Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HIIT funciona mesmo ou é conversa fiada?

didigo

Posts Recomendados

Postado

O HIIT (treino intervalado de alta intensidade) funciona mesmo (5 minutos por dia ou 3x na semana por exemplo) ou é mais um novo Marketing do momento?

Estava lendo artigos dizendo que um HIIT de 5 minutos bem feito queima apenas 100kcal.

Alguém está fazendo e deu um efetivo resultado?

Postado
58 minutos atrás, upeve disse:

Em mim deu, mas fazia 20 min, corria 1 andava 1.

Então já foge dessa fórmula mágica de "apenas 4 minutos por dia" e passa como um aeróbico comum.

• Supermoderador
Postado
1 hora atrás, didigo disse:

O HIIT (treino intervalado de alta intensidade) funciona mesmo (5 minutos por dia ou 3x na semana por exemplo) ou é mais um novo Marketing do momento?

Estava lendo artigos dizendo que um HIIT de 5 minutos bem feito queima apenas 100kcal.

Alguém está fazendo e deu um efetivo resultado?

100 kcal parece razoável. Não deve gastar mais do que isso, mesmo.

desconfie de soluções milagrosas......

Postado (editado)
2 minutos atrás, mpcosta82 disse:

100 kcal parece razoável. Não deve gastar mais do que isso, mesmo.

desconfie de soluções milagrosas......

Sim é condizente.

Mas é a parte do "5 minutos equivalente a 1 hora, 1 hora e meia" de aeróbico, então é mentira? Juro que tentei compreender essa parte.

Editado por didigo
  • Supermoderador
Postado
6 minutos atrás, didigo disse:

Sim é condizente.

Mas é a parte do "5 minutos equivalente a 1 hora, 1 hora e meia de aeróbico, então é mentira? Juro que tentei compreender essa parte.

Sim, é mentira. Como eu falei, desconfie de soluções milagrosas.

Se o seu objetivo é perder peso, faça o exercício (ou a combinação de exercícios) que te dê o maior déficit calórico semanal. Pode ser uma simples caminhada diária, pode ser uma combinação de corridas leves/moderadas/intensas, ciclismo, etc. 

Postado (editado)
37 minutos atrás, mpcosta82 disse:

Sim, é mentira. Como eu falei, desconfie de soluções milagrosas.

Se o seu objetivo é perder peso, faça o exercício (ou a combinação de exercícios) que te dê o maior déficit calórico semanal. Pode ser uma simples caminhada diária, pode ser uma combinação de corridas leves/moderadas/intensas, ciclismo, etc. 

Então na sua opinião 30min de cardio >>> HIIT?

Abri o tópico que fiquei com a quela cara de "WTF?" quando li alguns artigos e o cinismo de muitas pessoas ao vender HIIT como solução milagrosa pra tudo.

Lembrando que as 100kcal perdidas foram em indivíduos extremamente condicionados, treinados e com TMB muito alta. Um Random se queimar 50kcal tá bom.

Editado por didigo
Postado

Vcs falam muita besteira

Os 5 minutos é sobre aumento de capacidade cardiovascular, vomax, e um monte de outros benefícios inclusive de rejuvenescimento cerebral

Não tem nada a ver com a queima de calorias do exercício

Postado (editado)
34 minutos atrás, planeta disse:

Mas é justamente isso que todo mundo promete nesse tipo de atividade.

O foco dessa discussão é a perda de gordura, não os outros benefícios.

Editado por didigo
Postado
1 hora atrás, planeta disse:

Vcs falam muita besteira

Os 5 minutos é sobre aumento de capacidade cardiovascular, vomax, e um monte de outros benefícios inclusive de rejuvenescimento cerebral

Eu ia postar o mesmo...Pelo (pouco) que li sobre, a principal vantagem do Hiit não é perder peso...

Postado (editado)
38 minutos atrás, santanaanderson disse:

Eu ia postar o mesmo...Pelo (pouco) que li sobre, a principal vantagem do Hiit não é perder peso...

Pois é.

Então o que há é muita má fé de canais no Youtube e nas academias.

22 minutos atrás, Wesley Pinto disse:

Aumenta o VO MAx, a vasodilatação em repouso, a concentração, metabolização de carboidratos e se souber usar aumentará muito sua demanda energética diária. Contudo, se ainda assim tiver superavit calórico será mais um gordo dando sprint em parques. Com HIIT é muito difícil medir a demanda energética, tudo entra em jogo, desde os tradicionais peso, sexo e idade, entra o fator condicionamento e tipo de exercicio, um sprint de corrida é uma coisa, manter o Batimento alto com Ketlebells é diferente mesmo que configure hitt. Por isso por um tempo precisará encontrar sua faixa calórica. Se comer muito pouco rápido se fadigará e o treino será improdutivo, se comer demais não verá resultado estético no que se refere a perda considerada de BF (o que pode ocorrer é uma redistribuirão melhorando a aparência do corpo ou até uma leve mudança na composição sem muita mudança no peso, mas nada absurdo sem um plano correto). 

Por isso acho HIIT muito dificil de controlar visando esse propósito. Pra condicionamento, preparação para outro esporte ok, para perda de BF o básico deficit e dieta de qualidade com treino será o suficiente. E qualquer coisa além do seu limite genético, por exemplo meu caso me manter abaixo dos 10%, ou é insustentável ou com drogas. Se seu limite for 8% parabéns, é um privilegiado, mas tudo tem um custo, muito provável dificuldade com M.M.  

Bem por aí mesmo.

Editado por didigo
Postado (editado)

Eu acho o HIIT padrão "agressivo" para o corpo, tirando que tende a aproveitar pouco.(quebra de ritmo)

Se for estruturado e progressivo...melhora ele um pouco.

Editado por Born4Run
Postado
1 hora atrás, didigo disse:

Pois é.

Então o que há é muita má fé de canais no Youtube e nas academias.

Bem por aí mesmo.

Pra mim funciona que é uma beleza...Não curto fazer aeróbico de 60 min. Então todo pós treino faço 10 min de HIT.Claro quando se trata apenas de queima não é tudo isso que falam não.Ajuda um pouco na queima de gordura. Mas o rendimento do seu treino é outro, você consegue treinar com uma boa intensidade mesmo passando de 2 horas na academia. 

Postado
4 horas atrás, planeta disse:

Vcs falam muita besteira

!!!!!!!

Além de deixar seu metabolismo "mais alto" durante o resto do dia.

E a liberação de hormonios benéficos para o corpo proporcionado pelos "tiros".

Lendo um pouco de artigos científicos e não jornalísticos vc chegaria a essas conclusoes.

60 min de caminhada/ trote = enxurrada de cortisol no teu corpo, 15min de hiit pode queimar mais calorias + benefícios que ja disse + combater cortisol.

Abraço.

1 hora atrás, Wesley Pinto disse:

Aumenta o VO MAx, a vasodilatação em repouso, a concentração, metabolização de carboidratos e se souber usar aumentará muito sua demanda energética diária. Contudo, se ainda assim tiver superavit calórico será mais um gordo dando sprint em parques. Com HIIT é muito difícil medir a demanda energética, tudo entra em jogo, desde os tradicionais peso, sexo e idade, entra o fator condicionamento e tipo de exercicio, um sprint de corrida é uma coisa, manter o Batimento alto com Ketlebells é diferente mesmo que configure hitt. Por isso por um tempo precisará encontrar sua faixa calórica. Se comer muito pouco rápido se fadigará e o treino será improdutivo, se comer demais não verá resultado estético no que se refere a perda considerada de BF (o que pode ocorrer é uma redistribuirão melhorando a aparência do corpo ou até uma leve mudança na composição sem muita mudança no peso, mas nada absurdo sem um plano correto). 

Por isso acho HIIT muito dificil de controlar visando esse propósito. Pra condicionamento, preparação para outro esporte ok, para perda de BF o básico deficit e dieta de qualidade com treino será o suficiente. E qualquer coisa além do seu limite genético, por exemplo meu caso me manter abaixo dos 10%, ou é insustentável ou com drogas. Se seu limite for 8% parabéns, é um privilegiado, mas tudo tem um custo, muito provável dificuldade com M.M.  

Só vi dps essa resposta, nada a acrescentar.

Postado (editado)

1 hora atrás, Norton disse:

Para baixar bf não, somente com dieta, agora para condicionamento funciona muito bem.

Sim exatamente.

Editado por didigo
  • Supermoderador
Postado
9 horas atrás, CuttingSujo disse:

60 min de caminhada/ trote = enxurrada de cortisol no teu corpo, 15min de hiit pode queimar mais calorias + benefícios que ja disse + combater cortisol.

Pode indicar os estudos científicos que apontam estas conclusões?

Postado (editado)
11 horas atrás, CuttingSujo disse:

Abraço.

Discordo.

Duvido que 15min de HIIT seja melhor (em se tratando única e exclusivamente de queima de calorias) que 60min com uma boa corrida/trote e intensidade.

O problema e que comparam HIIT de 10 minutos intensos bem feito por alguém condicionado com alguém fazendo 60min de caminhada no terreno plano a passo de tartaruga.

Editado por didigo
Postado
1 hora atrás, busarello disse:

Pode indicar os estudos científicos que apontam estas conclusões?

18 minutos atrás, cotozin disse:

[2]

www.ncbi.nlm.nih.gov/ijustknow/1234567890

O @Shrödinger postou no diário dele um link do insta (foi perdido durante a manutenção do site) sobre as comparações acerca do hiit e do cardio em baixa. No fim das contas, não houve diferença significativa. o hiit forneceu uma vantagem ínfima acerca do custo calórico após a atividade (epoc - coisa de 20 e poucas kcals p/ 30-40h depois).

O cara fez uma observação acerca do cortisol do cardio de longa duração, mas é meio injusto já que a maioria dessas referências usam casos de ciclistas ou corredores que ficam 2-4h fazendo o teste, o nível de estresse é outro, o tipo de atleta é outro (não tinha o link de ref no insta, estou falando baseado nas comparações que já vi).

P/ calaguinho de academia, tanto faz um ou outro, qualquer um deles ainda será melhor do que nenhum, só saber encaixar na rotina dos treinos e compensar as calorias adequadamente.

• Supermoderador
Postado
9 minutos atrás, Ricardo Queiroz disse:

www.ncbi.nlm.nih.gov/ijustknow/1234567890

P/ calaguinho de academia, tanto faz um ou outro, qualquer um deles ainda será melhor do que nenhum, só saber encaixar na rotina dos treinos e compensar as calorias adequadamente.

Então, este "viés" eu conheço.

MAS o autor do outro post afirma categoricamente que:

10 horas atrás, CuttingSujo disse:

HIIT deixa o metabolismo "mais alto" durante o resto do dia.HIIT libera hormonios benéficos para o corpo proporcionado pelos "tiros".

Lendo um pouco de artigos científicos e não jornalísticos vc chegaria a essas conclusoes.

Ou seja, contrapõe o que eu já li sobre o assunto. 

EU ACHO, empiricamente, que:

- Aeróbico é essencial para manter um corpo (conjunto) funcional. VO2max, circulação, oxidação de ácidos graxos, condicionamento para uso de outras fontes energéticas, perfil lipídico, etc, etc, etc..;

- HIIT é bom por ser rápido;

- 60 minutos de caminhada não significa nada sem ver o contexto: condicionamento físico, composição corporal, dieta, patologias, etc;

- Cortisol e stress com aeróbicos ocorrem, sim, mas de forma diretamente proporcional ao nível de dificuldade. 60 km de pedal com 1000 de altimetria, "no pau", a noite, eu levo umas 3 horas depois do banho para conseguir relaxar o suficiente pra dormir...

Postado

Em minha brosciência acho que aumenta o risco de um estiramento, além de não manter a qualidade dos tiros ao longo das séries.

Intensidade média ou menor pode aumentar a duração, mas o corpo se adapta melhor e o estimulo constante.

Mas é minha brosciência, posso estar bem errado.

• Supermoderador
Postado
2 minutos atrás, Born4Run disse:

Em minha brosciência acho que aumenta o risco de um estiramento, além de não manter a qualidade dos tiros ao longo das séries.

Intensidade média ou menor pode aumentar a duração, mas o corpo se adapta melhor e o estimulo constante.

Esqueci deste detalhe mas compartilho do mesmo "instinto"...

Postado
6 minutos atrás, busarello disse:

- HIIT é bom por ser rápido;

Esse foi  o ponto que coloquei a favor do hiit no diário do Lucas. Ainda prefiro o estímulo lento e constante - também é menos estressante ao corpo, como o born mencionou

Meus curtir acabaram nas tretas do LC, não deu p/ dar kkkkkk

5 minutos atrás, Born4Run disse:

Isso, é bem mais tranquilo manter a qualidade do conjunto da obra (todos os treinos) e conseguir manter a estratégia no longo prazo. Com isso: evitar lesões

Postado

Recentemente li um artigo de um educador físico-mestre-phd-professor-fodão dizendo que HIIT é o único aeróbico (?) que reduz a gordura. Já o  aeróbico de baixo impacto (LISS) faz você engordar porque ensina o seu corpo a poupar gordura, enquanto o HIIT ensina a poupar carboidratos, uma vez que o primeiro usa gordura como fonte energética - tornando a gordura preciosa para o corpo - e o segundo usa a via glicolítica - então o corpo pode se desfazer da gordura e poupar a glicose. Aí eu pergunto: WFT????

Postado
55 minutos atrás, Ricardo Queiroz disse:

O @Shrödinger postou no diário dele um link do insta (foi perdido durante a manutenção do site) sobre as comparações acerca do hiit e do cardio em baixa.

É claro que qualquer HIIT bem feito, vai ser melhor que qualquer cardio em baixa.

Mas o Marketing todo do HIIT é justamente queima mais eficiente de calorias mais eficiente do que qualquer cardio feito em 1:30.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...