Oxandrolona: para que serve, efeitos positivos e colaterais

Este é um guia completo sobre a oxandrolona, um esteroide anabolizante oral com propriedades anabólicas leves e conhecido principalmente por ser um dos mais leves em termos de efeitos colaterais.

Através das informações mais atualizadas (2025), entenda de forma direta ao ponto para que serve a oxandrolona, seus benefícios em termos de mudanças estéticas, efeitos colaterais, como ela costuma ser usada e muito mais.

Aviso: este artigo contém informações meramente educativas e não deve ser considerado como orientação médica, muito menos como incentivo para uso de esteroides. Jamais use qualquer medicamento sem o conhecimento e consentimento do seu médico.

O que é e para que serve oxandrolona para fins estéticos e mudança corporal?

Oxandrolona é um esteroide anabolizante oral derivado do hormônio di-hidrotestosterona (DHT).

É um dos esteroides menos androgênicos e com efeitos anabólicos baixos a moderados, mas sólidos, livres de retenção de líquidos e com um bom ganho de força.

Essas características aumentam o perfil de segurança do esteroide e o tornam a escolha número um de iniciantes buscando seu primeiro contato com ergogênicos.

Mesmo sendo um hormônio administrado via oral, o que força sua metabolização pelo fígado para entrar na corrente sanguínea, ele não costuma causar estresse e possíveis danos no órgão como outros esteroides orais.

Contudo, por se tratar de um derivado do DHT, efeitos colaterais relacionados ainda poderão ocorrer, como queda de cabelo, acne e virilização em mulheres (surgimento de características masculinas).

Além disso, por se tratar de uma substância metabolizada pelo fígado (e mesmo sendo menos tóxica que outras opções), ela pode causar alterações nos lipídios do sangue, como queda do HDL (colesterol “bom”) e aumento do LDL (colesterol “ruim”).

Efeitos esperados da oxandrolona na hipertrofia (anabolismo e ganho de massa muscular)

Oxandrolona e todos os esteroides anabolizantes, como a própria classificação já deixa claro, são hormônios que promovem anabolismo muscular.

Então é esperado que o uso de oxandrolona cause aumento de massa muscular e seus benefícios relacionados, como aumento de tamanho muscular, mais força e músculos mais inchados (com mais pump) durante o treino.

Todavia, a maior segurança da oxandrolona vem ao custo de menor crescimento muscular quando comparado com outros esteroides anabolizantes orais como dianabol e oximetolona (hemogenin).

Isso pode ser um negativo para aqueles que esperam mudanças significativas em um curto período de tempo.

Mesmo assim, os ganhos obtidos com oxandrolona são considerados sólidos e secos.

Como o hormônio não sofre aromatização (não se converte em estrogênio), os usuários relatam menos retenção de líquidos, gerando uma aparência mais definida e estética, sem tanta oscilação de peso corporal antes e depois do us.

Não é bem compreendido na ciência, mas mulheres podem experimentar melhores ganhos musculares em comparação aos homens ao usar oxandrolona, mesmo com uma dose modesta de 5-10 mg por dia.

Efeitos da oxandrolona no emagrecimento

Oxandrolona ajuda a emagrecer.

Alias, todo esteroide anabolizante tem um pequeno efeito na queima de gordura, por conta do maior anabolismo e mudança na composição corporal.

Em tese, quanto mais massa muscular você tem, mais energia (na forma de calorias) você gasta para manter tecido muscular.

Logo, você tem um potencial maior para queimar gordura.

Mas a oxandrolona vai um pouco mais longe, causando emagrecimento de forma isolada, principalmente por alterar como seu corpo lida com os hormônios da tireoide.

Ela aumenta a proporção de tiroxina (T4) para triiodotironina (T3) no corpo.

T3 é o hormônio tireoidiano ativo que eleva o metabolismo de uma pessoa e melhora a perda de gordura.

Semelhante à forma como a testosterona é o hormônio mais ligado a construção de massa muscular, T3 é o hormônio mais ligado a queima de gordura.

Porém, é bom frisar que oxandrolona é, antes de qualquer coisa, um esteroide anabolizante.

Ver essa droga como um queimador de gordura é um pulo muito longe da sua finalidade principal e pode causar expectativas irreais.

Ciclo de oxandrolona: dosagem e tempo de uso

Os relatos de usuários mostram que oxandrolona costuma ser usada tanto em ciclos para ganho de massa muscular, que visam ganhos secos e poucos colaterais, como em ciclos de queima de gordura devido às suas propriedades anticatabólicas.

A maioria dos homens costumam tomar de 50mg até 80mg da droga por dia, doses acima disso não parecem gerar mais resultados, mas geram mais efeitos colaterais.

Os ciclos costumam durar entre 4 a 6 semanas, com o mesmo tempo de descanso entre ciclos, caso não ocorra alterações no exames de fígado e rim.

Enquanto oxandrolona pode ser um bom anabólico e com pouco colaterais para homens, ele é perfeito para mulheres.

Não é a toa que oxandrolona é conhecido um anabolizante “feminino”.

Isto ocorre porque praticamente todos os esteroides anabolizantes causam muitos efeitos colaterais em mulheres, principalmente os de natureza virilizante como alteração de voz, crescimento de pelos faciais, crescimento do clitóris, etc…

Nesse sentido, o oxandrolona é um dos esteroides anabolizantes mais seguros.

Desde que a mulher seja prudente durante o ciclo, o risco de causar algum efeito colateral virilizante é extremamente baixo.

Relatos indicam que mulheres costumam usar 10 a 20mg ao dia sem maiores problemas, acima disso, mesmo com o anabolizante sendo considerado uma droga “fraca”, os colaterais virilizantes ainda poderão ocorrer.

Muitas preferem começar com 10mg para só então aumentar para 20mg ao dia e os ciclos não costumam passar da faixa de 4 a 6 semanas de duração.

Depois disso, a regra geral é descontinuar o uso pelo mesmo período do ciclo e fazer exames de checkup para verificar as funções renais e hepáticas.

É válido lembrar que tanto para homens como mulheres, estas informações são inteiramente baseadas na experiência dos usuários. 

Principais efeitos colaterais relacionados ao uso de oxandrolona

Os principais efeitos colaterais da oxandrolona são:

  • Acne
  • Aumento do colesterol
  • Queda de cabelo
  • Possíveis danos no fígado
  • Supressão natural da testosterona
  • Virilização (traços masculinos)

Mesmo sendo um esteroide notavelmente seguro, algumas pessoas (propositalmente ou não) entendem isso como um sinônimo de “livre de riscos”. Nenhum esteroide anabolizante, mesmo quando usado na medicina, é livre de riscos.

Dito isso, oxandrolona definitivamente pode oferecer menos efeitos colaterais ou efeitos colaterais menor intensidade quando comparado a outros esteroides anabolizantes.

A seguir veremos um pouco sobre cada efeito colateral da oxandrolona.

Acne

Assim como todos os esteroides anabolizantes derivados do DHT, a oxandrolona pode causar acne e pele oleosa.

A severidade deste efeito colateral depende diretamente da predisposição do usuário, ou seja, se você nunca teve problemas com pele oleosa ou espinhas, provavelmente não terá problemas ao usar oxandrolona, mas se tiver, o problema pode piorar.

Aumento do colesterol

Independente da natureza leve da oxandrolona, ela ainda pode alterar de maneira significativa os lipídios no sangue, fazendo com que o colesterol bom (HDL) caia e o colesterol ruim (LDL) aumente junto dos triglicerídeos.

Isto pode ser extremamente ruim para pessoas que já tenham problema com os níveis de lipídios no sangue e pode até favorecer o aparecimento de doenças cardiovasculares a longo-prazo.

É por isso que é importante fazer exames de sangue antes, durante e depois do uso.

Queda de cabelo

Queda de cabelo também é um efeito colateral comum de drogas derivadas de DHT, mas, novamente, sua genética para perder cabelo vai determinar se oxandrolona vai ou não piorar o problema.

Dentre todas as drogas derivadas de DHT, esta droga é a mais fraca e a que menos pode causar problemas neste sentido.

Possíveis danos no fígado

Para que a oxandrolona possa ser usada pelo nosso organismo, ela precisa ser metabolizada pelo fígado.

Isto causa estresse no órgão e pode se tornar um problema se a dosagem ou a duração do ciclo for muito alta.

Por conta disso, é totalmente contraindicado usar bebidas alcoólicas durante um ciclo com oxandrolona.

Veja também -> Quais são os efeitos colaterais mais comuns dos esteroides anabolizantes

É válido ressaltar estes colaterais, pois o perfil de algumas pessoas que buscam este esteroide, é justamente aqueles que querem algo “leve” para continuar podendo abusar da saúde de outras formas (leia-se abusando de bebidas alcoólicas e coisas do gênero).

Supressão da produção natural de testosterona

Apesar de ser um esteroide com efeitos colaterais suaves, a oxandrolona ainda pode suprimir a produção natural de testosterona, principalmente se usada por longos períodos.

A severidade da supressão vai depender da genética de cada indivíduo.

Virilização (em mulheres)

Virilização é um termo médico que se refere ao desenvolvimento de características masculinas em uma pessoa que é geneticamente do sexo feminino. Isso pode incluir o aumento do crescimento de pelos corporais, engrossamento da voz e mudanças na distribuição da gordura corporal.

Oxandrolona costuma ser o esteroide anabolizante mais seguro neste sentido, mas é preciso enfatizar que estes efeitos colaterais são dose dependentes. Ou seja, doses maiores (e/ou por mais tempo) poderão causar virilização como qualquer outro esteroide anabolizante.

É necessário fazer TPC (terapia pós-ciclo) ?

Quando usamos hormônios anabólicos, é natural que a produção dos seus próprios hormônios anabólicos (leia-se testosterona) seja afetada.

Portanto, o objetivo de uma terapia pós-ciclo é fazer o corpo voltar a produzir testosterona naturalmente, o mais rápido possível.

Com oxandrolona existe o risco de suprimir a testosteorna, mas isso pode variar de pessoa para pessoa. Se você notar sintomas de baixa testosterona ou fizer exames e ela estiver abaixo da referência, então fazer uma TPC será necessário.

Geralmente, usa-se apenas 20mg tamoxifeno na TPC durante 4 semanas. Além disso, não é necessário fazer TPC se não houver queda na produção natural, já que tamoxifeno por si só tem seus efeitos colaterais.

Como as pessoas obtêm oxandrolona

Há apenas duas formas de obter oxandrolona, através do mercado negro ou manipulando, com receita. Ambas possuem seus riscos e ambas serão relativamente caras.

Na farmácia de manipulação, não há a certeza da origem da matéria prima – isso vai da sua confiança. Enquanto no mercado negro, não há certeza da origem da matéria prima ou se o produto é realmente o que está sendo ofertado.

No mercado negro, não é incomum que o vendedor, por exemplo, com intuito de ganhar mais, substitua oxandrolona por outra droga mais anabólica como dianabol ou oximetolona, mas em menor quantidade e venda como “oxandrolona”.

Os ganhos vão aparecer e o usuário ainda vai pensar que o produto que adquiriu é de ótima qualidade – afinal, a droga está funcionando. Mas mudando a droga, muda-se o perfil de segurança, os efeitos adversos, tudo…

Palavras finais

Oxandrolona é um esteroide anabolizante capaz de gerar aumento de massa muscular, força e perda de gordura. Possui poucos efeitos colaterais (ou em menor intensidade) e pode ser usado tanto por homens como mulheres.

O que é preciso ter em mente a respeito dessa droga é que ela proporciona ganhos na mesma intensidade que sua toxicidade (baixa), ou seja, ela é segura, mas também é fraca.

Não espere mudanças absurdas no físico apenas com oxandrolona, principalmente se a dieta e o treino não estiverem em dia.

Na verdade, sem treino e dieta corretos, os ganhos da oxandrolona serão menores e serão facilmente perdidos depois do ciclo. Neste caso, simplesmente não vale a pena expor seu organismo aos malefícios da droga sem conseguir extrair todos os benefícios.

Referências

O Hipertrofia.org mantém critérios rigorosos de referências bibliográficas e dependemos de estudos revisados por pares e pesquisas acadêmicas conduzidas por associações e instituições médicas. Para obter mais informações detalhadas, você pode explorar mais lendo nosso processo editorial.


  • HALUCH, Dudu. Hormônios no fisiculturismo: história, fisiologia e farmacologia. Maringá: Letras Contemporâneas, 2016. p. 87.
  • Lovejoy JC, Bray GA, Greeson CS, Klemperer M, Morris J, Partington C, Tulley R. Oral anabolic steroid treatment, but not parenteral androgen treatment, decreases abdominal fat in obese, older men. Int J Obes Relat Metab Disord. 1995 Sep;19(9):614-24. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/8574271/
  • DEMLING, R. H.; DESANTI, L. Oxandrolone, an anabolic steroid, significantly increases the rate of weight gain in the recovery phase after major burns. Journal of Trauma, v. 43, n. 1, p. 47–51, 1997. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9253907/

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.