Quantas calorias o elíptico queima (com calculadora)

O aparelho elíptico oferece um treino aeróbico eficiente com baixo impacto nas articulações. Contudo, uma dúvida comum é sobre quantas calorias o elíptico queima.

Então, quantas calorias o elíptico queima em 30 minutos? Quantas calorias você pode queimar em qualquer exercício depende de vários fatores, como sua idade, peso, intensidade e duração do exercício. Em média, fazer 30 minutos no elíptico pode queimar de 270 a 380 calorias, a maioria das pessoas ficaram no meio desta faixa. 

Neste artigo, exploraremos mais a fundo esta questão para que você possa extrair o máximo do elíptico.

Quantas calorias o elíptico queima – tabela comparativa

Fazer 30 minutos de aeróbicos no elíptico pode queimar entre 270 e 378 calorias, dependendo do seu peso corporal.

Veja também: Vale a pena comprar um elíptico para treinar em casa?

Baseando-se no peso corporal, um treino de 30 minutos em um aparelho elíptico queima cerca de:

  • 270 calorias para uma pessoa de aproximadamente 55 kg.
    320 calorias para uma pessoa de aproximadamente 70kg.
    380 calorias para uma pessoa de de aproximadamente 80kg.

Outros fatores que afetam a quantidade de calorias queimadas incluem sua idade, gênero e peso corporal. Por exemplo, pessoas que têm mais massa muscular e pesam mais geralmente queimam mais calorias.

A intensidade do seu treino também importa. Se você estiver fazendo HIIT ou outro treino de alta intensidade, usando mais resistência e a uma velocidade mais alta, você queimará mais calorias.

Por quanto tempo devo fazer aeróbicos no elíptico?

O tempo que você deve fazer aeróbicos no elíptico depende dos seus objetivos, da resposta do seu corpo e da sua rotina de treino semanal. Por exemplo, se o elíptico for sua única fonte de exercício aeróbico, você passará mais tempo nele do que se variar seus treinos ao longo da semana.

Veja também: Os 4 principais benefícios do elíptico

Publicidade

Como referência, a maioria dos órgãos de saúde recomenda que adultos pratiquem pelo menos 150 minutos de exercício aeróbico de intensidade moderada ou 75 minutos de exercício aeróbico de alta intensidade por semana, para a manutenção da saúde.

Usando esta sugestão, a cada semana você poderia fazer uma das seguintes opções:

  • 5 sessões de aeróbicos, 30 minutos cada, em intensidade moderada
  • 3 sessões de aeróbicos, 50 minutos cada, em intensidade moderada
  • 5 sessões de aeróbicos, 15 minutos cada, em alta intensidade
  • 3 sessões de aeróbicos 25 minutos cada, em alta intensidade

Qualquer uma das opções dará 150 minutos de aeróbico de intensidade moderada ou 75 minutos de alta intensidade.

Calculadora de calorias queimadas no elíptico

A calculadora de calorias no elíptico permite que você estime facilmente quantas calorias foram queimadas durante o seu aeróbico.

Note que o visor do seu elíptico mostra uma leitura de calorias completamente diferente, pois é amplamente conhecido na indústria fitness que as máquinas aumentam a quantidade de calorias queimadas.

Como cada pessoa é diferente, a maneira mais precisa de medir as calorias queimadas é usar um monitor de frequência cardíaca. No entanto, na ausência de um monitor de frequência cardíaca, a calculadora de calorias do elíptico estima as calorias queimadas com base em taxas metabólicas médias por intensidade.

Basta inserir seu peso, a duração do seu treino no elíptico e a intensidade do seu treino no elíptico:

Calculadora de Calorias Queimadas no Elíptico

Calorias Queimadas: 0 calorias

A calculadora acima usa o MET que significa algo como “Equivalente Metabólico de Tarefa”, é uma unidade que é usada para estimar a quantidade de energia gasta em diferentes atividades físicas.

O valor MET de uma atividade física indica quantas vezes a taxa metabólica de uma pessoa aumenta em relação à sua taxa metabólica em repouso. Por exemplo, uma atividade com um valor MET de 2 significa que a pessoa está queimando duas vezes a quantidade de calorias que queimaria em repouso.

Para calcular a quantidade aproximada de calorias queimadas durante uma atividade física usando o MET, usamos seguinte fórmula na calculadora: Calorias queimadas = MET × Peso em kg × Duração

Publicidade

Embora o MET seja uma ferramenta útil e amplamente utilizada para estimar a queima de calorias, é importante lembrar que ele fornece apenas uma estimativa. Para obter uma medição mais precisa, pode ser útil usar métodos adicionais e considerar outros fatores que podem influenciar a queima de calorias.

Formas de fazer aeróbicos no elíptico (exemplos de treino)

Você pode variar sua rotina no elíptico para manter seu treino mais interessante, focar em diferentes grupos musculares e continuar a se desafiar. Sempre comece cada sessão com um aquecimento e termine com um cool-down (um período para resfriar).

Treino longo e lento

Os treinos longos e lentos são ideais para pessoas que precisam reduzir o estresse nas articulações ou manter a frequência cardíaca abaixo de um certo nível devido a uma condição cardíaca ou outra condição médica. Eles também são uma boa escolha se você estiver se recuperando de uma cirurgia, lesão ou de uma sessão anterior que foi bastante intensa.

Mesmo um treino de baixa intensidade, realizado com uma resistência baixa a moderada na máquina, queimará calorias de forma eficiente, embora você tenha que se exercitar por mais tempo (até 60 minutos).

Treino de alta intensidade

Se você optar por um treino de alta intensidade no elíptico, poderá passar menos tempo na máquina, mas aumentar a inclinação e a resistência e assim aumentar a intensidade.

Você pode manter uma alta intensidade durante todo o período do aeróbico ou fazer um treino HIIT que alterna breves períodos de atividade intensa com períodos de baixa intensidade. Isso permite que você queime mais calorias em um curto período de tempo.

Além disso, alguns estudos sugerem que, após fazer aeróbicos de alta intensidade (como HIIT), você pode continuar queimando mais calorias mesmo depois de terminar o exercício.

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×