Ir para conteúdo

Líderes

Conteúdo Popular

Exibindo conteúdo com a maior reputação em 19/04/2024 em todas áreas

  1. Bom dia galera Quarta foi dia de upper 1, achei que tava 0 do resfriado mas refletindo percebi que ainda estava com sistema respiratorio ruim e cansado, tosse e catarro ainda, saiu isso, segue: Upper 1 Supino Pausado - 3x120kgs + 2x5x110kgs - Falhei na topset, e tive que fazer o roll of shame kkk triste. Depois as series de backoff senti mais pesadas, ai cortei 1 serie. Desenvolvimento Maquina - 9x135kgs - +1rep - Subir carga. Puxador Frente Neutro - 9x100kgs + 12x85kgs - +3 reps. Remada Cavalo Máquina - 9x90kgs + 11x80kgs - +2 reps. Elevação Lateral - 13/13x18kgs - A essa altura eu tava morto ja. Crucifixo Invertido - 12/10x16kgs - Bom. Rosca Martelo - 10/11x26kgs - +1rep - Espero manter. Panturrilha Sentado - 6/6/4x92.5kgs - +2.5kgs. Fora o supino eu progredi em tudo, porem tava bem cansado e fadigado, só queria ir embora. Hoje estou melhor, espero que o treino saia bom. Lower 2, agacho. Valeu e boa sexta.
    7 pontos
  2. Com certeza não tava nem perto de 6%, por isso não tinha definição. Hoje tá pra 20% ou mais. Aposto que a avaliação dos 6% foi por bioimpedância, não? EDIT: 1,87 / 105kg / 6% de gordura são os números do Arnold em competição: Tava parecido?
    7 pontos
  3. Olá amigos. Como estão? Tranquilos? É verdade que apenas os lindos fazem aniversário em Abril? 31 de março também vale. Hoje fiz aquele treino de prenas Bora ver Agachamento 200kg - 1 rep Hoje é aquele treino fofinho, ando curtindo fazer as reps mais concentradas assim. Descida mais lenta e pausa. Agachamento Pausado 3x5x180kg Aí fiz oficialmente pausado, curti demais. Achei interessante para explorar a profundidade do agacho Tão interessante que fiz essa nova "análise" de profundidade na segunda série: Aviso importante: Vejam esse vídeo da Arya É só isso mesmo. RDL 3x5x170kg Pode treinar ouvindo Bruno Mars? Acho que logo poderei aumentar a carga nesse exercício, ou colocar mais uma série. Grip Training 150kg Estava com pressa e acabei não marcando o tempo e as séries, mas garanti que estava indo até a falha. É isso por hoje meus manos Disse que hoje iria analisar melhor a questão da sapatilha, faço um post logo em seguida aí. Amanhã treino de puxar coisas, graças a Odin Valeu!
    5 pontos
  4. Eu estava meio derrubado esses dias e não consegui treinar. Hj juntei o upper e o lower e fiz o seguinte: A. Back squat ME 1x150kg@8 B. Back squat back off 4x2x130kg - Vel méd 48m/s C. Bench press ME 2x120kg@7 D1. Bench press back off 4x3x96kg - Vel méd 48m/s D2. Serrote 4x8x40kg E1. Good morning 3x8x70kg E2. Hip flexor sit up 3x10 As cargas ficaram abaixo nos max effort por não estar 100% e no restante foi por opção mesmo do Wagner. Os back offs foram pré determinados e com a ideia de máxima velocidade. Alguns exercícios acabaram ficando de fora pq não deu tempo de fazer. É isso.
    5 pontos
  5. pÔ, irmao, muito legal a sua dedicaçao e sua virada de chave, tinha 150 kg gordão e tals... Mas, tenho dúvida do que é mais cara de pau... dizer que chegou a 6% com 90kg, ou dizer que chegou a 6% com 90kg e nao tirou UMA FOTO porque ''nao gosta de fotos''. Você é um ex-obeso. É LÓGICO QUE se chegasse a 6%, teria um BOOK DE FOTOS DESSA CONQUISTA rs. Nao se sabote, nao se engane. Você sabe que nao chegou nem perto disso, apesar de ter tido uma evoluçao legal. Ser realista lhe ajudará muito mais no percurso de onde voce quer chegar, do que ser um auto sabotador. No mais, faz o que o Vitor disse. Baixa esse BF atual bastante, só com testo, e depois bulka com os hormonios que está usando agora.
    5 pontos
  6. Ontem eu acabei deixando para treinar à noite na Smartfito com a patroa. Tem uns 04 meses que ela comprou o programa de treinamento/assessoria online da Taymilla Miranda (https://www.instagram.com/taymilamiranda/). Caiu num funil de vendas, fez as aulas gratuitas e gostou. Eu acompanhei algumas aulas e, realmente, não é algo de se jogar fora. Princípios do treinamento de força, sem muita viadagem de cabos e etc., então ela tem feito esse treino neste período e deu uma melhora boa, principalmente em membros inferiores. Acabou que ontem ela me chamou para fazer um treino de pernas juntos. Como era o meu treino da sequência eu topei. Foi bem legal, fomos numa unidade dentro do Shopping em horário de pico (chegamos lá umas 20h) fizemos um treino que durou 1h20 (na verdade, durou isso tudo, porque ficamos procurando os aparelhos e algumas esperas/revezamentos). No fim, fomos para um japa depois, mas valeu bem à pena. Treino de ontem: - Agachamento livre 14-12-10 (50/60/65 kgs) + Agacho livre Isometria 30" - Leg Press Horizontal 3x10 (sendo 10x Double Legs + 10 Single Leg/cada perna) - Agachamento sumô com halter 3x10 (24kgs) + Elevação pélvica 3x15 (14kgs) - Cadeira abdutora 3x7-7-7 (na verdade, é um Drop onde você faz sua RM, baixa peso, RM, baixa peso, RM) - Cadeira flexora unilateral sem descanso (de uma perna para outra) 3x10 - Flexora deitado 14-12-10 c/progressão de carga - Panturrilha no Leg Horizontal 3x10 (fiz 10-12-14 progredindo carga) E por ontem foi isso! Treino atual: 90/100 Desafio: 60/90 (é contado em dias do desafio) Semana do Blast atual: 15/18 Colaterais? Nada que valha relatar. Kcals consumidas (ontem): 2.692
    5 pontos
  7. Amigo, veja a reportagem do fantástico sobre os marombas. O Brandão na entrevista estava com 6%, pra subir ao palco com 3 ou 4. Olha pra ele e veja oque é um bf de 6%. A maioria dos caras que malham NUNCA terão um bf de 10%, 6% então.... soh fazendo tudo muito certo e nv de palco. Eh ridiculamente difícil chegar nesse bf. Requer anos de treino, muita musculatura construída, e uma vida regrada pra kct a base de anabolizantes e outras coisas mais. Ainda quando chega ao bf segurar por muito tempo eh impossível. Tem que ter um pouco mais de noção com o dado que pega em um papel e com oque o espelho mostra.
    4 pontos
  8. Parabéns pela evolução antes de tudo. Cara sendo bem realista 6% de gordura é coisa de palco, você não devia ter chegado nisso em nenhum momento, como foi feita avaliação? Se você tava com 86kgs e nesse bulking já tá com 110kgs é um sinal de que tá fazendo tudo muito no extremo, bulking precisa ser longo justamente pra minimizar acúmulo de gordura.
    4 pontos
  9. 6% de bacon circulando no sangue, só se for.
    3 pontos
  10. Fefe

    "Fefe on line"

    Treino de hoje (D) foi muito desafiador. Segundo exercício era o terra. A última série não subiu e tive de dar + descanso. Leg 45 foi exaustivo. As 2 últimas séries foram indescritíveis . Ao menos a extensora deu muito bom. Foi sofrido + aguentei o tranco e consegui extrair + reps. Teve o AEJ do suplício, amém. Bom final de semana. Vou descansar.
    3 pontos
  11. Dá pra ver que tá com medo kk. Se tá com medo nem começa mano, perda de tempo, dinheiro e saúde. 1,77 com 72kg seu problema tá na dieta e/ou treino, dá pra evoluir tranquilamente ainda. Agora se quiser adulterar o fusca, vai de cabeça né irmão, 10 semanas disso aí não vai servir de nada e vai ir tudo embora quando parar. Puta dor de cabeça atoa.
    3 pontos
  12. É porque o bf real tá bem mais alto que 6%, mais pra casa dos 20. Dá uma olhada: A dica é mudar o profissional que está fazendo as avaliações, porque a pessoa é muito sem noção se tira uma avaliação de 6% de um corpo como o teu (não me leva a mal, teu resultado foi excelente em 3 anos) e não vê nenhum problema.
    3 pontos
  13. Agachamento (127,5kg) 3-4-4: Assustei um pouco com a carga na primeira série e finalizei na terceira repetição, tava bem difícil. A partir da segunda já fui com mais confiança e fechei com 4 nela e na última. Dessa vez me atentei mais pra questão da inclinação do tronco e sinto que a execução melhorou um pouco comparado ao treino anterior. No mais, manter a carga pra próxima sessão e tentar tirar as 5 reps. Supino reto (85kg) 3x4: Infelizmente não consegui, falhei na quinta da primeira série e lutei pra manter 4 repetições nas outras. Tava sentindo uma forte dor no braço direito devido a ter sacado a barra do hack do agachamento de mal jeito no treino passado, é uma dor como se fosse no osso do braço, extremamente desconfortável. Senti muita diferença na performance devido a isso, parecia que eu não tinha força nem explosão nenhuma do lado direito do corpo, a execução foi muito penosa e desconfortável. Poderia tentar novamente, mas vou fazer mais um deload de 10%, seguindo o protocolo da progressão linear. Caso não funcione, vou ter que mudar a estratégia, colocar 1 dia de recuperação ativa no meio da semana ou então usar anilhas fracionadas, inclusive minhas anilhas de 0,5kg chegam amanhã Puxada pronada 3xFalha: Era pra fazer pendlay row, mas to pensando em alternar ele com o deadlift no treino A e manter só barra fixa no B. Acho que uma variação do deadlift, mesmo com pouca carga, ainda estressa demais minha lombar, eu tive a impressão que aquele deadlift pausado que fiz com 105kg prejudicou minha recuperação pro terra normal. Fiz puxada ao invés de barra porque a dor no braço tava incomodando muito. Video: https://streamable.com/hlpnnm
    2 pontos
  14. Deca usa no mínimo 16 semanas sendo o ideal 20 a 24, totalmente sem sentido usar por esse período. O que ganhar com o ciclo vai perder pós tpc, idiotice perder tempo desligando eixo e sofrendo com pós ciclo. Já usou esteroides e continua leve, é só você tirar 5min pra raciocinar que vai ver que teu problema está longe de ser falta de hormônio Irmão a primeira coisa a entender é que o esteroide POTENCIALIZA resultado, se tu não ta conseguindo progredir com 1,77 e 72kg, você não sabe fazer nem dieta e nem treinar adequadmente, logo o hormônio não vai resolver o seu problema Antes de pensar em entrar com algum fármaco aprenda o básico essencial que é comer e treinar. Posta sua dieta, treino que todo mundo aqui te auxilia nisso, acerta primeiro a base ai se tu realmente quer entrar com a droga, começa só com testo, 250mg por semana e esquece isso de X semanas, já começa sabendo que quem usar esteroide é por longo prazo, tu não vai construir nada fazendo ciclo e tpc. Acertando a dieta e o treino você evolui muito, quando estiver ali com os 80kg+ você pensa em usar droga OU aumentar as 250mg de testo caso queira usar na sua situação atual
    2 pontos
  15. Vitor_TW

    Consultoria Online

    Eu não dou consultoria velinho, sou soh desocupado nas poucas horas vagas.
    2 pontos
  16. Grato pela lembrança, irmão!
    2 pontos
  17. Brother, tem muita coisa errada Só um detalhe, 80mg de stano no dia é maluquice.
    2 pontos
  18. Bom já que é um relato não vou opinar, só faça valer a pena “gastar saúde” com um shape fielmente digno de utilização.
    2 pontos
  19. Cê já tem um físico de praia legal. Se vai brincar de se furar, na minha visão brinca até o final. 10 semanas disso aí pra depois meter uma TPC só vai dar um boost no que tu conseguiria normalmente sem droga alguma. EDIT: 4 semanas de deca não dá tempo nem de dizer "oi" no teu corpo.
    2 pontos
  20. Dava pra ir no mínimo até uns 80kg, na mesma condição, sem usar nada.
    2 pontos
  21. Teria mais medo de um micro caco de vidro que de contaminação. Te dar a resposta certa pra esse caso ninguém vai conseguir. A lógica manda descartar. Se o dinheiro pra comprar outro te manda usar, escolhe se vai pela lógica ou grana e manda ver.
    2 pontos
  22. Mas eh a mesma coisa q eu disse cacilda...
    2 pontos
  23. Olá amigos. Como estão? Tranquilos? It's Wednesday my dudes! Hoje foi aquele treino de Puxar Bora ver J Hook Pull Ups Timing perfeito com a música no final. Como hoje é semana da Barra Fixa ser Main lift, faço o aquecimento com esse exercício aí. Não consigo dizer o quanto eu acho esse exercício foda, tu pode regular a intensidade com as pernas e não precisa ficar brigando com elástico. Se vcs curtem barra fixa, recomendo vcs testarem esse exercício, muito gostosinho, safe demais. Barra Fixa 120kg BW + 20kg Esse ângulo faz parecer que não estou subindo corretamente. Acabei lembrando que a pegada Hammer foi muito mais fácil, aí acabei testando ela com 20kg também: Barra Fixa Pegada Neutra +20kg Gostosinha demais essa pegada, dá pra fazer um grind legal como eu fiz nas últimas reps. Barra Fixa Back Offs 3x10x120kg BW Tirando os 20kg amarrados, estava voando. Fiz 3 séries disso aí. Minhas mãos ainda estão arregaçadas do DL de ontem, e essas Barras Fixas não ajudaram kkkk triste mas chora demais hein pqp Rosca na Parede 76kg - 2 reps Ando fraco demais nessa exercício, PR é de 4 reps com esse peso Rosca na Parede Back offs 3x7x56kg Tranquilinho. É isso por hoje meus manos Amanhã treino de Supino, 1 rep com 184kg só que tristeza, graças a Odin. Valeu!
    2 pontos
  24. NOVA FASE DE TREINOS Como já anunciei aqui, voltei com a consultoria do @Coach.Wagner. O principal desafio no início vai ser recuperar alguns pontos de dores e incômodos e manter performance. Com o tempo vamos reinserir elementos de levantamentos olímpicos nos treinos e também buscar um poco mais de hipertrofia de algumas áreas específicas. A divisão de treinos vai ficar inicialmente assim: Treino 1 - Lower Minimalista com max effort de agachar, foco em manter performance tentando minimizar e zerar os incômodos no adutor direito. Treino 2 - Upper Minimalista com max effort de empurrar, foco em manter performance tentando minimizar e zerar os incômodos nos ombros. O foco de costas aqui vai ser upper back, até pelas características dos equipamentos disponíveis. Treino 3 - Fullbody Aqui vai ser um treino na academia do meu condomínio. Tem algumas máquinas e principalmente polias. Então devo usar equipamentos como smith, extensora, flexora, máquina de empurrar, remada baixa na polia, pull arounds, chest push arounds, entre outros. Vai servir pra fortalecer algumas estruturas, trabalhar um pouco de controle motor e alguns aspectos de hipertrofia que são mais desafiadores na homegym (latíssimo dorsal, por exemplo). Treino 4 - Fullbody Aqui já deve ter alguns elementos de levantamento olímpico mais pra frente, mas inicialmente devemos trabalhar o fortalecimento de algumas estruturas importantes pra mitigar lesões e dores, usando isometrias, por exemplo. O foco dos treinos seguirá sendo performance. A meta de curto/médio prazo é agachar 2BW, terrar 2,5BW e voltar a treinar olys. Um pouco mais pra frente ainda quero snatch e desenvolvimento de 3 dígitos. É isso. Hoje já teve treino e mais tarde atualizo (mas já tem uns videozinhos nos stories do insta, que tá na assinatura aqui). Abraços
    2 pontos
  25. Vou tentar explicar os parâmetros pra montar um treino, atualizando algumas coisas do que está posto no Como planejar a montagem do seu treino. QUANTIDADE DE DIAS NA SEMANA Não importa quantos dias vai treinar. Pode treinar 3, 4, 5, 6 vezes por semana. O que define isso é a agenda do indivíduo e a capacidade de aderir ao planejado. Se consegue aderir bem a 6 treinos por semana, vai fundo. Se acha que vai furar algum treino toda semana, busca um planejamento mais dentro da realidade. É isso. FREQUÊNCIA O ideal é treinar 2 vezes por semana cada padrão de movimento. Pode ser algo como 1,5 vezes, pode ser 3 vezes. Só uma vez vai funcionar também, mas provavelmente não é o ideal. Mais de 3 vezes só se entender realmente de treinamento e dimensionamento de cargas e, convenhamos, quem entende disso não pede pra avaliar treino no fórum. NÍVEL DE ESFORÇO Aqui é o que a galera chama de "intensidade", "treino intenso". A métrica pra isso é distância da falha. O ideal pra um treino com foco em hipertrofia é ficar entre 1 e 3 repetições distantes da falha na maior parte do treino. Pode chegar a 0 repetições distantes da falha e até falhar vez ou outra, mas idealmente isso não deve ser a regra. Pra força já podemos assumir uma recomendação um pouco mais "fofa" porque é importante treinar o movimento. Algo como 2-4 repetições da falha deve ser a regra geral, podendo chegar a níveis de esforço mais altos e até mais baixos eventualmente. INTENSIDADE Isso aqui é %1RM. É isso. Qualquer discussão de intensidade ser outra coisa é semântica, não treinamento. É possível obter hipertrofia com intensidades bem baixas e também com intensidades bem altas. Mas o ideal é ficar entre 70% e 85% da 1RM. Em termos de repetições (considerando uma série até o limite) significa 5-12 repetições. (Pra força, é interessante subir um pouquinho essa recomendação de intensidade, algo como 75-90%. Eventualmente vai ter que trabalhar com mais de 90%. Menos de 70-75%, só se for reabilitação, controle motor, esforço dinâmico ou algo do tipo) É possível hipertrofiar com 15, 20 ou até 30 repetições? Sim, tá explícito acima. É possível hipertrofiar com menos? Também sim. É o ideal? Não. Quanto menor a intensidade, maior DEVE ser o nível de esforço. Quer treinar com 5 repetições? Ok, pode deixar 2 ou 3 repetições em reserva, ou até 4-5 se o objetivo do exercício for força. Quer usar 10 repetições? Também sem problemas, mas se certifique de chegar bem próximo à falha, não mais que 1-2 repetições em reserva. Sobre isso, recomendo a leitura do tópico [Versão 3.0] Qual o volume ótimo para a hipertrofia?, em especial o trecho abaixo: COMO PLANEJAR O TREINO EM RELAÇÃO À INTENSIDADE X NÍVEL DE ESFORÇO? No tópico Tabelas de Cargas (%1RM x Repetições): Genérica e Supino Reto, temos duas versões: uma genérica e outra específica para o supino reto. Abaixo, segue a versão genérica, baseada em dados coletados por Mike Tuchscherer com atletas: Tabela de Cargas Genérica Reps %1RM 1 100,0 2 95,5 3 92,2 4 89,2 5 86,3 6 83,7 7 81,1 8 78,6 9 76,2 10 73,9 A partir de pesquisa com atletas feita por Mike Tuchscherer Suponha que sua 1RM estimada no agachamento seja de 100 kg, e você planeje treinar com 75% da carga, deixando de 1 a 3 repetições em reserva (RIR). Com base na tabela, 75% da 1RM permitiria realizar entre 9 e 10 repetições em condições ideais. No entanto, fatores como fadiga acumulada da sessão, da semana ou do bloco de treinamento podem reduzir esse número. Além disso, cada série subsequente tende a diminuir a performance devido ao aumento da fadiga — geralmente uma perda de 1 a 3% por série, dependendo da proximidade da falha, do condicionamento e do intervalo entre séries. Portanto, realizar 6 repetições com 75 kg por série provavelmente resultaria em cerca de 3, 2 e 1 repetições em reserva ao longo de três séries — ou algo próximo disso, como 3, 2, 2 -, considerando que se utilize descansos de pelo menos 2-3 minutos. Esse estímulo se encaixa bem dentro da zona eficiente para hipertrofia. Se o foco for força, é mais vantajoso utilizar menos repetições por série, o que eleva o número de repetições em reserva e permite aumentar o número de séries totais com melhor qualidade técnica e neuromuscular. Já em exercícios isolados ou máquinas, é possível (e geralmente recomendado) treinar mais próximo da falha, já que a exigência sistêmica e o risco técnico são menores. Por fim, vale lembrar que combinar elementos voltados à força com estímulos focados em hipertrofia dentro do mesmo programa de treinamento costuma ser uma abordagem eficiente e sustentável a longo prazo. VOLUME O volume ideal por movimento vai ser algo como 10-20 séries por semana. Pode ser mais? Pode, mas muito provavelmente estará passando do máximo volume recuperável, se mantiver um nível de esforço alto. Tem casos em que a pessoa se beneficia de um volume maior? Sim, principalmente se for jovem, viver uma vida sem estresse, dormir bem e usar esteroides. Isso é o mais normal? Não, quase todo mundo se enquadra nessa faixa de 10-20 séries por semana. Além disso, o volume deve ser estabelecido para padrões de movimento, não grupos musculares. Desenvolvimento e supino, por exemplo, são movimentos de empurrar e devem entrar no volume de empurrar, não de “ombro” e “peito”. Idealmente os volumes de empurrar, puxar e agachar devem ser bem semelhantes e o de estender o quadril (terra, RDL, stiff, etc) pode ser um pouco menor. Os isoladores entram no treino pra complementar o volume de algum grupo muscular negligenciado nos movimentos principais ou simplesmente caso se deseje fazer um trabalho mais focado (um bom exemplo é deltoide posterior, que não costuma ter um grande trabalho nos exercícios de puxar). Geralmente podem ter volume até cerca de metade do volume definido pros movimentos principais. Pra fechar, a relação entre volume x intensidade x frequência x nível de esforço tá bem detalhada no tópico [Versão 3.0] Qual o volume ótimo para a hipertrofia?. DIVISÃO DE TREINO Isso aqui realmente é o menos relevante e curiosamente as pessoas tendem a achar que é o mais importante. O que importa na divisão é muito mais o descanso entre os padrões de movimento. O ideal é espalhar o mesmo padrão de movimento pela semana. Digamos que o volume a ser usado seja 12 séries por semana por padrão de movimento (empurrar, puxar, agachar, estender quadril). A frequência escolhida seja 2 vezes por semana. Nesse caso, se usou 6 sets de exercícios de empurrar (supino, desenvolvimento, paralelas, etc.) na segunda, é interessante fazer os outros 6 sets lá pela quinta ou sexta. Se a frequência desejada for de 3 vezes na semana, faz 4 sets segunda, 4 quarta e 4 sexta. A forma como vai dividir isso é irrelevante. Só tem que atentar pras interferências entre os padrões de movimento. Se fizer um excesso de exercícios de bíceps em um dia, pode ser que atrapalhe os exercícios de puxar no seguinte. Ainda assim, se o volume for pequeno, provavelmente vai se recuperar a tempo. Então tem zero problema treinar pernas e braços, por exemplo, desde que ajuste bem tudo isso. Em todo caso, se não tiver conhecimento suficiente, basta ir numa divisão mais padronizada, como upper/lower ou push/pull/legs, que não tem muito erro. ESCOLHA DE EXERCÍCIOS Não vou entrar muito nesse tema, mas vou deixar uma lista de referência abaixo, do que pode ser interessante ter na semana de treino: Os tópicos abaixo tem algumas orientações específicas: Treino de latíssimo dorsal e costas em geral Porque desenvolvimento é apenas razoável para a hipertrofia dos deltóides e como treinar esse grupo muscular SELEÇÃO DE EXERCÍCIOS DE PERNAS SEQUÊNCIA DE EXERCÍCIOS A recomendação geral é iniciar pelos exercícios mais complexos e/ou desgastantes e depois ir pros mais simples. Então quase sempre vai ser compostos depois isoladores. Agachamento e depois extensora; supino, desenvolvimento e só depois elevação lateral, crucifixo e tríceps polia; terra e depois flexora; e por aí vai. E se for um fullbody? A recomendação geral seria algo como agachamento, supino, remada, extensora, elevação lateral, por exemplo. Grupos maiores e depois os menores, compostos e depois isoladores. Pode ser diferente? Pode, tem aplicações específicas. Mas se a pessoa está postando na área de treinamento do fórum pra tirar dúvidas não tem que tentar usar aplicações específicas. PROGRESSÃO DE CARGA Progressão de carga é essencial pra hipertrofia. A primeira opção é a mais simples e uma das mais eficientes: progressão dupla. Escolhe uma faixa de repetições pros exercícios, algo como 3-5, 4-6, 8-10, por exemplo, e sempre que conseguir fazer todas as séries com o limite superior da faixa de reps, aumenta a carga em ~5%. Para isoladores, minha sugestão é usar uma faixa mais larga, como 8-12, por exemplo, pra acomodar melhor os aumentos de carga (geralmente não tem como aumentar 5%, os aumentos tem que ser maiores, tipo do halter de 10kg pro halter de 12kg). Uma outra opção que vou deixar aqui é o esquema principal do 5/3/1 do Wendler, que tem explicação fácil na internet. Aqui sugiro usar os sets AMRAP pra medir o tamanho da progressão a ser feita. Pra fechar vou deixar a sugestão de uma progressão do Eric Helms, descrita no tópico Progressão de cargas pra intermediários. Além disso, tem outros modelos de progressão, bem como tópicos sobre periodização na compilação Tópicos sobre periodização e progressão de cargas. TEMPLATES Abaixo o template de um upper/lower: *Todos os exercícios tem progressão dupla; **Entre parênteses são opções/alternativas/sugestões; ***Tem um volume semanal de 12 sets por movimento de agachar, empurrar e puxar, 8 de extensão de quadril e 6 sets de isoladores e core. E um volume global por sessão de 21 sets. ****É possível aumentar ou reduzir um set de cada exercício e permanecer em uma boa faixa de volume. O mesmo vale para as faixas de repetições. Lower 1: A. Agachamento 3x3-5 B. RDL 3x4-6 C. Afundo (pode ser no smith) 3x6-8 D1. Extensora 3x8-10 D2. Flexora em pé unilateral 3x8-10 E1. Elevação de pernas pendurado 3x10-15 E2. Panturrilha em pé 3x10-12 Upper 1: A. Supino reto 3x3-5 B. Remada pendlay 3x3-5 C1. Puxada (tronco levemente inclinado pra trás, pegada neutra e cotovelos em direção ao tronco) 3x8-10 C2. Supino inclinado 45° halteres 3x8-10 D1. Elevação lateral 3x8-12 D2. Rosca scot 3x8-12 D3. Tríceps polia 3x8-12 Lower 2: A. Terra (Stiff) 3x2-4 B. Agachamento pausado 3x3-5 C. Agachamento búlgaro (smith) 3x6-8 D1. Extensora unilateral 3x8-10 D2. Cadeira flexora 3x8-10 E1. Prancha copenhagen 3x20-30” E2. Panturrilha em pé 3x6-8 Upper 2: A. Desenvolvimento barra 3x3-5 B. Barra fixa (com carga extra) 3x3-5 C1. Supino inclinado 20-25° halteres 3x8-10 C2. Serrote 3x8-10 D1. Crucifixo invertido peito apoiado 3x8-12 D2. Rosca polia (bayesian curl) 3x8-12 D3. Tríceps francês polia 3x8-12 .......................... Acho que isso é tudo. Abraços, Lucas
    1 ponto
  26. Boa noite, primeiro tópico aqui. Relatar um pouco da minha caminhada! era obeso estava com 140 kg, com bf de 36%, quando resolvi começar a me cuidar,tava numa vida desregrada, bebendo muito comendo mal, procurei uma endócrino e comecei meu processo de emagrecimento, sai dos 140 para 86 com bf de 8%. https://postimg.cc/hf0zd7wy Aí comecei meu processo de ganho de massa, demorei 1 ano para emagrecer, e estou a 3 tentando melhorar o shape. Vou postar fotos da minnha última avaliação. https://postimg.cc/V5g0SC27 ja fiz 2 cutting,e to no 3 bulking, sou hormonizado, e faço acompanhamento nutricional, estou no momento com 500 mg de dura landergold,e 500 de boldenona, por semana , completando um mês de bulking agora. Vou to atualmente com 110kg , bf não sei farei avaliação amanhã. https://postimg.cc/1gyLzX2Z https://postimg.cc/mcVK1RW1 https://postimg.cc/68rkwnH0 fotos de como estou hj. Treino um músculo por dia, treino de segunda a sexta, por causa do trabalho tenho pouco tempo para ficar na academia. minha dúvida é: q msm no cutting com 6 % de bf, não consegui muita definição,principalmente no abdômen, queria umas dicas se tem algo para melhorar isso, e também to aberto a críticas e sugestões. desde já obg
    1 ponto
  27. Sim amigo, impossível Inclusive, toda vez que vou supinar 200kg já deixo o 190 discado no celular porque é certeza que vou parar no hospital logo depois. E olha que isso nem é alta performance.
    1 ponto
  28. tmz

    Consultoria Online

    Obrigado pela indicação parceiro tamo junto
    1 ponto
  29. Se tem agacho bonito, Arya fofuxa e camisa forjada no inferno, tem like tmj s2
    1 ponto
  30. "To com sintomas de tristeza, vontade de chorar, indisposição..." Robson, 37 anos, não toma Sol, não bebe água, come salada 1x por semana, odeia frutas, odeia exercício físico, ifood 37 vezes por semana. Enfim, não vou opinar também, boa sorte.
    1 ponto
  31. Cara olhando pelo lado da sua saúde se é que se preocupa com isso essa dose vai destruir teu colesterol, com 30-50mg já faz um estrago imagina quase ou se não o dobro… Fora que 80mg/dia são 560mg na semana é MUITA coisa pra alguém que não é um atleta pro de 120kg.
    1 ponto
  32. Ghost_

    Relato - Uso de Testo

    hahaha vlw pela interação no post, tmj 🙏🏻
    1 ponto
  33. Acho besteira, principalmente com 33 anos, fazer tpc. Se for um ciclo que vc quer sei lá, pra aparecer na praia maior por 1 semana ok, agora se for algo que pensa em manter esquece, não vai demorar pra voltar para o que tá, até porque se vc acha que "estagnou" com esse peso, não são as drogas que vão ajudar, eu sei o quão dificil é comer, eu já to empurrando arroz e pure de batata com agua kkkkk A questão é que vc tem margem pra subir natural com dieta e sem suprimir o eixo com 33 anos de idade pra voltar para o que está agora, e o stano não vi muito sentido.
    1 ponto
  34. Oliveiralan

    Relato - Uso de Testo

    Então resumindo: Está gordo, não faz dieta e provavelmente não treina. Fez 1 único exame de testo, e chegou a conclusão que o problema é o resultado atual da testo, mas não os de cima, correto ? Vou opinar também não, foi só um resumo pra ver se compreendi hahahahah boa sorte;
    1 ponto
  35. Acho que você não leu minha postagem todas antes de opinar...
    1 ponto
  36. E vc nao tirou 1 foto com esse BF ?
    1 ponto
  37. Hoje foi treino de pernas de novo, fiz agachamento livre pela segunda vez, ta bem bosta ainda, e a amplitude não ta nem perto do que consigo no smith. Fiz 3x7 com 100kg. A amplitude do Legpresso com 260kg até uns 340kg tá ok. Hoje foi: Extensora 3x10-12 unilateral 50kg Flexora em pé 3x6-8 unilateral 25kg Agachamento livre 7reps 100kg Legpress 45 8-10 reps 260 - 300kg Mesa flexora 3x 6-8 70kg Stiff com halter 36kg (geralmente faço com barra cerca de 100kg) Tinha afundo mas hoje não rolou. Academia ta em reforma então tava uma zona, e ruim até pra filmar.
    1 ponto
  38. Que calculo kct? Não tem cálculo. Eh na academia, fazendo. Vai fazer bíceps. Pega lá o seu halter de 8kg. Faz 10 repetições. Foi a primeira série. Faz mais 10 repetições, segunda série. Na terceira fez mais 10, significa que 8kg eh pouco. No próximo treino já vai mais macho e manda o halter de 9kg tomar no cu e pega logo o de 10kg. Se desafie. Tenta dar o máximo pra fazer as 10 repeticoes. Saiu 8. Anote. Faz a próxima série. Saiu 7, anote. Faz a próxima, Saiu 5, anote. No próximo treino vc vai olhar pro halter de 10, e vai fazer mais repetições q fez no último treino em todas as séries, ateh chegar às 3x10 denovo. Para com essas poha de cálculo. Vai pra academia, levanta peso e anota. Vai pra casa e come, toda hora. Chega de teoria cara. Coloca uns 20kg de músculo aí assim e depois volta a teoria. Ateh.
    1 ponto
  39. Diário brabo demais, tá aí o porque do Thor ser o pior inimigo que o bom de guerra enfrentou, pra cima 💪
    1 ponto
  40. Rafa Tecilla

    Consultoria Online

    Recomendo o @tmz.Ele tem ótimo conhecimento a respeito de fármacos, e o valor vale muito a pena. Estou tendo uma grande evolução com a consultoria.
    1 ponto
  41. Irmão, se voltou a treinar tem quanto tempo? EDIT: Li aqui, 1 semana. Enfim mano, xô eu te dar uma visão já que tô com um tempo aqui. Querendo seu bem mesmo. Tu tá muito preocupado com detalhes insignificantes pra quem voltou a treinar há 1 semana. Com todo respeito e não querendo te desmerecer, mas não tem pra que ficar bitolado com posição dos pés quando tu agacha com 5kg de cada lado, agachar com uma roupa de inverno faz mais dificuldade que isso saca? Nesse início te falta é ódio, garra. Pensa MUITO menos e faz mais, come e treina. Depois tu se preocupa nos detalhes porque agora tudo o que tu tem que fazer é chegar na academia e puxar ferro. Tá preocupado demais com coisas fúteis e deixando o importante de lado. Dá pra subir carga? Soca peso mano, não é de 10 pra 12kg que vai fazer tu se matar. Evolui de verdade nesse início, aproveita porque é a fase que tu mais vai crescer. Enquanto tu fica teorizando 300 coisas, você deixa de focar no que realmente importa. Come e treina. Vou acompanhar volte e meia aqui, abraços.
    1 ponto
  42. Se voce faz de 6 a 12 reps, numa 'velocidade controlada', leia-se 'normal', ja gerou tempo sob tensão suficiente para hipertrofia.
    1 ponto
  43. To tentando voltar com os cardios de forma mais regular. Meu objetivo inicial é fazer 30-45min por dia, 2-3 vezes na semana. Quinta fiz 23 minutos de remo e hj fiz mais 20min… baby steps. Remo 2200m 20’ 110m/min É isso. Amanhã tem treino de lower com max effort de agachamento.
    1 ponto
  44. Cara, eu continuo aspirando. Já tem recomendações de enfermagem que dizem que não tem necessidade fazer a assepsia local, Só se estiver visivelmente sujo. To fora kkk, pode ser até um pouco de ignorância da minha parte, mas continuo fazendo a assepsia e continuo aspirando.
    1 ponto
  45. HAHAHAHAHAHA po mano, te falar que fiquei um pouco receoso no começo, porém é mto fácil e indolor. Agora to rotacionando em dorsal e ventro gluteo, melhores spots na minha visão.
    1 ponto
  46. Não gosto de aplicar no vasto devido à densidade dessa musculatura, além dos diversos relatos de rompimento por conta de aplicações excessivas (não sei quão excessivas foram a ponto de romper, mas são diversos relatos). E não, não aspiro e os protocolos atuais de enfermagem não recomendam mais essa prática. Se você realmente acredita que aspirar ou não vai impedir de "injetar na sua corrente sanguínea", você está sendo bem inocente. No entanto, se não te faz mal aspirar e te traz algum conforto psicológico, não tem problema.
    1 ponto
  47. Só aplico no vasto também, vai fazer acho que 2 anos, quando utilizo mais de 1ml uso a 30x7 e revezo as pernas, me recuso aplicar no gluteo hahahaha As vezes aspiro as vezes não, meio que "sinto" quanto ta certo ou nao, ai nem aspiro.
    1 ponto
  48. VOZES DA MINHA CABEÇA Hoje vou falar um pouco sobre alimentação (com foco pra naturais), sem me aprofundar muito no assunto, afinal não tenho nenhuma formação e nunca estudei nutrição. Então serão apenas recomendações gerais. Começo falando um pouco sobre iniciantes... o corpo de um iniciante, seja magro, "falso magro", ou gordo, tá implorando por massa muscular. O iniciante que simplesmente começar a treinar, sem mudar absolutamente nada na alimentação, vai ganhar massa muscular. Por isso, o único caso em que o cutting faz sentido é pro gordo (BF > 20%). Pro "falso magro", com BF entre 15 e 20%, recomendo fazer manutenção calórica. E o cara sortudo que não treina, não faz dieta, e tem BF < 15%, pode começar com um superávit calórico leve (200-300kcal). Nos três casos os iniciantes vão trocar gordura por massa muscular, mas é claro que no caso do sortudo isso vai ficar mais evidente. Importante: iniciante pode ser o cara que entrou hoje na academia pela primeira vez, pode ser o cara que tá há anos "entre idas e vindas" sem nenhuma constância, ou até o cara que bate ponto diariamente na academia, mas nunca aprendeu a treinar e fazer dieta (esse é aquele que normalmente culpa sua genética). "Mas eu não sou iniciante, já tenho boa noção de treino, de dieta, e já entrei na fase em que construir massa magra é cada vez mais difícil.." São raros os que chegam nesse ponto naturais, e mais raros ainda os que querem seguir assim. Se tu chegou aqui, já ganhou uns 12-15kg de massa muscular mantendo BF controlado, parabéns! Mas vou dar uma notícia ruim: a partir de agora que o bicho pega. Agora tudo fica lento, muito lento. Vou desconsiderar o cutting porque, como disse, o cara que fez quase tudo certo vai chegar nesse nível com o BF em dia (abaixo de 16%). Então a recomendação são períodos de manutenção calórica intercalados com períodos de superávit leve. Quando falo de períodos, são 6 meses, no mínimo. Com essa estratégia, dá pra seguir construindo massa muscular ao longo de anos, ainda que de forma lenta, e mantendo o BF em dia. Importante: esqueçam a palavra "mini", mini-cutting, mini-bulking = mini-resultados. Não existem resultados rápidos na musculação, especialmente pros naturais que já tão num nível intermediário/avançado. Nada relevante vai acontecer de 30 a 60 dias, não se iludam. Importante: cutting e bulking agressivos não funcionam com naturais. Natural não faz "off", quem faz "off" é atleta (off season, fora de temporada de competição). Importante: naturais não mudam de cutting pra bulking, ou vice-versa, não funciona assim. Sempre é necessário um período de manutenção calórica pra consolidar os resultados. Não vou falar em muito macros porque é um tema mais do que debatido, só deixo uma observação: naturais precisam de boas gorduras pra manter os níveis hormonais em dia. Então aquela recomendação de "no máximo 0,8g por kg" não vale pra nós. Podem consumir 1,2 ou até 1,5g de gorduras por kg, se for difícil bater as calorias diárias, e se isso não causar nenhum desconforto digestivo. Recomendação final (que pode ser o próximo tema que vou abordar aqui): cuidado com as fontes de informação que vocês consomem. O coach, youtuber, tiktoker, usuário do fórum, chegou em algum lugar sem usar hormônios? E o público alvo dele? Como ele ganhou relevância? Será que as orientações dele servem pra mim? Pensem nisso. Ninguém vai virar o Cbum Brasileiro seguindo esse roteiro, mas dá pra construir um físico melhor do que 90% dos marombeiros, naturais e hormonizados. Em 3-4 anos, com treino e dieta consistentes, dá pra ir bem além do famigerado "shape de praia", não subestimem a capacidade do corpo humano. Então não dêem ouvidos pra quem nunca sequer tentou, mas enche a boca pra dizer que natural não cresce, que não vale a pena treinar natural, etc. Fonte: meu conhecimento e experiência. Abraços! ATENÇÃO: esse conteúdo é pessoal, tem autoria, e não deve ser reproduzido em outros tópicos/sites. Não seja um cuzão.
    1 ponto
  49. Treinamento de força baseado em velocidade de execução não se trata de um método, mas de uma ferramenta aplicável a determinados exercícios. Tampouco se trata de cadenciar a execução de um movimento, o que vamos tratar é sobre medir a velocidade da fase concêntrica de alguns exercícios básicos, com trajetória de carga linear, sempre com máxima velocidade intencional – o que na prática é a velocidade que usamos quando a intensidade supera certo patamar, não controlamos a velocidade concêntrica no supino com 80% de intensidade, por exemplo. Como surgiu a necessidade de aplicação dessa ferramenta? Pela dificuldade de estimar 1RM através dos métodos tradicionais. Testes de 1RM tomam muito tempo, não são nada práticos, e dependendo do exercício e nível de treinamento do indivíduo, o colocam em risco de lesão. Além disso, por flutuações individuais - variações em dieta, descanso, fadiga, etc - os valores de 1RM podem mudar a cada sessão de treinamento, o que nos faz trabalhar com intensidade acima ou abaixo do que planejamos. A velocidade de execução demonstrou ser um parâmetro muito confiável para controlar as variáveis de carga, mostrando correlações quase perfeitas em sua capacidade de estimar tanto 1RM, quanto o percentual de 1RM a que corresponde uma carga. Em 2010, Gonzáles Badillo publicou um estudo que demonstrou essa correlação aplicada ao supino reto: Observamos que a correlação é de 0,98 – praticamente linear. Foram analisados 1596 dados (total de levantamentos realizados durante a fase experimental) extraídos dos 176 testes realizados. Ou seja, foi um estudo determinante para mostrar que a velocidade de execução é, de fato, um parâmetro confiável para quantificar com qual intensidade um indivíduo está trabalhando. É uma ferramenta relativamente nova que tem ganhado relevância no âmbito do treinamento de força, aplicado tanto em esportes como o powerlifting, quanto em esportes em que a força não é a capacidade física principal a desenvolver, como o atletismo. O interessante é que em 1991, Gonzáles Badillo em uma publicação sobre levantamento olímpico para os jogos de 1992, já afirmava que a velocidade dos movimentos possivelmente seria o melhor ponto de referência para saber se a carga utilizada no treinamento de força é adequada ou não. Sem me estender muito nos estudos, vou apenas citar outros que indicam a correção velocidade/intensidade: Correlação na execução do agachamento, Sanchez Medina et al. (2017) – 80 indivíduos treinados, 644 dados obtidos, correlação de 0,95. Correlação na execução do levantamento terra, Ruf et al. (2018) – 11 indivíduos treinados, 3 testes de 1RM separados por no mínimo 3 dias entre cada, correlação de 0,98. Correlação na execução da remada pendley, Sanchez Medina et al. (2014) – 75 indivíduos treinados, correlação de 0,94. Por fim, uma tabela sintetizando os exercícios e as correlações intensidade/velocidade de execução: REP. POSSÍVEIS %RM VMP SUPINO VMP AGACH. VM LEV. TERRA VMP PENDLEY 1 100 0,18 0,32 0,26 0,52 2 95 0,25 0,42 0,33 0,59 3-4 90 0,32 0,51 0,39 0,65 5-6 85 0,40 0,59 0,45 0,72 7-8 80 0,47 0,68 0,52 0,79 9-10 75 0,55 0,76 0,58 0,85 11-13 70 0,63 0,84 0,63 0,92 15 65 0,71 0,92 0,70 0,99 20 60 0,79 1,00 0,76 1,06 25 55 0,87 1,07 0,82 1,13 30 50 0,96 1,14 0,87 1,20 Velocidade em m/s. Nota-se que no levantamento terra utilizou-se velocidade média (VM) e não velocidade média propulsiva (VMP) como nos restantes, o que pode gerar pequenas variações, mas não são relevantes. Como mencionado, as correlações se aplicam a exercícios compostos com trajetórias da carga lineares. A conclusão que se chega é que a literatura respalda a estimativa de RM através da velocidade de execução. Apesar de a tabela sugerir velocidades padronizadas que servem de orientação para estimar a intensidade sem que se necessite testes de 1RM, para um trabalho de individualização máxima – alto rendimento, por exemplo – é interessante elaborar para cada sujeito uma equação que relacione a velocidade com que mobiliza uma determinada carga em cada exercício. Minha opinião é que a ferramenta serve para indivíduos treinados, já que é necessário dominar a técnica de execução para chegar a um padrão de movimento. Ok, mas por que expor todo esse conteúdo sobre uma ferramenta que, na prática, 99% das pessoas não vão usar, exigindo um equipamento especial? Porque a partir disso surgiram outros estudos, relacionado a perda de velocidade durante a execução de uma série com resultados ótimos para hipertrofia e/ou performance. E a perda de velocidade tem relação direta com a falha concêntrica – quanto maior a perda de velocidade, maior a proximidade com a falha. É comum ver os praticantes de musculação fazendo séries exaustivas, uma em cima da outra, muitas vezes não completando elas ou pedindo ajuda para um “spotter”, método que se popularizou com o fisiculturismo e que é adotado até por iniciantes que não têm domínio dos movimentos e nem conhecem suas limitações. Porém literatura científica atual vem questionando se é necessário trabalhar até a falha concêntrica para atingir resultados. Izquierdo et al. (2006) comparou dois grupos de trabalho com dois programas de treinamento de força, o primeiro trabalhando com falha concêntrica, o segundo sem falha, ambos com volumes e intensidades iguais, durante 16 semanas, com 2 sessões semanais, e concluiu: - ganhos similares em 1RM e em potência muscular dos músculos de braços e pernas - na fase de "peaking" (aumento de intensidade) se observaram maiores ganhos de em potência muscular nos membros inferiores no grupo que não utilizou falha concêntrica - o grupo que trabalhou com falha concêntrica obteve maiores ganhos em repetições realizadas no supino - o grupo que trabalhou com falha concêntrica experimentou redução nas concentrações de IFG-1 e elevação de IGFGB-3 A conclusão foi que, se queremos melhorar força e potência, treinar evitando a falha concêntrica é a melhor opção. Este estudo corrobora o de Hakkinen (1993) que demonstrou que treinar até a falha concêntrica reduz tanto a força gerada pela musculatura, quanto a capacidade do sistema nervoso de ativar a musculatura. Sánchez Medina e González Badillo (2011) analisaram diferentes respostas do organismo frente a vários tipos diferentes de séries e repetições, com diferentes caracteres de esforço, repetições e intensidades, e algumas conclusões são interessantes para o que vamos tratar a seguir: - a amônia mostrou um aumento de concentração curvilínea à medida que as repetições se executavam, enquanto o lactato mostrou uma tendência linear - as séries que resultaram em maior aumento de amônia no sangue foram 3x12(12), 3x10(12), 3x10(10), 3x8(8) no agachamento e 3x12(12), 3x10(12), 3x10(10), 3x8(10), 3x8(8) e 3x6(6) no supino, ou seja, são as séries com maior caráter de esforço que desencadeiam maior aumento de amônia no sangue - as maiores perdas de velocidade se relacionaram com variações em hormônios como a testosterona, o hormônio do crescimento e a insulina, e se associaram com maior estresse mecânico, metabólico e hormonal O estudo não estabeleceu qual era a perda de velocidade ou o caráter de esforço ótimo para gerar adaptações de força, mas foi importante no desenvolvimento desse tema. O estudo, sim, estabeleceu uma perda de velocidade máxima para prevenir o aumento da amônia no sangue, 30% para o agachamento e 35% para o supino (perda entre a primeira e a última repetição). E aqui já começamos a perceber a aplicação prática disso, porque uma perda de velocidade de 30-35% indica trabalhar com RIR 3 a 5. González Badillo et al. (2017) indicou que o aumento de amônia no sangue poderia aumentar consideravelmente o tempo de recuperação necessário após cada sessão de treinamento, e a frequente repetição dessas sessões exaustivas possibilitaria uma redução crônica no conteúdo de ATP do músculo. Pareja Blanco et al. (2017) comparou dois grupos de indivíduos treinados, executando agachamento com a mesma intensidade relativa, o primeiro até perder 20% de velocidade, o segundo até perder 40% de velocidade, e concluiu: - ganhos de força similar em ambos os grupos - melhora no salto vertical no grupo de 20%, apesar do grupo de 40% haver realizado um total de 40% de repetições e 36% de trabalho a mais - maior ganho de massa muscular no grupo de 40% Na prática, esse estudo indica que para ganhos de força o ideal é realizar metade das repetições possíveis em uma série (3/6, 4/8, 6/12...) e que para melhores resultados em hipertrofia, devemos trabalhar com RIR 2 a 5. Concluindo: Se quisermos melhorar nossa força não é necessário trabalhar com esforços exaustivos, as séries com perda de até 20% de velocidade se mostraram como estímulos ótimos, o que corresponde a trabalhar longe da falha concêntrica, realizando aproximadamente metade das repetições possíveis. Se o objetivo for hipertrofia muscular, trabalhar com séries chegando a 35-40% de perda de velocidade se mostrou mais efetivo, o que corresponde a trabalhar com RIR 2 a 5. Obviamente, os grupos que obtiveram maior hipertrofia muscular também obtiveram ganhos de força, resultados que podem se explicar pelo maior volume de trabalho (mais repetições). Outra conclusão importante é que séries que se aproximam da falha concêntrica aumentam a concentração de amônia no sangue, exigindo maior tempo de recuperação entre sessões. Ou seja, utilizar RIR 2 a 5 nas séries possibilita treinar com mais frequência, gerando estímulos mais frequentes, com maior volume de trabalho semanal e consequentemente maiores ganhos em hipertrofia. Na prática, minha opinião: é muito difícil durante uma série estimar RIR5, a chance de errar e fazer RIR7 ou RIR3 é grande. Então o ideal seria trabalhar com RIR2. Lembrando: tratamos de exercícios básicos, com ativação de vários grupos muscular. Não houve contraindicação para trabalhar próximo da falha concêntrica em exercícios mais analíticos, com maior número de repetições.
    1 ponto
×
×
  • Criar Novo...