Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Afinal, o que importa para hipertrofia?


Ericles96

Posts Recomendados

Bom, muito se fala que a sobrecarga progressiva é a chave para hipertrofia, porém o que venho aprendendo na prática e observando é que não adianta apenas colocar peso na barra, fazer meia boca ou não aguentar fazer o mínimo de séries ou volume total necessário para hipertrofia. No meu inicio foquei unicamente em aumentar o peso na barra mas não presei tanto pela execução ou não sabia mesmo, e ainda me achava fodão por fazer um agachamento mal executado com 100kg pra 3x6, e ainda achava que treinava mais pesado que o carinha que agacha com 60kg pra 4x10 e boa forma, pois de acordo com a tonelagem total do exercício, 3x6x100 = 1800  e 4x10x60 = 2400. E por isso julguei minha genética, mas a realidade é que o meu treino estava pífio. Mas e aí, é assim que se calcula a sobrecarrega progressiva? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

pra começo de papo, hipertrofia não é matemática.

 

saber executar os exercícios é o básico, até pq se vc não fizer isso, você não estará fazendo o exercício, estará apenas erguendo peso.

 

esquece esse negócio de sobrecarga progressiva, foca em aprender treinar e as cargas vão subindo ao natural.

 

e o processo é lento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/03/2023 em 18:23, Ericles96 disse:

3x6x100 = 1800  e 4x10x60 = 2400

Não é um jeito ruim, gera uma certa métrica, mas isso é contando que ambos estão descansando o mesmo tempo, fazendo a mesma quantidade de fase excêntrica e concêntrica.

 

Tá complicando demais, forma tem que ser prioridade sempre, só passar na frente de um CT de Crossfit pra ver o pessoal movendo cargas grandes e ninguém com shape porque o objetivo não é estimular hipertrofia, é fazer o exercício com o máximo de carga.

Sobrecarga deveria ser tentar progredir o peso com o tempo fazendo o exercício da forma correta, eu não gosto dessas métricas que colocam de aumentar X% do peso a cada semana (isso em fases de ganho pelo amor de Deus, não vai tentar subir peso nos exercícios num déficit agressivo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na realidade o que importa é tensão mecânica, sobrecarga progressiva é uma maneira de se obter hipertrofia assim como tu não precisa viver focado em apenas nisso até porque existem n estudos que mostram que o importante é chegar perto da falha independente da faixa de repetições a questão é que treinando com mais sobrecarga tu não precisa se "desgastar" demais com 20+reps por set garantindo assim uma melhor eficiência nos treinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há uma confusão de conceitos aí.

Sobrecarga progressiva não está relacionada somente ao aumento da carga. Como bem disse, o que acontece se você focar única e exclusivamente no aumento da carga (peso)? Em algum momento sua técnica/amplitude ficará comprometida, sem falar que esse aumento não é linear.

Se fosse, 1kg por semana resultaria em 52kg a mais na barra de supino durante um ano. E isso é improvável.

O que precisamos entender aqui é que sobrecarga entende-se por todo e qualquer estresse imposto ao organismo. Realizar uma série a mais do que já vinha fazendo, é aumentar a sobrecarga, realizar repetições a mais com o mesmo peso é aumentar a sobrecarga, encurtar o descanso entre séries é aumentar sobrecarga, aumentar o peso na barra é aumentar a sobrecarga e por aí vai...

O que precisamos entender aqui é: SOBRECARGA refere-se a aumentar o estresse imposto enquanto CARGA refere-se ao peso. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/03/2023 em 18:23, Ericles96 disse:

Bom, muito se fala que a sobrecarga progressiva é a chave para hipertrofia, porém o que venho aprendendo na prática e observando é que não adianta apenas colocar peso na barra, fazer meia boca ou não aguentar fazer o mínimo de séries ou volume total necessário para hipertrofia. No meu inicio foquei unicamente em aumentar o peso na barra mas não presei tanto pela execução ou não sabia mesmo, e ainda me achava fodão por fazer um agachamento mal executado com 100kg pra 3x6, e ainda achava que treinava mais pesado que o carinha que agacha com 60kg pra 4x10 e boa forma, pois de acordo com a tonelagem total do exercício, 3x6x100 = 1800  e 4x10x60 = 2400. E por isso julguei minha genética, mas a realidade é que o meu treino estava pífio. Mas e aí, é assim que se calcula a sobrecarrega progressiva? 

 

Se for colocar em %, na minha opinião 80% ou mais treino e dieta.

 

Podem bater o pé que for, quem ajusta treino e dieta progride, simples assim.

 

Se estava treinando com execução cagada já eh um forte indício de onde estava errando.

Ainda assim, mesmo fazendo execução cagada se a dieta estivesse ajustada, sendo iniciante, haveria sim uma boa progressão.

 

Tem gente que leva anos pra entender isso, outros a vida toda passa e não entendem, permanecem com um shape bosta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um estudo sobre "chegar até a falha" (se eu achar o link, edito aqui) que mostra que chegar até a falha em todas as séries não é tão benéfico como imaginam.

 

Resumidamente falando, o cara que executa a série com 2/3 repetições na reserva (ou chega até a falha somente na última série de cada exercício) tem o mesmo desenvolvimento que o indivíduo que falha em toda série e ainda tem uma maior recuperação entre as séries, fazendo com que ele consiga treinar melhor (recuperado e sem exaustão) durante o treino daquele dia.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/03/2023 em 19:46, umaprendiz disse:

Tem um estudo sobre "chegar até a falha" (se eu achar o link, edito aqui) que mostra que chegar até a falha em todas as séries não é tão benéfico como imaginam.

 

Resumidamente falando, o cara que executa a série com 2/3 repetições na reserva (ou chega até a falha somente na última série de cada exercício) tem o mesmo desenvolvimento que o indivíduo que falha em toda série e ainda tem uma maior recuperação entre as séries, fazendo com que ele consiga treinar melhor (recuperado e sem exaustão) durante o treino daquele dia.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...