Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Low Carb É Realmente Melhor Para Composição Corporal?


Posts Recomendados

Como a alimentação zerocarb não precisa de suplementos de vitamina C

 

Spoiler
Captura%2Bde%2BTela%2B2017-05-07%2Ba%25CC%2580s%2B19.24.56.png
C6H8O6 - A molécula da vitamina C

 

A glicose e a vitamina C - uma competição esquecida

 

 
Um dos aspectos mais interessantes de se estudar metabolismo, alimentação e questões antropológicas é que sempre estamos próximos de entendermos melhor o funcionamento do organismo e eventualmente verificarmos que alguns comportamentos alimentares - tidos como inusitados - favorecem de sobremaneira a manutenção de nossa saúde. Já abordei o tema do escorbuto e da vitamina C em alguns artigos anteriores como AQUI e AQUI. Nesse a seguir vamos entender um pouco sobre o consumo de carne, a vitamina C e a glicose.  Talvez vejamos com outros olhos porque o escorbuto era um problema nas navegações da idade média. Mas sobra espaça para outras elações...

A curiosa situação das necessidades de vitamina C em dietas zerocarb

 

Texto de Esmée La Fleur

 

Uma das perguntas mais comuns que as pessoas perguntam quando ouvem pela primeira vez sobre a dieta zero carb: "Onde você obtém sua vitamina C?" Uma vez que uma deficiência de vitamina C leva ao escorbuto, uma doença muito grave e, em última instância letal, isso é perfeitamente compreensível e legítima.
Captura%2Bde%2BTela%2B2017-05-07%2Ba%25CC%2580s%2B19.31.59.png
Esmée La Fleur
Nenhum dos praticantes de longo prazo de uma dieta Zero Carb (com base unicamente em carne) que eu entreviste toma qualquer suplemento de vitamina C. Nenhum destes indivíduos têm experimentado quaisquer sintomas de deficiência de vitamina C, mesmo após 2 -18 anos comendo desta forma. Se você deseja ler os detalhes dietéticos de alguns desses indivíduos, consulte minha página com links para todas as  Entrevistas Zero Carb  que publiquei até o momento.
Parece haver uma via bioquímica alternativa para prevenir o escorbuto que ocorre enquanto se está comendo uma dieta cetogênica e queimando gordura, ao contrário de uma dieta glucogênica que queima açúcar. Embora o mecanismo de ação não esteja totalmente claro, ele é considerado um fato estabelecido. Dr. Stephen Phinney especulou que a cetona no sangue - beta-hidroxibutirato - pode ser o fator anti-escorbútico.
Vilhjalmur Stefansson, um antropólogo que viveu com as tribos indígenas inuit do Ártico e se alimentou com a dieta tradicional a base de carne por quase uma década, concordou em passar um ano inteiro sob a observação de médicos no Hospital Bellevue em Nova York entre 1928-29 - comendo nada além de carne - para provar que uma dieta apenas a base de carne seria saudável e capaz de satisfazer todas as necessidades nutricionais do corpo humano. Sua dieta não continha nenhuma fonte dietética de vitamina C. Ele não desenvolveu escorbuto nem quaisquer outras doenças de deficiência de vitamina durante o curso do estudo de um ano. Aqui está um resumo dos resultados do estudo:
1. Dois homens (Stefansson foi acompanhado por Andersen, um colega e amigo, no estudo) viveram em uma dieta exclusiva de carne por um ano e um terceiro homem por 10 dias. As quantidades relativas de carne magra e gorda, e quantidades totais de carne ingerida foram deixadas à escolha instintiva dos indivíduos.
 
2. O teor de proteína variou de 100 a 140 g, a gordura de 200 a 300 g, o hidrato de carbono, derivado inteiramente da carne, de 7 a 12 g, e o valor de energia entre 2000 a 3100 calorias.
 
3. Ao final do ano, os sujeitos estavam mentalmente alertas, fisicamente ativos, e não apresentaram alterações físicas específicas em nenhum sistema do corpo.
 
4. Durante a 1 ª semana, os três homens perderam peso, devido a uma mudança no teor de água do corpo ao ajustar-se à dieta baixa em carboidratos. Posteriormente, os seus pesos permaneceram praticamente constantes.
 
5. No teste prolongado, a pressão sanguínea de um homem permaneceu constante; A pressão sistólica do outro diminuiu 20 mm. E a pressão diastólica manteve-se uniforme.
 
6. A função intestinal não foi perturbada enquanto os sujeitos estavam em dieta de carne prescrita. Em um exemplo, quando a proporção de calorias de proteína na dieta excedeu 40 por cento, uma diarréia se desenvolveu.
 
7. As deficiências de vitaminas não apareceram.
 
8. A acidez total da urina durante a dieta de carne foi aumentada para 2 ou 3 vezes a da acidez em dietas mistas e a cetonúria estava presente durante os períodos de carne exclusiva.
 
9. Os exames de urina, as determinações dos constituintes nitrogenados do sangue e os testes da função renal não revelaram evidência de lesão renal.
 
10. Sob uma dieta a base de carne, os homens metabolizaram alimentos com a razão ácidos graxos / glicose entre 1,9 e 3,0 e excretaram entre 0,4 a 7,2 g de corpos cetônicos por dia. (De acordo com a pesquisa original, corpos cetônicos são achados na urina quando a razão ácidos graxos/glicose estava acima de 1.5, NT)
 
11. Nesses sujeitos disciplinados, as observações clínicas e os estudos laboratoriais não deram qualquer indício de que o uso prolongado da dieta exclusiva de carne tivesse causado quaisquer efeitos nocivos.
 
Para obter mais detalhes e uma discussão completa deste estudo clínico muito interessante, consulte o artigo " Dietas prolongadas de carne com um estudo da função renal e cetose ", de Walter McClellan e Eugene Du Bois, publicado em 13 de fevereiro de 1930 no The Journal of Biological Química.
Stefansson e seu companheiro Andersen comeram um pouco de sua carne cozida "rara" neste estudo longo do ano. Eles também incluíram algumas carnes de órgãos (fígado, cérebro, rins), bem como medula óssea crua de vez em quando. Portanto, é certamente possível que uma pequena quantidade de vitamina C estava presente nestes alimentos animais crus ou ligeiramente cozidos. Foi demonstrado que quando a dieta de uma pessoa é muito baixa em carboidratos, a vitamina C que consomem é muito melhor absorvida do que quando comem uma dieta rica em carboidratos - por isso uma quantidade muito menor pode ser suficiente para prevenir o escorbuto.
Stefansson escreveu uma série de três partes para Harper's Monthly em 1935-36 descrevendo a dieta e saúde dos nativos do Ártico com quem ele viveu, aprendeu e estudou intitulado "Os esquimós provam que uma dieta exclusiva de carne fornece excelente saúde". Stefansson também escreveu um livro que detalha o que aprendeu intitulado " Fat of the Land (A gordura da terra) ."
Fred e Alice Ottoboni também explicam,
"Do ponto de vista do clínico, talvez a descoberta mais importante sobre a atividade do ácido ascórbico é a sua competição com a glicose dentro do corpo. Em 1975, Mann propôs que, por causa de sua similaridade estrutural, ácido ascórbico e glicose poderiam utilizar o mesmo transporte de membrana. Este conceito extremamente importante foi finalmente confirmado experimentalmente e, finalmente, levou a uma compreensão de como a glicose e ácido ascórbico competem pelo transporte de insulina e entrada nas células. "Por favor, consulte o seu artigo" Ácido Ascórbico e do Sistema Imunológico" no Journal of Orthomolecular Medicine , Volume 20, Número 3, pág. 179-183, 2005
Gary Taubes também menciona isso em seu livro Why We Get Fat :
"A molécula de vitamina C é semelhante em configuração com a  glicose e outros açúcares no corpo ... É transportado da corrente sanguínea para as células pelo mesmo sistema de transporte insulina-dependente utilizado pela glicose ... Glicose e vitamina C competem neste processo de absorção celular, como estranhos tentando sinalizar o mesmo táxi simultaneamente. Uma vez que a glicose é muito favorecida no concurso, a absorção de vitamina C pelas células é "globalmente inibida" quando os níveis de açúcar no sangue são elevados ... Na verdade, a glicose regula a quantidade de vitamina C que é retomada pelas células, de acordo com a nutricionista da Universidade de Massachusetts - John Cunningham. Se aumentar os níveis de açúcar no sangue, a absorção celular de vitamina C-vai cair em conformidade ... A glicose também prejudica a reabsorção de vitamina C pelo rim, e assim, quanto maior o açúcar no sangue, mais vitamina C será perdida na urina. A infusão de insulina em indivíduos experimentais demonstrou causar uma "queda acentuada" nos níveis de vitamina C em circulação".
Captura%2Bde%2BTela%2B2017-05-07%2Ba%25CC%2580s%2B19.34.59.png
Os inuits do polo norte nunca suplementaram vitamina C e não sofriam com escorbuto
Além disso, uma dieta exclusiva de carne pode reduzir a necessidade de vitamina C de forma completamente diferente, como explicado no post blog  Why Meat Prevents Scurvy (porque a carne previne o escorbuto) :
“Carne [também] impede [escorbuto] porque evita a necessidade de vitamina C. A vitamina C é necessário para formar colágeno no corpo ... o papel da vitamina C na formação de colágeno é a transferência de um grupo hidroxilo para os aminoácidos lisina e prolina. A carne, no entanto, já contém quantidades apreciáveis de hidroxilisina e hidroxiprolina, [assim] ignorando alguns dos requisitos de vitamina C. Em outras palavras, a sua necessidade de vitamina C depende da quantidade de carne que você não come".

 

No entanto, o fato é que a maioria dos Zero Carbers que eu entrevistei não consomem nenhuma carne de órgão ou medula óssea crua, e muitos parecem preferir a carne cozida mais do que "raramente". O melhor caso em questão é The Andersen Family . Eles têm se alimentado de uma dieta composta quase exclusivamente de bife bife cozido no ponto ou bem passado por quase duas décadas. Eles não tomam vitamina C (ou quaisquer outros suplementos para essa questão), e eles nunca mostraram quaisquer sintomas de escorbuto ou outras doenças de deficiência de vitamina.

Artigo original do site http://www.zerocarbzen.com/ (Eat Meat Drink Water)
 
O post original está AQUI
Link do gráfico do título AQUI
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

1 hora atrás, Badiani disse:

Galera experiencia própria, comecei uma dieta low carb a 3 semanas, com uma dose entre 70 e 90g de carb/dia,atualmente peso 77kg, e minha vida mudou completamente nesses dias, composição corporal aumentou significativamente, nos 3 primeiros dias senti um baque, mas agora ja ta de boa, sinto meus músculos mais firmes, perdi 6kg, e por incrível que pareça parece que ganhei muita massa nesse tempo, o que eu nao tive de ganhos em 8 meses desde que voltei a treinar tive nessas 3 semanas, estou me preparando para meu primeiro ciclo que começara daqui 1 semana e estou muito satisfeito com os resultados, o único ponto negativo é a falta que os carbos faz na sua mente, eu durmo sonhando com churros e sonho de padaria kkkkkk, mas fora a vontade é tudo melhor, a disposição, a aparência do corpo, melhorou a qualidade do meu sono nao sei porque, e sinto meu corpo muito mais rígido, tirando que como perdi bastante BF, as veias do meu corpo tão pulando pra fora na hora do treino da até medo de estourar. 

Como foram o restante dos seus macros? Uns dois anos atrás eu fiz lowcarb abaixo de 90g de carbs e o que tive foi uma perde excessiva de peso, entre gordura  e massa magra infelizmente. Penso que fiz errado, porém a ingestão de proteína estava acima de 2,5g p/kg e as gorduras bem altas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, TBJBR disse:

Como foram o restante dos seus macros? Uns dois anos atrás eu fiz lowcarb abaixo de 90g de carbs e o que tive foi uma perde excessiva de peso, entre gordura  e massa magra infelizmente. Penso que fiz errado, porém a ingestão de proteína estava acima de 2,5g p/kg e as gorduras bem altas. 

Esta divido assim:

 

80g de carbo 

210g de proteina

95g de gordura

 

Media de 2200kcal, meu gasto calórico é aproximadamente 2500kcal, e média de 2.7 de proteína por quilo.

1 hora atrás, lukao1993 disse:

Norton tá criando clones agora

 

28 minutos atrás, pedrinho91 disse:

Está aqui em cima. Pessoal não gosta muito dos ideais dele rs

 

Pois é gente, não o conhecia até agora, simplesmente li esse poste a uns meses atras e resolvi testar e deu certo pro meu organismo, mas como todos estão carecas de saber, cada organismo responde de um jeito diferente a certos estímulos, somente dei o meu relato. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...