Oxandrolona: para que serve, benefícios, ciclo e efeitos colaterais

Oxandrolona é um esteroide anabolizante usado para ganhar massa muscular em pessoas que sofreram perda de peso severa. Porém, devido ao seu perfil, por ser administrado via oral e com poucos efeitos colaterais, o hormônio também é frequentemente usado por homens e mulheres para fins estéticos na musculação.

A seguir você conhecerá as principais características da oxandrolona, como sua finalidade, efeitos na hipertrofia e no emagrecimento, efeitos colaterais, ciclos, dosagem e mais.

Aviso: este artigo contém informações meramente educativas e não deve ser considerado como orientação médica, muito menos como incentivo para uso de esteroides. Jamais use qualquer medicamento sem o conhecimento e consentimento do seu médico.

Para que serve oxandrolona

Oxandrolona é um hormônio criado artificialmente, derivado da testosterona (mais especificamente do DHT), que teve a sua estrutura química alterada para que possa ser usado via oral. A oxandrolona tem propriedades anabólicas, o que significa que pode promover o crescimento muscular.

Seu uso original (na medicina) é promover o aumento de massa muscular magra em pessoas sofrendo com condições que causam perda de peso excessiva. Seu principal objetivo dentro dessa categoria, e ao contrário de outros esteroides anabolizantes, é gerar seus benefícios oferecendo poucos efeitos colaterais, para que até mulheres e crianças pudessem usá-lo com segurança.

caixa de oxandrolona em tabletes de 10mg original

Entretanto, devido às suas propriedades anabólicas, a oxandrolona também é utilizada por atletas e praticantes de musculação para melhorar o desempenho e aumentar a massa muscular.

Mesmo se tratando de um hormônio considerado leve, seu uso pode causar efeitos colaterais, como acne, alterações no humor, toxicidade hepática, obtenção de traços masculinos (em mulheres),  alterações no colesterol e outros.

Principais benefícios da oxandrolona

Os principais benefícios da oxandrolona estão relacionados principalmente a:

  • Administração oral, eliminando a necessidade de administrar injeções.
  • Crescimento muscular.
  • Ganho de força.
  • Perda de gordura.
  • Menos efeitos colaterais quando comparada a outros esteroides anabolizantes.
  • Causa menos virilização (traços masculinos) em mulheres.
  • Recuperação mais fácil da testosterona natural após o uso.
  • Não tem efeitos colaterais relacionados ao estrogênio (como ginecomastia).

Efeitos da oxandrolona no crescimento muscular

Oxandrolona e todos os esteroides anabolizantes, como a própria classificação já deixa claro, são hormônios que promovem anabolismo (crescimento) muscular.

Então é esperado que o uso de oxandrolona cause aumento de massa muscular e seus benefícios relacionados, como aumento de tamanho muscular, mais força e músculos mais inchados (com mais pump) durante o treino.

Todavia, a maior segurança da oxandrolona vem ao custo de menor crescimento muscular quando comparado com outros esteroides anabolizantes orais como dianabol e oximetolona (hemogenin). Isto pode ser um negativo para aqueles que esperam mudanças significativas em um curto período de tempo (que dificilmente acontecerão com uso de oxandrolona sozinho).

Publicidade

Mesmo assim, os ganhos obtidos com oxandrolona são considerados sólidos e secos. Como o hormônio não sofre aromatização (não se converte em estrogênio), os usuários relatam menos retenção de líquidos, gerando uma aparência mais definida e estética, sem tanta oscilação de peso corporal quando inicia e termina o uso.

Não é bem compreendido na ciência, mas mulheres podem experimentar melhores ganhos musculares em comparação aos homens ao usar oxandrolona, mesmo com uma dose modesta de 5-10 mg por dia.

Efeitos da oxandrolona no emagrecimento

Oxandrolona ajuda no emagrecimento. Alias, todo esteroide anabolizante tem um pequeno efeito na queima de gordura, por conta do maior anabolismo e mudança na composição corporal.

Em tese, quanto mais massa muscular você tem, mais energia (na forma de calorias) você gasta para manter tecido muscular. Logo, você tem um potencial maior para queimar gordura.

Mas a oxandrolona vai um pouco mais longe, causando emagrecimento de forma isolada, principalmente por alterar como seu corpo lida com os hormônios da tireoide. Ela aumenta a proporção de tiroxina (T4) para triiodotironina (T3) no corpo. T3 é o hormônio tireoidiano ativo que eleva o metabolismo de uma pessoa e melhora a perda de gordura.

Semelhante à forma como a testosterona é o hormônio mais ligado a construção de massa muscular, T3 é o hormônio mais ligado a queima de gordura.

Porém, é bom frisar que oxandrolona é um hormônio anabólico e não um emagrecedor. A perda de gordura não é sua “especialidade”, com pesquisas mostrando que uma dose moderada de 20 mg por dia pode resultar em uma perda de aproximadamente 1,8 kg de gordura ao longo de 12 semanas.

Ciclo de oxandrolona para homens

Os relatos de usuários mostram que oxandrolona costuma ser usada tanto em ciclos para ganho de massa muscular, que visam ganhos secos e poucos colaterais, como em ciclos de queima de gordura devido às suas propriedades anticatabólicas.

A maioria dos homens costumam tomar de 50mg até 80mg da droga por dia, doses acima disso não parecem gerar mais resultados, mas geram mais efeitos colaterais.

Os ciclos costumam durar entre 4 a 6 semanas, com o mesmo tempo de descanso entre ciclos, caso não ocorra alterações no exames de fígado e rim.

Publicidade

Ciclo para mulheres

Enquanto oxandrolona pode ser um bom anabólico e com pouco colaterais para homens, ele é perfeito para mulheres.

Não é a toa que oxandrolona é conhecido um anabolizante “feminino”.

Isto ocorre porque praticamente todos os esteroides anabolizantes causam muitos efeitos colaterais em mulheres, principalmente os de natureza virilizante como alteração de voz, crescimento de pelos faciais, crescimento do clitóris, etc…

Nesse sentido, o oxandrolona é um dos esteroides anabolizantes mais seguros.

Desde que a mulher seja prudente durante o ciclo, o risco de causar algum efeito colateral virilizante é extremamente baixo.

Relatos indicam que mulheres costumam usar 10 a 20mg ao dia sem maiores problemas, acima disso, mesmo com o anabolizante sendo considerado uma droga “fraca”, os colaterais virilizantes ainda poderão ocorrer.

Muitas preferem começar com 10mg para só então aumentar para 20mg ao dia e os ciclos não costumam passar da faixa de 4 a 6 semanas de duração.

Depois disso, a regra geral é descontinuar o uso pelo mesmo período do ciclo e fazer exames de checkup para verificar as funções renais e hepáticas.

É válido lembrar que tanto para homens como mulheres, estas informações são inteiramente baseadas na experiência dos usuários. 

Efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais da oxandrolona são:

Publicidade

  • Acne
  • Aumento do colesterol
  • Queda de cabelo
  • Possíveis danos no fígado
  • Supressão natural da testosterona
  • Virilização (traços masculinos)

Mesmo sendo um esteroide notavelmente seguro, algumas pessoas (propositalmente ou não) entendem isso como um sinônimo de “livre de riscos”. Nenhum esteroide anabolizante, mesmo quando usado na medicina, é livre de riscos.

Dito isso, oxandrolona definitivamente pode oferecer menos efeitos colaterais ou efeitos colaterais menor intensidade quando comparado a outros esteroides anabolizantes.

A seguir veremos um pouco sobre cada efeito colateral da oxandrolona.

Acne

Assim como todos os esteroides anabolizantes derivados do DHT, a oxandrolona pode causar acne e pele oleosa.

A severidade deste efeito colateral depende diretamente da predisposição do usuário, ou seja, se você nunca teve problemas com pele oleosa ou espinhas, provavelmente não terá problemas ao usar oxandrolona, mas se tiver, o problema pode piorar.

Aumento do colesterol

Independente da natureza leve da oxandrolona, ela ainda pode alterar de maneira significativa os lipídios no sangue, fazendo com que o colesterol bom (HDL) caia e o colesterol ruim (LDL) aumente junto dos triglicerídeos.

Isto pode ser extremamente ruim para pessoas que já tenham problema com os níveis de lipídios no sangue e pode até favorecer o aparecimento de doenças cardiovasculares a longo-prazo.

É por isso que é importante fazer exames de sangue antes, durante e depois do uso.

Queda de cabelo

Queda de cabelo também é um efeito colateral comum de drogas derivadas de DHT, mas, novamente, sua genética para perder cabelo vai determinar se oxandrolona vai ou não piorar o problema.

Dentre todas as drogas derivadas de DHT, esta droga é a mais fraca e a que menos pode causar problemas neste sentido.

Possíveis danos no fígado

Para que a oxandrolona possa ser usada pelo nosso organismo, ela precisa ser metabolizada pelo fígado.

Isto causa estresse no órgão e pode se tornar um problema se a dosagem ou a duração do ciclo for muito alta.

Por conta disso, é totalmente contraindicado usar bebidas alcoólicas durante um ciclo com oxandrolona.

Veja também -> Quais são os efeitos colaterais mais comuns dos esteroides anabolizantes

É válido ressaltar estes colaterais, pois o perfil de algumas pessoas que buscam este esteroide, é justamente aqueles que querem algo “leve” para continuar podendo abusar da saúde de outras formas (leia-se abusando de bebidas alcoólicas e coisas do gênero).

Supressão da produção natural de testosterona

Apesar de ser um esteroide com efeitos colaterais suaves, a oxandrolona ainda pode suprimir a produção natural de testosterona, principalmente se usada por longos períodos.

A severidade da supressão vai depender da genética de cada indivíduo.

Virilização (em mulheres)

Virilização é um termo médico que se refere ao desenvolvimento de características masculinas em uma pessoa que é geneticamente do sexo feminino. Isso pode incluir o aumento do crescimento de pelos corporais, engrossamento da voz e mudanças na distribuição da gordura corporal.

Oxandrolona costuma ser o esteroide anabolizante mais seguro neste sentido, mas é preciso enfatizar que estes efeitos colaterais são dose dependentes. Ou seja, doses maiores (e/ou por mais tempo) poderão causar virilização como qualquer outro esteroide anabolizante.

É necessário fazer TPC (terapia pós-ciclo) ?

Quando usamos hormônios anabólicos, é natural que a produção dos seus próprios hormônios anabólicos (leia-se testosterona) seja afetada.

Portanto, o objetivo de uma terapia pós-ciclo é fazer o corpo voltar a produzir testosterona naturalmente, o mais rápido possível.

Com oxandrolona existe o risco de suprimir a testosteorna, mas isso pode variar de pessoa para pessoa. Se você notar sintomas de baixa testosterona ou fizer exames e ela estiver abaixo da referência, então fazer uma TPC será necessário.

Geralmente, usa-se apenas 20mg tamoxifeno na TPC durante 4 semanas. Além disso, não é necessário fazer TPC se não houver queda na produção natural, já que tamoxifeno por si só tem seus efeitos colaterais.

Como as pessoas obtêm oxandrolona

Há apenas duas formas de obter oxandrolona, através do mercado negro ou manipulando, com receita. Ambas possuem seus riscos e ambas serão relativamente caras.

Na farmácia de manipulação, não há a certeza da origem da matéria prima – isso vai da sua confiança. Enquanto no mercado negro, não há certeza da origem da matéria prima ou se o produto é realmente o que está sendo ofertado.

No mercado negro, não é incomum que o vendedor, por exemplo, com intuito de ganhar mais, substitua oxandrolona por outra droga mais anabólica como dianabol ou oximetolona, mas em menor quantidade e venda como “oxandrolona”.

Os ganhos vão aparecer e o usuário ainda vai pensar que o produto que adquiriu é de ótima qualidade – afinal, a droga está funcionando. Mas mudando a droga, muda-se o perfil de segurança, os efeitos adversos, tudo…

Palavras finais

Oxandrolona é um esteroide anabolizante capaz de gerar aumento de massa muscular, força e perda de gordura. Possui poucos efeitos colaterais (ou em menor intensidade) e pode ser usado tanto por homens como mulheres.

O que é preciso ter em mente a respeito dessa droga é que ela proporciona ganhos na mesma intensidade que sua toxicidade (baixa), ou seja, ela é segura, mas também é fraca.

Não espere mudanças absurdas no físico apenas com oxandrolona, principalmente se a dieta e o treino não estiverem em dia.

Na verdade, sem treino e dieta corretos, os ganhos da oxandrolona serão menores e serão facilmente perdidos depois do ciclo. Neste caso, simplesmente não vale a pena expor seu organismo aos malefícios da droga sem conseguir extrair todos os benefícios.

Referências

  1. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8574271

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×