Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Treta no Insta - Alta carga e descanso longo VS Carga moderada e descanso curto


frxavier

Posts Recomendados

8 horas atrás, Schrödinger disse:

O mais relevante pra hipertrofia não é a carga, nem o descanso, mas o volume efetivo (número de hard sets).


De um modo geral, mais descanso permite mais volume, logo mais hipertrofia.

 

Intensidade (carga, %RM) tem bem menos importância (só se torna relevante em casos extremos).

 

Eu leio, leio, leio, mas ainda sim me sinto bem leigo às vezes.

Aumentar o volume seria o que? 1 série a mais, ou 1 rep já conta como volume tbm?

 

Porque todo treino meu eu vou e sempre faço aquele X números de exercícios que me propus. 

Ex: 4 para costas; 3 para peito; 3 para quadríceps e 3 para posterior no dia de perna. 

 

Então aumentar o volume seria, basicamente, dar um tempo maior de descanso e, consequentemente, aguentar rep. a mais? 

Ou não, seria se sentir menos fadigado e fazer uma série a mais sem diminuir a carga ou fazer 1 série a mais, por exemplo? E como saber se está sendo eficaz ou se não está sendo apenas junk volume?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

13 minutos atrás, Zyzzfodase disse:

 

Eu leio, leio, leio, mas ainda sim me sinto bem leigo às vezes.

Aumentar o volume seria o que? 1 série a mais, ou 1 rep já conta como volume tbm?

 

Porque todo treino meu eu vou e sempre faço aquele X números de exercícios que me propus. 

Ex: 4 para costas; 3 para peito; 3 para quadríceps e 3 para posterior no dia de perna. 

 

Então aumentar o volume seria, basicamente, dar um tempo maior de descanso e, consequentemente, aguentar rep. a mais? 

Ou não, seria se sentir menos fadigado e fazer uma série a mais sem diminuir a carga ou fazer 1 série a mais, por exemplo? E como saber se está sendo eficaz ou se não está sendo apenas junk volume?

 

Volume é quantas vezes o músculo trabalhou. É tipo o tempo sob tensão. Então sim, se você aumenta reps ou séries, você aumenta o volume. Para hipertrofia não adianta muito ter um monte de volume se ele não é efetivo, que eu acho que é o que vc chamou de junk volume. 

 

De modo geral, quanto mais volume, mais hipertrofia. Por outro lado, tudo tem limite, e depois de certo ponto você só está cansando mais a troco de nada e o único efeito extra vai ser você não conseguir realizar suas atividades cotidianas tendo o mesmo ganho muscular. 

Onde é este ponto? Eu não sei. O que eu tenho feito pra mim é: se no dia seguinte o músculo não está incomodando nada, tá errado, se tá incomodando pouco, tá ok mas poderia ser melhor. Se incomoda muito, passei do ponto.

 

Ha algumas literaturas que fazem contagem de volume de modos mais inovadores, tipo só conta as reps próximas da falha, então numa série que tu falha na 15°, não contou 15reps de volume, mas 5 reps efetivas, algo do tipo. 

 

Se eu estiver falando alguma besteira, por favor, me corrijam. Caso contrário, gostaria de alguma confirmação do que o que eu tenho lido esta correto mesmo. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, RenanTrz disse:

 

Volume é quantas vezes o músculo trabalhou. É tipo o tempo sob tensão. Então sim, se você aumenta reps ou séries, você aumenta o volume. Para hipertrofia não adianta muito ter um monte de volume se ele não é efetivo, que eu acho que é o que vc chamou de junk volume. 

 

De modo geral, quanto mais volume, mais hipertrofia. Por outro lado, tudo tem limite, e depois de certo ponto você só está cansando mais a troco de nada e o único efeito extra vai ser você não conseguir realizar suas atividades cotidianas tendo o mesmo ganho muscular. 

Onde é este ponto? Eu não sei. O que eu tenho feito pra mim é: se no dia seguinte o músculo não está incomodando nada, tá errado, se tá incomodando pouco, tá ok mas poderia ser melhor. Se incomoda muito, passei do ponto.

 

Ha algumas literaturas que fazem contagem de volume de modos mais inovadores, tipo só conta as reps próximas da falha, então numa série que tu falha na 15°, não contou 15reps de volume, mas 5 reps efetivas, algo do tipo. 

 

Se eu estiver falando alguma besteira, por favor, me corrijam. Caso contrário, gostaria de alguma confirmação do que o que eu tenho lido esta correto mesmo. 

 

 

Isso mesmo,a forma de percepção do limite varia muito,mas se a cada treino está rendendo menos pode ser um indício,fora o efeito extra que o senhor citou ainda poderia vir junto um maior catabolismo muscular,consequentemente menos ganhos,por isso muitos falam que é melhor errar para menos do que para mais,sendo melhor nem errar KKKK

 

Aqui a melhor explicação que eu encontrei @Zyzzfodase:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Zyzzfodase disse:

 

Eu leio, leio, leio, mas ainda sim me sinto bem leigo às vezes.

Aumentar o volume seria o que? 1 série a mais, ou 1 rep já conta como volume tbm?

 

Porque todo treino meu eu vou e sempre faço aquele X números de exercícios que me propus. 

Ex: 4 para costas; 3 para peito; 3 para quadríceps e 3 para posterior no dia de perna. 

 

Então aumentar o volume seria, basicamente, dar um tempo maior de descanso e, consequentemente, aguentar rep. a mais? 

Ou não, seria se sentir menos fadigado e fazer uma série a mais sem diminuir a carga ou fazer 1 série a mais, por exemplo? E como saber se está sendo eficaz ou se não está sendo apenas junk volume?

 

Volume = sets x reps

Volume de carga = sets x reps x carga

 

Quando eu falo que o volume é mais relevante, em relação ao tempo de descanso, quero dizer o seguinte:

 

Digamos que vc faça 3x8x75%, com 2 min de descanso, em um exercício. Na última série provavelmente não vai sobrar nenhuma rep em reserva.

 

Agora imagine que vc use a mesma carga e tente fazer tudo isso com 30s de descanso. Provavelmente vai fazer algo como 8, 6 e 4 repetições (to chutando aqui, mas não deve ser mto diferente disso). O que aconteceu aqui? O menor descanso permitiu um volume menor. Então, nesse caso, menos descanso vai ter menos volume e isso vai promover menos hipertrofia. Tem estudos mostrando isso.

 

Mas e se o cara fizer mais dois sets, já que ele economizou um tempo com descanso menor? Digamos que nesses sets "extras" ele faça 3 e 3 reps. Aqui ele terá feito o mesmo volume total: 24 repetições. Não tem estudos sobre isso, mas é provável que a hipertrofia seja semelhante. Mas veja que o cara teve que fazer mais sets pra compensar o descanso pequeno e ter um volume semelhante. Talvez com mais descanso se tenha uma melhor qualidade nas repetições e uma menor fadiga, mas aí é outra discussão.

 

Então, o que quero dizer é que no final das contas o que importa mais é o volume de treino.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou adepto dos que defendem mais carga e mais descanso (Bizzo, Ray Milet, Luiz Costa, Rafael Godoi etc). Isso não quer dizer que nunca se treina com descansos curtos. Eles são inseridos na periodização, mas na maior parte do treino a prioridade é intensidade (carga).

 

Os estudos demonstram que, em curtos prazos, é o que já foi explicado pelo @Schrödinger, o que importa é o volume total.

 

Alguns argumentos que defendem o uso de mais cargas e mais descanso:

-Recuperação do sistema ATP-CP (2 a 3 min para restaurar 80-90%);

-Maior ganho de força, que no longo prazo irá refletir em maior hipertrofia;

-Estresse mecânico gera maior mecanotransdução do que estresse metabólico;

-Menor desgaste de SNC;

-Recrutamento de todas as fibras musculares já na primeira repetição (ao contrário de baixa %RM, que primeiro recruta-se fibras do tipo 1, que tem menor relevância na hipertrofia).

 

E aí chega-se na hipótese de que a fórmula de volume total não seria apenas "Séries X Rep X Carga", mas que a carga teria um "peso" na conta, ex: "séries X rep X (1,5 carga)".

 

"Pra mim funciona" não é argumento científico, mas, em mim tem sido melhor trabalhar assim. Meu bulking baseado na galera dos descansos curtos, 100% das séries até a falha, técnicas avançadas etc foi muito inferior do que o atual, com ênfase em intensidade e volume menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Pimpolhoman disse:

Descanso longo. Ponto. O resto é consequência. Não importa se eu to usando 50kg ou 100kg no supino. Com descanso longo eu consigo fazer mais repetições. É questão de lógica.

usem a lógica do @Pimpolhoman, é a que sempre funcionou comigo. sobre as "tretas", foda-se essa porra...os caras querem muito merchandising. Se eu já sei fazer uma coisa, por que vou alterar pra ter praticamente o mesmo resultado? Já vi o godoi e o cariani se contradizendo em alguns vídeos, tem mais essa ainda. 

 

Gosto do conteúdo deles, mas não dá pra seguir a palavra dos outros como lei a todo momento, não interessa o quão famosinho seja o guru do insta ou do youtube.

Editado por matheuskr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ser humano inventa tanta teoria em todos os ambitos da vida. Teorizam tudo pra defender ponto de vista e falar que "Eu tenho razão".

Tô a pouco tempo puxando ferro mesmo e já deu pra perceber de cara 

Que é só fazer o arroz com feijão.

 

Se tiver doendo a p**** do músculo no outro dia, vai dar resultado, É só isso o resto é palestra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...