Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estruturando Um Fullbody À Lá Craw

craw69

Posts Recomendados

Postado

Pessoal, depois de alguns meses testando as estruturas, gostaria de uma opinião sobre essa, já que pretendo mante-la por um período indeterminado de tempo:

A1

Warm-Up

Agachamento 3x3

Levantamento Terra 3x5

Supino reto 4x6 + Pendlay Rows 4x6

Ombro 2x8 1xF + Panturrilha 2x8 1xF

5 Minutos de corrida.

A2

Warm-up

Levantamento Terra 3x3

Agachamento Frontal 3x5Shoulder Press 4x6 + Pull-Up 4x6

Tríceps 2x8 1xF + Bíceps 2x8 1xF

5 Minutos de corrida.

5 Minutos de Barra + Flexão. (Ultimo treino da semana)

1xF: progressão de repetições, tentando alcançar 1x8.

eu gostei :)

Postado

eu gostei :)

Também gostei, só que eu faria no A2 as barras e flexão no início do treino, porque depois do treino inteiro fazer 5 minutos desses dois, acho bem complicado, ainda mais depois de correr (se for uma corrida intensa acima dos 85% dos bpm maximo dá pra cansar bem apenas 5 min...). Daí deixaria a corrida pro final mesmo.

Bem, pro meu nível de condicionamento seria complicado, não sei como é o do half human....

Postado

Então, esqueci de explicar. No caso, barra + flexão substituiriam a corrida no ultimo treino da semana, ficando com o papel de cardio. Como o treino é um Fb3x, eles tendem a se permutar na semana (A1, A2, A1), depois (A2, A1, A2). Mas estou em duvida também se é viável manter esses isoladores para braços e ombros. Pois notei que meu tronco e abdomen tiveram muito mais progressão de volume que meus braços. Creio a maior causa disso foi minha negligencia com eles, pois foquei bastante nos compostos e na progressão de cargas, a qual estagnou muito rápido nos isoladores. Agora adicionei essa série 1xF para progredir as repetições.

Postado

o argumento que o proxy citou, por exemplo (os macros na semana são o que importam), não tem qualquer tipo de validação científica cabal neste sentido. Pense no caso:

"A" ingere 3.000 calorias de segunda a sexta, sempre seguindo a mesma quantidade de macronutrientes, para um total de 15.000 calorias;

"B" ingere 2.000 calorias segunda, quarta e sexta, e 4.500 calorias terça e quinta, mesmos macros, para um total de 15.000 calorias;

"C" ingere 3.500 calorias segunda, quarta e sexta, com alto carbo após o treino, e 2.250 calorias terça e quinta, com baixo carbo por não ter treinado, para um total de 15.000 calorias;

A ingestão de calorias no final dos 5 dias foi idêntica, mas ninguém pode apostar a vida que os resultados serão idênticos porque (1) a maioria dos estudos não trabalham com este tipo de metodologia; e (2) a vasta maioria dos estudos não são realizados com indivíduos realizando treinamento com peso, o que pode ser, ou não, um bela diferença.

Confesso que essa é uma dúvida que eu tenho. Acredito que a janela de uma semana seja muito longa, mas acredito em uma certa continuidade (talvez poucos dias) para observar-se o resultado referente àquele dia. Mas é algo prático, nunca fui atrás. De modo que a minha dúvida paira sobre o ciclos e comportamentos do corpo. É de 24h? É contínuo? É de uma semana? É instantâneo na medida em que for processado? Fica circulando no corpo e é aproveitado na medida das necessidades? .. Excessos de pt/cb/gordura (não necessários pro corpo naquele momento) ficam circulando até quando? Quando o corpo toma a iniciativa de estocar o excesso?

Postado

Como viajei e as perguntas acabaram acumulando, vou responder o essencial:

Proxy,

Concordo com a questão da adaptação neuro, é claro, mas um fator predominante seria saber o "esforço" necessário para você realizar essa carga diariamente. Parte desse problema tenta ser solucionado, por exemplo, pelo método do RPE, que se baseia na dificuldade de execução dos exercícios. Embora cedo ou tarde você vá se adaptar, "adaptação" não significa que algo livre de consequências ou que seja apenas uma questão de "seja macho e execute o treino até se adaptar". Os Olímpicos, por exemplo, embora treinem dezena(s) de hora(s) por semana, raramente utilizam cargas máximas, sendo que vários coachs (por todos, John Broz) não permitem a execução de Terra máximo mais do que uma ou outra vez no ano, justamente pensando no overload do sistema. Outros Powers e atletas focados em força igualmente utilizam tão somente cargas submáximas, como o RABISKDO citou, também pensando nos (possíveis) prejuízos de um levantamento pesado frequente (por todos, Dan John e Pavel Tsatsouline, no Easy Strength). Ainda que exista uma corrente que se mostre contrária a esse entendimento (nos gringos, por exemplo, Jamie Lewis, e aqui no fórum, aparentemente, era o caso do Quisso), a teoria da adaptação não pode ser simplificada: um muleque que só vai pra escola e passa todo o resto do dia coçando o saco e comendo vai se adaptar diferente de um cara que faz faculdade, trabalha, estuda e cuida da família. "Adaptar", no caso, vai depender muito do caso concreto e de uma série de fatores. Concordo que exista uma adaptação, e isso é natural... mas não vejo de uma forma como "é questão de adaptar e não de sobrecarregar", já que esse raciocínio, embora defensável, na minha opinião peca pelo seu reducionismo, especialmente se considerado o contexto de 99% dos levantadores naturais: a maioria não sabe e, mesmo que saiba, provavelmente não conseguiria manter um estilo de treino focado na "adaptação" como um Chaos and Pain da vida.

Amin,

Press sozinho, Mergulho e Barra pode fazer em jump-set. O restante, na teoria, está adequado.

Sim, pode incluir aeróbico de baixa intensidade nos dias off.

RABISKDO,

Sim, uma base de % poderia ser essa que você citou. Certamente a progressão linear não seria sustentável, mas não por se tratar de um FBx4 e sim por ser um método de progressão limitado pela sua própria natureza: embora seja de muita utilidade para treinos como SS/SL, para indivíduos mais avançados realmente não se sustenta. As %, da mesma forma, tendem a ser manipuláveis: a ideia é que a pessoa realmente aprenda a auto regulação e com o tempo saiba ajustar periodicamente (tanto diária quanto semanal, mensalmente...) as cargas, livrando-se de algo pré-determinado como % de carga ou a obrigatoriedade de progredir carga todo bendito treino.

A sobrecarga é infulenciada por outros fatores além do peso utilizado: a excêntrica, como citado, é um grande motivador. É absurdamente diferente realizar um Terra em que a pessoa tente segurar a excêntrica por 3 ou 4 segundos e outro em que simplesmente solte a barra no chão ou apenas minimize a queda livre. Além das modificações referentes a cadência, o volume total nestes exercícios tendem a ser baixos, e combinados com um bom trabalho de mobilidade/self-releases etc... é perfeitamente possível realizar o FBx4 nessas formas.

Certamente há uma margem muito grande para erros, já que há vários fatores em jogo: carga adequada, cadência utilizada, trabalho de recuperação, restante da estrutura... então sim, embora exista uma boa chance de a pessoa fazer alguma cagada, acho justo afirmar que este tipo de problema é mais individual do que uma decorrência intrínseca de um FB com alta frequência.

Respondo o restante depois ;)

Abraços

Postado

Amin,

Press sozinho, Mergulho e Barra pode fazer em jump-set. O restante, na teoria, está adequado.

Sim, pode incluir aeróbico de baixa intensidade nos dias off.

valeu Craw

ate comecei um diario mas nao tive tempo de treinar porque peguei uma gripe, fiz uma semana o treino e gostei bastante,

mas agora como semana passada foi osso e essa ja acaba amanha nem vou treinar , so fazer um aej e esperar janeiro pra começar direitinho,

nao era meu plano massssss esse fim de ano vai ser meio parado de treinos.

Postado (editado)

Proxy,

Concordo com a questão da adaptação neuro, é claro, mas um fator predominante seria saber o "esforço" necessário para você realizar essa carga diariamente. Parte desse problema tenta ser solucionado, por exemplo, pelo método do RPE, que se baseia na dificuldade de execução dos exercícios. Embora cedo ou tarde você vá se adaptar, "adaptação" não significa que algo livre de consequências ou que seja apenas uma questão de "seja macho e execute o treino até se adaptar". Os Olímpicos, por exemplo, embora treinem dezena(s) de hora(s) por semana, raramente utilizam cargas máximas, sendo que vários coachs (por todos, John Broz) não permitem a execução de Terra máximo mais do que uma ou outra vez no ano, justamente pensando no overload do sistema. Outros Powers e atletas focados em força igualmente utilizam tão somente cargas submáximas, como o RABISKDO citou, também pensando nos (possíveis) prejuízos de um levantamento pesado frequente (por todos, Dan John e Pavel Tsatsouline, no Easy Strength). Ainda que exista uma corrente que se mostre contrária a esse entendimento (nos gringos, por exemplo, Jamie Lewis, e aqui no fórum, aparentemente, era o caso do Quisso), a teoria da adaptação não pode ser simplificada: um muleque que só vai pra escola e passa todo o resto do dia coçando o saco e comendo vai se adaptar diferente de um cara que faz faculdade, trabalha, estuda e cuida da família. "Adaptar", no caso, vai depender muito do caso concreto e de uma série de fatores. Concordo que exista uma adaptação, e isso é natural... mas não vejo de uma forma como "é questão de adaptar e não de sobrecarregar", já que esse raciocínio, embora defensável, na minha opinião peca pelo seu reducionismo, especialmente se considerado o contexto de 99% dos levantadores naturais: a maioria não sabe e, mesmo que saiba, provavelmente não conseguiria manter um estilo de treino focado na "adaptação" como um Chaos and Pain da vida.

Entendi....já li algum post do danilodorf a respeito disso. Ele comentou que os treinos dom LPO não eram feitos em maxes e submaxes pois isso sobrecarregaria o SNC.

Cara, é muito boa essa troca de informação.

Agora só falta a gente concluir os comentários da dieta =P

Por enquanto não tenho mais nada a pentelhar, mas agora começei a ler os artigos do elitefts e logo venho te encher o saco =P

Editado por proxy
Postado

Craw me vem uma duvida pertinente, esse lance de carboidrato pela manhã é bom ou ruim? Quando se deve começar a ingerir carboidrato ao longo do dia?

Eu sempre treino em jejum e posso afirma que é perfeito para o meu corpo, me sinto com mais força e etc, o problema é quando não treino e tomo o cafe normalmente, puts as vezes me sinto mole de mais ao longo do dia, sera q isso seria o efeito do carboidrato ingerido logo ao acordar?

Postado

Craw me vem uma duvida pertinente, esse lance de carboidrato pela manhã é bom ou ruim? Quando se deve começar a ingerir carboidrato ao longo do dia?

Eu sempre treino em jejum e posso afirma que é perfeito para o meu corpo, me sinto com mais força e etc, o problema é quando não treino e tomo o cafe normalmente, puts as vezes me sinto mole de mais ao longo do dia, sera q isso seria o efeito do carboidrato ingerido logo ao acordar?

Não existe bom ou ruim, existe o que você se adapta ou não. A ingestão de carbo pela manhã, de qualquer forma, provavelmente não teria um impacto hormonal/afins tão notório que duraria todo o resto do dia, então ou você está fazendo a relação errada (não é o carbo que está te deixando com sono, por exemplo, mas sim a refeição em si) ou há algum outro fator que você não percebeu (o problema não está na refeição, mas sim em não tomar um pré-treino e ir treinar, ou seja, você "não ativa" o corpo e fica mais lesado durante o dia).

Vou optar por responder esta mais objetivamente para tentar resgatar a política de manter o tópico dentro do foco do treinamento. Não gosto de pular perguntas, mas também não quero que vire um tópico tira-dúvidas porque sei como termina :P

Abraços

Postado

Craw,é uma duvida,mas é dentro do Fullbody,recentemente tenho começado o SL5x5,há uma semana,to conseguindo pegar 95kg no supino e tudo mais,visando a progressão de cargas á medida do possível. Mas o único exercício que eu não faço de acordo com o treino seria o Squat,pois uso a barra guiada,por ter 1 ano e pouco de treino e ser bem novo(fazendo 16 anos),o treinador não ta querendo me passar o livre ainda.. Na sua opinião, você acha válido eu tentar treinar o squat em casa com a minha barra,e tentar convencer o treinador a poder faze-lo,e você acha que o sl5x5 seria um bom treino para mim?
Se fugi do foco desculpa..

Abraço

Postado

Fala brother,

Particularmente, não vejo problema algum em realizar o agachamento com barra livre (vejo, sim, problemas no agachamento guiado)... mas até conseguir convencer o seu instrutor, vai ser um parto, especialmente porque eles, de uma forma compreensível, tendem a adotar uma posição mais cautelosa quanto a isso. Para não sentir que está perdendo tempo, sugiro já ir pesquisando vídeos e livros sobre a técnica do agachamento, realizando trabalhos de mobilidade e flexibilidade... para que quando for realizar o livre, já esteja o mais correto possível.

Quanto ao SL, também me parece adequado para o seu contexto.

EDIT: esqueci de avisar que, como viajei e acabei pulando uns posts, caso eu tenha esquecido de responder alguma pergunta referente a treino/FullBody, basta apontar o post que eu retomo ;)

Abraços

Visitante usuario_deletado172
Postado

realizando trabalhos de mobilidade e flexibilidade

Perdão me intrometer, mas já me intrometendo...

Tenho quase 1 mês de academia e vim fazendo o treino de adaptação que me passaram, mas montei meu FB 3x com base nesse tópico e pretendo começá-lo hoje. Me surgiram algumas dúvidas e incertezas, se puder me ajudar, craw, fico muito agradecido.

Pretendo começar sem carga no supino e no agachamento e c/ uns 10kg no terra, fazendo 3x8 como adaptação até as cargas ficarem mais pesadas, então mudar p/ 3x5. Está correto?

Você falou de mobilidade/flexibilidade. Em outros posts, te vi recomendando esses alongamentos:

http://www.youtube.com/watch?v=awZ-xUTyL0k

hamstringdoor.jpg

Somente eles bastariam?

Valeu, 1braço.

Postado

Fala brother,

Particularmente, não vejo problema algum em realizar o agachamento com barra livre (vejo, sim, problemas no agachamento guiado)... mas até conseguir convencer o seu instrutor, vai ser um parto, especialmente porque eles, de uma forma compreensível, tendem a adotar uma posição mais cautelosa quanto a isso. Para não sentir que está perdendo tempo, sugiro já ir pesquisando vídeos e livros sobre a técnica do agachamento, realizando trabalhos de mobilidade e flexibilidade... para que quando for realizar o livre, já esteja o mais correto possível.

Quanto ao SL, também me parece adequado para o seu contexto.

EDIT: esqueci de avisar que, como viajei e acabei pulando uns posts, caso eu tenha esquecido de responder alguma pergunta referente a treino/FullBody, basta apontar o post que eu retomo ;)

Abraços

Poisé cara.. Olhei com ele ele disse que mais pra frente ele me passa o livre..

Vou ir treinando o livre em casa com a barra que tenho por enquanto..

To fazendo a dieta low carb com uns 0.8g/kg de carb,perdi 16kg de pura retenção e gordura praticamente kk

Mas é isso ai,obrigado pelas dicas e pela contribuição que você faz para o fórum aqui

Abraço

Postado

GomesP,

Antes de tudo, apenas comentando que, para iniciantes, talvez seja mais indicado realizar um FB minimalista como o Starting Strength ou StrongLifts. Não que esteja errado seguir algo parecido com o que passei, mas como tem um maior número de detalhes, a tendência é que a pessoa possa se atrapalhar e deixe de se focar no que realmente importa.

Quanto a sua pergunta, não, com certeza não. Sugiro a leitura do sub-fórum de Mobilidade e, para dar início a um trabalho mais completo, vale olhar o Agile 8 do Joe DeFranco: simples e útil. Para algo mais eficiente, o Mobility WOD e Supple Leopard do Kelly Starrett também são bem indicados.

Escrubles1,

O foco é o condicionamento, mas há como modificá-los para também dar um "desgaste final" no músculo (no caso do Farmer's Walk, que tende a arrebentar antebraço e trapézio superior; ou Viking Warrior Conditioning, que não é um estímulo desprezível para cadeia posterior e ombros).

Abraços

Postado

Eu acho - ou seja, opinião pessoal - que bumpees são um excelente finisher, ou mesma alguma wod de crossfit com exercicios bw.

Abraço

Postado

Iae craw blz? pode dar uma olhada no meu treino pf? vlw

FBx3

a1

agachamento 5x5

RDL 4x6

supino reto + yates rows 5x5

sup inclinado + chin ups 4x6

rosca inversa*******

a2

terra 5x5

agachamento frontal 4x6

barra fixa +desenvolvimento 4x6

elev lateral + paralelas 3x8

kroc rows 2x20

encolhimento********

(******* opcional)

Postado

Eu acho - ou seja, opinião pessoal - que bumpees são um excelente finisher, ou mesma alguma wod de crossfit com exercicios bw.

Abraço

Burpees são sim uma das várias opções de finishers, embora eu particularmente não seja fã. Quanto aos WODs, na minha opinião, são 90% lixo e os bons são extensos demais para serem encaixados no final do treino; por isso, acho válido, por exemplo, alternar um dia de FullBody com um dia de WOD (escolhido a dedo).

Iae craw blz? pode dar uma olhada no meu treino pf? vlw

No A1 eu reduziria o volume dos dois jump-sets de upper body para 6 séries totais (3 em cada); no A2 trocaria elevação lateral por algo mais focado em deltóide posterior e upper back, como face pull. De resto, embora não esteja seguindo estritamente o que citei, está OK ;)

Abraços!

Postado

Burpees são sim uma das várias opções de finishers, embora eu particularmente não seja fã. Quanto aos WODs, na minha opinião, são 90% lixo e os bons são extensos demais para serem encaixados no final do treino; por isso, acho válido, por exemplo, alternar um dia de FullBody com um dia de WOD (escolhido a dedo).

Pode dar alguns exemplos de WODs que considera bons?

Postado

Pode dar alguns exemplos de WODs que considera bons?

O único que me lembro do nome de cabeça é o King Kong. Os demais que costumo achar interessante geralmente seguem a mesma linha: particularmente, prefiro os circuitos de low reps para que a ideia de "densidade" seja desenvolvida com trabalhos de força, ao invés dos WODs que seguem 21-15-9 ou coisas do tipo - nestes casos, prefiro simplesmente escolher dois exercícios e seguir um esquema AMRAP ou EDT; ou ainda optar por um condicionamento mais linear, como hill sprints ou pular corda, por exemplo... mas é algo bem pessoal.

Postado

Remada alta 3x8-12

Supino 3x8-12

Remada Unilateral 3x8-12

Elevação lateral 3x8-12

Supino Inclinado 3x8-12

Coice 3x8-12

Barra fechada 3x8-12

Rosca direta 3x8-12

Agachamento low bar, superset:3x8-12

Pullovers 3x8-12

Agachamento High bar 3x8-12

Flexão um braço 1x7>15

Terra 2x8-12

QUe acha desse Craw? ( e galera em geral tbm pode responder)

Era do Steve reves, dei umas modificadas em alguns exercicios. Ele fazia a cada 2 dias e meio. Parece que foi um dos primeiros treinos dele.

To pensando em fazer 3 treinos em uma semana(a cada 2 dias) e 2 em outra(A cada 3 dias)

Postado

Craw em um post seu vc comentou que este tipo de treino FB não é o melhor visando SOMENTE HIPERTROFIA, pois como descrito no inicio do tópico ele busca mais vertentes também como, força, funcionalidade etc; e vc complementou dizendo que existem outros mais efetivos visando somente hipertrofia como DoggCrapp, HCT-12, HST, GBR (Lyle McDonald) e 5/3/1 adaptado ou GST.

Como um curioso nato e sedento por novo conhecimentos, corri reunir o maior numero de estudos e relatos sobre esses treinos, vi que o HST treina o corpo todo em 1 dia, 3x semana, ou seja, semelhante ao esqueleto do FB, no entanto com outra abordagem como todos os exercícios em 1x10, alguns isoladores e outras diferenças. O DoggCrapp tbm não esta muito longe disso, com técnicas diferentes como rest pause porém em uma estrutura AB. E nessa minha busca vi que em 2009~2010 vc postou que estava fazendo o DoggCrapp, tendo base pratica dos 2 Treinos (FB e DC), qual a diferença mais gritante entre eles que vc notou ? Uma vez que DC e HST são de alta frequência porem com muita intensidade ao meu ver, não há uma contradição ?

Já faz uns 6 meses q leio a respeito sobre treinos de alta frequência e low rep. Fui ate no BB.com ver se os gringos estavam com a mesma abordagem, E quanto mais leio vejo q menos sei =/ .
A coisa esta ficando muito pragmático e cada vez menos dialogável, qualquer um que posta sobre treino irá escutar (compostos, tira isolados, low rep.) Sei que isso é básico, mas acredito que haja muito mais complexidade do que isso, vc é graduado e entende o que estou falando, se fosse tão simples assim não precisaríamos de vocês GRADUDOS em ED.FISICA e afins.
Fiz o SL e atingi boa marcas, mas como acabei de dizer boas marcas e não a estética que esperava HEHE. Pra não dizer que fiquei no zero a zero, fiquei mais denso, em dezembro devido as extrações de cisos que eu fiz, fiquei 40dias parados (4 dentes hehe) e perdi poucas medidas, bem diferente de outras épocas de treinos sarcoplasmáticos a onde a perda era grande. Antes que vc ou alguém venha falar se eu esperava virar o Hulk ou o próximo Mr. Olympia com o treino SL, adianto que o meu objetivo é apenas reunir as melhores técnicas/treinos para que esse ano 2014 eu chegue em um Shape que eu considere suficiente para alguém natural e para mim, saber que estou extraindo ao máximo, que estou otimizando meu tempo, meus recursos, ao invés de ficar batendo cabeça com treinos parciais e q não vão propor toda a hipertrofia que outro treino me renderia.

Lembrando que estou excluindo desta linha de raciocínio as variáveis como descanso e dieta, o foco aqui é somente o treino mesmo. O que o pessoal tem mania de fazer é fugir de um bom debate de treino para falar de descanso e dieta, rsrss. Vamos considerar que outras variáveis estão OK e o focar somente no debate entre a diferença entre FB, HST, DOGG e até mesmo o 5/3/1.

Só pra constar hoje vi o DC, e nem usei os restpause (esqueci de anotar no papel) e ja sai lesado. Acabei usando peso demais, treinando desse jeito e com alta frequencia vai dar tudo errado rsrrs

Postado

Peso Galo,

Este estilo de FB (excessivamente volumoso e variado) não me agrada. Prefiro com volume menor, mais focado em compostos e mais frequente. Mas claro, sempre lembrando o lado pessoal: não quero afirmar algo como se fosse uma verdade absoluta.

ThiagoCWB,

Ainda utilizo DoggCrapp, alternando entre este e outros treinos mais parecidos com o FB que mencionei (ou seja, vario algo mais "BodyBuilder", que no geral ocupa 1/3 ou 1/4 da periodização do ano, e o restante é aplicado em treinos funcionais e/ou de força). Ao meu ver, cada um tem suas vantagens e desvantagens, de forma com que não há um treino claramente superior ao outro... e é justamente por isso que eu alterno entre eles (até para fins de diversão e motivação), já que não vejo nenhum treino como perfeito.

Não há contradição na alta frequência + alta intensidade, já que em ambos os casos (DC e HST) o volume é consideravelmente baixo. Além disso, muita gente não executa estes dois treinos com tantas falhas igual os hormonizados realizam, e certamente entra a questão da experiência prática: sabendo que o DC é desgastante e não é um "treino para qualquer um", o próprio criador, Dante, afirmava que era um método somente para quem estivesse treinando a mais de 3 anos seguidos e pesados; não muito tempo atrás, ele até passou a mencionar que deveria aumentar este padrão temporal para 5 anos, eis que inúmeros iniciantes estavam se aventurando com o programa.

Não quero estabelecer diferenças exatas entre todos, e nem fazê-lo em detalhes... mas a base é simples: todos os que você mencionou trabalham com variações entre os fatores intensidade (no sentido leigo da palavra, ou seja, na "dificuldade" do treino), volume e frequência: uns são mais frequentes que outros, outros são mais intensos... e por ai vai. Também não dá pra fugir da resposta "depende" - alguns preferem mais volume, outros menos (meu caso)... por isso gosto de abrir um grande leque de possibilidades e deixar que a pessoa livremente escolha aquele método que mais se aproxime do seu estilo; e, mais do que isso, também para permitir que outros sigam o mesmo caminho que o meu: alternar entre diferentes métodos, sabendo extrair de cada um o que tem de melhor para que o objetivo do indivíduo seja alcançado.

Quanto a falta de diálogo, acho que sim e não. Sim porque, realmente, no fórum e em outros locais o grupinho do low rep + compostos acabou prevalecendo: por se tratar de estilos excluídos, os defensores dos mesmos estudam mais e acabam ganhando com facilidade dos high reppers e isoladores-only-team, já que estes geralmente se apegam à falácias, como argumentos ad hominem (o fulano X é grande e treina assim, então eu estou certo), e assumem uma posição excessivamente confortável, falhando miseravelmente em derrubar as alegações dos low reppers (o que, ao meu ver, é positivo, já que antes a fórmula compostos + low reps ser minimamente difundida do que assistir ao império dos high reppers-treino-de-força-só-serve-pra-ser-gordo triunfar para sempre, embora eu entenda que alguns foram longe demais e passaram a querer afirmar que isolador é a reincarnação do demônio). Mas também não, já que me parece claro que essas "modinhas" são (e provavelmente, sempre serão) restritas a fóruns e coisas do tipo. Entre em qualquer academia e você ainda vai ver que a grande maioria é apegada ao bom e velho ABCDE-high rep-only.

PS: falei falei falei e nem sei se te respondi :P

PS2: não sou graduado em Ed. Física, e sim graduando em Direito.

Proxy,

Critérios pessoais, mas fundamentados no que já tive a oportunidade de aprender. Considero que a maioria dos WODs são excessivamente variados e não atinjem finalidade alguma além do objetivo "matar a pessoa a qualquer custo" (não a toa, e como ninguém nega, os CrossFitters top sempre vieram de outros estilos de treinamento e em hipótese alguma treinam estritamente com o CF, como lembra o Rippetoe em artigo bem claro sobre o assunto).

Abraços

Postado (editado)

Respondeu parcialmente hehe. Perguntei a diferença entre esses treinos, qual aproveitamento deles para naturais ja q vc fez a maioria ou se nao todos. Fiz o HST e eh mt punk.

Tenho 4anos

Editado por Thiago CWB
Postado

Craw, para quem é muito novo mesmo no treino - de 3 meses, e novo na idade tbm (adolescente ;), eu estava acompanhando o seu antigo diário para me aprofundar mais sobre treino, minha dieta é WD,paleo-low carb-> (carb apenas dos vegetais).

Com esse contexto, eu gostaria que você me respondesse essa pergunta: depois que eu passar do estágio de treino 3x5-8 repetições com o máximo de carga para elas, ou até mesmo menos repetições porque meu objetivo é manter a massa muscular e abaixar o bf antes de começar um bulk com ganhos de qualidade como vc recomenda no inicio do seu diário, é possível ganhar massa muscular sem carboidratos, ou apenas ~30g de vegetais? claro proteína um pouco acima de moderado e gordura alta.

Eu sei que vc tem experiência com paleo diet, por favor me responda. Abraços.

Postado

Thiago,

Embora a discussão esteja detalhada em vários tópicos (a maioria listada no "Melhores tópicos da seção de treinamento"), o essencial é basicamente o seguinte: a hipertrofia pode ser, didaticamente dizendo, resumida no processo de estímulo (treinamento) e recuperação (parte bioquímica, como sintese proteica, alteração hormonal e afins). Os hormonizados tem a segunda parte da equação notoria e excessivamente desenvolvida: a sintese proteica fica elevada por muito mais tempo (e com muito mais intensidade); o quadro hormonal é absurdamente mais favorável (o excesso de testosterona e a sua relação com glicogênio muscular permitem um ganho de volume muito maior e mais rápido, por exemplo) e o mesmo vale para a parte de enzimas e peptídeos (MGF, por exemplo). Na prática, como costumam brincar, um hormonizado com um ciclo bem estruturado desenvolve trapézios só de apoiar a barra do agachamento nos mesmos.

O natural, por sua vez, tem a parte bioquímica infinitamente mais limitada, e é ai que entra as variações no treinamento. O aumento da frequência (comum em praticamente todos os treinos listados) permitem uma ativação mais reiterada da síntese proteica e das enzimas; o volume reduzido compensa a frequência maior e também é fundamentado na menor capacidade de recuperação do natural... e por ai vai. O que estes treinos procuram, de certa forma, é copiar o ambiente propiciado pelos hormônios, mas através do estímulo (primeira parte da equação), e não propriamente da recuperação (segunda parte). Ao invés de deixar um músculo descansando 7 dias (o que é perfeitamente normal para um hormonizado, já que os EAs vão estimular sintese proteica por esse tempo todo), o natural estimula o mesmo a cada 24-72 horas (que é o tempo que leva para a sintese cair), por exemplo, e com menor intensidade (ou menor volume) para possibilitar que um novo estímulo seja dado em sequência.

Enfim, acredito que, como base, de pra entender :P

Nathan,

Mantendo a política de evitar questões sobre dieta, serei breve: sim, é perfeitamente possível crescer nestas circunstâncias, sendo necessário para tanto tão somente que você ingira mais calorias do que gasta (excedente calórico - o que será complicado tendo que obter as mesmas apenas de proteínas e gorduras).

Abraços!

Postado

Proxy,

Critérios pessoais, mas fundamentados no que já tive a oportunidade de aprender. Considero que a maioria dos WODs são excessivamente variados e não atinjem finalidade alguma além do objetivo "matar a pessoa a qualquer custo" (não a toa, e como ninguém nega, os CrossFitters top sempre vieram de outros estilos de treinamento e em hipótese alguma treinam estritamente com o CF, como lembra o Rippetoe em artigo bem claro sobre o assunto).

Abraços

Já tinha lido esse artigo, mas muito por cima, tipo leitura dinâmica. O destaque do artigo é a segunda frase: a maioria dos atletas tops de crossfit não treina crossfit, mas vem de outro sistema de treino.

Bom meu velho, estou fazendo diário. Se quiser acompahar, o Link tá na minha assinatura.

Abraço!

Postado (editado)

Craw, vc falou que faz diferentes tipos de treinos durante o ano. Sei que minha pergunta não é referente ao fullbody, então quando tiver tempo, pode responder: como vc prepara seu ano em termos de treino? digo, como gosta de distribuir treinos mais intensos/volumosos, treinos mais funcionais, focados mais em força ou até mesmo mais "bodybuilder", ao longo do ano. Vc geralmente segue uma ordem? começa com foco em força e depois hipertrofia, por exemplo, ou é tudo na base do feeling?

Abraço

Editado por Night
Postado

Craw, o que você acha de treinar costas sem nenhum tipo de remada, apenas com barra fixa? Tem algo que a remada proporciona e a barra fixa não? Barra fixa dá carry over pra remadas?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...