Treino ABCD (PHUL): rotina avançada para hipertrofia

Rotinas de treino ABCD são muito comuns para hipertrofia, porém o treino P.H.U.L (Power Hypertrophy Upper Lower) é um método avançado para treinar usando o ABCD.

Entenda, uma das melhores maneiras para ser igual a todo mundo, é fazer o que todo mundo faz.

Musculação não é uma exceção.

Basta entrar em qualquer academia, e você verá a maioria das pessoas treinando com 8 a 12 repetições, com o mínimo de descanso entre as séries e com a ideia de que hipertrofia muscular só pode ser obtida através de repetições altas, com técnicas de alta intensidade e com o foco único em “esmagar” o músculo.

Enquanto essa visão de treino não está necessariamente errada, estas pessoas passarão o ano inteiro treinando pesado e terão ganhos muito abaixo do esperado.

Estas pessoas não estão ficando cada vez mais fortes.

Porque o P.H.U.L é superior ao treino ABCD normal

Mesmo que o seu último interesse na musculação seja bater recordes pessoais de carga, a capacidade de colocar cada vez mais peso na barra nos exercícios básicos continua sendo um dos aspectos mais importantes para gerar hipertrofia muscular.

Uso de cargas que continuamente desafiam seus músculos são vitais para gerar tensão mecânica; um dos gatilhos mais eficientes para gerar quebra de tecido muscular e causar adaptações (vulgo músculos maiores e mais fortes).

E o próprio treino de força é extremamente importante para hipertrofia.

Quando ganhamos força, não é apenas nossos músculos que ficam mais fortes, mas nosso sistema nervoso central, tendões, ligamentos e inúmeros sistemas do organismo também.

Publicidade

Basicamente o corpo inteiro precisa se adaptar para que você seja capaz de usar cargas que muitas vezes ultrapassam o peso do corpo.

E essas adaptações não são perdidas quando você vai para o treino de hipertrofia.

Uma pessoa que desenvolve a habilidade de usar cargas altas no supino, agachamento, terra e outro, jamais será fraco nesses exercícios, independente da faixa de repetições usada no treino.

É por esses motivos que não é incomum ver atletas de força fazendo supino reto por 20 repetições com 180kg, como se fosse aquecimento.

Além disso, fisiculturistas lendários e da atualidade – caras como Tom Platz, Franco Columbu, Ronnie Coleman, Ben White, Johnnie Jackson, Stan Efferding, e até Arnold Schwarzenegger – todos tiveram um passado no treino de força e possuíam uma base sólida de força, mesmo que posteriormente adotassem outra filosofia.

O que estamos querendo dizer com tudo isso é que treino de hipertrofia é tanto “esmagar” o músculo usando 8 a 12 repetições, com foco na qualidade da contração, intensidade alta e controle do movimento, como também é usar cada vez mais cargas nos exercícios usando alguns aspectos do treino de força.

O treino ABCD PHUL foi criado justamente para “misturar” os aspectos do treino de força com o treino de hipertrofia de uma maneira que o resultado final seja um corpo  tão grande e forte quanto ele aparenta ser (e não apenas um deles).

Como fazer o treino ABCD P.H.U.L

treino abcd para hipertrofia

Este treino ABCD nada mais é do que um upper/lower com dias onde haverá mais foco para o aumento de carga nos exercícios e outros com foco máximo na hipertrofia.

Para quem não está familiarizado, um upper/lower divide o treino em dias onde todos os grupos musculares superiores (upper) são treinados na mesma sessão e todos os grupos musculares inferiores (lower) na próxima.

Isto é feito para permitir que você treine todos os grupos musculares com frequência maior, ao mesmo tempo que permite ampla recuperação muscular.

Publicidade

Em outras palavras, você vai treinar vários grupos musculares grandes no mesmo dia, mas vai dar mais tempo para eles descansarem, fazendo com que você volte ao treino totalmente recuperado e pronto para treinar ainda mais pesado do que antes.

E antes que pulgas surjam atrás de sua orelha, tenha em mente que rotinas upper/lower são extremamente comuns e possuem um histórico de eficiência muito antigo.

Nada do que você verá aqui é invencionismo mirabolante, tudo isso já existe há muito tempo (mas com certeza será diferente do que você está acostumado a ver no Brasil).

Com isso fora do caminho, o número de repetições é vital para que o objetivo deste treino ABCD não seja afetado, já que isto é o que mais influenciará no aumento de força.

Todas as séries deverão ser feitas com uma carga suficiente para que a última repetição seja muito difícil de ser completada, chegando próximo da falha muscular.

A base do treino sempre será os exercícios básicos. Eles só deverão ser substituídos por questões de mobilidade e sempre pela sua variação mais próxima.

Abdominais deverão ser treinados no fim de todo treino (e não nos dias de descanso).

Como ficará a organização do treino:

  • Dia 1 – Treino A – Músculos superiores (upper) – força
  • Dia 2 – Treino B: Músculos inferiores (lower) – força
  • Dia 3: Descanso
  • Dia 4: Treino C – Músculos superiores (upper) – hipertrofia
  • Dia 5: Treino D – Músculos inferiores (lower) – hipertrofia
  • Dia 6: Descanso
  • Dia 7: Descanso
Dia 1
Músculos superiores (upper) – força
Exercício Séries Repetições
Supino reto com barra 3 5
Supino inclinado com halteres 3 6-8
Remada curvada 3 5
Puxada na polia alta com pegada aberta 3 6-8
Desenvolvimento com barra 3 5
Rosca direta 3 8-10
Rosca testa 3 8-10
Dia 2
Músculos inferiores (lower) – força
Exercício Séries Repetições
Agachamento livre 3 5
Levantamento terra 2 5
Leg Press 3 10-12
Flexora 3 10-12
Um exercício para panturrilhas da sua escolha 4 10-15
Dia 4
Músculos superiores (upper) – hipertrofia
Exercício Séries Repetições
Supino inclinado com barra 3 8-12
Crossover 3 8-12
Remada sentado 3 8-12
Remada serrote 3 8-12
Elevação lateral 3 8-12
Rosca alternada 3 8-12
Tríceps corda na polia alta 3 8-12
Dia 5
Músculos inferiores (lower) – hipertrofia
Exercício Séries Repetições
Agachamento frontal 3 8-12
Passada com barra 3 8-12
Extensora 3 10-15
Flexora 3 10-15
Um exercício para panturrilhas sentado 3 8-12
Um exercício para panturrilhas em pé 3 8-12

É válido lembrar que este treino ABCD foi elaborado levando em consideração a integridade das suas articulações e capacidade de recuperação.

Em outras palavras, a ordem dos exercícios e número de séries foram escolhidos de uma maneira que seu corpo possa suportar e consiga se recuperar adequadamente.

Fazer modificações baseadas apenas no achismo, poderão colocar você em risco de lesões e influenciar a efetividade do treino ABCD.

Publicidade

Lembre-se sempre de aquecer corretamente antes de iniciar o treino.

Use o primeiro exercício do treino como forma de aquecimento. Faça duas ou três séries com cargas leves e progressivas, até chegar na carga de trabalho.

Repare que nos dias de força, os exercícios básicos exigem apenas 5 repetições.

Estes são os principais movimentos para gerar aumento de força muscular.

Nestes exercícios você precisa usar o máximo de carga possível para que a quinta (e última) repetição seja extremamente difícil de ser completada.

A cada semana tente aumentar a carga em 0,5-1kg nestes exercícios.

Use até 3 minutos de descanso entre as séries de força e 60 a 90 segundos para o restante dos exercícios..

Não se preocupe com inchaço muscular ou fadiga nos exercícios para ganhar força, mas em usar o máximo de carga possível e aumentar de semana após semana.

Mesmo assim, nem sempre será possível fazer incrementos de carga.

Nestas situações, tente bater o que você fez na semana passada através de uma repetição a mais com o máximo de carga (em vez de fazer apenas 5 repetições com seu máximo, tente conseguir uma sexta repetição).

Para evitar confusão e manter algum controle, é recomendado anotar (seja no papel ou smartphone) as cargas usadas em cada exercício assim que você terminá-los.

Dessa forma, quando chegar o próximo treino, você saberá exatamente quanto ergueu e quanto precisará bater.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×