Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Afinal, o que importa para hipertrofia?

Ericles96

Posts Recomendados

Postado
Em 02/03/2023 em 09:56, Guimers disse:

Acredito que na questão de treinamento " o tempo sob tensão" seja o principal fator - Não é, é tensão mecanica, com 6 a 12 reps bem feitas voce já gera TUT suficiente. Se pegar pouco peso e fazer 5 mins de exercicio serve pra nada.

Vc pode observar atletas como Kay Greene que não se excedem nas cargas e tem um shape de monstro - Se excedia sim amigo, é só procurar videos dele treinando, INCLUSIVE do Phill Heath fazendo Press com com peso BAGARAI.

Se vc sobe demais as cargas sem conseguir controlar a execução cedo ou tarde vc vai se lesionar. O treino com cargas muito elevadas e poucas repetições não significa máxima hipertrofia, se fosse assim os atletas de powerlifting seriam os maiores - Eles não são maiores que BB, mas são maiores que 90% de uma academia comum onde 70% usa anabol .

Pra ficar mais claro pra quem acredita que Kai e Phil treinavam leve:

Agr vamos ao shape de PL:
Powerlifter John Haack Deadlifts a Colossal 405 Kilograms In Training |  BarBendhttps://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTCDJHcPu5U4bGTlyoqnDIB945xaevp3_L1f3jcSKUfFxYS1ooTiHKdPLfkAG3bh8xHGis&usqp=CAU
Danny Grigsby Sets Heaviest Raw Deadlift Of All Time With 1,025lbs - SET  FOR SET
Jamal Browner Smokes Enormous 1003lb Deadlift Like It's Nothing! – Fitness  Volt
This is what elite level powerlifter Dan Green looked like a few years back  when he cut down to compete in 220 Lb. weight class : r/bodybuilding
https://catalysttrainingsystems.ca/wp-content/uploads/2014/09/dan-green-deadlift.jpgm/ JUJIMUFU - Dan "The Boss" Green - (Powerlifter) \m/ - YouTubeNicolaas du Preez Squats A Massive 420-kg (926-lb) Ahead Of A Powerlifting  Meet – Fitness VoltLoveHUGEMuscles on Twitter: "Nicolaas du Preez https://t.co/IDltddqAFQ" /  Twitter

Agora alguem me diz, tem um cara na sua academia que bate o shape desses caras e treina com Super Slow e e carga leve?

Po amigos, 20 anos de curso e voces continuam sem saber que basta treinar pesado e progredir COMO EM QUALQUER COISA NA VIDA?

BOAAAAAAAAAAAAAAA que tapa na cara dos super slow ess foi

Postado
Em 02/03/2023 em 11:57, AlemãoVazquez disse:

Mas ai você está falando 1 fisiculturista e os outros todos?

Então estamos vendo propagandas diferentes, sinceramente. Me mostra um comercial de alguma marca que o cara tá fazendo hack squat com 400kg, ou supinando com 100 de cada lado. 

O máximo que víamos (hoje nem se vê mais) eram os caras fazendo paralela com uma caralhada de corrente no pescoço e mesmo assim era só pra foto, nem vídeo tínhamos. 

Sobre essa questão da propaganda, deixe isso pra lá... esta fugindo ao tema do post que é hipertrofia.

Opiniões divergentes sempre engradecem, até porque ninguém é dono da verdade, e o fórum é pra isso mesmo, ver vários pontos de vista e aprennder mais sobre o esporte.

Sobre o tema das cargas, reitero que a chance de lesão com cargas altas aumenta muito, ainda mais para atletas amadores (a maioria de nós). Por isso, hoje, defendo esse ponto de vista de carga moderada e mais reps e boa execução (para a fase de hipertrofia). Até porque como ja foi comentado acima, os atletas de powerlifiting gastam bastante tempo com aquecimento e treino de mobilidade antes de irem pras cargas altas e na academia a galera mal aquece e já sai empurrando ferro rsrsrs mas esse é o meu ponto vista, respeito os demais!

Postado

Ninguém tá dizendo que tem que usar 1RM, percentuais altíssimos ou algo assim.

O cara pode ir ficando mais forte pra 6-10 reps ou até mais reps.

O que é fato é que o cara tem que aumentar carga pra crescer.

Os esteroides fazem com que o cara consiga crescer mais tempo sem aumentar carga e isso muda um pouco a percepção do que tem que ocorrer pra haver hipertrofia. Mas não muda o fato de que tem que haver progressão de carga.

Postado
Em 01/03/2023 em 18:23, Ericles96 disse:

Bom, muito se fala que a sobrecarga progressiva é a chave para hipertrofia, porém o que venho aprendendo na prática e observando é que não adianta apenas colocar peso na barra, fazer meia boca ou não aguentar fazer o mínimo de séries ou volume total necessário para hipertrofia. No meu inicio foquei unicamente em aumentar o peso na barra mas não presei tanto pela execução ou não sabia mesmo, e ainda me achava fodão por fazer um agachamento mal executado com 100kg pra 3x6, e ainda achava que treinava mais pesado que o carinha que agacha com 60kg pra 4x10 e boa forma, pois de acordo com a tonelagem total do exercício, 3x6x100 = 1800  e 4x10x60 = 2400. E por isso julguei minha genética, mas a realidade é que o meu treino estava pífio. Mas e aí, é assim que se calcula a sobrecarrega progressiva? 

volume e descanso.. 2 palavras simples porem com um processo bem complexo

Postado
Em 02/03/2023 em 12:48, FZ... disse:

Sobre o tema das cargas, reitero que a chance de lesão com cargas altas aumenta muito, ainda mais para atletas amadores (a maioria de nós). Por isso, hojedefendo esse ponto de vista de carga moderada e mais reps e boa execução (para a fase de hipertrofia). Até porque como ja foi comentado acima, os atletas de powerlifiting gastam bastante tempo com aquecimento e treino de mobilidade antes de irem pras cargas altas e na academia a galera mal aquece e já sai empurrando ferro rsrsrs mas esse é o meu ponto vista, respeito os demais!

Ok, vc citou algo e veio essa dúvida.

O argumento "treinar com muito peso aumenta a chance de lesão" é comum de ouvir, principalmente daqueles que criticam treinos assim (não me refiro a vc).

Mas a pergunta que veio é: ok, aumenta a chance de lesão, mas aumenta em quanto?

Uma coisa é aumentar em 0.05%, outra em 5% e outra em 50%. Existe algum dado, alguma informação que demonstre em quanto a chance de lesão aumenta? Ou que a partir de determinado momento a chance de lesão torna-se significativa?

E caso exista essa associação entre muito peso e chance de lesão, é uma associação causal? Por exemplo, só o fato de colocar mais peso já aumentaria a probabilidade de lesão?

E quanto de peso estamos falando para que a associação com lesão seja significativa? 100% 1RM, 80%, 50%? etc

Quais outras variáveis afetariam a chance de lesão? Volume de treino talvez? E caso há essa interferência do volume de treino sobre chance de lesão, quais das duas variáveis afetam mais a chance de lesão: a quantidade de peso ou a quantidade de volume de treino?

O argumento "treinar com muito peso e aumentar o risco de lesão" muitas vezes parece uma crença que as pessoas criam com base na observação do que aconteceu com outras pessoas que elas observaram. E normalmente vem de fisiculturistas que sofreram lesão e a lesão foi associada ao uso de altas cargas, mas como saber realmente se foram as altas cargas ou outras variáveis do treino que tiveram maior peso no risco da lesão?

Postado

Sobre o tema das cargas, reitero que a chance de lesão com cargas altas aumenta muito, ainda mais para atletas amadores (a maioria de nós).

Não tem sentido e te explico o motivo:

Quando se fala de trabalhar com cargas altas, você acredita que o Cbum, por exemplo, ao agachar no Hack com 400kg (o que é uma alta carga) não está acostumado com ela? 

O ponto é, uma coisa é você sair de 200kg no hack direto pra 400, ai sim o risco de lesão é altíssimo, outra coisa é você subir de 200 pra 220 e assim gradativamente até atingir uma carga considerada alta na visão de outros (leve o tempo que for).

Realmente não tem sentido dizer que trabalhar com altas cargas é mais lesivo, o que é mais lesivo é o aumento abrupto e súbito de carga de uma única vez.

Postado

Sobre o tema das cargas, reitero que a chance de lesão com cargas altas aumenta muito, ainda mais para atletas amadores (a maioria de nós). Por isso, hoje, defendo esse ponto de vista de carga moderada e mais reps e boa execução (para a fase de hipertrofia). Até porque como ja foi comentado acima, os atletas de powerlifiting gastam bastante tempo com aquecimento e treino de mobilidade antes de irem pras cargas altas e na academia a galera mal aquece e já sai empurrando ferro rsrsrs mas esse é o meu ponto vista, respeito os demais!

Tenho um tópico sobre treino de pernas que explica o que é dominar carga.

Coisa que quem não faz, provavelmente vai se lesionar em algum momento.

Em resumo, não é a carga isolada que representa risco de lesão.

Negligencia com descanso, sinais do corpo, aumento abrupto de carga, má técnica, perda de foco/concentração...

Quando meus cotovelos começam a doer, eu paro de usar a janela de 6 a 9 repetições e começo a usar a de 10 a 12 ou 12 a 15...tão simples, e tão neglicenciado.

Em 02/03/2023 em 16:52, AlemãoVazquez disse:

Realmente não tem sentido dizer que trabalhar com altas cargas é mais lesivo, o que é mais lesivo é o aumento abrupto e súbito de carga de uma única vez.

Concordo

Demorei 2 anos pra sair de 100kg no supino e chegar em 140kg, tenho certeza de que se tivesse tentado fazer isso em 1 ano tinha me lesionado.

Postado
Em 02/03/2023 em 14:51, NedFlanders disse:

Quais outras variáveis afetariam a chance de lesão? Volume de treino talvez? E caso há essa interferência do volume de treino sobre chance de lesão, quais das duas variáveis afetam mais a chance de lesão: a quantidade de peso ou a quantidade de volume de treino?

O argumento "treinar com muito peso e aumentar o risco de lesão" muitas vezes parece uma crença que as pessoas criam com base na observação do que aconteceu com outras pessoas que elas observaram. E normalmente vem de fisiculturistas que sofreram lesão e a lesão foi associada ao uso de altas cargas, mas como saber realmente se foram as altas cargas ou outras variáveis do treino que tiveram maior peso no risco da lesão?

O percentual de risco é algo muito difícil de ser calculado até porque irá depender de vários fatores que são individuais, como a prediposição genética, por exemplo. Uma lesão muito comum é a condromalácia patelar, a maioria de nós vai ter algum grau dela na velhice, alguns possuem uma predisposição maior ou menor para isso. Mas atletas de alto rendimento, em geral, possuem graus mais elevados e precocemente, para esses caras se somar ao fator genético ele poderá ter a sua situação ainda mais agravada. 

Mas a questão é que tudo que aumenta a intensidade do seu treino vai gerar algum "risco". Sendo que de todos os fatores eu acredito que a carga seja o que aumente mais esse risco. Tendo em consideração que estamos falando de pessoas experientes, que fazem boas execuções.

Até mesmo a frequência de treinamento aumenta a chance de lesão, eu mesmo estou em uma fase que estou treinando 2 dias ON 2 dias OFF, por conta de lesões de cotovelo. E está sendo muito benéfico, estou quase 100%. A redução das cargas e aumento das reps também me ajudaram na recuperação.

O treino de bíceps acredito que seja um dos mais vulneráveis ao treino com altas cargas, pelas articulações envolvidas e alguns ligamentos frageis que temos nessa estrutura. É muito comum ver atletas com epcondilite, rompimento de tendão e lesão de punho, reiteradas vezes causadas no treino de bíceps. Não estou dizendo que as cargas são o único fator de risco, mas o preponderante.

Além disso, todos nós somos sucetíveis de errar, só que é completamente diferente cometer um erro de postura em um agachamento com 140kg no lombo, do que com 200kg. Nessa segunda situação o risco de lesão será muito maior, e poderá inclusive levar a sequelas permanentes. Não to falando aqui pra ninguém ficar frangolinando com pesinho de criança, concordo com quem falou sobre a necessidade de progressão de cargas. Mas, hoje dou prefêrencia a repetições mais elevadas e cargas moderadas (durante a fase de hipertrofia) e tenho observado que a longo prazo isso é mais benéfico para saúde dos ligamentos e articulações.

Postado
Em 02/03/2023 em 09:56, Guimers disse:

Acredito que na questão de treinamento " o tempo sob tensão" seja o principal fator - Não é, é tensão mecanica, com 6 a 12 reps bem feitas voce já gera TUT suficiente. Se pegar pouco peso e fazer 5 mins de exercicio serve pra nada.

Vc pode observar atletas como Kay Greene que não se excedem nas cargas e tem um shape de monstro - Se excedia sim amigo, é só procurar videos dele treinando, INCLUSIVE do Phill Heath fazendo Press com com peso BAGARAI.

Se vc sobe demais as cargas sem conseguir controlar a execução cedo ou tarde vc vai se lesionar. O treino com cargas muito elevadas e poucas repetições não significa máxima hipertrofia, se fosse assim os atletas de powerlifting seriam os maiores - Eles não são maiores que BB, mas são maiores que 90% de uma academia comum onde 70% usa anabol .

Pra ficar mais claro pra quem acredita que Kai e Phil treinavam leve:

Agr vamos ao shape de PL:
Powerlifter John Haack Deadlifts a Colossal 405 Kilograms In Training |  BarBendhttps://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTCDJHcPu5U4bGTlyoqnDIB945xaevp3_L1f3jcSKUfFxYS1ooTiHKdPLfkAG3bh8xHGis&usqp=CAU
Danny Grigsby Sets Heaviest Raw Deadlift Of All Time With 1,025lbs - SET  FOR SET
Jamal Browner Smokes Enormous 1003lb Deadlift Like It's Nothing! – Fitness  Volt
This is what elite level powerlifter Dan Green looked like a few years back  when he cut down to compete in 220 Lb. weight class : r/bodybuilding
https://catalysttrainingsystems.ca/wp-content/uploads/2014/09/dan-green-deadlift.jpgm/ JUJIMUFU - Dan "The Boss" Green - (Powerlifter) \m/ - YouTubeNicolaas du Preez Squats A Massive 420-kg (926-lb) Ahead Of A Powerlifting  Meet – Fitness VoltLoveHUGEMuscles on Twitter: "Nicolaas du Preez https://t.co/IDltddqAFQ" /  Twitter

Agora alguem me diz, tem um cara na sua academia que bate o shape desses caras e treina com Super Slow e e carga leve?

Po amigos, 20 anos de curso e voces continuam sem saber que basta treinar pesado e progredir COMO EM QUALQUER COISA NA VIDA?

papo lúcido, muito bom guimers.

Postado
Em 02/03/2023 em 17:51, lorenzo_EP disse:

Pela minha observação em mais de duas décadas treinando, vejo o pessoal volume freak se lesionando muito mais do que os que treinam com pesos altos. Aí viram tipo os Mr. Enfermaria, mal conseguem treinar, mas não mudam a cabecinha engessada. Peso alto é perigoso pra quem não domina a técnica.

O Joe Bennett (hypertrophy coach) diz a mesma coisa que vc!

Postado

@carlosfelipe.bas tenho uma experiência similar. Decidi fazer uns treinos com 5 reps no agachamento, eu simplesmente achei muito estressante pros adutores, ai eu calculei quanto seria pra 8-10 reps e me senti muito melhor, mesmo chegando a 1-2 reps da falha.

complementando, já é cientificamente comprovado que o range ideal pra hipertrofia é entre 6-15. Imagino que isso não seja matemático, mas é uma forma prática de guiar as pessoas em relação a carga pra se chegar na hipertrofia (idealmente falando). Mas de qlk forma, a dieta tem enorme relevância também.

Postado

Erro conceitual. Sobrecarga progressiva envolve carga, reps, sets, execução. Para haver o famigerado progressive overload tem de haver progresso em algumas dessas variáveis, não necessariamente na carga. E como já foi falado: saber executar um exercício vem antes de qualquer outra coisa.

Postado
Em 11/03/2023 em 20:19, FZ... disse:

Galera desse fórum aqui é fodona mesmo, um monte de cientista de 80kg que sabe mais que o Kay Greene👏

O fato de tu não abrir o olho que isso é um vídeo que ele fez pra um patrocinador de suplementos que fazia parte na época.

E o mais bizarro ainda é tu citar peso com relação a físico foda, da pra cotar bastante atleta aqui nessa faixa de peso que tem o dobro do teu tamanho.

Postado
Em 11/03/2023 em 21:21, somedieyoung_ disse:

O fato de tu não abrir o olho que isso é um vídeo que ele fez pra um patrocinador de suplementos que fazia parte na época.

E o mais bizarro ainda é tu citar peso com relação a físico foda, da pra cotar bastante atleta aqui nessa faixa de peso que tem o dobro do teu tamanho.

Fonte: vozes da minha cabeça 🤣

Postado

tem gente que soca peso e cresce, outros lesionam. Tem gente que faz mais na técnica e cresce, outros ficam estagnados. Isso vai depender de muitas coisas, desde a sua estrutura física e até genética, tipo de estímulo que seu corpo se adapta melhor. Isso só com anos de treino e experimentando pra saber. Não à toa os fisiculturistas faziam um caderno de treino onde anotavam tudo isso e mais um pouco. Com o tempo vc vai ver que nao tem o melhor ciclo, a melhor dieta, o melhor treino, o melhor exercício, o melhor alimento. Tem aquele que o seu corpo responde melhor, e isso até achar vai um tempo.

Postado
Em 11/03/2023 em 20:28, Guimers disse:

Irmão, voce acha mesmo que o Kai Greene treina assim pro Olympia? Namoral mesmo? 

Voce quer refutar estudos? Quer refutar coachs que sao embasados em estudos e ENTREGAM resultados? 

Tudo por causa de um video de um cara mentiroso? 

Na real mesmo mano, esse vídeo é um LIXO bro, abre o olho mano, ate a turminha do cariani que vende isso vira e mexe ta treinando pesado. 

Alem do mais, eu fiz os dois jeitos, técnica e concentração / progredindo carga com execução, e eu tive uma abismo de diferença em resultados. 

Aconselho voce a pelo menos testar.

Treinar com carga e progredir carga NÃO É treinar errado. 

Onde voces perderam a noção da musculação? Tem que puxar ferro pra evoluir fellas, pelo amor de Deus.

Grupo 3..

Postado
  • no mundo real os atletas testam de tudo, com ou sem embasamento científico
  • o que importa para eles é o que ajuda a vencer campeonatos
  • a propósito, cientistas há décadas copiam marombeiros para criar suas teorias e nunca citam de onde tiraram, hahahaha

• quando o plagio é feito por cientistas "renomados", ninguém reclama hahahaha
  • se alguém quiser ter uma ideia de como cientistas mentem e fazem treta, basta ler "Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos"
Postado (editado)

Agora o que eu achei mais engraçado nesse post foi a postura do @lorenzo_EP, mano eu vi seu relato. Você é até um cara condicionado e faz um relato muito bem organizado e tals, mas vou te ser sincero, o pedreiro aqui de casa que nem malha e come a marmita da Tia Zezé de R$15 conto todo dia tem um shape igual o seu, sem ficar de frescurinha falando em ciência e fazendo planilha.

Outra coisa, tu defendeu levantamento de altas cargas, fui ver no teu relato, tu faz supino com 2RM com 100kg?????? Essas são tuas altas cargas????? Nâo entendi isso daí mano, faz cerca de 12 reps nos exercícios, ou seja, trabalha com cargas moderadas e ta com essa postura aqui de dono da ciência defendendo uma parada que vc não faz?????

Se for essa a tua carga alta fique tranquilo não ira se machucar mesmo não rsrsrsrs, agora meter argumento de autoridade: "treino há 20 anos...", "o que as pessoas têm que entender é que hj tem ciência...." e não pesar nem 90kg, deve ter um 40cm de braço e olhe lá..... é muita hipocrisia mano!

Eu participo do chat aqui não é pra ficar de picuinha não, até pq minha rotina é mais apertada que xoxota de freira, tiro um tempo pra vir aqui trocar ideia na moral sobre maromba, mas infelizmente me deparo com esse o nível de conversa.

Tirando o molequinho com cara de Toguro ( @yaggoX), que tira foto na frente varal rsrsrsrs sua atitude foi a mais lamentável.

Editado por FZ...
Postado
Em 12/03/2023 em 08:27, FZ... disse:

Agora o que eu achei mais engraçado nesse post foi a postura do @lorenzo_EP, mano eu vi seu relato. Você é até um cara condicionado e faz um relato muito bem organizado e tals, mas vou te ser sincero, o pedreiro aqui de casa que nem malha e come a marmita da Tia Zezé de R$15 conto todo dia tem um shape igual o seu, sem ficar de frescurinha falando em ciência e fazendo planilha.

Outra coisa, tu defendeu levantamento de altas cargas, fui ver no teu relato, tu faz supino com 2RM com 100kg?????? Essas são tuas altas cargas????? Nâo entendi isso daí mano, faz cerca de 12 reps nos exercícios, ou seja, trabalha com cargas moderadas e ta com essa postura aqui de dono da ciência defendendo uma parada que vc não faz?????

Se for essa a tua carga alta fique tranquilo não ira se machucar mesmo não rsrsrsrs, agora meter argumento de autoridade: "treino a 20 anos...", "o que as pessoas têm que entender é que hj tem ciência...." e não pesar nem 90kg, deve ter um 40cm de braço e olhe lá..... é muita hipocrisia mano!

Eu participo do chat aqui não é pra ficar de picuinha não, até pq minha rotina é mais apertada que xoxota de freira, tiro um tempo pra vir aqui trocar ideia na moral sobre maromba, mas infelizmente me deparo com esse o nível de conversa.

PS.: até o molequinho com cara de Toguro ( @yaggoX) veio dar palpite de coisa que não sabe rsrsrsrs lamentável.

Picuinha? Quem foi que acabou de partir pro pessoal?

No mais...

Mas prefiro isso, do que ser o 5:

Cara, regrinha básica: quer criticar o corpo dos outros, mostra que faz melhor. Mil vezes o shapezinho de pedreiro aqui, do que ser fordo.

Abraço.

Postado
Em 12/03/2023 em 08:38, lorenzo_EP disse:

Cara, regrinha básica: quer criticar o corpo dos outros, mostra que faz melhor. Mil vezes o shapezinho de pedreiro aqui, do que ser fordo.

Mano, não entenda errado rsrsrsrs não é pessoal, ta longe disso...  só to argumentando o que vc disse. Se olhar minha foto nesse relato que ajudou uma galera que tava com a mangueira caída rsrsrsrs veras que não sou fordo, apenas realista qto minha BF.

Vc só está um pouco mais condicionado do que o meu físico atual e pra te ser sincero, não busco isso. Tenho 100kg e 45cm de braço, entrei pra academia porque queria ser grande, se for pra ficar pequeno e trincado eu acredito que um jiu-jtsu ou uma calistenia resolveria meu problema.

Mas é isso mano, tua atitude realmente está contraditória, não estou te atacando pessoalmente, apenas expondo os fatos. Abç não leve para o pessoal!

Postado (editado)
Em 09/03/2023 em 08:30, FZ... disse:

Acho complicado deduzir o modo como o Kai Greene realmente treinava, principalmente em off-season que é o período que os atletas possuem mais força. Os atletas dessa época gravavam um vídeo ou outro para revistas populares como Flex e MD, não era como hoje que o atleta pode postar quando quiser. Tem vídeo dele treinando muito leve, um peso "mediano" e outros dele treinando com bastante peso.

Por exemplo, nesse vídeo ele faz o msm exercício aos 8:40 com 60lb em cada mão, a execução não é perfeita igual ele ensina no vídeo que vc postou, mas dá para ver que ele controla a descida.

edit: postei o video errado kkkkk

Editado por NedFlanders
Postado
Em 02/03/2023 em 12:59, Lucas, o Schrödinger disse:

Ninguém tá dizendo que tem que usar 1RM, percentuais altíssimos ou algo assim.

O cara pode ir ficando mais forte pra 6-10 reps ou até mais reps.

O que é fato é que o cara tem que aumentar carga pra crescer.

Os esteroides fazem com que o cara consiga crescer mais tempo sem aumentar carga e isso muda um pouco a percepção do que tem que ocorrer pra haver hipertrofia. Mas não muda o fato de que tem que haver progressão de carga.

Eh isso. Além de que eh inegável que esteroides trazem mais força, além do crescimento muscular.

Em 12/03/2023 em 08:27, FZ... disse:

Se for essa a tua carga alta fique tranquilo não ira se machucar mesmo não rsrsrsrs, agora meter argumento de autoridade: "treino há 20 anos...", "o que as pessoas têm que entender é que hj tem ciência...." e não pesar nem 90kg, deve ter um 40cm de braço e olhe lá..... é muita hipocrisia mano!

Tirando o molequinho com cara de Toguro ( @yaggoX), que tira foto na frente varal rsrsrsrs sua atitude foi a mais lamentável.

Acho bastante complicado comparar hormonizados a naturais.

Pra um natural de 80kg supinar com 100 e poucos com bf bem controlado entendo como bem razoável.

Sobre shape, nem todos querem ficar monstro, eu mesmo estou satisfeito no meu patamar, claro que sempre queremos melhorar um ponto ou outro, mas crescer enlouquecidamente eh uma decisão pessoal.

Postado
Em 12/03/2023 em 10:21, Vitor_Maromba disse:

Pra um natural de 80kg supinar com 100 e poucos com bf bem controlado entendo como bem razoável

Também acho 100kg uma carga razoável, mas não para 2RM em um atleta com 20 anos de treino.

Postado
Em 12/03/2023 em 10:31, FZ... disse:

Também acho 100kg uma carga razoável, mas não para 2RM em um atleta com 20 anos de treino.

Aí tem que estar o cuidado com os parâmetros de comparação.

Primeiro separar os hormonizados dos naturais.

Depois separar a turma que supina deixando bf subir buscando mais crescimento muscular e a turma que mantém bf constante perto de 1 digito.

Poucos serão os naturais com bf baixo que supinarao com essa carga, independente do tempo de treinamento.

Esse eh o ponto que está sendo discutido aqui, oque importa para a hipertrofia.

Lá no começo eu escrevi, treino, dieta, descanso.

Há meio que um consenso hj, embora existam opiniões contrárias, e que sim, como toda opinião, deve ser respeitada, mas não fugimos de:

Treino com progressão de cargas.

Dieta hipercalorica pra propiciar crescimento muscular adequado.

Descanso, tanto para a parte de crescimento muscular, como para fugir de lesões e estresse do snc e etc.

Tem um quarto fator que são os hormonios, mas estes dependem também dos 3 itens acima.

Dito isso, pra um natural subir absurdamente suas cargas teria que necessariamente subir o bf junto,  e aí entra o ponto, será que o cara quer isso?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...