Stanozolol (Winstrol) – o que é, ciclo e efeitos colaterais

Stanozolol é um esteroide anabolizante disponível na forma injetável e em comprimidos, conhecido por ser uma escolha “leve” para primeiro ciclo, com poucos efeitos colaterais e voltado para quem quer crescer com qualidade (ou queimar gordura).

Mas as coisas não são exatamente assim…

O que é Stanozolol e para que serve

Stanozolol – também conhecido como Winstrol depot ou simplesmente stano – é um esteroide derivado do hormônio DHT, mas com mudanças em sua estrutura química.

Estas mudanças fazem com que o stano seja bem menos androgênico que a testosterona (por exemplo), porém mais anabólico.

Uma característica marcante do stanozolol é a sua habilidade em reduzir o SHBG (globulina ligadora de hormônios sexuais).

Basicamente quanto menos SHBG durante um ciclo, mais os esteroides estarão livres para agir e produzir os resultados esperados (principalmente a testosterona).

Praticamente todos os esteroides anabolizantes reduzem o SHBG, mas o stanozolol parece diminuir mais ainda, o que é ótimo em termos de anabolismo.

Além da redução do SHBG, o stanozolol também oferece outros benefícios interessantes para a composição corporal, como aumento da síntese proteica e aumento na retenção de nitrogênio.

Isto significa, de maneira simplista, que o corpo vai construir mais massa muscular ao mesmo tempo que limita a perda em situações onde isto ocorreria (como em uma dieta para queima de gordura).

Stanozolol também aumenta a contagem de glóbulos vermelhos no sangue, o que melhora a vascularização e oxigenação muscular, duas coisas que favorecem a performance e entrega de nutrientes durante o treino.

Publicidade

Este esteroide anabolizante também pode gerar grande aumento de força e explosão muscular.

Por conta disso, o stanozolol é a droga preferida de atletas já que este aumento de força se traduz em maior performance em praticamente qualquer esporte físico.

Já dentro da academia, o aumento de força será útil para utilizar maiores cargas e consequentemente estimular maior crescimento muscular.

Em relação ao crescimento muscular direto causado pelo uso desta droga, os ganhos serão moderados e secos, principalmente porque stano não aromatiza (não se converte em estrogênio), logo as chances de reter líquido por conta da droga são nulas.

Isto faz com que pessoas com baixo percentual de gordura gerem um aspecto de maior definição e densidade muscular.

Stano pode ser encontrado tanto na forma injetável como oral, o que é um ponto forte e fraco da droga.

Entenda.

As duas formas de stanozolol possuem exatamente a mesma composição, isto significa que você pode usar a forma mais conveniente (usar comprimidos, por exemplo) e obter os mesmos resultados.

Mas isto também significa que tanto a forma oral como injetável precisarão ser metabolizadas pelo fígado, ou seja, ambas as formas são hepatóxicas.

esteroide anabolizante stanozolol na forma de comprimidos

Em suma, stanozolol é uma ótima droga para ser usada em fases de definição já que possui inúmeras características que contrapõem os efeitos negativos de dietas com restrição calórica como perda de força, perda de massa muscular e ainda amplifica o aspecto de definição e densidade muscular (justamente o que queremos nesta fase).

Publicidade

Mas, infelizmente, como ocorre com todos os esteroides anabolizantes, não é possível obter somente as vantagens deles sem que hajam efeitos negativos…

Os efeitos colaterais do Stanozolol

Toxicidade hepática

Por algum motivo, muitas pessoas pensam que stanozolol é uma droga para “iniciantes”, com poucos efeitos colaterais.

O que, claramente, não é o caso.

Primeiramente, como já vimos, stanozolol é uma droga hepatóxica tanto na versão em comprimidos como injetável.

E o grau de toxicidade é maior que outras drogas orais como oxandrolona e turinabol.

Até mesmo ciclos com dosagens baixas de stano vão alterar as enzimas do fígado e estressar o órgão.

Isto é importante notar porque muitos pensam que stanozolol é uma droga leve e indicada para primeiro contato com esteroides anabolizantes.

E o perfil de pessoas que procuram drogas com estas características costuma ser o que está a procura de algo que não interfira no restante da vida social (leia-se continuar usando bebida alcoólica).

Uso concomitante com álcool vai amplificar os danos ao fígado, e é a pior ideia que alguém pode ter durante um ciclo com stanozolol.

Alta probabilidade de ter um abscesso

Não importa quão cuidadoso ou higiênico você seja, stanozolol injetável tem uma grande probabilidade de gerar abscessos.

Publicidade

Para quem não sabe, abscessos são acúmulos de pus dentro do tecido do corpo causados por uma infecção.

Dependendo do grau do abscesso, a única maneira de retirá-lo é através de uma incisão e dreno que precisam ser feitos somente no hospital.

Não se sabe ao certo porque stanozolol causa tanto abscessos, talvez porque soluções aquosas facilitem a proliferação de bactérias, talvez por má aplicação ou porque a droga foi feita em local com má higiene.

O que se sabe é que a grande maioria das pessoas que tiveram um abscesso ao injetar esteroides, isto ocorreu por conta do stanozolol.

Uma das drogas que mais afetam os níveis de colesterol

Stanozol pode reduzir drasticamente os níveis de HDL (colesterol bom) e aumentar os de LDL (colesterol ruim).

Todas as drogas que são metabolizadas pelo fígado alteram o colesterol, mas isso pode ocorrer mais com o Stanozolol (mesmo na versão injetável).

Alterar o painel lipídico dessa forma faz mal à saúde cardíaca e pode favorecer o aparecimento de doenças em pessoas com predisposição.

Quão drástica será a redução do HDL vai depender da genética do usuário e não há como impedir completamente que isto aconteça, apenas remediar a situação através do controle rigoroso da dieta e adição de aeróbicos na rotina (fatores que podem influenciar no aumento do HDL).

Produção de testosterona em homens

Devido a fama de ser uma droga leve, muitas pessoas pensam que stanozolol não vai alterar a produção natural de testosterona.

Bem, ela vai e vai causar os famosos sintomas de baixa testosterona como pouca libido, alteração de humor, etc… Claro, isto vai variar de pessoa para pessoa e da pureza da droga.

A única maneira de “driblar” o problema é usar testosterona no mesmo ciclo e posteriormente realizar a TPC adequada.

Queda de cabelo

Stanozolol é um hormônio derivado do DHT e compartilha várias de suas características, uma delas é amplificar a queda de cabelo em pessoas com predisposição.

Na verdade, stano é provavelmente a droga que mais vai causar queda de cabelo.

Se você tem genética para perder cabelo, há histórico na sua família e a ideia de ficar careca mais rápido não lhe agrada, fique longe de stanozolol.

Acne

Apesar do stanozolol ser pouco androgênico, efeitos colaterais desta natureza ainda poderão ocorrer, e acne é um deles.

Mas assim como ocorre com a queda de cabelo, somente pessoas com predisposição a ter acne terão problemas com este colateral.

Virilização (em mulheres)

A pouca androgenicidade do stanozolol ainda é capaz de gerar virilização (voz grossa, crescimento de pelos e hipertrofia do clitóris) em mulheres caso a dosagem ou exposição à droga forem inadequadas.

O restante dos efeitos colaterais como hepatotoxicidade, abscessos, piora do colesterol, queda de cabelo, acne, etc… serão os mesmos em ambos os sexos.

Como costuma ser um ciclo com stanozolol

Com o objetivo de aumento de performance e melhora na composição corporal, o stanozolol costuma ser usado na dosagem de 50mg todos os dias ou dia sim/dia não, por no máximo seis semanas.

A administração frequente da droga é necessária devido ao tempo curto que ela fica dentro do organismo.

Vale lembrar que não há estudos sobre a dosagem de stanozolol visando melhora da estética. As informações acima são baseadas em evidências empíricas, ou seja, baseadas nas próprias experiências dos usuários.

Isto significa que o site não está prescrevendo esta dosagem e nem que você deva usar esta droga dessa forma, mas apenas que os relatos de uso informam que stanozolol é usado dessa forma.

Palavras finais

A intenção do texto não é fazer declarações exageradas para educar através do sensacionalismo e medo, mas sim mostrar a verdade.

E a verdade é que stanozolol é um ótimo esteroide anabolizante para ganho de força, qualidade e densidade muscular, principalmente durante a fase de cutting.

Porém, nem de longe, é uma droga fraca como muitos gostam de declarar e não é indicada para primeiro contato com esteroides anabolizantes, muito menos por iniciantes na musculação.

Por quê ?

  • Ela é mais hepatóxica que muitas drogas orais e causa estresse no fígado mesmo na versão injetável;
  • É a droga que mais pode causar abscessos e fazer você ter que enfrentar um hospital (e ter que explicar para a sua família o porquê de você ter sido internado);
  • Vai interromper sua produção de testosterona, afetar seu colesterol, causar queda de cabelo, acne, etc…

Em suma, stanozolol possui características muito interessantes para melhora da composição corporal, mas deve ser usada por quem sabe o que está fazendo (leia-se profissionais).

Existem inúmeras outras drogas que podem produzir bons resultados e com menos riscos que o stanozolol.

Este texto tem intuito meramente educativo, e não substitui a orientação de um profissional. Jamais faça uso de drogas como esteroides anabolizantes sem o conhecimento do seu médico. Não nos responsabilizamos pelo mal uso que as informações presentes neste texto possam lhe causar.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×