Boldenona – o que é, ciclo e efeitos colaterais

O undecilinato de boldenona é um esteroide anabolizante capaz de gerar ganho moderados de massa muscular, acompanhados de força e vascularização.

Boldenona, também conhecida pelos nomes comerciais Equipoise e Equifort, é um anabolizante para uso exclusivo veterinário.

A droga é frequentemente usada em cavalos com o objetivo de aumento no peso, melhora na qualidade da pelagem e condicionamento.

Neste texto veremos tudo sobre boldenona e como ela usada na musculação, com objetivo de melhora estética.

Mas antes.

Este texto não tem o intuito de substituir a orientação de um profissional, tampouco fazer apologia ao uso de esteroides anabolizantes.

As informações contidas aqui possuem caráter meramente informativo, sem intuito de vangloriar o uso de esteroides ou omitir informações. Apenas a verdade.

Ao ler estas informações você concorda com estas declarações e assume os devidos riscos.

Enfim, vamos em frente.

O básico sobre boldenona e para que serve

A boldenona é um esteroide anabolizante da família da testosterona que foi criado com o objetivo (falho) de ser um dianabol injetável de longa duração.

Publicidade

Leia também -> Tudo sobre o hemogenin (oximetolona)

É um esteroide mais anabólico do que androgênico, o que faz da bold uma boa opção para pessoas sensíveis a efeitos colaterais androgênicos (acne, queda de cabelo, virilização em mulheres, etc).

A droga também não aromatiza tanto quanto testosterona, logo o risco de efeitos colaterais como retenção de líquidos e ginecomastia são menores.

O ester da boldenona (undecilinato) faz com que a droga seja absorvida lentamente pelo organismo.

O metabolismo da bold é tão lento que a droga pode ser detectado em até um ano depois do uso, o que já fez inúmeros atletas serem pegos no antidoping.

Esta absorção lenta resulta em ganhos de massa muscular discretos, mas sólidos que obrigam que o ciclo com bold seja longo (mais de 6-8 semanas) para poder extrair os benefícios da droga.

Boldenona é um dos esteroides que mais pode elevar a contagem de glóbulos vermelhos no sangue.

Isto faz com que a oxigenação muscular aumente consideravelmente, melhorando resistência física, aumentando a força e gerando grande vascularização muscular.

Outra característica marcante deste esteroide é a sua habilidade em aumentar o apetite do usuário, facilitando a ingestão de calorias da dieta.

Isto torna a boldenona um ótimo esteroide para ser usado em fases de bulking (ganho de massa muscular).

Publicidade

Também pode ser usada em cutting (fase de queima de gordura) e suas características serão muito úteis neste objetivo também.

Mas se os efeitos no aumento do apetite forem muito pronunciáveis em você, seu uso para cutting será limitado já que isto pode atrapalhar a dieta quando precisamos restringir calorias.

Junto da oxandrolona, bold também é uma das drogas mais usadas por mulheres já que seus efeitos androgênicos (virilizantes) são baixos.

Como costuma ser um ciclo de boldenona

Primeiramente, não há estudos envolvendo uso de boldenona para melhora estética e ganho de massa muscular.

As únicas informações disponíveis são relatos dos próprios usuários e qualquer material que prometa dosagens seguras visando estética, provavelmente estará omitindo informações ao leitor.

Em suma, a maioria dos relatos envolvendo ciclos com boldenona são com dosagens de 200-600mg por semana.

A dosagem de 400mg parece ser bem tolerada para a maioria dos homens apresentando poucos efeitos colaterais.

Devido a meia vida extremamente longa da bold, a maioria dos ciclos precisam se estender  por mais, no mínimo, 6 semanas para serem capazes de gerar os benefícios da droga.

Ciclo feminino

Mulheres costumam usar cerca de 50-100mg de boldenona (genuína)  por semana com pouco risco de viralização (alteração de voz, aumento de clitóris, etc).

Isto também vai depender diretamente da sensibilidade da mulher em questão.

Publicidade

Em todo caso, efeitos colaterais não são impossíveis para mulheres usando boldenona.

No caso de mulheres o ciclo não se estende por mais de 8 semanas, para diminuir os riscos de virilização.

Efeitos colaterais da boldenona para homens e mulheres

Boldenona costuma gerar poucos efeitos colaterais na maioria dos homens, e é bem tolerado por mulheres também (quando usado em doses baixas).

Mesmo assim os efeitos colaterais são certamente possíveis e vão ocorrer em diferentes escalas, dependendo da genética do usuário, dose utilizada e duração do ciclo.

Abaixo listaremos os efeitos colaterais mais comuns desta droga e a frequência que eles podem ocorrer:

1 – Ansiedade e depressão

Assim como a trembolona, a boldenona pode alterar a ação de certos neurotransmissores, causando ansiedade e/ou depressão em indivíduos suscetíveis.

Em geral, se você usa medicamentos para controlar ansiedade ou para depressão, a recomendação é ficar longe de bold (e qualquer outro esteroide).

2 – Acne

Boldenona é pouco androgênica e sua habilidade em aumentar o estrogênio também é baixa, isto faz com que efeitos colaterais como acne sejam pouco prováveis.

Mesmo assim, pessoas com predisposição poderão notar uma leve piora no problema.

3 – Perda de cabelo

Bold também pode causar perda de cabelo, mas apenas em pessoas suscetíveis ao problema, e em um grau menor comparado a outras drogas mais androgênicas.

4 – Aumento no hematócrito

Hematócrito é basicamente a porcentagem do volume que os glóbulos vermelhos estão ocupando em seus sangue.

Boldenona é um dos anabolizantes que mais podem elevar a contagem de glóbulos vermelhos.

Isto é ótimo para gerar certos benefícios como maior oxigenação muscular, mais resistência e vascularização.

O problema é que quanto maior o hematócrito, mais viscoso nosso sangue tende a ficar.

A individualidade biológica de certas pessoas pode permitir que hematócrito fique alto demais e causar problemas como aumento de pressão sanguínea e problemas cardíacos a longo prazo.

Quanto mais viscoso o sangue, mais o coração trabalha para bombeá-lo, e maior são as chances de ocorrer algum bloqueio em artérias (de pessoas que já tenham algum problema, claro).

5 – Mudanças nos níveis de colesterol

Bold pode diminuir a quantidade de HDL (colesterol bom) e aumentar o LDL (colesterol ruim).

Isto pode favorecer problemas cardíacos em pessoas predispostas, portanto pessoas com problemas de saúde relacionados aos lipídios devem ficar longe do esteroide (alias,  de qualquer esteroide).

Mesmo assim, entre a maioria dos esteroides anabolizantes, a boldenona é um dos mais suaves neste quesito.

6 – Diminuição da testosterona natural

Assim como qualquer anabolizante, boldenona pode suprimir a produção natural de testosterona.

Isto faz com que a combinação de testosterona sintética no ciclo seja necessária, assim como a realização da terapia pós-ciclo depois do uso.

7 – Virilização

Apesar da boldenona ser pouco androgênica, ainda há risco de virilização em mulheres. Principalmente se a dosagem for alta e em ciclos de longa duração (mais de 8 semanas).

Os sinais de virilização mais comuns em mulheres são:

  • Aumento (possivelmente) definitivo do clitóris;
  • Mudança (possivelmente) definitiva na voz;
  • Maior crescimento de pelos corporais e possivelmente barba;
  • Possível queda de cabelo;
  • Ciclo menstrual irregular.

É válido lembrar que virilização não é uma certeza, mas sempre há chances de ocorrer, principalmente dependendo da individualidade da usuária e como foi elaborado o ciclo.

Preço e onde comprar boldenona

Boldenona original (vendida pelo nome equifort) só pode ser comprada em lojas veterinárias com uso de receita médica para animais, e em ampolas com 50mg de boldenona por ml.

Já no mercado negro é possível encontrar boldenona em ampolas de 30ml com cada ml contendo 200mg, o que é muito mais conveniente.

Mas fique atento, pois sub dosagem é extremamente comum no mercado negro e substituição da boldenona por testosterona (que é mais barata), ainda mais.

Boldenona é um medicamento oficialmente direcionado para animais, portanto nenhum endocrinologista vai receitá-lo.

É válido lembrar também que a única forma de administração é intramuscular profunda, e não existe boldenona oral (muito menos manipulada).

Isto é importante salientar pois existem produtos no mercado que dizem ser o próprio esteroide na forma oral, quando não passam de placebo ou um pro-hormonal inferior.

Palavras finais

Boldenona é um esteroide anabólico bastante versátil, principalmente na fase de ganho de massa muscular, devido ao seu aumento no apetite.

Mas se você está esperando um ganho descontrolado de massa muscular, você vai se decepcionar com boldenona.

Muitas pessoas começam um ciclo com esteroides anabolizantes esperando mudanças drásticas por estarem, justamente, usando esteroides.

Lembre-se que boldenona é uma variação da testosterona (e mais fraca do que ela), além disso os seus efeitos são extremamente lentos, o que, como já dito, requer ciclos mais longos.

Pessoas que tentarem usar boldenona em ciclos muito curtos e em dosagens baixas, na tentativa de “fugir” dos colaterais, provavelmente não terão colaterais e nem mesmo os benefícios da droga.

Em suma, boldenona é um ótimo esteroide anabolizante para ganhos discretos e duradouros em massa muscular, com aumento na força, vascularização e efeitos colaterais moderados.

Referências

  • http://www.drugs.com/vet/equipoise.html
  • http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1696168/
  • http://www.steroid.com/Equipoise.php
  • The Underground Steroid Handbook por Dan Duchaine
  • http://thinksteroids…iles/equipoise/

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×