Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

De iniciante a avançado da forma mais rápida – Fisiculturismo Natural e Powerlifting

GuitarndIron2

Posts Recomendados

Postado

Excelente tópico!!! Venho experimentando diversas coisas neste ano e descobrindo o que funciona melhor pra mim...

Seu tópico parece que pode encurtar esse caminho para um praticante tardio como eu...

Guardado e seguindo aqui.

Postado

Obrigado pessoal, fico feliz em saber que o tópico ajudou!

Caso eu venha a dar Edit no tópico será apenas com o intuito de adicionar ou escrever de forma mais clara algo nele contido.

Postado

Muito bom mesmo! Só uma questão, vi que não incluiu o Push/Pull como treinamento para intermediários (não o Push/Pull/Legs). Também acho um baita tipo de treino e pra mim foi o que mais me gerou ganhos, tanto em estética quanto força.

Postado (editado)

Puta tópico, muito bom, esse tem que ser fixado, vai ajudar muita gente, inclusive a mim, parabéns.

Em relação a seção de nutrição, tem algo a explanar sobre o alcool?

Editado por duduz
Postado
42 minutos atrás, Hermano493 disse:

Muito bom mesmo! Só uma questão, vi que não incluiu o Push/Pull como treinamento para intermediários (não o Push/Pull/Legs). Também acho um baita tipo de treino e pra mim foi o que mais me gerou ganhos, tanto em estética quanto força.

Obrigado, Hermano!  Qual seria esse Split exatamente, podes explicar ele? 

Não sei conheço, conheço o Push/Pull/Legs x2 e o Upper/Lowerx2, sendo que o Upper é Push e Pull em um só dia.

30 minutos atrás, duduz disse:

Puta tópico, muito bom, esse tem que ser fixado, vai ajudar muita gente, inclusive a mim, parabéns.

Em relação a seção de nutrição, tem algo a explanar sobre o alcool?

Obrigado, Duduz! 

Esqueci de falar sobre álcool, vou dar um edit e falar sobre o assunto, obrigado por lembrar!

Em suma: álcool com moderação e contando os macros é de boa, o único problema é o hábito sair do controle e interferir nos treinos e disposição pra seguir dieta. Por exemplo: deixar de ir treinar porque está de ressaca, render menos por essa razão, fugir muito dos macros por tacar o fod*-se por estar sobre efeito do álcool, esse tipo de coisa.

Anedota interessante: cerveja hidrata igual água. Pessoalmente, quando bebo é final de semana o que não influencia nos meus treinos. De vez em nunca eu bebo uma cerveja dia de semana, mas realmente é uma pois gosto das artesanais que tem um preço não tão convidativo :D

27 minutos atrás, radec2033 disse:

muito bom artigo, linka o topico sobre periodização onde vc citou os treinos
https://www.hipertrofia.org/forum/topic/161120-periodiza%C3%A7%C3%A3o-o-que-%C3%A9-como-funciona-e-como-fazer-a-sua/

Obrigado, radec. Vou pôr em um hiperlink no post.

@Todos, obrigado pelos fesdback, assim vou dando edit em pontos que esqueci ou posso adicionar mais fontes.

Abraço!

Postado
1 hora atrás, GuitarndIron2 disse:

Obrigado, Hermano!  Qual seria esse Split exatamente, podes explicar ele? 

Não sei conheço, conheço o Push/Pull/Legs x2 e o Upper/Lowerx2, sendo que o Upper é Push e Pull em um só dia

No caso o Push/Pull seria um dia empurrar e outro puxar óbvio aueihaeiuhae só que tipo, incluindo no de empurrar o quadriceps e o posterior no de puxar, sem ter um dia só pra pernas dai no meu caso por exemplo faço push - agachamento, supino, ohp... e no pull - terra, remada...

Postado
7 minutos atrás, Hermano493 disse:

No caso o Push/Pull seria um dia empurrar e outro puxar óbvio aueihaeiuhae só que tipo, incluindo no de empurrar o quadriceps e o posterior no de puxar, sem ter um dia só pra pernas dai no meu caso por exemplo faço push - agachamento, supino, ohp... e no pull - terra, remada...

Entendi, não conhecia esse Split. Achei interessante para caramba o split por incluir os movimentos de Agachamento em empurrar e as variações do Terra em empurrar, vou adicionar ao tópico. Obrigado!

1 hora atrás, renan_95 disse:

Tópico muito bom aparentemente, vou segui-lo e quando tiver tempo irei ler inteiro.
Parabéns pelo trabalho.

Obrigado, renan. Abraço!

Postado

Muito bom tópico, parabéns.

Pra quem tem foco em powerlifting, recomendo também para iniciantes o PowerliftingToWin Novice Program e para intermediários o Texas Method (continuação do Starting Strength) e o PowerliftingToWin Intermediate Program (continuação do PNP).

Postado
Em 01/11/2015 16:25:40, Luís Guadagnin disse:

Muito bom tópico, parabéns.

Pra quem tem foco em powerlifting, recomendo também para iniciantes o PowerliftingToWin Novice Program e para intermediários o Texas Method (continuação do Starting Strength) e o PowerliftingToWin Intermediate Program (continuação do PNP).

Obrigado, Luís.

Acompanho e gosto bastante do trabalho do Izzy, do PTW. Vou adicionar ali os programas dele e o Texas Method! Bem interessante o programa dele para iniciantes, não conhecia. Ele se inspirou na abordagem dos russos pelo que analisei, bem focado nos lifts, muito bom mesmo.

Postado (editado)

Muito bom o topico, um resumo incrivel e bastante completo.

Apenas um comentario, nao me leve a mal, apenas uma observaçao.

Topicos assim eu pessoalmente acho perigosos pois costumam provocar em alguns uma visao retilinea, ainda mais em iniciantes, preguiça de pensar e buscar novas informaçoes e assumir tais verdades como absolutas pois e mais facil sendo principalmente contra produtivo apartir do momento em que a compreensao da individualidade biologica se torna necessaria.

Apenas quis adicionar um conselho a aqueles que recorrerem ao topico.

Otimo artigo.

Editado por FrangoGainer
Postado

Parabéns pelo ótimo artigo, o forum está precisando de mais topicos assim. Embora, eu nao concorde com alguns conceitos que voce abordou e que algumas coisas vao mais da individualidade de cada um, a maioria estou de acordo, nem vou me aprofundar muito porque isso so iria gerar mais uma daquelas discussões sem fim LCHF x LFHC  ou HIGH x LOW repts.

Abraço

Postado
Em 02/11/2015 22:12:34, FrangoGainer disse:

Muito bom o topico, um resumo incrivel e bastante completo.

Apenas um comentario, nao me leve a mal, apenas uma observaçao.

Topicos assim eu pessoalmente acho perigosos pois costumam provocar em alguns uma visao retilinea, ainda mais em iniciantes, preguiça de pensar e buscar novas informaçoes e assumir tais verdades como absolutas pois e mais facil sendo principalmente contra produtivo apartir do momento em que a compreensao da individualidade biologica se torna necessaria.

Apenas quis adicionar um conselho a aqueles que recorrerem ao topico.

Otimo artigo.

Obrigado pelo feedback, FrangoGainer.

Com certeza, acredito muita na individualização e entender o biofeedback (escreverei sobre treino com auto-regulagem nas férias). No entanto, acredito que para iniciante e intermediário é perigoso a questão da individualidade ainda.

Com toda certeza, tem que ir atrás de conteúdo entender como o seu corpo reage a certas coisas e, à medida que for mais avançado, ir aplicando isso. A questão da individualidade biológica sem base boa de conhecimento é perigosa: como dizer que tal biotipo tem que treinar de forma x e tal biotipo de forma y (como têm uns youtubers que fazem :ph34r:).

A ideia é um apanhado geral pra facilitar a vida da galera, de onde eles podem tirar 80% dos resultados como expliquei pelo princípio de Pareto. Os outros 20% tem vários fatores que entram daí, entre eles a questão da individualização biológica e até psicológica (tem gente que não consegue usar IIFYM porque acaba extrapolando, por exemplo).

6 horas atrás, MonsterFreak disse:

Parabéns pelo ótimo artigo, o forum está precisando de mais topicos assim. Embora, eu nao concorde com alguns conceitos que voce abordou e que algumas coisas vao mais da individualidade de cada um, a maioria estou de acordo, nem vou me aprofundar muito porque isso so iria gerar mais uma daquelas discussões sem fim LCHF x LFHC  ou HIGH x LOW repts.

Abraço

Obrigado Monster, fico feliz com o feedback e elogio.

Então, a ideia central do artigo é achar os 80%. Com certeza, tem muitos fatores que não falei, mas digamos que eles não fazem parte do grosso que irá trazer a maior parte dos resultados. Nesses 20% entra, e muito, individualidade biológica e psicológica.

Meu treino volume de treino, por exemplo, é baseado no que vi que funcionou comigo. Faço IIFYM, mas como melhor que 90% do pessoal que come "limpo". Como verduras e frutas em quantidades absurdas, porque me dá uma diferença enorme de disposição na academia e fora. Mas tudo isso é individual e parte dos 20%, não é a Santo Graal (mals pelo trocadilho Saint, hehehe).

A ideia, resumindo, é dar um norte pro pessoal que tá começando. Vejo muita informação ruim sendo passada em meios como Sites, Youtube, Fóruns; não gosto disso e me sentiria conivente se não fizesse nada.

A motivação veio da indignação que tenho com isso e de ajudar o pessoal para que quem tá começando não gaste R$ 300,00 em Whey, achar que treinar pesado (com técnica perfeita) é "ego", que treino efetivo é fazer mil drop-sets e séries até a falha, que treinar com pausa se chama "ponto zero", que a velocidade do metabolismo é ditada pela estrutura óssea e mais um monte de desserviços que dizem por aí.

Postado

Ótimo tópico, queria ter lido algo parecido quando comecei a treinar.

(2) Foi minha motivação para escrevê-lo, patinei muito no meu progresso inicial devido a não ter algumas destas coisas em mente.

• 4 semanas depois...
Postado
Em 09/11/2015 06:48:05, Shrödinger disse:

Bem legal, em especial a ideia de pareto. As pessoas tendem a se preocupar excessivamente com os 20% e esquecem os 80%.

Abraço

Exato, é o que mais vejo tanto aqui no fórum e na academia. Acredito que o caminho ideal é esse: começa a se preocupar com 50% primeiro, depois de um tempo 70%, depois de um tempo 80% e asim por diante. Essa abordagem gradual é muito mais sustentável no longo prazo do que uma coisa extrema para quem está começando. 

Essa semana um cara que tava iniciando me perguntou: "Quando tempo você treina?", "4 anos" eu repespondi. Daí ele perguntou: "Você toma suplemento? Fui numa loja do shopping e os cara me indicaram um monte de coisa, até pasta de amendoim". Daí eu procedi em explicar pro cara esse Pareto aí, e aproveitar falar que não precisa gastar dinheiro com isso.

Na verdade, quando se conhece mais a fundo, quase toda indústria usa a desinformação como meio de lucro. Vide indústria imobobialiária, banco, fianciamento de qualquer coisa e afins. Realmente espero que no futuro, no Brasil, a gente tenha mais marcas éticas na indústria fitness e com uma proposta de valor honesta que coloca a satisfação do cliente como prioridade.

Abraço!

• 1 mês depois...
Postado

Excelente cara. Cada vez mais fico apaixonado pelo powerlifting para naturais. Pensa que na minha cidade tem poucos interessados.

• 2 semanas depois...
Postado
Em 20/01/2016 at 19:52, Ari176 disse:

Excelente cara. Cada vez mais fico apaixonado pelo powerlifting para naturais. Pensa que na minha cidade tem poucos interessados.

Opa, valeu Ari. Normal, acho que pouquíssimas cidades realmente tem um pessoal que treina PL ou conhece.

Abraço!

• 1 mês depois...
Postado

Posso usar um desses treinos para iniciantes mesmo ainda não tendo uma dieta muito boa (quer dizer, sem contar os macros e etc)? ou seria melhor nesse contexto fazer um treino que o professor da academia passa, e só quando eu estiver com uma boa dieta fazer uso dos treinos citados no tópico?

• 2 semanas depois...
Postado (editado)

Esse tópico é um dos melhores do fórum! Tá de parabéns!
Mas fiquei curioso, esses treinos fullbody 2,3x na semana são algo pouco difundido no Brasil ainda? Eu pergunto pois em todas as academias que frequentei até hoje NENHUM instrutor me sugeriu um fullbody, sempre foi AB e depois de 1 mês (sei la eu pq raios) mudavam pra ABCD ou ABCDE, etc. Comecei meu treino fullbody3x por conta, depois de ler o fórum, e os resultados já começaram a vir logo nas primeiras 2 semanas, faz muita diferença e eu realmente acho que é um treino que estimularia mais pessoas a frequentar uma academia afinal, são só 3 vezes na semana, muita mais facil encaixar na rotina.

Editado por Diogolbar
  • 5 meses depois...
Postado

Excelente tópico, ajudou demais. Gostaria de saber sua opinião sobre essa metodologia: 

Você acha que vale para iniciantes?

Abraços

Postado
Em 31/10/2015 at 23:25, GuitarndIron2 disse:

imagino que será hora de mudar para um treino intermediário quando alcançar algo em torno de:

Agachamento: 130-160x3x5 (de 130 a 160 kgs para 3 séries de 5 repetições)

Supino: 90-110x3x5

Desenvolvimento: 50-70x3x5

Remada Pendlay: 75-95x3x5

Levantamento Terra: 150-180x5

Não entendi uma coisa: Esse peso aí (130-160kg) é a soma das cargas utilizados ao longo das 3 séries de 5 repetições, ou seria a carga de cada uma das repetições? 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...