Os 3 suplementos mais úteis para ectomorfos buscando hipertrofia

Ectomorfos não precisam gastar rios de dinheiro com suplementação. Na verdade, é possível acelerar seus ganhos usando apenas três suplementos e isso sequer é uma obrigação.

Ectomorfo, magro de ruim, hardgainer ou qualquer que seja o termo que você gosta de usar para descrever alguém magro com dificuldade para ganhar massa muscular, a verdade é simples:

Ganhar massa muscular é uma tarefa extremamente difícil e ainda mais para ectomorfos.

Isso faz com que muitas pessoas com esse biotipo recorra aos suplementos em busca de uma solução rápida.

Enquanto uma  suplementação correta realmente pode acelerar seus ganhos, isso não requer gastar rios de dinheiro em uma dezena de suplementos mensalmente.

Além disso, há coisas mais importantes que a suplementação que poderão mudar totalmente seus ganhos e veremos tudo isso nesse texto.

Enfim, quais são os melhores suplementos para ectomorfo ?

Eu sei que você quer uma lista pronta do que tomar e quando tomar, mas me permita um pouco de sinceridade antes ?

Você não vai gostar do que vai ler a seguir, mas eu espero sinceramente que isso sirva para melhorar os seus resultados.

Eu vou mostrar três suplementos que vão fazer diferença real nos seus resultados, mas com um detalhe: eles só farão algum efeito se você estiver fazendo uma coisa.

O que ?

Comendo o suficiente todos os dias.

Não há nada mais anabólico para um ectomorfo do que comer comida de verdade e na quantidade suficiente todos os dias.

Nenhum suplemento – NENHUM – chegará perto de trazer o anabolismo que comida de verdade traz e nenhum suplemento vai compensar falta de comida.

Então, antes de qualquer coisa, antes de pensar em entrar no site de uma loja de suplemento ou querer tomar algo, tenha certeza que você está fazendo o básico que é comer de verdade.

E o que significa comer de verdade para um ectomorfo ?

Simples.

Ingerir mais calorias do que o seu corpo gasta através de alimentos naturais como carnes, ovos, batata doce, leite, etc…  se não sabe como fazer isso, leia esse artigo (link abrirá em outra aba para não atrapalhar sua leitura).

Com isso 100% claro, os suplementos a seguir realmente poderão ajudar você a ter resultado mais rápido, pois estarão “funcionando” em cima da base que você deu através de comida.

1. Creatina

Muitos ectomorfos pensam que a creatina dará resultados por si só, o que, infelizmente, não é verdade. Por isso é interessante entender o que a creatina fará ou não fará por você.

Primeiramente, a creatina realmente vai fazer você aparentar estar maior e a balança dirá o mesmo. É possível ganhar de 2 a 3 quilos após 3 ou 4 semanas tomando creatina.

Porém é extremamente importante entender que este efeito é meramente visual e ocorre por conta do acúmulo de líquidos dentro das células musculares, causado pela saturação de creatina nos músculos.

O real papel da creatina na suplementação de um ectomorfo é aumentar sua capacidade de treino (e as cargas usadas nele) e não deixar você inchado.

Basicamente, a creatina vai fazer você treinar mais pesado e estimular mais ganhos, porém esses ganhos só vão aparecer e perdurar se você estiver, também, comendo de acordo com seu objetivo.

Por que estamos falando isso ?

Simples. Muitos ectomorfos começam a tomar creatina e ganham peso (por conta da retenção), e pensam estar no caminho certo.

Mas não demora muito e eles batem numa parede, pois o aumento do peso gerado pela creatina é limitado e não sairá disso, além de que isso não foi causado pelo aumento de massa muscular, e sim pela retenção.

Pior ainda, quando o suplemento acaba ou eles param de tomar creatina, a retenção vai embora e os “ganhos” também.

Portanto é interessante saber distinguir isso e entender que a creatina realmente pode ajudar você como nenhum outro suplemento, mas a dieta e o treino são fundamentais para que a creatina “funcione”.

Além disso, não é necessário comprar a creatina mais cara para obter os resultados do suplemento.

A creatina monohidratada é a mais barata e já é capaz de entregar todos os benefícios do suplemento.

Uma creatina desse tipo não custa mais de R$70, como você pode ver aqui.

2 – Proteína em pó

Usar proteína em pó, como whey protein, proteína isolada da soja, albumina, caseína ou qualquer proteína da sua escolha, é algo básico não só na suplementação para ectomorfos, mas para qualquer pessoa.

É uma forma cômoda, barata (dependendo do tipo) e prática para ingerir proteína e atingir sua necessidade diária com maior facilidade.

Apenas tenha em mente três coisas:

  1. Não é necessário comprar a proteína em pó mais cara do mundo. Sendo uma proteína em pó de qualidade como as mencionadas acima, ela já vai desempenhar seu papel em fornecer proteínas para sua dieta. Portanto opte pela mais barata (isso não significa comprar a pior marca possível).
  2. Não use proteína em pó para substituir refeições e ficar sem comer! De nada adianta usar a proteína para complementar a dieta, sendo que refeições estão sendo perdidas por causa disso. Lembre-se, o suplemento vem para complementar a dieta e não o contrário.
  3. Não se perca em detalhes mínimos. O horário de consumo, tipo e marca da proteína que você toma não tem 5% na influência dos seus resultados em comparação a quantidade total de proteína ingerida todos os dias. Foque-se no principal!

3 – Glutamina

O terceiro suplemento que você pode considerar adicionar a sua suplementação para ectomorfo é a glutamina.

Cada série de agachamento, rosca direta e supino, colocam estresse em seu corpo.

Com o tempo, esse estresse tende a acumular e se você não tomar as precauções necessárias, como planejar de-loads periódicos e estar sempre cuidando da dieta, você pode suprimir seu sistema imunológico e ficar doente.

Se você já ficou doente justamente quando estava progredindo e treinando pesado, saiba que não foi coincidência.

Muito provavelmente seu sistema imunológico foi suprimido pelos treinos pesados e você teve a má sorte e cruzar com algum virou ou bactéria oportunista.

O resultado ? Ficar de molho por vários dias.

O problema é que ectomorfos, mesmo fazendo tudo da maneira correta, costumam possuir uma tolerância menor ao estresse e capacidade recuperativa.

O que torna toda essa questão em algo ainda mais delicado.

Uma maneira de se prevenir e continuar treinando pesado (sem medo), é adicionando a glutamina no arsenal de suplementação.

A glutamina é uma substância natural do corpo, é o aminoácido não essencial mais abundante presente em nosso organismo e ele mesmo pode produzir glutamina.

No entanto, devido ao fato de você estar (quase literalmente) espancando seu corpo quase todo dia na academia, a quantidade normal de glutamina que circula no corpo tende a cair, abrindo espaço para problemas.

É aí que a suplementação se torna muito útil.

Se você adicionar uma fonte externa de glutamina à sua ingestão diária, poderá lidar com esses agentes estressores  muito melhor.

Por isso a glutamina está ligada a recuperação e melhora do sistema imunológico. Claro, as formas como a glutamina age no corpo são muito mais complexas do que isso, mas é possível pegar a ideia.

Palavras finais

Existem inúmeros suplementos que poderão ajudar nos seus resultados sendo um ectomorfo, porém a grande maioria das pessoas terão maiores ganhos focando-se em uma dieta hipercalórica variada e, quando possível (e se houver dinheiro), investir nos suplementos dessa lista.

4 comentários em “Os 3 suplementos mais úteis para ectomorfos buscando hipertrofia”

  1. Bom dia! Gostei do texto, sincero e direto. Sou ectomorfo e gosto de sempre acompanhar os ensinamentos daqui.
    Obrigado.

    Responder
  2. Importante pontuar: já foi mais que provado, segundo pesquisas recentes, que suplementação de glutamina nada mais é do que placebo. Ademais, suplementar com proteínas só dará resultado se vc não conseguir bater a media de 2g/kg de massa corporal ao dia de proteína animal.

    Responder
    • Cara… Já tive esse pensamento sobre a suplementação, tanto de proteína, quanto de glutamina. Porém, é muito difícil uma pessoa comum bater suas necessidades diárias de proteína na alimentação, e a glutamina melhora sim e bastante a imunidade, além de ajudar no funcionamento gastrointestinal. Digo isso por experiência própria, desde que passei a usar glutamina, não tive mais episódios de viroses ou inflamações na garganta, por exemplo.

      Responder
    • Na minha opinião. O suplemento mais importante de todos se chama Creatina. Os demais só se você não conseguir bater a quantidade de proteína e, carbo, gorduras saudaveis e fibras proporcionado pela dieta!

      Responder

Deixe um comentário

Hipertrofia.org Newsletter

Receba o melhor conteúdo do site direto em seu email (no máximo 2 por semana).