Ir para conteúdo
Clique aqui

Qual o volume ótimo pra hipertrofia?

Avalie este tópico:


Posts Recomendados

Conteúdo continua após a publicidade.

  • Respostas 250
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Olá,   Queria escrever esse tópico há algum tempo já. O problema é que é muito difícil traçar diretrizes claras sobre volume de treinamento pra hipertrofia. O que os autores mais renomados e

Fala sério kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk   Esse negócio de endomorfo e ectomorfo já foi refutado no fórum. É uma teoria sem cabimento inventada por um psicólogo numa época que nem havia muita tecnolog

Sobre DMT/fadiga e volume, segue trecho de texto do Bryan Haycock: Increase volume if: You are never sore You are never tired You are not growing Maintain volume if: You are slightly sore most of t

Só uma pergunta.. os estudiosos não levam em conta o biotipo ou a genética das pessoas? 

Dei uma olhada rápida nos artigos, parece que a amostra foi aleatória mesmo. Isso não é surpresa. No mainstream do bodybuilding se sobrestima demais as singularidades, mas no geral o que funciona para um também funciona para o outro. Já teve uma pesquisa no fórum falando da taxa de absorção dos alimentos, o quanto uma dieta variava de pessoa para pessoa na questão de calorias. Podemos ilustrar que o resultado foi que existe 90% das pessoas onde a alteração da absorção das calorias era mínimo e tinha os extremos de 5% cada, mas que também não era uma diferença tão relevante ao número médio.

 

Para a maioria das pessoas esse treino prescrito funciona bem. 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, vejo todos os treinos imensamente mais volumosos que estas recomendações. Vou usar o meu como exemplo:

 

Frequência: AB 3x semana (ok de acordo com as recomendações);

Séries x repetições: Todas as minhas séries ou são de 3x12 ou 4x8 (mesclado); As vezes faço umas outras faixas (5 a 20) mas é coisa rara; (tá ok, apesar de o ótimo ser 4 séries)

Intensidade: Nunca tirei uma RM, mas sempre faço os exercícios no limite para as repetições. Acredito que deva estar entre os 60% e 80 recomendado (ok)

Volume: Faço no treino A:

- 3 exercícios para peito (2 com 4x8 e 1 de 3x12. Dá 11 séries e 100 repetições, um total de 33 semanal. Acima do volume ótimo recomendado);

- 1 para ombro de 4x8 (12 séries semanais, no limite para "músculo pequeno")

- 1 de 4x12 para tríceps ( 12 séries semanais, no limite para "músculo pequeno")

- 5x6 agachamento e - 3x12 extensora ( no limite máximo de séries, contudo, perna precisa de mais volume como sugere o Lyle)

- Abômem 8x20 (faço mesclagem entre isométricos, com carga adicional, com o peso do corpo ou outros mais leves);

Treino B:

- 4 para dorsal (2 com 4x8 e 2 com 3x12. 14 séries e 136 repts. Muito acima do ótimo);

- 1 para bíceps 4x8 (12 séries semanais, no limite para "músculo pequeno")

- 4x6 terra ou 4x8 stiff e 3x12 flexora (alterno os stiff com terra, para trabalhar um pouco trapézio tb.  Tá dentro do recomendado para pernas).

- Panturrilha 4x20.

 

Um ponto que não foi abordado é o tipo de treino. Ex: um treino do tipo muscúlo+sinergista tende a dar mais volume para os sinergistas (mesmo com o mesmo número de séries) do que um tipo antagonista+agonista. Talvez fosse legal ponderar uma espécie de fator de desgaste de um exercício composto em seus sinergistas para efeito do cálculo de volume total do treino. Algo do tipo 4x8 supino reto vai acrescentar 10% deste volume em ombro e tríceps.

Enfim, vejo muitos treinos muito mas volumosos. Para quem busca apenas estética, talvez seja a hora de rever alguns treinos.

 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Um ponto que não foi abordado é o tipo de treino. Ex: um treino do tipo muscúlo+sinergista tende a dar mais volume para os sinergistas (mesmo com o mesmo número de séries) do que um tipo antagonista+agonista. Talvez fosse legal ponderar uma espécie de fator de desgaste de um exercício composto em seus sinergistas para efeito do cálculo de volume total do treino. Algo do tipo 4x8 supino reto vai acrescentar 10% deste volume em ombro e tríceps.

Ficou bem en passant, mas falei dos sinergistas, que seriam os "pequenos", nessa parte:

"Eu dividiria ao menos pela metade esse número pros músculos ditos "pequenos" (ombros, bíceps, tríceps...)."

Eu não gosto dessa classificação de músculos grandes/pequenos e prefiro pensar em termos de movimentos. Em todo caso, uma aproximação razoável seria treinar a metade do volume nos sinergistas. Ficaria algo do tipo 4-8 séries de empurrar (supino reto e supino inclinado, por exemplo) + ~2-4 séries de isoladores de tríceps e ombro, por exemplo. 

Enfim, não tem muito como criar uma receita de bolo. Minha ideia é traçar linhas gerais sobre volume, mas como disse no início do tópico, é muito difícil traçar linhas gerais sobre volume. Numa fase de uma periodização é possível que uma volume excessivo seja benéfico, mas no geral acredito que, como mencionou, as pessoas usam um volume de treino exagerado.

Abraços

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oque acontece é que maioria do pessoal do fórum relata q obteve melhor volume muscular com menos repetição , mais séries e maior frequência . Eu obtive melhores também porém chega uma hora que vc cansa de fazer tanta força e busca mais reps... Enfim o tópico veio em boa hora pra mim.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como exercícios isométricos de alta intensidade entram nessa conta?

Porra Norton, sei lá! kkkkkk

De repente, se for pra tentar usar a matemática do negócio, pode tentar converter segundos de isometria em número de reps, partindo do princípio que uma série de 15 reps dura cerca de 45 segundos... Mas é tudo especulação de minha parte! 

Abraço

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma observação interessante sobre o gráfico acima

Vocês perceberam o tamanho da resposta hipertrófica a um aumento de 2-4 séries pra 4-8 séries? É mínimo!

Ou seja, há um aumento considerável na hipertrofia ao sair de 1 série pra 3 séries, mas de 3 séries pra 6 séries não há grande vantagem e depois de 8 séries começa a acontecer uma diminuição na resposta ao treino - o excesso de treino começa a ser prejudicial aos ganhos.

Isso é importante porque nós temos que avaliar o quanto estamos dispostos a nos sacrificar pelos ganhos. Vale a pena passar mais que o dobro do tempo na academia pra ter 10-20% mais ganhos? Temos que ter em mente a aderência ao treino, o estilo de vida que levamos, o quão sacrificante o treino pode ser dentro de uma rotina já corrida, etc. 

Resumindo, um volume baixo de treino pode não ser ideal, mas tem o potencial de trazer ótimos resultados no longo prazo - especialmente se for um volume de qualidade.

Abraços

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.


Clique aqui



×
×
  • Criar Novo...