Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Alongamentos

LeandroTwin

Posts Recomendados

Postado

Amei...

eu sempre me alonguei antes do treino, mas depois de ler alguns posts por aqui informando que o correto é se alongar após o treino, eu decidi não me alongar antes e ao invés de alongar me aquecer...

Mas acho que vou voltar a me alongar, conseguia pegar mais pesado... pode ser psicológico tbm, mas de qualquer maneira, me sentia melhor!

ótimo tópico mesmooo* O de glúteos são ótimos!

• 2 semanas depois...
Postado

ótimo tópico!

mas só retomando que vários profissionais dizem que o alongamento é melhor DEPOIS do exercício físico, e não antes! alguns dizem que antes dá até uma perda de força, se feito por mais de 30 segundos! então o melhor ao meu ver e fazer uns 20 seg para cada alongamento, e depois do exercício físicco também fazer!

O que eu vi é que não existe nada comprovado na área de alongamentos , há quem diga que é melhor só se alongar depois -no caso , apenas aquecimento no pré-, estes , defendem que não é bom pra hipertrofia alongar o músculo ,mas sim deixa-lo contraído.Geralmente são os profissionais mais antigos.

Já a outra parte diz que não influência em nada a hipertrofia,logo é mais saudável fazer o alongamento tanto pré como pós.

De qualquer forma, eu sempre opto pela 2º opção.

• 4 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 5 semanas depois...
Postado

Fala galera

Mto bom o topico parabens.

Quanto a esse lance de alongar antes e depois do treino eu sou contra. Alongo apenas depois de 20 a 30 segundos cada musculo trabalhado.

No MEEEU caso, sinto uma perda significativa na força na hora de executar os exercicios. Mas se estão alongando antes e esta funcionando, otimo...continuem.

Aqui segue um artigo.

ALONGAMENTOS ANTES DOS TREINOS

O senso comum indica que uma sessão de alongamento estático seria necessária para prevenir lesões e melhorar a performance nos treinos subsequentes, porém, diversos estudos verificaram que o uso de alongamentos estáticos antes de sessões de treinamento não tem efeitos relevantes na prevenção de lesões (YOUNG & BEHM, 2002; HERBERT & GABRIEL, 2002).

Além de inócuo, o alongamento estático pode trazer prejuízos para a performance no treino subsequente, pois atuaria negativamente na rigidez musculotendínea e no reflexo neuromuscular (KAKKONEN et al., 1998; AVELA et al., 1999; YOUNG & ELLIOT, 2001).

Em 2001, YOUNG & ELLIOT realizaram um estudo comparando alongamentos estáticos, Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) e contrações voluntárias máximas; e verificaram que o alongamento estático tinha a pior interação com os testes de força e potência, sendo os efeitos deletérios também encontrados com o uso da FNP. Posteriormente, em uma comparação entre alongamentos estáticos e corridas, como aquecimento para testes de força e potência foi verificado novamente que os primeiros são prejudicais à performance (YOUNG & BEHM, 2003). Segundo uma pesquisa de FOWLES & SALE (1997), a queda na performance induzida por alongamentos estáticos pode permanecer por até 60 minutos.

• 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Postado

Excelente!

Comecei no fórum esses dias e esse tópico com certeza é um dos melhores que eu já tive a oportuanidade de ler.

PParabéns e obrigado pelas informacoes!

Postado

Gostaria de fazer uma contribuição: http://www.trustsports.com.br/treina_detalhes.php?id=61

Resumo em tópicos

+ Não há evidências ou comprovações suficientes para afirmar que alongamentos prévios reduzam o risco de lesões durante exercícios.

+ Realizar alongamentos antes de exercícios não aumenta o desempenho esportivo.

+ Realizar alongamento antes de um treino de musculação pode reduzir a força muscular em até 7%.

+ Caso o alongamento seja mais intenso, a perda de força pode chegar a 27%.

+ O alongamento após o exercício não evita que a pessoa fique dolorida no dia seguinte, podendo até ser lesivo, se for muito intenso.

+ Alongamentos são proveitosos para tratar encurtamentos musculares e para aumentar a flexibilidade, mas em momentos adequados.

+ Para melhorar a flexibilidade de atletas e praticantes de atividades físicas, o alongamento deve ser executado respeitando horários, dias e intensidades adequadas. Além disso, o planejamento deve ser feito por um treinador competente, da mesma forma que qualquer outra modalidade de treinamento.

Muito interessante, e, como a maioria das vezes, vai de encontro ao senso comum. Vale a pena ler. Fontes bibliográficas inclusas no próprio link.

• 4 semanas depois...
Postado

Muito bom.

Duas ressalvas:

Alongamento estático de longa duração, pré-treino, diminui sim a força muscular(qualidade da contração).

Pré-treino, é recomendado o FNP, que é dinâmico, mas um pouco mais rápido em termos de movimento.

O Estático, deixe pro dia seguinte. A parte...

Uma dica legal:

Treinou peito, alongue os dorsais, costas, bíceps...

Treinou costas, alongue os peitorais, ombros, tríceps...

2,3 séries de 20-30''

e assim sucessivamente!!!

Espero ter ajudado !!!

Postado

uma pergunta, como deve ser feito o alongamento entre as séries? tem algum truque para que eu ja use em alguns treinos ou apenas um profissional poderia me indicar isso? ja ouvi alguns comentarios que isso é pra atletas mais experientes e pode causar lesões

Postado

uma pergunta, como deve ser feito o alongamento entre as séries? tem algum truque para que eu ja use em alguns treinos ou apenas um profissional poderia me indicar isso? ja ouvi alguns comentarios que isso é pra atletas mais experientes e pode causar lesões

Não existe fundamentação científica alguma que corrobore com a idéia de fazer alongamentos entre as séries.

Isso é invenção de gente querendo lançar moda.

O alongamento deve ser feito à parte.

Postado

cara eu só dou uma " puxada " boa de uns 15s no máx e aqueço BEM antes !

depois nada ;z

posso estar errado, mas alongar antes não fica legal parece que perde mesmo força ! ;z

mas isso de cada um né !?

abraço

Postado

também penso que alongamento deve ser feito só depois do treino, e olhe lá!

Aquecimento sim é algo importante e não te deixa todo mole pra treinar.

Postado

cara fiquei loco pra ver as imagens dos alongamentos mas aqui no meu pc nao estao aparecendo :S

fica aparendo só: ImagemPostada

alguem ai sabe o pq disso? e como arrumo?

obrigado desde já!

Postado

q post massa!

ótima discussão...essa semana vou até fazer um teste e comparar se realmente dá diferença na força não fazer o alongamento antes do treino...

sempre faço um leve no pré e no pós um pouco mais demorado...

abç!

• 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...
Postado

Eu tive um problema na lombar e o que esta ajudando muito na recuperação são os alongamentos. Quando começo a sentir dor faço uma serie de 20 minutos alongando e no final ja estou bem melhor.

Otimo topico.

Parabens!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...