocês acham sobre o assunto: @debew, @O Fantástico Jaspion, @Crisao23, @EctoBeast, @Palito, @R.U.M., @Shrödinger, @Kinko_RO ?

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Se tu pensar em um contexto geral, sem pegar os termos "treino de BB" e "treino de PL", pensar só em volume, tonelagem e afins, faz todo sentido.

Como mencionado, tu utilizando uma faixa de intensidade menor mas aumentando o volume as chances de lesão são bem menores, enquanto que mesmo assim tu consegui manter uma tonelagem de treino boa e crescente, o que a gente precisa pra gerar hipertrofia? - vulgarmente falando - Volume de treino crescente e tonelagem crescente, e o que a gente precisa pra manter os ganhos de força? Da mesma coisa(isso pensando só em treino).

Por isso antigamente não se distinguia de certa forma os treinos como eu citei ali - creio eu -, ambos tinham praticamente a mesma forma de pensamento só sendo utilizados de uma maneira diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mklek tambem seria interessante tua participação.

 

Concordo com o @debew, se formos pensar em tonelagem e volume faz todo sentido.

 

O jeito mais facil e rápido de ganhar kg nos lifts é ganhando massa magra. A adaptação neural é mais complicada. Por isso existem categorias de peso mais viáveis dependendo da sua altura. Um cara de 185cm nunca vai se dar bem na categoria até 73kg por exemplo, porque o individuo vai ter uma massa muscular ridicula, mesmo que esteja usando todo potencial neural dos seus músculos. O ideal seria ele ganhar o maximo de MM que puder para depois sim focar mais em ganhos neurais (mais lentos).

 

Todos bons treinadores te mandam ganhar peso (se tu estiver magro). Sheiko tem uma tabela de peso ideal X altura. Pra mim (185cm) ele recomenda 110kg+ para uma performance ótima. Claro, que sempre há exceção à regra. Mas no geral é isso mesmo.

 

Greg Nuckols tem esses artigos falando disso

 

http://www.strengtheory.com/which-weight-class-is-best-for-you/

http://www.strengtheory.com/your-drug-free-muscle-and-strength-potential-part-1/

http://www.strengtheory.com/your-drug-free-muscle-and-strength-potential-part-2/

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre pensei pelo lado oposto: usar o PL pra melhorar a hipertrofia! kkkk. No fundo é basicamente a mesma coisa, mas com foco ligeiramente diferente.

 

Vou usar um estudo do Schoenfeld que eu postei ontem no diário do @Mklek. Segue um review do próprio Brad sobre esse estudo (Lyle também fez um review desse estudo), que comparou 7x3 com 3x10, onde os resultados foram semelhantes, com o detalhe que os treinos usando 3x10 eram feitos em muito menos tempo - umas 4x menos tempo.

 

http://www.lookgreatnaked.com/blog/bodybuilding-vs-powerlifting-type-training-which-builds-more-strength-and-muscle/

 

A mensagem que fica aqui em minha opinião é a seguinte: treinos mais tradicionais (na faixa de 8-12 reps) são mais eficientes (em termos de tempo) ao produzir hipertrofia e ainda permitem um volume superior - considerando o mesmo tempo gasto dentro da academia. Entretanto, uma faixa menor de reps pode trazer melhores ganhos de força. Daí a ideia de hibridizar os treinos com 1-2 exercícios com foco em performance e ocupar o restante do treino com exercícios com foco em hipertrofia. 

 

Foi basicamente o que escrevi no tópico  Porque utilizar uma ampla faixa de reps e como selecionar os exercícios para otimizar a hipertrofia. Agora o @GuitarndIron2 ou outra pessoa pode escrever o tópico Porque utilizar uma ampla faixa de reps e como selecionar os exercícios para otimizar o ganho de força!

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Shrödinger disse:

Agora o @GuitarndIron2 ou outra pessoa pode escrever o tópico Porque utilizar uma ampla faixa de reps e como selecionar os exercícios para otimizar o ganho de força!

 

 

Depois que o Guitar escrever esse tópico, o @R.U.M. e/ou o @Ricardo Queiroz poderiam escrever Porque utilizar calistenia, LPO, PL, triatlon e a puta que pariu pra otimizar o ganho de bolas e se tornar um ser humano foda! #ficaadica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Também concordo que o treino de hipertrofia tem um papel fundamental para um atleta de PL.

 

Atualmente estou seguindo um treino de periodização em blocos, com base no livro Scientific Principles of Strength Training do Mike Israetel, então minha opinião vai ter esse viés. De qualquer forma esse tipo de periodização proposta pelo livro me parece algo bastante sensato - um bloco de hipertrofia, no qual você segue um treino com objetivo específico de hipertrofia (utilizando uma faixa intermediária de repetições - 6 a 10 - e volume alto) seguido de um bloco de força e um de realização.

 

Com esta separação, primeiro o indivíduo foca em aumentar a sua massa muscular, depois em transformar esse aumento de MM em ganho de força. O último bloco, de realização, seria feito antes de uma competição (caso o indivíduo não pretenda competir, poderia ficar alternando entre blocos de hipertrofia e força).

 

De acordo com o autor, buscar hipertrofia e força ao mesmo tempo pode não ser o método mais eficiente, por enviar sinais distintos ao músculo. 

 

No final das contas entendo que isso é algo individual. Algumas pessoas ganham massa magra com facilidade seguindo um treino de força pura ou um DUP. Outras se dão melhor tendo uma divisão clara entre hipertrofia e força (como exemplo, o Luis Zouein e outros atletas do André Jenz, que iniciaram no powerlifting já com uma quantidade razoável de massa magra, construída em treinos basicamente de hipertrofia, e que demonstram uma progressão muito rápida nos treinos de força). Cabe a cada um testar e ver como seu corpo reage ao estímulo (só não dá para esquecer da dieta...). Uma hora você descobre o que funciona para você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há algum tempo já venho defendendo que a acumulação de volume deve abrangem a maior parte do tempo de um ciclo de periodizações. Entenda-se como acumulação de volume o período onde ocorrem os ganhos fisiológicos (hipertrofia, condicionamento e preparação de tecidos tendinosos) e você aproveita para adquirir consistência. Isto não é nenhuma novidade e é algo que faz sentido. Penso nesta sequencia ideal:

1 - Pré - habilitação,preparação ou regeneração ( quando necessário).

2 - Acumulação de volume : Foco em ganhos fisiológicos

3 - Peaking.

4 - Contraste/ supercompensação

5 - Período de competição

 

Em certo grau é aproximadamente o que o Sheiko recomenda em algum de seus templates (...)

 

Então, sim. Treinos de Hipertrofia são de vital importância para o desenvolvimento de força. A grande diferença entre um BB e um PL é a forma de desenvolver este treino de Hipertrofia.

 

@Shrödinger, já tive esta concepção que a força poderia ajudar na hipertrofia. Hoje, penso que força e hipertrofia podem correr em paralelo, mas trazer força antes da hipertrofia seria um equívoco, no mínimo uma escolha pouco saudável.

---------------------------------

 

Vou fazer igual ao STAR WAR e ressuscitar  o "despertar da força". Muitos talvez ainda não tiveram a oportunidade de ler este brilhante tópico do mestre @proxy:

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...