7 maneiras de fazer aeróbicos (além de correr)

Exercícios aeróbicos são atividades físicas que envolvem movimentos contínuos e rítmicos, por um período de tempo prolongado. Eles são chamados de “aeróbicos” porque exigem oxigênio para fornecer energia ao corpo durante o exercício.

Correr é um ótimo exemplo de exercício aeróbico, e embora seja prático e eficiente, essa atividade não é adequada para todos e certamente não é a única opção disponível.

Neste texto veremos outras formas de fazer aeróbicos para substituir a corrida, mas mantendo a eficiência, sem reinventar a roda e dando opções que envolvem uso ou não de máquinas.

1 – Escalador

Não se deixe levar pela primeira impressão, o exercício escalador é uma das formas mais árduas de fazer aeróbicos e não exige máquinas para ser realizada.

O exercício é conhecido com a “corrida” horizontal e movimenta o corpo inteiro, mas, além de ser um aeróbico, serve como um treino para o seu abdômen.

  • Comece em uma prancha alta com suas mãos sob seus ombros e corpo em uma linha reta da cabeça aos calcanhares.
  • Traga seu joelho direito em direção ao seu estômago enquanto contrai os músculos abdominais.
  • Retorne o pé ao chão, troque a perna e repita o movimento de trazer o joelho.
  • Continue alternando qual joelho se move em direção ao seu peito o mais rápido possível enquanto mantém a forma correta.

Quanto mais rápido você fizer isso, mais rápido será sua frequência cardíaca e mais calorias você queimará. Quanto mais lento e controlado o movimento, mais ativação abdominal ocorrerá.

2 – Elíptico

foto de um homem fazendo elíptico

O elíptico é uma máquina que você encontrará em quase todas as academias. Ele consiste em dois grandes pedais e tem suportes que você puxa a cada “passo” que faz.

Andar no elíptico tem um movimento autoexplicativo semelhante ao da corrida, mas sem nenhum impacto; seus pés nunca deixam os pedais.

É uma ótima opção para pessoas que não gostam de correr devido ao estresse que a corrida coloca nos pés, tornozelos, joelhos e quadris.

As alças que você tem que puxar em uma máquina elíptica também trabalham a parte superior do corpo, o que torna o elíptico em um exercício de corpo inteiro.

Publicidade

Além disso, é fácil ajustar a resistência ou inclinação para tornar seu treino mais desafiador.

3 – Polichinelos

homem fazendo polichinelo

Polichinelo é um exercício aeróbico básico que pode ser feito em qualquer lugar, até mesmo quando você tem limitação de espaço.

Aviso: polichinelos é considerado uma atividade de alto impacto, então, se você está procurando uma alternativa a corrida de menor impacto, pode querer pular este exercício.

Se você é capaz de lidar com o impacto, este será um dos exercícios mais práticos da lista.

  1. Fique em pé com as pernas juntas, braços ao lado do corpo.
  2. Dobre levemente os joelhos e pule no ar.
  3. Ao pular, afaste as pernas para que fiquem aproximadamente na largura dos ombros. Estenda os braços para fora e acima da cabeça.
  4. Pule de volta para a posição inicial.
  5. Repita.

4 – Pedalar

homem usando uma bicicleta ergométrica

Pedalar é outra opção de baixo impacto para substituir a corrida. Ele também oferece alguma flexibilidade porque você pode fazer isso em ambientes fechados em uma bicicleta ergométrica ou ao ar livre em uma bicicleta tradicional.

Semelhante a um elíptico, você pode aumentar a resistência em uma bicicleta ergométrica para facilmente alterar a dificuldade do exercício. Caso opte por uma bicicleta tradicional, você pode escolher um percurso com alteração na inclinação como uma forma de dificultar o exercício.

5 – Pular corda

Pular corda é um exercício aeróbico eficaz que pode ser feito em qualquer lugar com equipamento mínimo – apenas uma corda. É uma excelente maneira de aumentar a frequência cardíaca, queimar calorias e fortalecer várias partes do corpo, incluindo pernas, braços e núcleo.

Pular corda é simples e apenas envolve saltar repetidamente enquanto a corda é girada ao redor do corpo. Ele pode ser feito em um ritmo lento ou rápido, dependendo da capacidade individual de quem está fazendo o exercício.

  1. Fique em pé com os pés aproximadamente na largura dos ombros e segure a corda nas pontas.
  2. Gire a corda a partir dos pulsos, não dos braços.
  3. Use seus tornozelos e panturrilhas para pular, mantendo o restante do corpo bastante estável.
  4. Evite saltar muito alto; você deve mal deixar o chão.
  5. Mantenha um ritmo constante e tente pular continuamente.

É válido lembrar que pular corda é uma atividade de alto impacto, assim como corrida.

6 – Burpees

homem fazendo burpess

Os burpees são um exercício de corpo inteiro que podem ser um bom substituto para a corrida, especialmente se você está procurando uma maneira de fazer aeróbicos sem sair do lugar e sem ter uma máquina disponível.

Publicidade

Assim como a corrida, os burpees podem ser adaptados para se adequar ao seu nível de condicionamento físico. Por exemplo, se você é iniciante ou tem dificuldades com flexões, pode omitir a flexão ou fazê-la com os joelhos no chão. Da mesma forma, se você quer um desafio maior, pode fazer uma flexão extra no fundo ou um salto em tesoura no topo.

Um burpee é feito da seguinte maneira:

  1. Comece em pé.
  2. Agache-se e coloque as mãos no chão na frente dos pés.
  3. Salte os pés para trás em uma posição de prancha, mantendo o corpo reto da cabeça aos calcanhares.
  4. Faça uma flexão.
  5. Pule os pés de volta para as mãos.
  6. Salte para cima, estendendo completamente as pernas e os braços acima da cabeça.
  7. Aterrisse e repita.

7 – Remar

homem remando na máquina de remo

Remar (na máquina de remo) é mais uma ótima maneira de substituir a corrida como exercício aeróbico, pois oferece um treino de alta intensidade com o bônus de ter baixo impacto nas articulações.

O único “problema” é a disponibilidade de uma máquina – elas ainda não são muito comuns no Brasil (não como esteiras, por exemplo) e serão encontradas principalmente em academias comerciais.

É realmente possível substituir corrida?

Quando se trata de realizar uma atividade aeróbica com o objetivo de melhorar a saúde cardiovascular, qualquer atividade que aumente sua frequência cardíaca além do habitual, por um período prolongado, pode substituir a corrida.

Além disso, o melhor tipo de exercício aeróbico é aquele que você consegue executar e, preferencialmente, gosta de realizar.

Se o objetivo é substituir a corrida por conta do impacto nas articulações, infelizmente (ou felizmente) as melhores opções necessitarão de um equipamento. Por exemplo, pedalar tem baixo impacto, mas requer uma bicicleta ergométrica ou tradicional.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×