Vale a pena comprar uma bicicleta ergométrica?

Pedalar em uma bicicleta ergométrica é uma maneira eficiente de fazer exercícios aeróbicos para queimar calorias e gordura corporal, enquanto fortalece seu sistema cardiovascular e pernas.

Comparado com a esteira, uma bicicleta estacionária coloca menos estresse nas suas articulações e ainda proporciona os mesmos benefícios esperados de um treino aeróbico.

Mas vale a pena comprar uma bicicleta ergométrica para usar em casa? Neste texto, aprofundaremos nesta questão para que você possa fazer a melhor escolha.

Benefícios da bicicleta ergométrica

A bicicleta ergométrica é um aparelho para fazer aeróbicos. Ao mesmo tempo que os benefícios dos aeróbicos dispensam comentários, abaixo veremos especificamente os benefícios da bicicleta ergométrica.

1 – Atividade de baixo impacto

Seus tornozelos, joelhos, quadris e outras articulações podem ser submetidos a muito estresse ao correr, trotar, pular ou fazer outros exercícios aeróbicos de alto impacto.

Já a bicicleta ergométrica permite realizar exercícios aeróbicos de baixo impacto que utiliza movimentos suaves para fortalecer ossos e articulações sem colocar muito estresse neles. Isso o torna uma boa opção de treino para pessoas que precisam tomar mais cuidado com as articulações.

Na bicicleta ergométrica, seus pés não perdem o contato com os pedais. Isso significa que não há qualquer impacto ao pedalar, o que oferece um treino aeróbico eficaz e mais seguro.

Veja também: Treino HIIT com bicicleta ergométrica

2 – Mais seguro (dentro e fora de casa)

Andar de bicicleta fora de casa é incrível, mas dependendo do seu percurso, você estará suscetível a ação de motoristas distraídos, poluição do ar e defeitos no pavimento que podem fazer você cair.

Além disso, pode chover ou estar quente demais, fazendo com que você tenha que escolher quando pode sair para fazer seu cardio.

Publicidade

A bicicleta ergométrica resolve todos esses problemas e ainda vai mais longe: mesmo dentro de casa, pedalar é mais seguro, pois dificilmente você conseguirá cair do aparelho.

Se você fizer uma rápida busca no Youtube sobre acidentes em esteiras, você entenderá exatamente o que estamos querendo dizer.

Veja também: Os maiores benefícios da máquina elíptica para aeróbicos

3 – Fortalece os músculos das pernas

Ao mesmo tempo que a bicicleta ergométrica não substitui um treino de pernas com pesos, ela definitivamente vai fortalecer os músculos usados durante a atividade.

A ação de pedalar pode ajudar a fortalecer suas panturrilhas, isquiotibiais e quadríceps. Além disso, pode trabalhar os músculos do seu abdômen, costas e glúteos, que são usados para estabilizar o movimento.

Veja também: Aeróbicos servem como um treino de pernas?

4 – Funciona

Por alguma razão, provavelmente pela facilidade de uso por iniciantes, algumas pessoas pensam que pedalar na bicicleta ergométrica é uma forma inferior de fazer aeróbicos.

Um grande erro. Um treino aeróbico depende do aumento da sua frequência cardíaca e não necessariamente do que você faz para atingir este objetivo.

A bicicleta ergométrica é apenas mais uma forma de aumentar sua frequência cardíaca e realizar um treino aeróbico efetivo. Ela não fica atrás de outras formas, como correr ou usar o elíptico.

No fim do dia, a forma que você optar para fazer aeróbicos depende mais da sua opção pessoal do que qualquer outra coisa.

Publicidade

Veja também: 7 maneiras de fazer aeróbicos, além de correr

Vale a pena comprar uma bicicleta ergométrica?

Sim, vale a pena comprar uma bicicleta ergométrica. Mas isso dependerá, também, das suas necessidades e escolhas individuais.

Por exemplo, faz mais sentido comprar uma bicicleta ergométrica, quando você prefere pedalar do que fazer outras formas de exercícios aeróbicos. Assim, o risco de deixar o aparelho largado é menor.

Além disso, todos precisam (ou deveriam) fazer aeróbicos e a bicicleta ergométrica oferece uma forma prática de fazer isso no conforto da sua casa. Ela pode ocupar menos espaço que outras máquinas e traz benefícios únicos (como já vimos acima).

Por fim, se você faz musculação e aeróbicos em horários separados para não atrapalhar a performance de nenhuma das atividades, ter uma bicicleta ergométrica em casa faz você fazer uma viagem a menos para a academia.

Pontos a considerar quando o assunto é se vale a pena comprar uma bicicleta ergométrica para treinar em casa:

  • É possível fazer um treino aeróbico eficiente usando uma bicicleta ergométrica doméstica e ela não deixará nada a desejar para as bicicletas profissionais encontradas em academias.
  • O preço de bicicletas ergométricas é parecido com o de esteiras e elípticos com qualidade semelhante.
  • Pedalar na bicicleta ergométrica possui benefícios únicos e mesmo se ela fosse mais cara, isso deveria ser considerado.
  • É mais seguro pedalar em casa do que pedalar fora de casa.

Tipos de bicicletas ergométricas

Ao buscar por bicicletas ergométricas, você pode notar que há tipos diferentes e ficar confuso ao decidir qual é a melhor. A seguir, veremos de forma rápida e prática, os principais tipos de bicicletas ergométricas.

1 – Bicicleta ergométrica vertical

Bicicleta ergométrica vertical

A bicicleta ergométrica vertical é a versão “tradicional”, onde você pedala com a maior parte do corpo na vertical e se assemelha muito com a forma de pedalar em uma bicicleta real.

2 – Bicicleta ergométrica horizontal

Bicicleta ergométrica horizontal

A bicicleta ergométrica horizontal permite pedalar sentado e com as pernas na horizontal. O assento é muito maior e oferece mais conforto que as outras versões.

3 – Bicicleta ergométrica de dupla ação (air bikes)

air bike

Como o nome sugere, a bicicleta ergométrica de dupla ação, trabalha suas pernas e os braços ao mesmo tempo – enquanto você pedala, você também move os braços para frente e para trás.

Publicidade

Este tipo de bicicleta também é conhecida como “air bike” porque geralmente usa a resistência de um ventilador para funcionar.

Qual bicicleta ergométrica comprar?

A melhor aposta para comprar uma bicicleta ergométrica para usar em casa costuma ser uma bicicleta vertical; a versão tradicional. Dentre os tipos de bicicletas ergométricas, a vertical tende a custar menos, usará menos espaço e você terá menos problemas caso precise fazer manutenção, já que elas são mais comuns e você poderá encontrar peças de reposição facilmente.

No entanto, se tratando de uma bicicleta vertical, é recomendado optar por uma de spinning. Este tipo de bicicleta pode custar mais (dentro da categoria de bicicletas verticais) e gerar algum ruído por conta do disco que gera a resistência, mas é mais durável, não depende de energia elétrica e ainda pode imitar melhor o ato de pedalar em uma bicicleta real.

Uma recomendação é a bicicleta ergométrica de spinning modelo E16 da Acte Sports que oferece o preço mais justo atualmente. Ela é 100% mecânica (você não precisa de energia) para usá-la, mas possui visor para checar tempo, velocidade atual e outras coisas úteis.

bicicleta de spinning acte

Contudo a capacidade máxima suportada de peso corporal é de 80kg, caso você precise de uma recomendação de bicicleta ergométrica para pessoas acima do peso, vale a pena dar uma olhada no modelo S300 da Podiumfit que declara suportar até 130kg.

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×