Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Beneficios Do Jejum - Brad Pilon

Posts Recomendados

Postado

Tenho testado treino em semi-jejum ultimamente (Mando um Whey e café maroto antes de treinar, só) e, véi... Não sei se é o psicológico, mas o treino rende muito melhor. Do tipo que tô tendo mais gás e aguentando mais volume do que quando me alimento normalmente pela manhã - nessa situação, sinto que morro fácil..

O triste é que normalmente não sinto fome, mas basta vir o cheiro de comida pra lançar o Kraken kkkkk

Postado

"Semi jejum" é com BCAA/EAAS e não com Whey.

Já li que pode ser usado um pouco de Whey no lugar de BCAA. ACHO que tem certo sentido, afinal, Whey tem BCAA como qualquer proteína e o corpo digere rápido.

Postado

Como bater todas as Kcals de gordura em apenas 2 refeições, no meu caso como uso azeite, seria dificil tomar várias colheres de uma vez so

Ovos inteiros,amendoim moido(uso e recomendo),alguns tipos de carnes,castanhas,nozes.... e por ai vai , só resta tu escolher.

Postado

Já li que pode ser usado um pouco de Whey no lugar de BCAA. ACHO que tem certo sentido, afinal, Whey tem BCAA como qualquer proteína e o corpo digere rápido.

Sugiro que leia mais.

Martin que disse isso logo no começo da LG, mas não demorou até ele se reformular.

Whey tem BCAA como qualquer proteína e o corpo digere rápido.

Tem bcaa e diversos outros aminoácidos e não estão em forma livre (a não ser que seja o whey hidrolisado)

Postado

Tenho testado treino em semi-jejum ultimamente (Mando um Whey e café maroto antes de treinar, só) e, véi... Não sei se é o psicológico, mas o treino rende muito melhor. Do tipo que tô tendo mais gás e aguentando mais volume do que quando me alimento normalmente pela manhã - nessa situação, sinto que morro fácil..

O triste é que normalmente não sinto fome, mas basta vir o cheiro de comida pra lançar o Kraken kkkkk

Antes eu acordava e comia um prato de macarrão, esperava meia hora e ia treinar (PL), mas nem rolava, batia a digestão e invés de me dar aquele gás era o contrário, eu murchava, dava vontade de tirar uma soneca...Hj em dia o q eu faço é carb loading um dia antes do treino, acordo e como algo bem light com um café e pronto.

Postado

Pessoal,

eu gostaria de indicar a leitura desse texto aqui:

https://www.dietaemalhacao.com.br/hierarquia-de-importancia-nutricional-para-emagrecer-e-ganhar-musculos-visao-geral/

Nele o Andy Morgan do rippedbody.jp fala das coisas mais básicas e fundamentais, como calcular as calorias diárias, como fazer a distribuição dos macros e fibras, como consumir adequadamente os micronutrientes, a importância dos horários das refeições e, em último lugar, ele aborda a questão dos suplementos. São 5 artigos separados na verdade, com bastante conteúdo e muitas dicas para quem está pensando em fazer o jejum intermitente pelo sistema Leangains.

Postado

Galera, falando do ponto de vista exclusivamente da composição corporal, a parte estética da coisa: existe alguma vantagem em relação a uma frequência alimentar tradicional?

Postado (editado)

Galera, falando do ponto de vista exclusivamente da composição corporal, a parte estética da coisa: existe alguma vantagem em relação a uma frequência alimentar tradicional?

A IIFYM afirma que não.

Os autores dos IF dizem que sim.

Em tese, faça o que for melhor/mais prazeroso para você.

Editado por EmilioTenório
Postado

partindo do pressuposto que seu corpo só queima gordura com insulina baixa e toda hora que vc come a insulina sobe...

Postado

A IIFYM afirma que não.

Os autores dos IF dizem que sim.

Em tese, faça o que for melhor/mais prazeroso para você.

Obrigado.

Tem uma pendenga mal resolvida sobre IIFYM (caloria é tudo igual, não interessa quanto de picos de insulina terá etc.) e carboidratos (low carb, carbo de baixo IG etc.).

Minha "preferência" tá sendo esta (post do tópico Todas As Calorias Säo Iguais?):

Editado.

A partir deste post, em outro tópico, tem umas informações a respeito da insulina.

Resumo: se você estiver em déficit calórico irá emagrecer mesmo passando o dia comendo alimentos com alto IG.

partindo do pressuposto que seu corpo só queima gordura com insulina baixa e toda hora que vc come a insulina sobe...

Segundo o IIFYM, não importa o quanto de insulina que se tem... Se tiver, por exemplo, em déficit calórico, emagrecerá.

A partir deste post, em outro tópico. A informações foram do mpcosta.

Postado

Só discordo um pouco do argumento do pessoal que fala que fazer jejum é uma coisa boa para os que gostam muito de comer. Vou fazer umas analogias:

Gosto muito de sexo. A coisa preferida da minha vida. Daí eu passo a semana toda sem fazê-lo para, no fim de semana, fazer adoidado!

Gosto muito de seriados. Daí, ao invés de assistir toda semana eu espero a temporada acabar e assisto a temporada toda em um dia!

Por isso que näo vejo muito sentido, para mim, cujas 5 refeicöes säo 5 dos melhores momentos do meu dia, serem cortadas para apenas 2.

Postado

Só discordo um pouco do argumento do pessoal que fala que fazer jejum é uma coisa boa para os que gostam muito de comer. Vou fazer umas analogias:

Gosto muito de sexo. A coisa preferida da minha vida. Daí eu passo a semana toda sem fazê-lo para, no fim de semana, fazer adoidado!

Gosto muito de seriados. Daí, ao invés de assistir toda semana eu espero a temporada acabar e assisto a temporada toda em um dia!

Por isso que näo vejo muito sentido, para mim, cujas 5 refeicöes säo 5 dos melhores momentos do meu dia, serem cortadas para apenas 2.

Ao contrario do sexo, seriados, vc nao sente fome (vontade) durante o periodo em jejum depois de 2-3 dias adaptado, só vai sentir fome na hora de comer, assim como quem come de 3/3 4/4 2/2 horas, vai sempre sentir fome nestes horarios... não sei se tem vantagem metabolica nisso, eu faço por comodidade mesmo. Saio de casa 7h e volto só perto das 21h... não curto ficar comendo no trabalho, por isso mando cafe da manha, almoço e janta.

Postado

Ao contrario do sexo, seriados, vc nao sente fome (vontade) durante o periodo em jejum depois de 2-3 dias adaptado, só vai sentir fome na hora de comer, assim como quem come de 3/3 4/4 2/2 horas, vai sempre sentir fome nestes horarios... não sei se tem vantagem metabolica nisso, eu faço por comodidade mesmo. Saio de casa 7h e volto só perto das 21h... não curto ficar comendo no trabalho, por isso mando cafe da manha, almoço e janta.

Isso que você fala faz todo o sentido, mas o que eu quis dizer näo foi na questäo de sentir fome e sim a questäo do prazer ao alimentar-se. Eu penso que se para você näo é problema nenhum alimentar-se menos vezes por dia você tem o perfil ideal para fazer longos jejuns e aproveitar as vantagens dessa tecnica. Mas se você é como eu, cujas refeicöes, mesmo que pequenas, säo momentos de prazer e ajudam a trazer alegria para dias chatos, sem se ir para o lado da fome nem nada, apenas com o prazer de alimentar-se, o jejum pode näo ser a técnica ideal. =)

• Supermoderador
Postado

Isso que você fala faz todo o sentido, mas o que eu quis dizer näo foi na questäo de sentir fome e sim a questäo do prazer ao alimentar-se. Eu penso que se para você näo é problema nenhum alimentar-se menos vezes por dia você tem o perfil ideal para fazer longos jejuns e aproveitar as vantagens dessa tecnica. Mas se você é como eu, cujas refeicöes, mesmo que pequenas, säo momentos de prazer e ajudam a trazer alegria para dias chatos, sem se ir para o lado da fome nem nada, apenas com o prazer de alimentar-se, o jejum pode näo ser a técnica ideal. =)

Neste caso o jejum pode ser até melhor (obviamente, vai depender de cada um). Antigamente eu fazia 6 refeições por dia, todas minúsculas, passava o dia inteiro com fome e não sentia prazer nas refeições.

Após começar a fazer jejum, com apenas duas refeições por dia, o cenário mudou drasticamente - as refeições passaram a ser maiores e muito mais prazerosas.

Postado

Vocês e a mania de vocês de criticar tudo que é novo e chamar de modinha. Eu sei que existe muito bullshit e muita frescura com essa nova geração fitness, mas vejam bem, o IF veio principalmente para flexibilizar a dieta de pessoas que tem uma rotina corrida e não tem tempo pra se preocupar demais com dieta e carregar comida pra todo lugar durante o dia todo. Ele defende que qualquer pessoa pode elaborar uma deita de acordo com sua rotina e seus costumes, e isso pra mim é o principal ponto. Se você disser a um leigo que ele deve fazer apenas uma refeição por dia, provavelmente ele irá rir da sua cara e dizer que você é louco, vai passar mal, etc. Porém, ao ver esse embasamento fisiológico por trás do jejum, você vê a coisa com outros olhos e vê se o protocolo se encaixa ou não com a sua rotina e costumes e tenta realizar. Deu certo? Ótimo. Não deu certo? Ok, não funciona pra mim, vou tentar outra coisa. Vocês tem que entender que cada autor dessas dietas irão defender seu "peixe" e dizer que a sua é melhor do que as outras, coisa mais do que normal, afinal a experiência dele é muito maior com esse tipo de dieta e provavelmente os resultados da prática também apontam para que essa deita seja melhor, caso contrário ele não estaria a defendendo. Mesma coisa acontece na indústria farmacêutica, o laboratório A sempre vai defender que o medicamento X que ele produz é melhor do que o medicamento Y que o laboratório B produz e vice-versa, sendo que ambos tem o mesmo sal, um princípio ativo semelhante, passaram pelos mesmos testes de eficácia e tem os mesmos potenciais para dar colaterais. A verdade que estamos carecas de saber é que QUALQUER DIETA funciona desde que haja déficit calórico mantido dia após dia. O IF é apenas um dos zilhões de protocolos que vieram apenas para somar e nos dar mais opções de estilo de vida. Nem todo mundo vai se adaptar, assim como eu não me adaptei a comer de 3 em 3 horas. Isso é normal e explicado pela individualidade biológica e pela variabilidade genética e cultural em que nos encontramos.

Só quem é ou já foi obeso sabe que é muito mais ficar sem comer do que "comer pouco". Minha vida inteira comi muito, minha família inteira é obesa e mesa da minha casa é sempre farta. É muito mais fácil pra mim fazer uma ou duas refeições grandes e ficar sem comer o resto do que tentar fazer 4 ou 5 pequenas.

Postado (editado)

Neste caso o jejum pode ser até melhor (obviamente, vai depender de cada um). Antigamente eu fazia 6 refeições por dia, todas minúsculas, passava o dia inteiro com fome e não sentia prazer nas refeições.

Após começar a fazer jejum, com apenas duas refeições por dia, o cenário mudou drasticamente - as refeições passaram a ser maiores e muito mais prazerosas.

Mas mesmo para uma pessoa que näo tem a menor intencäo em queimar gorduras?

Eu passei um tempo fazendo 3 refeicöes por dia. Mais ou menos uns 3 meses. Ficava muito mal humorado e ansioso para comer. Quando comia eu simplesmente devorava e näo conseguia sentir prazer na alimentacäo e ficava "empaxado", arrotando muito.

Há duas horas comi um pratinho de fígado suíno com espargos e uma salada de folhas com alcachofra (almoco). Foi ótimo! Daqui a umas duas horas vou comer uma bananinha com aveia e mel. Mal posso esperar!

Vocês e a mania de vocês de criticar tudo que é novo e chamar de modinha. Eu sei que existe muito bullshit e muita frescura com essa nova geração fitness, mas vejam bem, o IF veio principalmente para flexibilizar a dieta de pessoas que tem uma rotina corrida e não tem tempo pra se preocupar demais com dieta e carregar comida pra todo lugar durante o dia todo. Ele defende que qualquer pessoa pode elaborar uma deita de acordo com sua rotina e seus costumes, e isso pra mim é o principal ponto. Se você disser a um leigo que ele deve fazer apenas uma refeição por dia, provavelmente ele irá rir da sua cara e dizer que você é louco, vai passar mal, etc. Porém, ao ver esse embasamento fisiológico por trás do jejum, você vê a coisa com outros olhos e vê se o protocolo se encaixa ou não com a sua rotina e costumes e tenta realizar. Deu certo? Ótimo. Não deu certo? Ok, não funciona pra mim, vou tentar outra coisa. Vocês tem que entender que cada autor dessas dietas irão defender seu "peixe" e dizer que a sua é melhor do que as outras, coisa mais do que normal, afinal a experiência dele é muito maior com esse tipo de dieta e provavelmente os resultados da prática também apontam para que essa deita seja melhor, caso contrário ele não estaria a defendendo. Mesma coisa acontece na indústria farmacêutica, o laboratório A sempre vai defender que o medicamento X que ele produz é melhor do que o medicamento Y que o laboratório B produz e vice-versa, sendo que ambos tem o mesmo sal, um princípio ativo semelhante, passaram pelos mesmos testes de eficácia e tem os mesmos potenciais para dar colaterais. A verdade que estamos carecas de saber é que QUALQUER DIETA funciona desde que haja déficit calórico mantido dia após dia. O IF é apenas um dos zilhões de protocolos que vieram apenas para somar e nos dar mais opções de estilo de vida. Nem todo mundo vai se adaptar, assim como eu não me adaptei a comer de 3 em 3 horas. Isso é normal e explicado pela individualidade biológica e pela variabilidade genética e cultural em que nos encontramos.

Só quem é ou já foi obeso sabe que é muito mais ficar sem comer do que "comer pouco". Minha vida inteira comi muito, minha família inteira é obesa e mesa da minha casa é sempre farta. É muito mais fácil pra mim fazer uma ou duas refeições grandes e ficar sem comer o resto do que tentar fazer 4 ou 5 pequenas.

Näo sou obeso, ninguém na minha família é obeso e para mim é muito mais fácil comer pouco do que ficar sem comer.

O que quero dizer com isso? Cada um é cada um. Cada um utiliza a estratégia mais adequada para o seu caso. Ficar sem comer por longos períodos é algo que afeta o meu humor trazendo uma piora na minha qualidade de vida. Por isso creio que näo seja a estratégia adequada para mim.

Para aqueles que näo sentem essa piora na qualidade de vida, creio que o jejum é uma estratégia bem interessante sim.

Resumindo: Concordo consigo.

Editado por Torf
  • Supermoderador
Postado

Mas mesmo para uma pessoa que näo tem a menor intencäo em queimar gorduras?

Eu passei um tempo fazendo 3 refeicöes por dia. Mais ou menos uns 3 meses. Ficava muito mal humorado e ansioso para comer. Quando comia eu simplesmente devorava e näo conseguia sentir prazer na alimentacäo e ficava "empaxado", arrotando muito.

Para mim, em fases de ganho de peso é ainda melhor, pois eu como ainda mais.

Por isso que eu falei (e você também) que depende de cada um, alguns se sentem melhor com mais refeições menores, outros com menos refeições maiores. Não existe uma única resposta.

Postado

A verdade que estamos carecas de saber é que QUALQUER DIETA funciona desde que haja déficit calórico mantido dia após dia.

Concordo em parte com você.

A dieta da proteína funciona, apesar das pessoas que a seguem não estarem em débito calórico, apenas restringindo carboidratos.

Se o objetivo da pessoa for única e exclusivamente perder peso, não importando COMO esse peso vai ser perdido, realmente qualquer dieta em que haja déficit calórico vai funcionar, não por muito tempo, mas vai. A questão é que temos que observar o que está sendo perdido, é sabido que é muito mais fácil perder gordura do que ganhar massa muscular, então o objetivo de qualquer dieta deveria primeiro ser preservar a massa muscular e depois a perder de gordura.

Existe um limite para a capacidade do organismo metabolizar as gorduras, se ultrapassarmos esse limite (perdermos peso muito rapidamente), a chance de utilizarmos nossos músculos como substrato energético fica muito aumentada. Tem gente que se orgulha por ter perdido 5 kg ou mais em um mês, mas quando vamos analisar o que foi perdido, muitas vezes a metade do total foi de músculos. Do que isso adianta? A massa magra tem relação direta com a nossa taxa metabólica basal, quando perdemos músculos o metabolismo desacelera. A conta não é exata, mas cada Kg de músculo gasta 100 kCal por dia só pelo fato de existir, você pode passar o dia inteiro deitado vendo TV e ainda assim os músculos estarão gastando energia.

Uma pessoa que precisava de 2.000 kCal para manter o seu peso, faz uma deita de 1.000 kCal e perde 10 Kg. Só que desses 10 Kg, ela pode ter perdido 5 kg de massa magra. Resultado, depois que ela perder os 10 Kg que estava querendo e voltar a consumir as 2.000 kCal que consumia antes, vai engordar novamente porque, com 5 Kg a menos de massa magra, ela vai precisar de 500 kCal a menos para manter o seu peso. É o famoso efeito sanfona.

Eu estou querendo dizer que perder peso é fácil, como você disse, qualquer dieta consegue isso restringindo as calorias (sem falar dos carboidratos), mas a qualidade do peso perdido é extremamente importante e é aí que se diferenciam as dietas boas das ruins.

Com relação a questão de se fazer um número X de refeições, cada um é cada um, isso é uma questão de gosto. Se, a exemplo do nosso colega, a pessoa curte essa história de comer 6 ou 7x/dia, vá em frete. Eu faço parte da turma que acha que quanto menos refeições melhor, seja por termos práticos, seja pelo volume da refeição. O chato é ter que ficar aguentando pitaco de muita gente que ainda acredita que você precisa comer no mínimo a cada 3 horas, caso contrário o seu metabolismo irá desacelerar, o catabolismo será muito maior do que o anabolismo e por isso você irá definhar e morrer.

Postado

Só algumas observações.

Acho bem difícil a perda de massa magra ser 50% do total - mesmo numa dieta bem ruim é comum perder-se até 25%, chegando à 1/3 de massa magra.

Acho que 1kg de massa muscular gasta umas 13-14kcal, 3 vezes mais do que 1kg de gordura. A maior parte do metabolismo basal é do funcionamento dos órgãos e funções básicas do corpo.

Abraços

Postado

Só algumas observações.

Acho bem difícil a perda de massa magra ser 50% do total - mesmo numa dieta bem ruim é comum perder-se até 25%, chegando à 1/3 de massa magra.

Acho que 1kg de massa muscular gasta umas 13-14kcal, 3 vezes mais do que 1kg de gordura. A maior parte do metabolismo basal é do funcionamento dos órgãos e funções básicas do corpo.

Abraços

Pois é, acho que tanta perda de massa muscular só em casos extremos como quando, por exemplo, eu fiquei em depressäo e perdi uns 20 Kg em 3 semanas mas continuei com uma barriguinha saliente. (por razöes obvias näo treinei durante esse período)

Postado

Só algumas observações.

Abraços

Exato.

Músculos (estou falando de MM mesmo, não aquele inchadinho que muitos pensam que é músculo), por mais que a dieta seja ruim eu acho muito difícil a proporção passar dos 25%. E isso pode diminuir mais ainda se o indivíduo souber treinar.

Postado

Adoro comer tbm cara. E o jejum me possibilita comer grandes quantidades até msm em cutting como estou agora.

Além de que eu paro de comer de 8h da noite e volto a comer já no almoço.. são 16h de jejum e 8 pra comer. Não passo fome, sinto prazer em comer tbm. Mas claro q vai de cada um. Por isso q brinquei sobre o comentário de sobreviver melhor na época das cavernas hehe. Além de q eu agora estou comendo o que gosto.. não me provo de nada, aprnas as quantidades q são controladas, pra bater os macros.

Postado

Como já dito, especificamente pra ex-obesos, o IF se dá como a 8° maravilha do mundo.

Há alguns anos atrás, tudo o que essas pessoas queriam era conseguir emagrecer com montanhas de comida em seus respectivos pratos.

Eu sou um desses, me dei MUITO bem c/ a dieta, e como tenho uma tendência a retenção de líquidos, houve também a melhora nesse aspecto.

Meus cuttings ficaram extremamente mais prazerosos fazendo esse tipo de dieta

Postado

Ótimo Texto. Porém ai vai um relato de algum tempo atrás:

Sábado: Almocei bem em torno das 12h..., treinei das 14h as 15h30 mais ou menos, após isso cheguei na sauna 16h, e umas 16h30 passei mal (desmaiei), quando me senti ridiculamente fraco. Não segui nada da dieta, pois como de 3 em 3 horas. Este dia estava extremamente quente. Após ser "socorrido" pedi para comprarem um salgado na cantina pra mim e entenderam sal... quando trouxeram o sal eu coloquei embaixo da lingua e parece que foi a energia "voltando" pro corpo. Tomei um banho e fui pra casa. Ao chegar, eu sentei na cama e comecei a suar em bicas, nunca suei tanto na minha vida, o short ficou ensopado e a cabeça explodindo... Tomei um shake de proteína e descansei. A noite estava Zero Bala!

PERGUNTO:

Seria isso um sinal claro de que eu NÃO devo fazer nenhum tipo de treino em jejum
?

Postado

Ótimo Texto. Porém ai vai um relato de algum tempo atrás:

Sábado: Almocei bem em torno das 12h..., treinei das 14h as 15h30 mais ou menos, após isso cheguei na sauna 16h, e umas 16h30 passei mal (desmaiei), quando me senti ridiculamente fraco. Não segui nada da dieta, pois como de 3 em 3 horas. Este dia estava extremamente quente. Após ser "socorrido" pedi para comprarem um salgado na cantina pra mim e entenderam sal... quando trouxeram o sal eu coloquei embaixo da lingua e parece que foi a energia "voltando" pro corpo. Tomei um banho e fui pra casa. Ao chegar, eu sentei na cama e comecei a suar em bicas, nunca suei tanto na minha vida, o short ficou ensopado e a cabeça explodindo... Tomei um shake de proteína e descansei. A noite estava Zero Bala!

PERGUNTO:

Seria isso um sinal claro de que eu NÃO devo fazer nenhum tipo de treino em jejum

?

Levando em consideração que vc não treinou em jejum, não saberia te responder...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...