Vale a pena comprar um elíptico? 3 pontos importantes

Usar o elíptico é uma maneira eficaz de fazer exercícios aeróbicos, queimar mais calorias, perder gordura e, ainda, adquirir mais condicionamento físico. Mas vale a pena comprar um elíptico para fazer aeróbicos em casa?

Neste texto, veremos os detalhes mais importantes sobre o assunto.

Então, vale a pena comprar um elíptico?

Sim, vale a pena comprar um elíptico. Se o objetivo for comprar uma máquina para fazer aeróbicos, o elíptico é uma forma eficiente de realizar este tipo de atividade e não deixará nada a desejar em comparação com outros aparelhos. Mas a escolha dependerá, também, das suas necessidades e escolhas individuais.

homem fazendo aeróbicos no elíptico

Por exemplo, faz sentido muito mais sentido comprar um elíptico quando você gosta da máquina. Desta forma, as chances de você usar o aparelho são maiores e ele não ficará criando poeira.

Veja também: Vale a pena comprar uma bicicleta ergométrica?

Além disso, o elíptico requer menos manutenção do que outras máquinas, como a esteira. Como há menos peças em movimento no elíptico, há menos chances de algo estragar ou exigir cuidado constante.

Pontos a considerar antes de comprar um aparelho elíptico:

  • É possível fazer um treino aeróbico eficiente usando um elíptico para uso doméstico e ele não deixará nada a desejar para as versões profissionais encontrados em academias.
  • O preço dos elípticos é aproximado ao de outras máquinas de aeróbicos, permitindo que você tenha o luxo da escolha entre elas.
  • O elíptico tende a exigir menos manutenção, o que pode pesar na sua escolha, caso você não queira lidar com isso.
  • Contudo, tenha em mente que todas as máquinas de aeróbico sofrem desgaste e, eventualmente, precisarão de algum tipo de reparo.
  • Elípticos ocupam menos espaço que esteiras e podem ser mais versáteis se você tem pouco espaço disponível.
  • Elípticos tendem a fazer menos barulho do que esteiras e bicicletas ergométricas.

Benefícios do elíptico

De nada adianta descobrir se vale a pena comprar um elíptico, se, em primeiro lugar, você não sabe quais as vantagens de ter um. A seguir veremos os principais benefícios de usar o elíptico para fazer aeróbicos.

1 – Mais suave para as articulações

Comparado à corrida e outros exercícios de alto impacto, o uso do elíptico é mais suave para as articulações. Ele não causa impacto, reduzindo o estresse nos seus tornozelos, joelhos e quadril.

Isso permite que as pessoas usem o elíptico por mais tempo e com mais frequência, sem se preocupar com lesões ou por já possuírem algum problema articular.

Publicidade

Alias, o elíptico, em algumas situações, é útil na reabilitação após lesões e é especialmente útil para pessoas com mais peso.

Veja também: Todos os benefícios do elíptico (com as desvantagens)

2 – Usa os membros inferiores e superiores ao mesmo tempo

A maioria das máquinas elípticas possui alças e pedais, permitindo que você use os braços e as pernas simultaneamente para auxiliar no exercício aeróbico. Ao puxar e empurrar as alças com as mãos, enquanto move os pés, é possível treinar o corpo inteiro ao mesmo tempo.

Embora o uso do elíptico não resulte em um grande aumento da massa muscular, o movimento combinado de braços e pernas pode melhorar gerar fortalecimento muscular e aumentar a queima de calorias. No entanto, para obter esses benefícios, é essencial um esforço consciente para usar ativamente os braços.

3 – Pode ser usado por iniciantes, intermediários e avançados

A maioria dos elípticos possui uma variedade de configurações, permitindo que você ajuste seu treino de acordo com seu nível de experiência e condicionamento físico atual.

Isso significa que, se você aproveitar esses ajustes, os elípticos terão uma vida útil maior de acordo com sua experiência: ele será útil no início, quando você for um iniciante, e poderá continuar com você conforme você for ganhando experiência.

Enfim, você pode continuar usando um elíptico à medida que se torna mais condicionado, basta aumentar a resistência para continuar desafiando seus músculos e sistema cardiovascular.

3 dicas para comprar um elíptico

A seguir, veremos algumas considerações básicas antes de comprar um elíptico que poderão salvar você de uma grande dor de cabeça ou trabalho desnecessário no futuro.

1 – Cuidado com dimensões imprecisas

Caso você tenha limitações de espaço e esteja considerando as dimensões de um produto, vale a pena dar uma margem de erro e considerar que o elíptico é maior do que o declarado.

Por exemplo, muitas vezes os braços móveis do elíptico podem avançar além da plataforma, necessitando de mais espaço, o que não é considerado nas dimensões oficiais do produto.

Publicidade

2 – Verifique a capacidade máxima

Assim como a esteira e a bicicleta ergométrica, o elíptico possui capacidade máxima de peso corporal que, quando ignorada, pode diminuir a vida útil do equipamento ou causar acidentes.

Isto pode parecer óbvio. No entanto, por alguma razão, especificamente com o elíptico, as empresas nem sempre declaram a capacidade máxima suportada pelo equipamento.

Portanto, para evitar uma série de problemas, dê preferência às marcas que declaram a capacidade máxima. Desta forma, você possui um dado sólido para se resguardar em caso de problemas.

3 – Garantia e manutenção

Todas as máquinas com peças móveis estarão sujeitas a desgaste natural e, em alguns casos, poderão apresentar problemas antes do esperado. Aqui entra a importância da garantia e facilidade de manutenção.

A princípio, isto também parece ser um tópico óbvio antes de comprar qualquer coisa. O problema é que muitas pessoas, ao buscar equipamentos de aeróbico, tendem a optar pelo mais barato, esquecendo o período pós-venda.

Por exemplo, uma marca desconhecida pode oferecer um produto barato e com um período estendido de garantia, mas essa empresa pode não conseguir fornecer o serviço prometido, fazendo você ficar sem o seu equipamento por mais tempo do que deveria.

Em suma, é melhor optar por um equipamento de marca conhecida, não só pela maior segurança caso precise exigir a garantia, mas pela facilidade de obter peças sobressalentes caso for necessário.

Qual elíptico comprar?

A escolha de um elíptico costuma ser muito mais simples que a escolha por uma bicicleta ergométrica ou esteira, pois a principal diferença entre os tipos de elípticos costuma ser a orientação do motor.

Levando isso em consideração, a melhor aposta para comprar um elíptico para usar em casa costuma ser um com o motor rotacional traseiro. Este é o tipo de elíptico mais comum, possuí opções mais baratas e, por ser mais comum, pode facilitar a manutenção do equipamento caso seja necessário.

Dito isso, uma recomendação é o elíptico magnético da Polimet que oferece o melhor custo-benefício atual (mais barato que a maioria das bicicletas e esteiras), declara a carga máxima suportada como 120kg e é conhecido como o mais fácil de montar.

Publicidade

imagem do elíptico da marca polimet

Elíptico, bicicleta ergométrica ou esteira?

Existe um ditado no universo fitness que diz o seguinte: “o melhor exercício é aquele que você consegue e gosta de fazer”. Ao mesmo tempo que nem sempre podemos fazer apenas o que gostamos quando o assunto é mudança corporal e saúde, o ditado é totalmente verdadeiro quando o assunto é apenas qual máquina de aeróbico escolher.

Veja, se tratando de um elíptico, bicicleta ou esteira de marca confiável, você terá uma forma eficiente para fazer aeróbicos nas três opções. O que sobra é a sua opção e necessidades pessoais, assim como quanto quer gastar.

Olhando apenas para o investimento, é possível encontrar elípticos com preços discretamente menores do que bicicletas ergométricas e esteiras. Portanto, se você quer gastar pouco e ainda gosta de elíptico, então esta é uma máquina a ser considerada.

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×