Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estruturando Um Fullbody À Lá Craw

craw69

Posts Recomendados

Postado

Night,

Não acho que a estrutura mais simples necessariamente será melhor para a progressão: pode manter algo bem próximo do que você montou irmão, e apenas alterar, se necessário, com a inclusão de alguns exercícios mais focados em auxiliar os pontos fracos dos principais (ou seja, utilizar como critério de escolha dos auxiliares apenas a eficácia para ajudar na progressão de carga).

As versões mais simples do 5/3/1, no meu entender, são realmente úteis apenas para introduzir o indivíduo na metodologia; para quem já tem experiência, como você, dá pra manter algo mais variado sem problema algum (dependendo do ponto de vista, será até superior).

SaBiih,

No seu caso, se for pra incluir os movimentos simplificados, manteria um ABx3 e apenas trabalharia as variações dos Olys nos próprios treinos de Upper (Press/Jerk e variações) e Lower (Snatch/Clean e variações).

Por exemplo: um dia de Upper você pode iniciar com Push Jerk (5x3 ou 5x1) e depois adicionar o restante ao seu gosto; um dia de Lower pode iniciar com 3-5x3-5 de Clean Pull... assim você treina alguma variação todos os dias, sempre no início do treino. Na minha opinião, ficará (bem) melhor que apenas encaixar dois dias socados no final de semana, o que irá impedir uma boa progressão no aprendizado e atrapalhará a lógica de descanso muscular do restante da semana.

Eduardo do Supino,

A1 - WL/RFESS após o Leg Press, com 2-3 séries de 12-20 reps; no lugar do Banco, pode incluir Supino com pegada fechada (3x6-10).

B1 - Chin Up após o Terra e antes da Remada Sentada

A2 - Supino Inclinado e Desenvolvimento com 5x8-10.

B2 - aumente as repetições do Stiff Inverso para 10-12.

Para iniciar, olhando por cima e com essas alterações, está legal. Ao longo dos treinos você da uma relatada e a gente vê o que pode alterar.

dlukynha,

A - Leg Press após o Terra, e seria interessante já começar a praticar o Front Squat;

Reduz o Desenvolvimento para 3 séries, e adiciona 3 séries de alguma Remada de sua preferência.

B - Adicione Supino Inclinado com Halteres após o Agachamento;

Barra Fixa após o Supino Inclinado e antes da Remada.

iti,

1) Nessa área de treinamento, nutrição e afins, existem pessoas que defendem absolutamente tudo com base em qualquer coisa :P concordo que algumas pessoas simplesmente exageram na questão do alongamento, tratando o assunto como algo sagrado e que acabam por transformar o treino em uma sessão de Yoga... mas o outro extremo (alongar não serve pra nada ou coisa do tipo) também não me agrada, até porque todos artigos que já vi nesse sentido nunca eram decentes.

Há sim muita coisa errada sobre alongamento por aí; temos sim que evoluir no conceito de aquecimento... mas acho que a evolução está em otimizar esses conceitos, e não excluí-los por completo (até porque não vejo vantagem alguma em fazê-lo): é o que eu tento fazer com a aplicação de alguns alongamentos estáticos de curta duração, alongamentos dinâmicos, trabalho miofascial... não levo nem 10 mins para terminar tudo, e sinto que me ajuda demais.

2) Cheguei perto de perder meu tendão patelar na época em que jogava basquete, e, em resumo, só consigo agachar com frequência e altas cargas quando mantenho uma rotina estrita de mobilização e trabalho miofascial (ART na panturrilha, posterior, quadríceps e glúteos, principalmente). Confesso que não tenho uma base científica muito boa nessa parte, mas pelo empirismo, de todos que já ajudei, sempre houve uma melhora excepcional em dores com o tripé que já mencionei por aqui:

a. Trabalhar o alongamento e flexibilidade de todos os músculos que influenciam determinada articulação, e lembrando que nem todo músculo precisa ser alongado (em certos casos, um músculo está encurtado, e seu antagonista já está com hiperflexibilidade - por exemplo, talvez você não precise alongar e mobilizar posterior de coxa, mas apenas quadríceps e flexores de quadril);

b. Buscar o equilíbrio de movimento e balanço muscular (por exemplo, você está agachando demais e trabalhando muito quadríceps, sem estimular corretamente o hip hinge e os isquios);

c. Trabalho miofascial (ART/foam rolling/afins, especialmente para os músculos próximos da articulação com dor - por exemplo, fazer ART ou foam rolling para quadríceps e glúteos).

Matheus Bueno,

Não vi os vídeos ainda brother, mas acho que, como pré-treino, não vão ser melhor que um pagodão não B)

Abraços!

Postado

Bom dia a todos! Tudo blz Craw??

Atualmente tenho feito um treino AB 2x, contudo, quero dar um foco maior na perda de gordura (problema é região abdominal). Por isso pensei em diminuir o treino de musculação para 3 dias, e intercalar nos demais aeróbio de média e alta intensidade (spinning, escadaria perto de casa, correr etc...), além de yoga. Só descansaria mesmo 1 vez por semana, claro sem esquecer da dieta que é a PIOR parte hehe...

Você acha que o treino abaixo esta bacana, para esta fase onde o foco será eliminar gordura? Além disso, sinto que preciso desenvolver mais essa região da clavicula acima do peitoral...as combinações de exercícios estão bacanas?

Valeu pela ajuda!

Treino A

A. Agacho 5x5

B.Stiff 3x5

"C. Supino inc + pendlay row 4x6 + 4x6"

"D. Rosca Direta + Francês 3x8 + 3x8"

E. Aeróbio intenso por 10 a 20 min

Treino B

A. Terra 5x3

B. Bulgarian Squat 3x6

"C. Push Press + Barra Fixa 4x6 + 4x6"

"D. Elevação Lateral e Encolhimento 3x8 + 3x8"

Treino C

A. Frontal Squat 5x5

B.RDL

C. Supino inc com Halteres + Serrote 4x6 + 4x6

D. Biceps e mergulho maquina 3x8 + 3x8"

Postado

wagnerns1,

A base do treino está ótima brother. Apenas aumentaria as repetições do Bulgarian Squat (se você diz 6 reps com cada perna/12 totais, então OK, já que não acho muito interessante, para a maioria dos casos, trabalhar unilaterais com low reps), e quanto aos isoladores, pode brincar a vontade com eles (variar repetições entre 8-15, trocar todos os treinos, mudar os músculos treinados...).

Apenas tome cuidado com a quantidade e "intensidade" dos aeróbicos, já que, como afirmei uns posts atrás, abusar do aeróbico pode ser um tiro de pé. Não há necessidade de ficar paranoico e limitar aeróbico em 5 minutos diários, mas tenha uma certa cautela porque muita gente abusa nessa fase.

Abraços!

Postado

Opa, valeu!

É seis 6 reps cada perna mesmo!! Vou ver se pego leve nos aeróbicos e aumentar conforme necessidade!

wagnerns1,

A base do treino está ótima brother. Apenas aumentaria as repetições do Bulgarian Squat (se você diz 6 reps com cada perna/12 totais, então OK, já que não acho muito interessante, para a maioria dos casos, trabalhar unilaterais com low reps), e quanto aos isoladores, pode brincar a vontade com eles (variar repetições entre 8-15, trocar todos os treinos, mudar os músculos treinados...).

Apenas tome cuidado com a quantidade e "intensidade" dos aeróbicos, já que, como afirmei uns posts atrás, abusar do aeróbico pode ser um tiro de pé. Não há necessidade de ficar paranoico e limitar aeróbico em 5 minutos diários, mas tenha uma certa cautela porque muita gente abusa nessa fase.

Abraços!

Postado

Opa,fala aí,craw.Passando aqui pra dizer que desde que comecei a treinar em 2011,e conheci o forum,me inspirei em seus metodos de treino,até a dieta WD,e tive ótimos resultados,além de te adimirar pelo caráter e paciência que sempre teve em ajudar a todos.Craw,só uma duvida ainda segue a WD ? bons treinos e boa sorte em tudo que for fazer em sua vida. =D

Postado

xXVictorXx,

Ainda sigo sim irmão, o Jejum Intermitente foi uma das estratégias que simplesmente funcionou bem demais para mim, e não consigo me imaginar abandonando a estratégia. Geralmente sigo a WD, mas, dependendo dos meus horários, as vezes adapto uma LeanGains também.

Matheus Bueno,

Cara, não gosto muito da lógica "qual o mais importante" por achar que esse tipo de raciocínio nem sempre é útil.

Barra, Paralelas, Desenvolvimento, Remadas... são exercícios excelentes e que eu dou prioridade no meu treino, mas até mesmo alguns isoladores são relevantes: certamente eu não teria o tríceps que tenho hoje se não fosse pelos Dips frequentes com altas repetições e baixas reps + peso adicional, mas sei também que o uso de Francês complementa muito bem meu treino, e não dá desprezar.

Ao invés de pensar em "qual o mais importante", prefiro ver do ponto de vista "será útil ou não?": Paralelas certamente é um dos principais para Upper, mas é útil acrescentar um Francês considerando que o primeiro não trabalha o tríceps em uma posição de completo alongamento; ao contrário, não é útil acrescentar um Coice porque Coice não serve pra porra nenhuma - exceto aumentar estrogênio, aí serve bastante.

Abraços!

Postado

Sempre ouvi comentários do tipo:

1) Se você treino o músculo apenas uma vez na semana (ex: ABCDE) é necessário um treino mais volumoso.

2) Caso você treine o músculo mais de uma vez na semana (ex: ABC 2x) então você faz um treino com menos volume e divide a quantidade de séries nos dias corretos.

A minha dúvida está em relação à Volume x Total de séries. Um treino FB (podemos usar os que foram citados no primeiro post pelo craw) não está necessariamente ligado a um alto número de séries. Isso pode ser considerado volumoso?

Reparem no treino 01 do primeito tópico, o peitoral nessa ocasião é treinado 2x na semana e com um total de 8 séries. Isso pode ser considerado um treino frequente e com bom volume semanal?

Não sei se consegui ser claro em minha dúvida, é que essa questão sempre me pertubou. Se alguém não entender o que eu quis passar só dar um toque que eu tento ser mais claro.

Abraços à todos.

Postado

Xan Santos,

Sim Xan, sou um dos entusiastas do treino em jejum aqui no Fórum, inclusive ajudando a divulgar a ideia: não como um método necessariamente superior ao treino com uma refeição anterior (já que isso é individual, uns amam, outros odeiam o treino em jejum), mas sim como uma possibilidade, na tentativa de quebrar o mito que a refeição pré-treino é sagrada.

Pesquise sobre Jejum Intermitente aqui no Hipertrofia (tem tópicos no fixo "Melhores tópicos da seção de nutrição"), que eu participei de várias discussões.

MarcioMe,

A lógica de redistribuir o volume semanal ao longo dos dias de treino é correta do ponto de vista estritamente matemático: se você treina 1x/semana com 12 séries para Peito, deveria realizar 4 séries para ele se for treinar 3x/semana.

Na prática, entretanto, não fico tão preocupado com essa simetria numérica por preferir adotar uma estratégia mais cautelosa: como a maioria das pessoas vêm de uma base que segue rigorosamente a escola norte-americana (treinos volumosos, "intensos" e pouco frequentes), é comum que elas cometam erros como tentar falhar em todas as séries do FullBody, ou abusar na "intensidade" de alguma forma. Por conta disso, prefiro ser um pouco mais conservador no volume do FB "padrão": trabalho com um pouco menos do que seria possível, pensando justamente no atleta que (possivelmente) irá fazer alguma cagada.

Mas é claro que tudo depende do contexto (e do ponto de vista): basta ver os treinos que comento ao longo do tópico, e irá perceber que muitos acabam superando o volume semanal padrão de um ABCDE, por exemplo - é o que acontece com a estrutura #2, a qual possui 14 séries fixas de Supinos + Mergulhos, totalizando um volume semanal maior que os treinos-padrão. Considerando também que esses FBs são bem flexíveis, tanto no volume de cada exercício quanto na escolha deles (por exemplo, é possível trocar os isoladores de Bíceps e Tríceps para Peito e Ombro, se necessário, como dito no post inicial), acaba sendo razoavelmente simples corrigir quaisquer problemas quanto ao volume para um determinado músculo.

Abraços

Postado (editado)

Craw,

Aproveitando a discussão de volume x frequencia, e falando novamente de alta frequência, já teve a oportunidade de ler esse artigo (https://www.elitefts.com/education/training/reignite-progress-with-new-science/) Blade? Especialmente no que diz respeito ao Frequency Project.

Enfim, achei interessantes as ideias dele. O problema é que muitos dos estudos nos quais ele baseia essas ideias não foram publicados.

Abraço

Editado por Shrödinger
Postado

Craw, você conhece algum isolador para costas? Vi em algum post anterior seu você dizendo que o pullover não seria tão eficaz... E o pulldown?

Postado

salve craw estou vindo de 5 meses parado e pretendo voltar com um fbx3 priorizando a progressao de cargas

gostaria da sua opiniao sobre o treino

agachamento 4x6

sup. reto 4x6

remada curvada 4x6

chin ups 4x6

triceps banco 3x8

militar 4x6

stiff 3x8

Postado

craw69

Então você prefere um volume menor para alguém menos experiente?

Perguntei isso tudo porque se analisarmos o SL (StrongLifts) podemos perceber que o treinamento em si tem baixo volume (tirando o treino de pernas).

Postado

Shrödinger,

O Blade realmente tem muito conceito legal, eu mesmo já passei uns tempos atrás a ideia da Myo-Reps como alternativa ao Rest-Pause, justamente por achar interessante... a ideia de dividir o volume e aumentar a frequência também ganhou bastante apoio nos últimos anos, e de diferentes atletas: desde Powers até BBers, já vi bastante gente seguindo a onda.

Como sou pró-aumento-de-frequência, especialmente para naturais, é uma ideia que me agrada bastante e que acho perfeitamente válida; agora, só acho que irá fazer uma drástica diferença para aqueles que sempre ficaram no ABCDE/afins: para quem já treina ABx2, FBx3+ e afins, a base da ideia já está sendo naturalmente coberta e, portanto, não tem muito o que adicionar.

mctimbu,

Também não sou apaixonado por nenhum isolador para costas. Como disse naquele post, o PullOver seria interessante caso a máquina própria pra ele fosse facilmente encontrada; pra quem gosta do exercício, vale mais a pena fazer com a polia do Cross (pensando em costas) do que com Halter. Na prática, acabo fazendo só alguma variação de Pulldown com Rest-Pause mesmo, mas é bem raro - a base do meu treino é RDL, Pendlay, Barra e Face Pull.

fabinho ectomorfo,

O treino não está ruim - se quiser mantê-lo, apenas inclua Stiff após o Agachamento -, mas eu optaria por alguma versão mais clássica (StrongLifts, Starting Strength) ou, se quiser um pouco mais de variedade, a versão para iniciantes que menciono no primeiro post deste tópico.

MarcioMe,

Não para menos experientes no geral, mas sim para menos experientes em treinos de alta frequência, justamente por achar que a maioria tem uma forte tendência em aplicar a mencionada escola norte-americana (alto volume, arrebentar o músculo, sair mancando e com pump...) em um FullBody, combinação que geralmente não dá certo: pra evitar esse tipo de problema, por cautela, prefiro que iniciantes em FullBody e até mesmo alguns treinos ABx2/afins iniciem com volume reduzido. Conforme o indivíduo vai evoluindo, aí sim eu não vejo problema algum em começar a trabalhar com volume maior etc.

Abraços

Postado

mctimbu,

Também não sou apaixonado por nenhum isolador para costas. Como disse naquele post, o PullOver seria interessante caso a máquina própria pra ele fosse facilmente encontrada; pra quem gosta do exercício, vale mais a pena fazer com a polia do Cross (pensando em costas) do que com Halter. Na prática, acabo fazendo só alguma variação de Pulldown com Rest-Pause mesmo, mas é bem raro - a base do meu treino é RDL, Pendlay, Barra e Face Pull.

Sim, mas é que estou com o dedo fraturado e estou longe da academia. Estou treinando em casa e só consigo fazer flexão para upper, ficando as costas negligenciada. Aliado ao fato de ter dificuldade de progredir nos exercícios de costas, quando voltar à academia, pensei em incluir um isolador de costas o Bloco 5. Você vê alguma alternativa melhor?

Postado (editado)

Craw,

Hoje fiz a versão somente composto, porém inverti no upper, fiz RDL-Bulgarian-Dips+pull up-supino inclinado+curvada, cheguei no supino morto hahahahah, gosta dessa inversão? Fiz isso pq amo paralela e barra kkkkkk

Esqueci de pergunta, eu nunca uso cinto! Vc acha isso prejudicial?

Editado por Matheus Bueno
Postado

Boa noite craw.

O que vc acha de cinta ou algum imobilizador de coluna para fazer o agachamento? É frecura? Atrapalha em algo?..... Ando sentindo dores na lombar , um pouco acima da bunda e hj testei uma cinta e achei beeem interessante.

vlw como sempre

Postado

Fala ai galera...

É o seguinte, devido aos estudos e ao trabalho vou ter que da um tempo na rotina de treinos.

Horario está muito corrido, pois trabalho e voltei a estudar, e a grana vai fica curta também nesses tempos por causa do investimento nos estudos.. Estava pensando em fazer musculacao 1x na semana, sei que nao vai ser muito eficiente, mas melhor do que parar de vez novamente por causa do tempo.

Minha intençao era fazer um rotina FULL BODY somente aos sabados. Ou seja o tempo na gym ia ser maior, cerca de 1:30hr a 2 horas na gym.

O que voces acham? Haveria algum resultado com esse treino somente aos sabados?

A rotina que tava em mente era:

Sup reto/paralelas

Remada curvada/chin ups

Militar

Agachamento

Stiff

e um treino de abs no final

ou estao incluir mais alguns exercicios como triceps fechado e rosca direta no treino, e fazer exercicios com mais cargas e poucas reps tipo 5x5, 4x6, 2x10 enfim.

Postado (editado)

Craw, qual sua opinião sobre Pistol Squat? Ja fez/faz ou recomenda?

Abraço

Editado por Night
Postado

mctimbu,

Cara, realmente não sei nada muito útil. Retorne com Barra + Pulldown mesmo, alguma Remada de sua preferência e os Pulls. Não vejo como fugir muito disso: aliás, não vejo motivo pra fugir disso, considerando que Costas é um grupo muscular que responde muito bem a esse tipo de estímulo "bruto" e pesado.

Matheus Bueno,

Geralmente eu não faço essa inversão justamente por sentir que Supino e Remada ficam muito prejudicados, mas para quem quer realmente priorizar Mergulho e Barra, certamente vale a pena. Como sempre digo, uma das vantagens desse estilo de estrutura é justamente a flexibilidade que elas proporcionam, por isso dá pra adaptar como você preferir.

iti,

Outro assunto que sempre encontrei informações contraditórias e nunca formei uma opinião extremamente consolidada sobre. Em resumo, sigo a regra básica: para séries pesadas (85-90%+ 1RM, séries com 5 reps ou menos, em geral), considero válido o uso; para as demais séries, não utilizo nada. Apenas é importante notar que muita gente treina com mais armadura que o Robocop simplesmente por não treinar adequadamente todas as variáveis necessárias: falta de mobilidade/flexibilidade, treino de core mal realizado... antes de se socorrer dos acessórios, é preciso dar atenção para esses pontos.

Henriks,

Sim, é uma boa base.

O que eu alteraria:

Reduz Militar e/ou Curvada para 3 séries;

Acrescenta 3 séries de algum exercício para pernas com 10+ repetições após o Agachamento;

Barra e Mergulho focados na progressão de repetições;

Um dos treinos com Terra/RDL > Front Squat

Psychodhelic,

A estrutura está bem próxima da que o Henriks mencionou, então pode aproveitá-la, inclusive com as alterações que eu menciono. Claro que o ideal seria encaixar pelo menos mais um dia de treino, ou até mesmo complementar ao longo da semana com treinos de 15-30 mins de calistênicos... mas se essa é realmente a sua única opção, melhor do que nada, obviamente.

Se quiser incluir isoladores, faça a rotina do Henriks + alterações que citei, encaixando Bíceps/Tríceps/afins depois de tudo, e antes de abdômen.

Night,

Tem seu valor funcional, é um exercício divertido de realizar, é um bom teste de mobilidade... mas, sinceramente, e correndo o risco de ser fuzilado pelos amantes dos bodyweight, não sou grande entusiasta do exercício. É o típico movimento tesão, foda... mas que, na prática, não vejo porque incluir na estrutura da maioria das pessoas - aliás, a maioria sequer vai se dedicar a dominar o exercício.

Tudo isso, é claro, pensando em alguém que siga um treino mais "comum". Pra quem pretende dominar os calistênicos, aí é obrigatório e necessário, até porque é significativamente mais difícil estruturar um treino bodyweight para Pernas do que para o restante do Upper. Ao contrário de um Agachamento, por exemplo, que entendo ser válido para (quase) todos que treinam, o Pistol é um exercício - no meu entender - com aplicação bem mais restrita.

Abraços!

Postado (editado)
A1
A.Agacho
3x5
B. Stiff
3x5
C. Supino + Remada curvada
4x6 + 4x6
D. Rosca Direta + Corda Triceps
2x8 + 2x8
A2
A. Terra
3x3
B. Front Squat
3x5
C. Desenvolvimento com Barra
3x5
D. Chin Ups
3x Falha
E. Paralelas
3x Falha
Esquema: A1-off-A2-OFF-A1-OFF-OFF ABD-PANTU DSDN
Oque acha? copiei do seu e fiz poucas modificações..
Editado por MrGuri
Postado

MrGuri,

Tudo OK brother.

Querendo, pode aumentar as repetições do Front Squat para 6-10 e/ou incluir aeróbico de baixa intensidade em dias OFF, apenas para complementar o treino de Pernas com um estímulo de altas repetições.

Gustavohm,

Sempre fui defensor e ainda acho válido para quem leva um estilo de vida padrão - trabalho, stress, não dorme perfeitamente bem e por ai vai. O ideal, na minha opinião, é brincar com o feelling, mas certamente é um assunto complicado.

Há uma corrente que, embora defendida por poucas pessoas, mas todas elas de muito conhecimento, afirma se tratar de um método falho, inútil e cheio de frescura: o problema é que geralmente quem é contra o deload é aquele tipo de pessoa que vive para o treino e não faz mais porra nenhuma da vida, o que limita quaisquer outros fatores externos indutores do stress. Pra quem tem uma vida bem tranquila, não acho que o deload seja obrigatório, mas para os demais eu vejo como uma opção saudável a médio/longo prazo (concordo que alguns programas recomendam deloads excessivamente frequentes, como a primeira edição do 5/3/1, que impõe um deload mensal, por exemplo - um deload a cada 8-12 semanas não me parece uma má ideia).

Agora, tudo isso pensando em performance. Para fins de hipertrofia, ainda considero válidos os argumentos do Haycock - deload ajuda no processo de hipertrofia, considerando que a quebra temporária do estímulo possibilita que, ao retornar os treinos, a resposta seja maior do que era antes. Vale a pena dar uma olhada no material dele sobre strategic deconditioning.

Proxy,

Pensando exclusivamente em ombros? Vou de Press, especialmente pela facilidade de progredir tensão aliado da manutenção da "conexão mente-músculo". Assim como comentei sobre Pistol, também acho Deficit HSPU um tesão de exercício, mas, na prática, simplesmente não é um exercício que a maioria irá aplicar corretamente, dominar e progredir tensão de uma forma eficaz.

Não consigo me imaginar recomendando, abertamente, que as pessoas larguem o Press para incluir o HSPU no lugar; agora, para os mais dedicados, que seguem uma linha mais funcional/atlética, considero o HSPU obrigatório, nem que seja para ser trabalhado como auxiliar do Press. Embora não seja, ao meu ver, uma boa alternativa para o "lifter comum", a lógico do Handstand (dificuldade em estabilizar etc) é excelente para quem gosta de uma linha mais atlética de treinamento.

Opinião dos demais?

Abraços!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...