Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HIIT funciona mesmo ou é conversa fiada?


didigo

Posts Recomendados

  • Supermoderador
9 horas atrás, CuttingSujo disse:

60 min de caminhada/ trote = enxurrada de cortisol no teu corpo, 15min de hiit pode queimar mais calorias + benefícios que ja disse + combater cortisol.

Pode indicar os estudos científicos que apontam estas conclusões?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

11 horas atrás, CuttingSujo disse:

60 min de caminhada/ trote = enxurrada de cortisol no teu corpo, 15min de hiit pode queimar mais calorias + benefícios que ja disse + combater cortisol.

Abraço.

 

Discordo.

 

Duvido que 15min de HIIT seja melhor (em se tratando única e exclusivamente de queima de calorias) que 60min com uma boa corrida/trote e intensidade.

 

O problema e que comparam HIIT de 10 minutos intensos bem feito por alguém condicionado com alguém fazendo 60min de caminhada no terreno plano a passo de tartaruga.

Editado por didigo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, busarello disse:

Pode indicar os estudos científicos que apontam estas conclusões?

 

18 minutos atrás, cotozin disse:

[2]

www.ncbi.nlm.nih.gov/ijustknow/1234567890

______________

 

O @Shrödinger postou no diário dele um link do insta (foi perdido durante a manutenção do site) sobre as comparações acerca do hiit e do cardio em baixa. No fim das contas, não houve diferença significativa. o hiit forneceu uma vantagem ínfima acerca do custo calórico após a atividade (epoc - coisa de 20 e poucas kcals p/ 30-40h depois).

O cara fez uma observação acerca do cortisol do cardio de longa duração, mas é meio injusto já que a maioria dessas referências usam casos de ciclistas ou corredores que ficam 2-4h fazendo o teste, o nível de estresse é outro, o tipo de atleta é outro (não tinha o link de ref no insta, estou falando baseado nas comparações que já vi).

 

P/ calaguinho de academia, tanto faz um ou outro, qualquer um deles ainda será melhor do que nenhum, só saber encaixar na rotina dos treinos e compensar as calorias adequadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
9 minutos atrás, Ricardo Queiroz disse:

 

www.ncbi.nlm.nih.gov/ijustknow/1234567890

______________

P/ calaguinho de academia, tanto faz um ou outro, qualquer um deles ainda será melhor do que nenhum, só saber encaixar na rotina dos treinos e compensar as calorias adequadamente.

Então, este "viés" eu conheço.

MAS o autor do outro post afirma categoricamente que:

10 horas atrás, CuttingSujo disse:

HIIT deixa o metabolismo "mais alto" durante o resto do dia.HIIT libera hormonios benéficos para o corpo proporcionado pelos "tiros".

60 min de caminhada/ trote = enxurrada de cortisol no teu corpo, 15min de hiit pode queimar mais calorias + benefícios que ja disse + combater cortisol.

Lendo um pouco de artigos científicos e não jornalísticos vc chegaria a essas conclusoes.

Ou seja, contrapõe o que eu já li sobre o assunto. 

 

EU ACHO, empiricamente, que:

- Aeróbico é essencial para manter um corpo (conjunto) funcional. VO2max, circulação, oxidação de ácidos graxos, condicionamento para uso de outras fontes energéticas, perfil lipídico, etc, etc, etc..;

- HIIT é bom por ser rápido;

- 60 minutos de caminhada não significa nada sem ver o contexto: condicionamento físico, composição corporal, dieta, patologias, etc;

- Cortisol e stress com aeróbicos ocorrem, sim, mas de forma diretamente proporcional ao nível de dificuldade. 60 km de pedal com 1000 de altimetria, "no pau", a noite, eu levo umas 3 horas depois do banho para conseguir relaxar o suficiente pra dormir...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em minha brosciência acho que aumenta o risco de um estiramento, além de não manter a qualidade dos tiros ao longo das séries.

Intensidade média ou menor pode aumentar a duração, mas o corpo se adapta melhor e o estimulo constante.

Mas é minha brosciência, posso estar bem errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
2 minutos atrás, Born4Run disse:

Em minha brosciência acho que aumenta o risco de um estiramento, além de não manter a qualidade dos tiros ao longo das séries.

Intensidade média ou menor pode aumentar a duração, mas o corpo se adapta melhor e o estimulo constante.

Mas é minha brosciência, posso estar bem errado.

Esqueci deste detalhe mas compartilho do mesmo "instinto"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, busarello disse:

- HIIT é bom por ser rápido;

Esse foi  o ponto que coloquei a favor do hiit no diário do Lucas. Ainda prefiro o estímulo lento e constante - também é menos estressante ao corpo, como o born mencionou

Meus curtir acabaram nas tretas do LC, não deu p/ dar kkkkkk

 

5 minutos atrás, Born4Run disse:

Em minha brosciência acho que aumenta o risco de um estiramento, além de não manter a qualidade dos tiros ao longo das séries.

Intensidade média ou menor pode aumentar a duração, mas o corpo se adapta melhor e o estimulo constante.

Mas é minha brosciência, posso estar bem errado.

Isso, é bem mais tranquilo manter a qualidade do conjunto da obra (todos os treinos) e conseguir manter a estratégia no longo prazo. Com isso: evitar lesões

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente li um artigo de um educador físico-mestre-phd-professor-fodão dizendo que HIIT é o único aeróbico (?) que reduz a gordura. Já o  aeróbico de baixo impacto (LISS) faz você engordar porque ensina o seu corpo a poupar gordura, enquanto o HIIT ensina a poupar carboidratos, uma vez que o primeiro usa gordura como fonte energética - tornando a gordura preciosa para o corpo - e o segundo usa a via glicolítica - então o corpo pode se desfazer da gordura e poupar a glicose. Aí eu pergunto: WFT????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Ricardo Queiroz disse:

O @Shrödinger postou no diário dele um link do insta (foi perdido durante a manutenção do site) sobre as comparações acerca do hiit e do cardio em baixa.

 

É claro que qualquer HIIT bem feito, vai ser melhor que qualquer cardio em baixa.

 

Mas o Marketing todo do HIIT é justamente queima mais eficiente de calorias mais eficiente do que qualquer cardio feito em 1:30.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...