Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Coca-Cola/cervejas - Caramelo Iv X Suplementos


Thiago CWB

Posts Recomendados

Assim como muitos, fiquei indignado com a proibição da ANVISA referente aos suplementos Isofast- MHP, Alert 8-hour-MHP, Carnivor e Probolic –SR-MHP.

Resolvi pesquisar o assunto e confrontar com a poderosa COCA-COLA e o famoso Caramelho 4, o assunto ja é conhecido de muitos, mas eu quis descobrir o por quê ela e outras industrias de bebidas (Cervejas) nao sofrem as mesmas penalizações ou pelo menos alteraram a composição.

A Coca-Cola do Brasil traz nove vezes o limite diário de 4-MI estabelecido pelo governo da Califórnia

A Coca-Cola comercializada no Brasil contém a maior concentração da substância 4-MI (4-metil-imidazol), presente no corante Caramelo IV, classificado como possivelmente cancerígeno. O resultado é de um teste do CSPI (Centro de Ciência no Interesse Público, em tradução livre), da capital norte-americana, Washington D.C. Eles avaliaram também a quantidade da substância nas latas de Coca-Cola vendidas no Canadá, Emirados Árabe, México, Reino Unido e nos Estados Unidos.

Um estudo feito pelo Programa Nacional de Toxicologia do Governo dos Estados Unidos já havia apontado efeitos carcinogênicos do 4-MI em ratos, e fez com que a Iarc (Agência Internacional para Pesquisa em Câncer), da OMS (Organização Mundial da Saúde), incluísse o 4-MI na lista de substâncias possivelmente cancerígenas.

Segundo a ANVISA a quantidade é segura. Então presumo que os atrasados são os AMERICANOS e os JAPONESES que também tem dosagem baixa.
Avançado é o povo Brasileiro com seu órgão regulamentador a ANVISA, onde proíbe suplementos com 200mg Taurina (Redbull tem 5x mais), suplemento com BCAA (aminoácido que é responsável pela construção de 35% dos músculos estriados).

É engraçado que a ANVISA usa o bom senso quando lhe convém, vejam esse trecho do informe técnico: “ Praticamente, isso significa que uma pessoa adulta de 60 kg pode consumir, sem riscos a saude, ate 3 mg de 4-metilimidazol /dia, enquanto que para uma crianca de 30kg o consumo nao deve ultrapassar 1,5 mg de 4-metilimidazol/dia."

Por quê não usam esse bom senso referente a suplementos alimentares ? Alguem passa mal usando eles e simplesmente proíbem, sem ao menos verificar como foi a administração do produto pela pessoa.

A Anvisa alega que para o Caramelo 4 (4-metilimidazol) ela esta alinhada com a autoridades sanitarias dos EUA e da Europa (Food and Drug Administration – FDA e Euporean Food Safety Authority – EFSA).

E por quê ela não usa a mesma base para regulamentação dos suplementos alimentares, ela usa apenas quando lhe convém, como neste caso onde envolve as grandes industrias de Bebidas como Coca-Cola e Cervejas ?


QUANTIDADE DE 4-METIL-IMIDAZOL (4-MI) NA COCA-COLA EM NOVE PAÍSES

PAÍS

4-MI em microgramas (mcg) em cada 355 ml

Brasil

267

Quênia

177

Canadá

160

Emirados Árabes Unidos

155

México

147

Reino Unido

145

Estados Unidos (Washington, DC)

144

Japão

72

China

56

Estados Unidos (Califórnia)

4

Fonte: CSPI (Center for Science in the Public Interest) - EUA

Fontes que consultei:
http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/voce-sabe-o-que-e-caramelo-iv

http://www.medclick.com.br/alimentacao/corante-caramelo-o-que-e-4-metilimidazol-mei.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/BCAA

http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/anvisa+portal/anvisa/sala+de+imprensa/menu+-+noticias+anos/2013+noticias/alimentos+com+substancias+irregulares+sao+proibidos

http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/f681d6804adf50d7ae71afa337abae9d/Informe_Tecnico_n_48_de_10_de_abril_de_2012.pdf?MOD=AJPERES

http://www.fao.org/ag/agn/jecfa-additives/specs/monograph11/additive-102-

m11.pdf
http://www.idec.org.br/em-acao/em-foco/idec-questiona-anvisa-e-fabricantes-sobre-os-perigos-do-corante-caramelo-iv

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Brasil é assim, liberam ou proíbem o q querem do jeito q querem e usando as normas q eles querem e ponto final.

1912537_694938477223784_789455890_n.jpg

Se a Anvisa fosse uma instituição séria e justa teria então proibido o Red Bull...a Coca, mas claro , não vai proibir porque os donos destas são poderosos e com eles não se mexe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai ai... a galera adora fazer um drama

a anvisa não proibiu esses suplementos. o fato é que eles não eram comercializados "legalmente"

e quando foram dar conta, perceberam que alguns deles contem substancias em altas porcentagens (vit b12 por exemplo) e no Brasil, depois de uma certa porcentagem de vit. b12 o produto é considerado um remédio e não um sumplemento alimentar.

não to defendendo a anvisa, eles só estão fazendo oq esta escrito na lei

a galera cai matando quando a anvisa não faz nada (caso dos whey de farinha) e quando eles fazem ficam de mimimi.

relaxa moçada... tem bilhoes de suplementos por ai, eles não proibiram um composto, igual fizeram com a creatina uma epoca, foram só alguns suplementos especificos que tinham dosagens muito altas de certas substancias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com a caralhada de impostos que pagamos ainda somos obrigados a nos privar do consumo de produtos tao inócuos como suplementos.Este país nao é serio em nenhum criterio pqp, qurendo ou nao pra muitas pessoas esses suplementos fazem mta falta, tem gente ai que trabalha e estuda direto e tem so um poquinho de tempo restante para malhar, como vão fazer para seguir uma dieta rigorosa e se dedicar ao resto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cerveja >>> suplementos

ainda mais agora (ok, nao tao agora, faz tempo) que o mercado nacional embarcou na onda da falsificaçao *-* compro uein pensando que vou consumir uein e ao inves de uein vem malto no pote *-* bom que ja economiza na malto isso sim quie é suplemento top 2 em 1 dlç

pra reiterar:

cerveja >>> suplementos

se for Heineken entao #fimdepapo

209707-cs_bomb.jpg

Editado por TheyCallMePeter
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...