Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

As Armadilhas Da "medição" De Gordura Corporal

Posts Recomendados

Postado

Curti bastante a experiência, Martin!

Espero que o pessoal use os métodos e números com sabedoria...

Abraço

Obs: feedbacks são bem vindos, principalmente se bem embasados.

• Supermoderador
Postado

Legal a tradução. Interessante que em metrologia, é ensinado que um objeto qualquer tem uma medida 100% correta que é utópica, qualquer medição, até mesmo com o melhor paquímetro, vai ser apenas uma aproximação. Uma pessoa pode achar um valor diferente de outra pessoa. Porque medição de gordura no corpo humano teria que ter uma precisão e exatidão boas? Interessante uns testes saindo com 17,58% de BF, quando na verdade seria um 17,58 +-5% !!

Postado
Legal a tradução. Interessante que em metrologia, é ensinado que um objeto qualquer tem uma medida 100% correta que é utópica, qualquer medição, até mesmo com o melhor paquímetro, vai ser apenas uma aproximação. Uma pessoa pode achar um valor diferente de outra pessoa. Porque medição de gordura no corpo humano teria que ter uma precisão e exatidão boas? Interessante uns testes saindo com 17,58% de BF, quando na verdade seria um 17,58 +-5% !!

Exatamente, Aless!

Não faz o menor sentido usar uma divisão menor que 1%...

Postado

Excelente artigo. Daqui uns dias farei uma "medição" por dobras cutâneas, e já estava pensando também em fazer sempre no mesmo horário quando fosse fazer. Fiz já por bioimpedância também, agora vou bater os resultados. Obrigado pelo texto mpcosta82 =).

Postado

Opa, marcando aqui também!

Obrigada, @Mac e @Martin =)

Quem sabe agora eu fico sem neuras com números.

Beijos pros dois!

Postado (editado)

PARABÉNS!!!!!

Martin, como sempre colaborando demais.

Mac, meu querido, show de bola eim? Precisa participar mais e mais desse forum com suas opiniões sensatas e inteligentes.

Não consegui ver os spoilers aqui do trabalho, infelizmente. Mas vou devora-los assim que estiver em casa.

Obrigada meninos!

Editado por AnaCarol
  • 4 semanas depois...
Postado

Opa, massa, mais um argumento para eu não pagar 50 reais da bioimpedância, realmente, eu me meço com fita pra comparar eu comigo mesmo e é suficiente.

BF, como dizem, eu meço no espelho, quando o pânceps incomoda, eu começo cutting.

• 4 semanas depois...
Postado

BF, como dizem, eu meço no espelho, quando o pânceps incomoda, eu começo cutting.

É bem isso mesmo.

Mesmo se você for atleta, ninguém vai medir seu BF quando subir no palco rs.

E aparentar definição envolve outros fatores além das dobras (retenção, volume muscular, qualidade muscular... tudo influencia).

Postado

Reputado No Mad... sou louco por números também, anoto tudo, mas aprendi que realmente o que vale é o espelho. Se bem que a vontade de comprar um adipômetro é grande (mas vou resistir).

Pelo visto do manual me meço todo errado, sempre tiro a medida de perna, panturrilha e bíceps pela área de maior circunferência, pra poder comparar depois (se escolher outra área é grande a chance de não calcular direito e medir 1cm abaixo ou acima, e aí muda tudo). Até a barriga meço relaxado e no ponto de maior diâmetro, resultado, quando digo que tô com 99cm amigos meus, visivelmente mais gordos, ficam todo orgulhosos: "Só tenho 94, 95...", bom, mas 94-95 do quê??? Sem parâmetro não há medida que valha.

Postado

Ótimo manual NoMAd! Essas fotos são de valiosíssima ajuda, principalmente pra quem tem um adipômetro como eu e quer saber como tirar direitinhos as dobras. O manual que vem com o adipômetro indica somente as 3 dobras comuns (abdome, coxa e peito). Agora só faltou o protocolo para 7 dobras por exemplo, não cheguei a ver no tópico ...se eu encontrar eu posto

Postado

Acabei nem passando mais aqui..

Valeu, meninas!

No meu caso foi mais uma ajuda mesmo, já que creio que o maior trabalho foi do Martin.

Tava lembrando que isso aqui começou com seu comentário sobre as diferenças e flutuações das medições no diário da biazita, né Ana? Vcs fazem parte disso também! hehe

Beijos (e por enquanto, ainda um pouco off dos diários.. foi mal!)

Postado

Acabei nem passando mais aqui..

Valeu, meninas!

No meu caso foi mais uma ajuda mesmo, já que creio que o maior trabalho foi do Martin.

Tava lembrando que isso aqui começou com seu comentário sobre as diferenças e flutuações das medições no diário da biazita, né Ana? Vcs fazem parte disso também! hehe

Beijos (e por enquanto, ainda um pouco off dos diários.. foi mal!)

Poxa Mac, que honra rs

Mas é isso mesmo, cada vez mais eu chego a conclusão de que o que vale é o espelho.

Gosto do adipômetro mais pra ter uma referência (e porque, as vezes, na neura, eu não consigo enxergar as melhorar no espelho :P)

Beijos!

• 4 meses depois...
Postado

fiz uma avaliacao hoje na impedancia bioelétrica, concerteza essa porra tava errada..

antes tava 17,7%, passei 2 meses em cutting, com mais ou menos 1000 calorias de deficit diario, ai quando fui hoje tava 16,6%

resumindo, com mais ou menos 60.000 calorias de deficit, eu so perdi 750 gramas de gordura...

nem perigo..

Postado

fiz uma avaliacao hoje na impedancia bioelétrica, concerteza essa porra tava errada..

antes tava 17,7%, passei 2 meses em cutting, com mais ou menos 1000 calorias de deficit diario, ai quando fui hoje tava 16,6%

resumindo, com mais ou menos 60.000 calorias de deficit, eu so perdi 750 gramas de gordura...

nem perigo..

É, o melhor mesmo é a fita métrica e o espelho!

• 2 semanas depois...
Postado

nem messo :whistle::whistle:

vejo no espelho

as mudanças, e se ta ficando legal

mais retido, mais seco

é interessante a medição, mas pra quem tem paciencia e gosta de acompanhar o BF :sleeping_03anim:

• 6 meses depois...
Postado (editado)

Artigo recomendadíssimo!

Muito show! Para a galera não se ater apenas ao BF.

O melhor mesmo é se ligar na fita métrica e espelho.

Editado por Leandrocodf
  • 11 meses depois...
  • 3 semanas depois...
Postado

Muito bom.

Um excelente trabalho que mais uma vez demonstra que ficar bitolado em números não resolve o problema de ninguém.

Para mim, a medição é válida como um parâmetro.

Pouco me importam os números que o adipômetro mostra, o que importa é que eles diminuam a cada medição.

Isso mesmo. Assim como as proteínas, carboidratos, calorias exercícios, repetições, pesos, etc. no fim tudo só serve de parâmetro.

Muito bom o texto!

Postado (editado)

Só uma dúvida: a medida da circunferência abdominal é tão boa assim? Afinal, no abdomen temos os musculos reto do abdome, obliquos (interno e externo) e transverso do abdome. Isso sem contar a lombar, que apresenta os músculos eretores da espinha e o latíssimo do dorso. Como saberemos se o que ganhamos (ou perdemos) na medida foi em gordura ou em massa muscular? Por exemplo, a circunferência abdominal de fisioculturistas é bem grande. Isso não quer dizer que são gordos.

Exatamente por não confiar tanto nessas medidas é que eu valorizo muito mais o espelho.

Editado por Douglas Tc
Postado (editado)

A medida é boa sim. Acontece que esses fisiculturistas que vc mencionou são pontos "fora da curva", exceções, fogem da regra geral e do corpo médio de 99% da população.

Mesmo assim, provavelmente a sua medida da circunferência abdominal não deve ser tão maior que a média de alguém magro, porque a musculatura é muito mais densa que a gordura.

Então, ele pode acumular lombar, abdome e oblíquos bem fortes que sua medida não irá aumentar tanto, mas vai ficar bem definido, lógico.

A medida de um fisiculturista contra a medidade um cara magro normal não será tão expressiva quanto a diferença entre a medida do fisiculturista e um cara gordo.

Pois basta uns kilinhos de gordura pra ficar com a medida bem grande.

Isso sem contar que a gordura abdominal é a que primeiro aparece ao engordar, pelo menos nos homens. E a última a sumir. Por isso ela é tão importante e paramétrica.

Editado por Brunobyof
  • 2 meses depois...
Postado

Excelente artigo! Estava pensando em pagar por uma e já vou reconsiderar

Enquanto isso...

Para quem não tem nenhum aparelho nem academia com recursos, tenho pesquisado alguns métodos, mais falhos ainda haha, para medir BF

Parecem bem contestáveis, mas é o que nós temos...

Peguei minha altura (1,76) e peso (73kg), idade (28) e algumas outras medidas e joguei aqui

(aqui deu 18,63%)

https://www.corpoperfeito.com.br/tools/calculadoras/pgc/default.aspx (aqui deu 21,06%) leva muito em conta a abdominal, que tenho bastante.

https://www.healthcentral.com/cholesterol/home-body-fat-test-2774-143.html (aqui deu 18% também. Converti as medidas)

https://www.maismusculacao.net/calculadoras/ (aqui, também baseado na abdominal, deu 18,41%)

• 2 meses depois...
  • 3 meses depois...
Postado

Sim. As medições não são precisas mas no dá uma IDÉIA do que se seguir ou fazer. Se pensar assim então as CALORIAS DE UMA DIETA são muito mais imprecisas. Na relação de composição então PIOR AINDA. Dependendo da alimentação da galinha podemos ter ovos com menos de 2g de ptn !!! Precisão mesmo só física teórica...

• 5 meses depois...
  • Supermoderador
Postado

Dando uma animada no tópico...

Olhem o vídeo, se não entenderem aqui vai um resumo:

O Alan faz o teste e daí os clientes dele também fazem. Só que ele tenta agrupar o pessoal que tem o mesmo peso e dá 3 opções de percentual de gordura pra ver se o cara acerta. Daí cada um revela o percentual de gordura que tem. É legal, tem gente de tudo que é shape e o pessoal pode tentar se comparar com eles.

• 4 meses depois...
Postado

seria legal, também, postar um vídeo onde mede-se a gordura corporal de um mesmo individuo em bioimpedancia, adipometro e imersão....só pra ver a difernça.

não achei nenhum vídeo q mostre, se alguém achar posta aí.

• 1 ano depois...
Postado

O plicometro não é bom pra dar uma geral e falar quanto você tem de gordura porque as malditas fórmulas ( protocolos) pra se obter a BF são muito locas e tem as regrinhas de "pra branco", "pra asiático entre 10 e 30 anos", pra asiático acima de 60 e outras mais". ( fui irônico nos termos mas é mais ou menos isso ). Eu chuto que deve ter mais de 20 protocolos SEM colocar que a maioria deles é diferente pra homem e mulher...

O ideal uso das dobras é você medir hoje  (ex: 16mm) e daqui 6 meses (ex: 13mm) e aí sim vc tem uma idéia do que diminuiu percentualmente e assim por diante nunca buscando seu BF mesmo por meio do plicômetro aliado a protocolos. Se quiser melhorar mais usa o diâmetro dos músculos envolvidos e daí se aumentou o diametro e desceram as dobras é ganho de massa muscular... ou osso ! Aí sim tudo fica pior ainda...

Não vi nada sobre Skulpt aqui...

• 2 meses depois...
Postado

Excelente tópico, parabéns! Serviu pra eu tirar minhas neuras de medir BF, afinal ele não é tão importante assim! Eu sigo com uma nutri que tira 7 sobras minhas e mede algumas circunferências, vou acompanhar a perda/ganho de medidas e desencanar do que a balança dela mostra de BF!

Um abraço!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...