Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Desabafo - Nutricionistas Ruins!


cnascime

Posts Recomendados

Publicidade

e o que acontece com a energia excedente? Pra algum lugar ela tem que ir, ou seja, banha ou musculos.

Se o organismo se auto regular, ai ja nao existe mais o excedente calorico e o cenário é outro.

O que acontece é que nosso organismo é mais inteligente do que pensamos, ele consegue se auto regular através da dieta.

A termodinâmica existe, mais kcal = mais energia, menos kcal = menos energia. Mas e ai? Uma pessoa que quer emagrecer então é só comer abaixo do seu GET? Sim, mas o GET se altera por meio da dieta e fatores externos.

Pegue uma pessoa esta com uma dieta de 1500 kcal (20% gorduras, 30% proteinas, 50% carboidratos - coloquei valores ficticios) e quer perder gordura. Ai chega uma outra pessoa com uma dieta de 3000kcal (20% carboidrato, 30% proteinas, 50% gordura - valores ficticios) e com o mesmo objetivo da primeira pessoa. Qual você acha que vai ter os melhores resultados? A maioria responde a primeira opção, por que é a mais óbvia, tem kcal a menos, então essa pessoa vai perder bem mais gordura.

Agora eu pergunto, por que a obesidade tem aumentado tanto se hoje há esse "boom" de comer limpo, sem gordura na dieta, comer pouco, etc.??? Tem alguma coisa errada ai..

Como emagrecer tendo a maior parte da dieta com o macro mais engordante? Principalmente se forem carbos refinados, ai a situação é pior ainda.

O que acontece é que uma dieta com high fat e low carb faz o corpo trabalhar de forma diferente do que uma dieta que seja o contrario (low fat e high carb).

Nosso corpo não é uma calculadora exata, ele depende de outros fatores. Cada alimento é digerido de uma forma, cada combinação de alimentos é digerida de uma forma, a escolha dos alimentos da dieta fazem seu organismo trabalhar de forma diferente.

Não há como derrubar a termodinâmica, mas há como alterar a forma como nosso corpo lida com ela. Não é por que estamos ingerindo 4 mil kcal que temos que engordar por que a termodinâmica diz que isso é muito para nós.

Exemplos não faltam, os old school comiam quantidades cavalares de gordura e proteina e baixo carbo e olha o nivel de gordura deles. Nossos ancestrais evoluiram tendo em sua dieta o carbo sempre baixo (a agricultura é recente).

Dê uma lida naquele tópico que passei o link, vai esclarecer melhor.

Eu não concordo que um déficit em uma dieta "normal" e o mesmo déficit em uma cetogênica tragam os mesmos resultados.

Ta certo Matheus...porem os que são formados e tem embasamento teórico, não serve pra b... nenhuma. É até bonito você escrevendo "adaptar a dieta a rotina/condições financeiras do cliente, tratar distúrbios alimentares, tratar até mesmo doenças através da nutrição. Quero ver fazer isso tudo só sendo formado na internet."

Mas a realidade é uma só. Achar nutricionista bom, é igual achar agulha no palheiro...pois a maioria visa somente arrancar dinheiro seu e não isso que você descreveu. Então a alternativa que as pessoas acabam encontrando, são fóruns de discussões para através da técnica de "tentativa e erro" chegar ao resultado desejado. Não que essa alternativa seja a mais fácil, porem é a mais assertiva.

Sim, entendo seu ponto de vista.

E achar bom nutricionistas é dificil achar mesmo. Em partes por que é uma profissão que agora está tendo um crescimento pelo fato de estar na moda ir ao nutricionista e as pessoas estarem se preocupando mais com a estética. Então é uma profissão que com o tempo vai se ajeitando.

Hoje em dia é dificil achar bons profissionais em quase todas as areas. Quantos médicos também não são incompetentes? Vários, é o que mais se vê, mas nem por isso deveria não existir o curso de medicina por que você acha o que quiser na net.

Não se pode desprezar uma profissão pelo fato de que alguns (a maioria) dos profissionais fazem o curso nas coxas e quando se formam só buscam o lucro.

Agora pega um bom nutricionista, mas um bom mesmo, e uma pessoa que passou horas e horas lendo coisas na net e vê a diferença.

Mas para o básico, montar uma dieta e tal, sim, da pra achar tudo na net.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também sou estudante de nutrição e o que mais vejo são professores e alunos com mentes completamente fechadas, semana passada mesmo tive duas tristezas, uma meu professor dizendo pra turma toda, que so prescreve no maximo uma gema por dia por causa do colesterol do ovo.. então eu questionei dizendo que ja havia sido provado que o colesterol do alimento não altera o do sangue, e ele me disse que ainda não, que eh pra ter muito cuidado com essas coisas, fiquei calado pra ele não achar que eu estava querendo dar uma de superior e me marcar kkkk e outra eu fazendo um trabalho de extensão no mercado central de onde eu moro fazendo perguntas de nutrição a população.. quando meu grupo cansado resolveram parar para tomar uma coca cola, ai quando iam colocar pra mim eu falei, não precisa, não bebo coca, ai eles vieram com 7 pedras na mão pra cima de mim me questionando pq eu não tomava coca, falei que estava em dieta mas não adiantou, fui chacota da turma de NUTRIÇÃO por estar seguindo uma dieta pra perder gordura e não tomar coca cola.

que absurdo isso, te aconselho nao andar com essa gente, vai pra aula, estuda e pega nota como tiver que pegar (ja que nao tem muito valor essas notas de faculdade pelo que tenho percebido), segue teus objetivos, essa gente ai nao vai longe nao, estudo administração e vejo muito retardado lá tbm, nem me misturo muito, mas essa tua turma é um caso pior ainda kkkkkk que merda!

Não se pode desprezar uma profissão pelo fato de que alguns (a maioria) dos profissionais fazem o curso nas coxas e quando se formam só buscam o lucro.

Agora pega um bom nutricionista, mas um bom mesmo, e uma pessoa que passou horas e horas lendo coisas na net e vê a diferença.

Mas para o básico, montar uma dieta e tal, sim, da pra achar tudo na net.

ninguem sai pronto da faculdade, o nutricionista esportivo (ou de qualquer area) BOM se faz na experiencia e na vontade, porque matérias de faculdade (pelos relatos que temos visto, pela faculdade que eu faço e pela realidade do meu trabalho) vejo que a maioria são teorias e utopias, e a internet é só um acessório, artigos sao bons e fórum acho que melhor ainda porque como disse o Hespanhol: é a mais assertiva, porque? por conclusoes baseadas em FATOS, mas repito, a melhor alternativa, como voces ja falaram tambem, é um nutricionista Esportivo e Experiente, negocio é pegar referencias

mas meu caso, como vc mesmo falou, sobre dieta básica pra hipertrofia, se consegue tudo por aqui, graças a deus, por isso tou por aqui hehehe ja me sugeriram de ir em nutricionistas, mas nao, agradeço, por estes motivos aí entre outros, e ainda tem gente que acha que quem desconfia dos nutricionistas sao ignorantes, por isso esse fórum é muito bom, aqui agente se entende pois temos objetivos e experiencias em comum, conversar com pessoas que nao sao desse meio nao vale a pena, nem aconselhar, melhor deixar se ferrar, cansei de conversar com parentes e amigos que alem de nao saber nada ainda querem ensinar kkkkkk

Editado por Jin Kazama
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

conversar com pessoas que nao sao desse meio nao vale a pena, nem aconselhar, melhor deixar se ferrar, cansei de conversar com parentes e amigos que alem de nao saber nada ainda querem ensinar kkkkkk

Passo por isso sempre, ainda mais com parentes quando tem festas de familia.

Já desisti de tentar ajudar eles, me faço de bobo quando entram em assuntos relacionados a nutrição. Começo a olhar pro céu ou algo do tipo, finjo que nem tô ali.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Wesley e o Matheus ja reponderam o que eu ia responder ,

mas so complementando, o que importa nao é so as kcal em si , e sim a divisão dos macros , carboidrato baixo e gorduras altas fazem o corpo usar fat como fonte primária de energia , fazendo a pessoa perder gordura . Não sou eu que falo isso, no tópico do low carb alguns dos melhores profissionais do mundo é que falam , alem de paginas e paginas de discussão, todos chegaram a essa conclusão , principalmente os que mais entendem como Wesley Pinto.

E para os pseudo-nutricionistas do forum que acham que sabem tudo so lendo na internet , o Ney Felipe fez um post respondendo la no relato dele , abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passo por isso sempre, ainda mais com parentes quando tem festas de familia.

Já desisti de tentar ajudar eles, me faço de bobo quando entram em assuntos relacionados a nutrição. Começo a olhar pro céu ou algo do tipo, finjo que nem tô ali.

exato kkkkk o negocio é sempre conversar com gente do ramo, e as vezes alguem de fora desse meio pergunta alguma coisa, ok eu respondo, mas pior que dependendo do caso nao acreditam kkkkkkk conheço gente com o dobro da minha idade que acredita que comendo carne magra e comidas saudaveis sem fazer nada de exercicio terá saúde por muito tempo, enquanto cultiva uma barriga gigante e tentam achar alimentos milagrosos pra compensar falta de dieta, os mesmos tipos que sempre acreditam em qualquer coisa que um medico ou nutricionista disser, porque tem um diploma kkkkk é muita burrice, vejo gente que come porcaria industrializada seguido e mantem saúde ainda porque faz algum exercicio, claro que o ideal é como fazemos aqui, exercicio + dieta, mas isso é demais pra essa gente, nao vale a pena nem conversar mesmo dependendo de quem

Sendo assim pra que medico? Sendo q vc pode aprender tudo na net.

pra que professor? Basta ler o livro.

--"

concordo, na verdade são facilitadores! mas a crítica aqui é aos maus profissionais, que existem em excesso e ao invés de facilitar, dificultam e muitas vezes, como mostram alguns relatos aí: com informações totalmente invertidas à verdade

Editado por Jin Kazama
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os caras acham que faculdade é uma fábrica, que uma pessoa entra e automaticamente sai de lá sabendo e tem credibilidade no assunto. Estamos na era da informação, toda informação é disponível e abundante, basta buscar na internet, é possível saber muito mais do que um professor de nutrição apenas estudando por você mesmo, não precisa de uma faculdade pra o conhecimento entrar em você, não apenas nutrição mas Ciência da Computação, Química e até mesmo Direito, enfim, tudo se aprende se dedicarmos tempo e disciplina.

Não é um diploma que atesta o grau de conhecimento de alguém. Não na era atual.

Faculdade é um protocolo (até um tanto ultrapassado) que concentra a informação sobre um assunto num curso, mas nada impede de obter a mesma informação (ou até mais) por outros meios. QUALQUER informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também sou estudante de nutrição e o que mais vejo são professores e alunos com mentes completamente fechadas, semana passada mesmo tive duas tristezas, uma meu professor dizendo pra turma toda, que so prescreve no maximo uma gema por dia por causa do colesterol do ovo.. então eu questionei dizendo que ja havia sido provado que o colesterol do alimento não altera o do sangue, e ele me disse que ainda não, que eh pra ter muito cuidado com essas coisas, fiquei calado pra ele não achar que eu estava querendo dar uma de superior e me marcar kkkk e outra eu fazendo um trabalho de extensão no mercado central de onde eu moro fazendo perguntas de nutrição a população.. quando meu grupo cansado resolveram parar para tomar uma coca cola, ai quando iam colocar pra mim eu falei, não precisa, não bebo coca, ai eles vieram com 7 pedras na mão pra cima de mim me questionando pq eu não tomava coca, falei que estava em dieta mas não adiantou, fui chacota da turma de NUTRIÇÃO por estar seguindo uma dieta pra perder gordura e não tomar coca cola.

Nossa, pq vc não mandou todos tomarem nokum? Pkp a que ponto chegamos, já passei por coisas parecidas tb, hoje em dia não tenho mais paciência sou curto e grosso e ai ninguém fala mais nada. Se a pessoa é ignorante na mente, retribuo sendo ignorante pessoalmente rsrs.

Minha prima é médica e ela é como se fosse minha irmã, eu disse a ela que tava comendo 10 ovos com gema e ela falou um monte, como mudei a dieta para perder , mantive 5 ovos e até hoje como 5 ovos inteiros com gema e tudo, as vezes quando estou sem janta como 15 inteiros, ai fiz exames gerais e levei para ela ver meu colesterol, ela viu e disse que estava melhor que o de criança rsrs, mas mandou eu ter cuidado WTF? Mesmo com a prova na mão a galera não acredita, preferem acreditar nos contos da carochinha do que ir atrás das informações.

E o pior é que se vc se torna um nutricionista competente e inteligente, vai ser discriminado pela ignorância do povo , até dos seus parceiros de trabalho... Isso que é foda.

Editado por Bunitinhu89
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O autodidatismo sempre existiu. Com a internet ele ficou melhor ainda. Encontramos desde livros inteiros a artigos mais simplistas nela.

Dizer que uma pessoa não pode ser boa em qualquer área por conta própria é muita inocencia.

Exemplo Direito. Há muitos países onde o réu pode se defender sem ter um advogado, ou seja, se eu for um autodidata em direito posso acabar tendo uma defesa própria melhor do que se usasse um advogado público por exemplo.

Exemplo da Ciencia da computação. Se eu for um autodidata bom nessa área posso pegar vaga dentro de uma multinacional, pois essas empresas de software levam muito mais em consideração o que a pessoa faz ali na hora, na frente deles, do que o nome da faculdade onde ela estudou.

Editado por leonardooosouza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...