Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Coach.Wagner

Powerlifter
  • Total de itens

    4235
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    18

Community Answers

  1. Coach.Wagner's post in Treino de força - seleção de exercícios: exercícios auxiliares e isoladores was marked as the answer   
    Toda remada curvada é para upper back, então sim, trabalha bem romboides, claro que, para isso você precisa de bastante movimentação escapular. Sobre a troca, precisa pensar muito mais do que somente na musculatura alvo. Se a remada cavalo for com o peito apoiado, o direcionamento do trabalho é muito melhor, menor trabalho de eretores. O perfil de resistência da remada no cavalo também é diferente de uma remada livre. 
    Sobre trocar por um pull around, não faz sentido pensando que inicio da pergunta foi sobre trabalho de rombóides.
    Crucifixo inverso tem a mesma capacidade que o facepull de trabalhar os romboides, basta ter bastante movimentação escapular.
     
    Exercício auxiliar não significa exercício que faça a mesma coisa. Serrote é a mesma coisa que uma remada curvada com barra, salvo as diferenças por ser unilateral.
    Isoladores são necessários sempre que se precisa trabalhar algo de forma específica e que não se consegue com outros movimentos. São necessários em praticamente TODOS OS CENÁRIOS.
    Não precisa de ambos para substituir uma remada no cavalo. Todavia, eles tem perfil de resistência diferentes, logo, trabalha a mesma musculatura mas de forma diferente.
    Sim, são necessários.
  2. Coach.Wagner's post in Que variáveis do treinamento mais comumente costumam a causar insônia? was marked as the answer   
    Não existe variável de treinamento ligada a insônia.
    Sobre periodização, diria que aqui no forum dos que falam sobre tem dois grupos:
    - os que acham que estão periodizando por utilizar os termos técnicos da teoria da periodização;
    - os que confudem periodização com programação; o segundo está contido no primeiro mas o primeiro não é o segundo.
    Não seja como eles.
     
    O treinamento per se REDUZ a insônia, agora, o cansaço/fadiga crônica, que é algo que não está relacionada somente ao treinamento, pode causar insônia e ai nesse ponto, você pode - e deve - ajustar a demanda do treinamento, desde que, revise toda a sua rotina do dia, TODA A ROTINA DO DIA, pois o motivo da sua insônia pode ser um cansaço mental por acumulo de trabalho + estudo, que está atrapalhando a recuperação, por exemplo, e não tem nada a ver com o treino mas influencia na dinâmica do mesmo, e ai aqui sim, tu vai mexer nas variáveis do treinamento.

    Em 3 movimentos que exigem bastante do corpo eu vou ao máximo em todo treino que estão contidos (agachamento, supino e lev terra). Nos outros exercícios do treino, fico em torno de um RIR 1~2 e não lembro a ultima vez que fiz um deload.
    Como já pode ver, apesar de quando a merda bate na agua e a agua bate na bunda todo mundo achar que o treino ta fodendo com tudo, o restante do teu dia tem um impacto muito grande no que acontece contigo e ai sim pode fazer com que o treino não leve ao que tu deseja (não o treino per se).
     
  3. Coach.Wagner's post in Deadlift/stiff - fechar ou não as escápulas? was marked as the answer   
    As escapulas permanecem onde for necessário para que o individuo fica na posição ideal do SEU próprio lev terra.
    Se na posição inicial do indivíduo, tiver um pouco de flexão de coluna, as escapulas não vão ficar em adução. Todavia, azar como ficam as escapulas, o importante é que os musculos das costas (superiores, latissimo) façam seu trabalho.
    É só prestar atenção nas cues do que em retrair ou não algo, e as duas mais importantes nesse sentido são:
    - tirar a folga da barra;
    - puxar os braços para perto do corpo.
    Um dos motivos é que o braço de momento interno do trapézio e rombóides tem maior vantagem com eles alongados e não contraídos. A grande maioria - para não dizer todos - os musculos das costas tem maior vantagem em posição de alongamento.
    Portanto, esquece que não  pode arquear as costas - claro dentro de um limite da loucura -, esquece sobre retração de escapula. Foca em manter as costas firmes, seja da forma que for.
     
    Quanto ao stiff, tem um ponto maior a se pensar do que escapula e arredondar, que é:
       O stiff é um movimento de dobradiça de quadril, logo, a amplitude do teu movimento deve ser limitada UNICA E EXCLUSIVAMENTE AO SEU QUADRIL. Se pra ti aumentar a amplitude do teu stiff, precisa flexionar as costas, ta fazendo coisa que não precisa.
  4. Coach.Wagner's post in Exercício para dorsal was marked as the answer   
    Primeiro tu precisa especificar o que quer dizer com dorsal. Se é a REGIÃO DO DORSO do corpo, que ai se referiria as costas como um todo e seria generalista, não teria como ajudar ao certo ou se está se referindo ao LATÍSSIMO dorsal (ou latissimo do dorso).
    Se for o segundo caso, puxada alta aberta e pull down não são exercícios para latíssimo e sim para a parte superior das costas. Específico para latíssimo tens os pull around (vi que perguntou se não é só pra iliaco e não é, o setup do pull around muda de acordo com o foco da região do latíssimo) e algumas remadas fechadas.
  5. Coach.Wagner's post in Treino de força e qualidade de movimento was marked as the answer   
    Sim, é normal infelizmente. Válido depende do ponto de vista.
    Em séries normais de treino não se deveria admitir perdas grosseiras da mecânica de movimento, indo ou não até a falha, estando ou não pesado. Todavia, acontece de ter algum desvio do padrão, sendo leve ta tudo certo.
    Eu não admito dos meus alunos perdas de amplitude de movimento. QUando esses desvios acontecem, que seja na amplitude de trabalho que sempre foi utilizada.
  6. Coach.Wagner's post in COMO EVOLUIR VASTO MEDIAL? was marked as the answer   
    Tu tens o costume de filmar seus movimentos? Pode acontecer tu achar que está utilizando uma amplitude elevada, quando na verdade não está. Os vídeos também ajudam bastante com a progressão, para observar se realmente a série estava pesada ou foi o psicológico que fez com que tu parasse o movimento.
    É só tu pegares um grupo de fisiculturistas da Open por exemplo. Vai encontrar vários formatos de músculos diferentes, e não é porque não treinam direito, afinal, são BB Pro, e sim, porque isso não se muda. Se tu nasceu com o tendão de um determinado músculo longo, e o ventre muscular curto, vai ser assim pelo resto da vida, não importa o que tu faça.
    Não melhorou em nada porque ele tirou isso das vozes da cabeça dele, com base em nada.
     
  7. Coach.Wagner's post in Avaliem minha amplitude no agachamento was marked as the answer   
    Eu já diria pra ti fazer o contrário em tudo.
    A base no agacha não parece ser o problema, talvez poderia até fechar mais, problema maior é o peso e a falta de controle.
    No leg a mesma coisa, daria até pra fechar mais e o maior problema é o peso e o controle.
    O tenis tem nada demais.
  8. Coach.Wagner's post in Avaliação de treino ABCAB was marked as the answer   
    Crucifixo e supino fazem exatamente a mesma coisa pelo teu peitoral, não tem pq colocar ambos, no mesmo plano e no mesmo treino.
    Por mais que deltoide posterior tenha uma recuperação muito boa, colocar o crucifixo inverso no treino de peito, pode atrapalhar um pouco o treino de costas. PODE, não quer dizer que vai.
    Triceps é um musculo que tem melhores respostas quando trabalhado alongado, então de todos os exercícios de triceps que tens a escolher, o coice é o mais meia boca pra triceps.
    A escolhe de exercícios pra biceps ta muito boa.
    Bulgaro e leg press trabalham quadriceps em mesmo comprimento, e ambos dão estímulo baixo para nulo em cima de reto femoral. Da pra trocar um deles por algum exercício com grande flexão de joelho como hack, smith ou até livre, e adicionar uma cadeira extensora.
     
    PS.:
    sempre que alguém falar pra ti adicionar algo de terra em treino de costas, corra pra longe.
  9. Coach.Wagner's post in Hernia inguinal VS Treino de membros inferiores was marked as the answer   
    Dor é um fator multifacetado que tem aspectos biopsicossociais envolvidos. Tu pode sentir essa dor nesses movimentos mas não ter nada haver com eles.
    Tem muita coisa que precisa analisar em ti antes de optar por parar de faze-los, pode ser só uma alta sensibilidade no local da cirurgia, na cicatriz, que provoca essa dor quando faz força sobre grande pressão abdominal, como pode ser mais N coisas diferentes.
    Em vez de médico, um fisioterapeuta pode lhe auxiliar bem mais, ou um bom profissional de educação física.
    Tirando elevação pélvica, nenhum dos outros movimentos tem enfase em glúteo. Leg press e agachamento (independente de qual) tem enfase em quadriceps.
    Se for pra aumentar a demanda de glúteo, um afundo (e seus derivativos) é muito melhor que leg press e agachamento, RDL, good morning (caso tenha eretores fortes), assim como os derivativos de ambos em B-stance.
  10. Coach.Wagner's post in Como melhorar? was marked as the answer   
    A princípio, mais treino no geral.
    Pela tua estrutura deixar o quadril/gluteo mais avantajado, manter um volume maior em cima de quadriceeps/posterior pode balancear um pouco mais, pra não ficar com glúteo enorme e coxa fina. Hoje não é fina mas da pra ver a diferença nessa relação por glúteo ta bem grande.
    Costas estão vindo bem, se continuar assim vai dar um contraste muito bonito na cintura. Quadril largo, parte superior das costas/ombro largos, cintura fina.
    Não precisa se preocupar tanto, muito dificilmente hoje va aumentar o grau da tua escoliose e se olhando para o desenho da tua coluna em pé de costas, não da pra ver nenhum desvio, é pq é algo muuuuuuuuuuito pequeno.
    É até possível que esse problema postural não tenha nada a ver com a tua escoliose.
    SEMPRE quando preciso que algum aluno procure por algum outro especialista, recomendo que procure alguém que trabalhe com movimento. Médico, ortopedista, em sua maioria não tem conhecimento pra lidar questões que envolvam movimentação, e em se tratando de ortopedista, sua grande maioria tem um pensamento engessado pra caramba.
    Se for procurar alguém, o que au meu ver não precisa, procure um fisio, mas novamente, não vejo o pq.
     
    Sobre o joelho, a escoliose e a dor não tem causalidade, não faz associação desse tipo. Dor é multifacetada e tem fatores biopsicossociais envolvidos. Ela pode ter aparecido por N motivos diferentes e ir embora sem fazer nada. Todavia, precisa ser investigado pra saber se não é algo do treino, sobrecarregando a estrutura.
    Pode procurar um massoterapeuta, fazer uma massagem no quadriceps, massagem desportiva e diminuir um pouco a demanda de quadriceps pra ver como fica.
    Mesma coisa aqui, não precisa fazer terrorismo consigo mesma, tua coluna não vai piorar de uma hora pra outra.
    se nesse périodo que tu treina pouco tu dar a vida no treino e se alimentar bem, vai conseguir manter de boa o que conquistou
  11. Coach.Wagner's post in Passada, afundo ou afundo "parado" was marked as the answer   
    Que não faz diferença nenhuma para o movimento.
    E tem a possibilidade também de fazer a passada todo o percurso com a mesma perna a frente.
    De acordo com a execução:
    Retro-avanço
    - inicia em pé;
    - coloca uma perna para trás agachando;
    - volta a ficar em pé trazendo a perna a frente.
     
    Avanço
    - inicia em pé;
    - coloca a perna a frente agachando;
    - volta a ficar em pé levando a perna para trás.
    Isso é um afundo e só, sem parado, é afundo.
     
    Nenhum deles tem "ir até a falha" como parte do que se fazer.
    Não tem melhor ou pior.
    Afundo é um agachamento bilateral em base assimétrica, sobrecarrega mais a perna da frente mas trabalha ambas, distribuindo a demanda em quadriceps, glúteo e adutor (como todo agachamento), com uma demanda maior nos estabilizadores em comparaçao a um agachamento convencional.
    Retro-avanço tem a maior sobrecarga em cima dos estensores de quadril.
    Avanço tem a maior sobrecarga em cima dos estensores de joelho e tronco.
    Passada tem o misto do avanço e retro-avanço, sobrecarga excêntrica alta nos estensores de joelho e concêntrica nos estensores de quadril/joelho.
    As mudanças deles em relação ao afundo vem da aceleração da força peso do passo que tu da, que aumenta bastante a demanda para desacelerar e reacelerar.
     
  12. Coach.Wagner's post in Avaliação Treino ABCDE was marked as the answer   
    O ponto é que, não é que não seja bom, todavia, treinos mais frequentes TENDEM a ser melhores. Tender a algo não necessariamente diz que com toda certeza vá ser, mas tem uma forte tendência.
    No final do dia o que vai importar é a tua adesão aquele programa e taxa de progressão.
    Se com uma rotina menos frequênte tu tem uma adesão maior, ela TENDE a lhe trazer melhores resultados.
    Esse quote é só pra separar mesmo.
    Aquecimento ou preparação para o treino, tirando a parte de flexibilidade e etc, é NO EXERCÍCIO.
    Se, por exemplo teu treino A, começa com supino inclinado, é nele que tu vai fazer o aquecimento, não em outro exercício.
    E não faz a burrada que comentaram de "aquecer até a falha", coisa de quem não sabe absolutamente nada do que ta fazendo e nem pra que serve o aquecimento.
    Sempre que for utilizar alguma técnica de densidade, como dropset, tenta jogar para o último exercício daquele grupamento, pois depois dela, tu tende a ter um declínio de performance bem grande, e com ele, a diminuição do estímulo e progressão.
    Mesma coisa para o BiSet, sendo nele o melhor até não fazer, a não ser que precise diminuir o tempo da sessão, e mesmo assim ainda seria melhor simplesmente tirar um exercício e aumentar o volume em outro.
     
    O que seria "supino prensado"?
    Sobre aquecimento já dei a letra lá em cima.
    Leg press e búlgaro estimam o quadriceps basicamente do mesmo jeito, não tem pq manter os dois no treino.
    Seria muito mais proveitoso tirar um dos dois e colocar a extensora de verdade e não essa de mentirinha em slow.
    Como já tem esse francês no treino, exigindo bastante da porção alongada do movimento, e o coice (espero que com halter) exigindo no máximo encurtamento, uma extensão tricipital simples em vez do testa seria um complemento bem melhor.
    Aqui as escolhas foram muito boas.
    Rosca Scott exigindo do biceps em posição alongada, Rosca na polia alta (espero que seja hércules) exigindo em posição encurtada, um complementando o outro já em cima da fadiga da rosca alternada, top.
    novamente:
    "Sempre que for utilizar alguma técnica de densidade, como dropset, tenta jogar para o último exercício daquele grupamento, pois depois dela, tu tende a ter um declínio de performance bem grande, e com ele, a diminuição do estímulo e progressão."
    Desenvolvimento Arnold é uma baita perda de tempo. Tu aumenta a fadiga no deltóide anterior, utilizando algo que não favorece o crescimento muscular de maneira eficiente que é a isometria.
    Seria muito melhor um desenvolvimento com halter convencional ou com barra livre/smith
    Aqui as escolhas também foram muito boas.
    2 exercícios focados na parte superior das costas (cavalinho e pulley frente, desde que o cavalinho seja com pegada aberta) e 2 para a parte de baixo das costas (serrote e remada baixa).
    Dica, se for fazer essa remada baixa com triângulo, mude pra unilateral ou com barra. O triângulo limita o movimento e consequentemente a ação da dorsal.
     
  13. Coach.Wagner's post in Agachamento com o calcanhar elevado was marked as the answer   
    A forma mais segura é essa do @Alex_83
    Uma ripa cortada com uma inclinação que vai acabar simulando bem o que é um tênis de LPO. Anilha se for utilizar, pega essas de borracha mesmo, um tênis de LPO tem uma média de drop de 2,4cm.
    Ou tu simplesmente acha que boa forma é um padrão que limita movimento e não se encaixa na tua proporção corporal e formação articular.
    Por exemplo, se tu encaixa essa "amplitude ideal" sem calço mas inclinando bastante o tronco, não tem problema nenhum.
    Todavia, trabalho de flexibilidade e força específico vai ajudar bastante a encaixar um movimento ainda melhor no teu corpo.
     
    Testa inicial esses dois trabalhos:
    1- https://www.instagram.com/p/Cg2NdGyFjR2/
    2- https://www.instagram.com/p/CfcFG--FhdI/
     
    E tenta agachar novamente.
    Inicialmente sem peso, tu precisa procurar um afastamento de pés, que ao agachar tu se sinta o mais confortável possível, depois tu tenta reproduzir isso com peso.
  14. Coach.Wagner's post in Carga de Choque Dúvida Sobre os Músculos Sinergéticos was marked as the answer   
    Exatamente.
    Geralmente quando se usa esses termos, se fala em demanda fisiologica geral mas é só cuidar isso.
    Utilizando exercícios que não "agridam" esse grupamento muscular, ta tudo certo.
    Se por exemplo, o máximo de volume que tu suporte para um determinado estímulo sejam 9 séries.
    Um micro de choque poderia ser:
    - 1 sessão com 9 séries;
    - 2 sessões com 4 séries em uma e 5 séries em outra;
    - 3 sessões com 3 séries em cada.
    - Qualquer outra forma de distribuição que leve a carga cumulativa com o máximo da tua capacidade.
     
    Quando se pensa em hipertrofia, compensa mais fazer em no máximo em 2 sessões, com não muito mais que 48h entre elas no máximo.
     
    Choque é literalmente pra te desmontar.
    ...
    E é coisa que dependendo da pessoa não tem o porque fazer.
×
×
  • Criar Novo...