lucasf21 Postado Abril 27, 2016 às 12:36 Postado Abril 27, 2016 às 12:36 33 minutos atrás, busarello disse: 04 - Ao contrário do que disseram, falhar no Terra é dificílimo já que antes disso ocorrer provavelmente o atleta perdeu a forma ou a pegada. Aliás o risco (ao falhar no terra) é absurdamente maior do que no supino já que a falha no terra envolve na maioria dos casos a falha no core. Hernias nasceram assim, muitas... Meniscos Não sei se você não conseguiu me compreender, eu reformulo minha resposta para melhor entendimento de todos. eu quis dizer chegar a falha concêntrica, exemplo: vc tá fazendo o terra 5 repetições, acha que vai dar mais uma, desce a barra na subida a barra já não sobe, isso é falha. nunca disse pra ninguém tentar roubar com a lombar, até mesmo pq acho que ninguém em sã consciência faria isso... Douglas J Alves reagiu a isso 1
Danilo Z Postado Abril 27, 2016 às 12:43 Postado Abril 27, 2016 às 12:43 12 horas atrás, lucasf21 disse: Devemos levar em conta que eles tinham uma boa genética.Alguns sim, outros não, mas veja que entre eles todos era consenso que pra ganhar o máximo de musculatura procurava-se desenvolver o máximo de força. Agora exemplo de pessoas comuns, como a gente??? não existe muito.. nesse fórum mesmo, há relato de pessoas que treinam normal para hipertrofia, com shape legal natural...eu até hoje não ví shape legal de natural que não treinasse pra força, ou que fosse alguém bem forte, cito como exemplo o Craw69 que era moderador daqui. Pode reparar que um cara natural grande e musculoso SEMPRE será forte. agora pegamos os que treinam pra força, não parece que treina, parece que nunca foi a uma academia...sinceramente, eu não vejo isso.Tive experiência em mim , no meu irmão e em várias pessoas .Todo mundo que me ve já pressupoe que eu treino sem eu falar nada sobre academia.Nas academias que passei ( umas 14 até hoje) quem era bem musculoso SEMPRE era bem forte , a exceção eram os hormonizados. Não sei se vc já leu mas eu já trabalhei em obra e outros serviços braçais , sempre foi notório pra mim que os mais musculosos e hipertrofiados são os mais fortes . enfim essa é minha opinião, é complicado discutir com vc, pois vc sempre vai ser a favor de livres/nada de maquina/nada de isolados/força...porque pra mim está comprovado que o que funciona é isso, não tenho nenhuma dúvida quanto a isso. Não sei se vc é desses, mas ja ouvi no fórum que não precisava fazer supino pois no desenvolvimento ja pegava peitoral... pra vc ver o nível das pessoas.desenvolvimento trabalha mais ombros...tríceps , seria interessante fazer supinos sim se vc quer ter um desenvolvimento máximo do peitoral e demais músculos que empurram. quanto a fritar o SNC, acho que essa teoria é totalmente defasada. existe vários, e vários fatores sobre fritar o SNC, vida social, Como está o relacionamento com as pessoas, raiva, estres... assim vai, é impossível colocar uma variável e colocar a culpa nessa coisa. totalmente impossível.desculpe cara, já lí MUITO a respeito desse assunto, e te digo que TODOS os maiores treinadores do MUNDO já concordam sobre isso , falha é comprovadamente contra produtivo pra hipertrofia...força...explosão... , ainda mais em pessoas livres do uso de AEs, o estresse do dia a dia também contribui é claro. Quanto abaixar os níveis de força, concordo com vc. eu sou a prova viva disso, não consigo muito rápido em cargas como supino e desenvolvimento, sofro bastante por treinar até a falha a exaustão e muito grande, mesmo assim garanto que na pratica Falha x força a falha ganha em questão massa muscular, não preciso de nenhum estudo pra te falar isso. abraços!! 1 hora atrás, argonauth disse: Concordo. Não é atoa que exercícios de força são primariamente para força. Não existe ''exercício de força'' rsrsrs
Eduardo90 Postado Abril 27, 2016 às 13:00 Postado Abril 27, 2016 às 13:00 Outro ponto importante (graças ao @Ricardo Queiroz) Foi testado o resultado de força isométrica (maximal isometric strength), não vejo problema nisso mas, isso é bem diferente de testar a RM dos grupos. O pessoal que treina com parada auto determinada, que segue um planejamento e periodiza o treino, muitas vezes é PL, e força pra PL é repetição máxima, não isométrica. Como eu disse no primeiro post, duvido que o primeiro grupo não tenha mudado em nada, talvez nesses parâmetros (força isométrica e composição corporal) pode não ter mudanças, mas se fosse testado RM poderia ser diferente. Agora, realmente concordo que pode não ter tido mudanças significativas em relação a composição corporal. OBS: bioimpedância tem suas falhas também Abraços
Eduardo90 Postado Abril 27, 2016 às 13:14 Postado Abril 27, 2016 às 13:14 24 minutos atrás, lucasf21 disse: Não sei se você não conseguiu me compreender, eu reformulo minha resposta para melhor entendimento de todos. eu quis dizer chegar a falha concêntrica, exemplo: vc tá fazendo o terra 5 repetições, acha que vai dar mais uma, desce a barra na subida a barra já não sobe, isso é falha. nunca disse pra ninguém tentar roubar com a lombar, até mesmo pq acho que ninguém em sã consciência faria isso... No terra, particularmente, chegar a falha com boa forma, é impossível. Quando você diz: "acha que sai mais uma..." muito provavelmente a forma já não estava impecável. Outro ponto que o Bussa destacou é que, muitas vezes, no TERRA (particularmente), que é um exercício FB, o core ou o grip arregam primeiro, ou seja, você não chega a falha total, você falha partes do corpo, mas provavelmente a parte inferior (ísquios, quadríceps, glúteos), ainda consegue fazer força, se isso acontecer e, provavelmente acontecerá (falando de terras pesados) você ainda consegue fazer mais uma ou duas reps (caso o core falhe, se o grip falhar fudeu, a barra nem mexe), mas com uma forma porca. Entende ? Terra é um exercício a parte, ele é muito complexo, você usa o corpo inteiro, e é óbvio que tem partes mais fracas, ou que fadigam primeiro que outras. Acredito que o que o Bussa quis dizer é NO TERRA, falhar por completo é algo raro, e se o fizer provavelmente a forma está ruim. Abraços
JCBuilder Postado Abril 27, 2016 às 13:14 Postado Abril 27, 2016 às 13:14 26 minutos atrás, Danilo Z disse: Não existe ''exercício de força'' rsrsrs Você já reparou no quanto você é extremista Danilo Z? haha Todo tópico que te vejo engajado é você defendendo uma verdade absoluta sua. Meu pai por exemplo, natural, não treina pesado (força) nem até a falha tem ótimos superiores, talvez o maior natural que eu conheça pessoalmente, eu era muito mais forte que ele ainda enquanto natural e não tinha o tamanho dele. Eu sinto que pra mim, chegar a falha em 80% dos exercícios/series é o que me da maior resultado.
Danilo Z Postado Abril 27, 2016 às 13:17 Postado Abril 27, 2016 às 13:17 Agora, JCBuilder disse: Você já reparou no quanto você é extremista Danilo Z? haha Todo tópico que te vejo engajado é você defendendo uma verdade absoluta sua.verdade absoluta MINHA???? Não é minha É DE TODOS OS NATURAIS QUE CONHEÇO : Eu sinto que pra mim, chegar a falha em 80% dos exercícios/series é o que me da maior resultado. Que bom, continua firme então.
Tickerenda Postado Abril 27, 2016 às 13:19 Autor Postado Abril 27, 2016 às 13:19 (editado) [removed] Editado Fevereiro 24, 2017 às 17:35 por argonauth
Este é um post popular. Torf Postado Abril 27, 2016 às 13:24 Este é um post popular. Postado Abril 27, 2016 às 13:24 Coisas que o fórum tenta me ensinar: Busca estética? Treine para força. Busca performance? Treine para força. Busca condicionamento? Treine para força. Busca recuperacäo de lesöes? Treine para força. Lembra muito a época do Iceman, onde aqui no fórum o SL 5x5 era a solucäo para todos os problemas. Rataaao, MarcosMakaveli, GuIM... e 3 outros reagiu a isso 6
lucasf21 Postado Abril 27, 2016 às 13:29 Postado Abril 27, 2016 às 13:29 4 minutos atrás, Torf disse: Coisas que o fórum tenta me ensinar: Busca estética? Treine para força. Busca performance? Treine para força. Busca condicionamento? Treine para força. Busca recuperacäo de lesöes? Treine para força. Lembra muito a época do Iceman, onde aqui no fórum o SL 5x5 era a solucäo para todos os problemas. exatamente isso. parece que é regra, e tudo que não gire em torno a isso é errado. fora os que defendem treino FB sem isolados... é a mesma coisa da velha 2g de poteína por kg.. virou regra pra todos sem saber do objetivo e contexto geral.
Tickerenda Postado Abril 27, 2016 às 13:29 Autor Postado Abril 27, 2016 às 13:29 (editado) [removed] Editado Fevereiro 24, 2017 às 17:35 por argonauth
Eduardo90 Postado Abril 27, 2016 às 13:30 Postado Abril 27, 2016 às 13:30 4 minutos atrás, Torf disse: Coisas que o fórum tenta me ensinar: Busca estética? Treine para força. Busca performance? Treine para força. Busca condicionamento? Treine para força. Busca recuperacäo de lesöes? Treine para força. Lembra muito a época do Iceman, onde aqui no fórum o SL 5x5 era a solucäo para todos os problemas.
Torf Postado Abril 27, 2016 às 13:34 Postado Abril 27, 2016 às 13:34 2 minutos atrás, Eduardo90 disse: É exatamente essa expressäo facial que faco quando vejo os posts e tópicos dos powelifters aqui do fórum, quando o assunto é estética. MarcosMakaveli, Quântico e Rataaao reagiu a isso 3
Eduardo90 Postado Abril 27, 2016 às 13:36 Postado Abril 27, 2016 às 13:36 HUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUE Não vi um postando nesse tópico. E PL não representa o fórum Tickerenda reagiu a isso 1
Danilo Z Postado Abril 27, 2016 às 13:36 Postado Abril 27, 2016 às 13:36 Pra quem ainda não entendeu, vou colocar uns tópicos bons aqui: Tickerenda reagiu a isso 1
Quântico Postado Abril 27, 2016 às 13:38 Postado Abril 27, 2016 às 13:38 (editado) Coisas que o fórum tenta me ensinar: Busca estética? Treine para força. Busca performance? Treine para força. Busca condicionamento? Treine para força. Busca recuperacäo de lesöes? Treine para força. Lembra muito a época do Iceman, onde aqui no fórum o SL 5x5 era a solucäo para todos os problemas. Bem, pelo menos essa repetição aí ajuda a deixar claro pros iniciantes e naturais que treinar os compostos corretamente no início é muito importante....mas realmente percebi que há sim um certo extremismo no fórum, mas isso é normal. Editado Abril 27, 2016 às 13:39 por Diogolbar Luki5822 e Tickerenda reagiu a isso 2
Torf Postado Abril 27, 2016 às 13:40 Postado Abril 27, 2016 às 13:40 (editado) Sim, @Eduardo90, só agora vi que você destacou a palavra fórum. Há sim correntes de pensamento dentro do fórum. Os geradores de opiniöes, normalmente colaboradores e moderadores, ditam em qual direcäo o pensamento geral do fórum vai. Você é relativamente novo aqui, näo sei se você se lembra do exemplo que citei acima, do Iceman. Por ser um colaborador muito influente, as idéias dele praticamente que se convertiam nas idéias do fórum. Entäo, naquele tempo, o SL 5x5, por causa dele, era considerado como o treino mais eficiente, näo importa o objetivo. Hoje estamos presenciando uma corrente mais voltada para o PL entre os colaboradores. Basta ver que qualquer crítica que faco ao PL (ou treinamento de forca) quando o assunto é estética, rapidamente surgem muitos colaboradores e membros assíduos me criticar. O que quero dizer é que como os influentes do fórum que atualmente postam bastante têm o pensamento voltado para o PL (ou para o treinamento de forca), a tendência é que fórum caminhe para essa direcäo. Basta ver os tópicos que säo abertos na secäo de treinamento. Editado Abril 27, 2016 às 13:40 por Torf Tickerenda reagiu a isso 1
Este é um post popular. FSgtLima Postado Abril 27, 2016 às 13:40 Este é um post popular. Postado Abril 27, 2016 às 13:40 Eu tive maiores resultados treinando com baixo volume, boa intensidade e priorizando o básico. Meu trapézio saiu depois que me tornei forte no terra. Perna saiu depois que me tornei forte no agachamento. Bíceps saiu depois que me tornei forte na remada. Bom..esse tópico vai chegar novamente na conclusão que o melhor treino é o híbrido Daniell109, DarkZin09, Quântico e 3 outros reagiu a isso 6
Tickerenda Postado Abril 27, 2016 às 13:45 Autor Postado Abril 27, 2016 às 13:45 (editado) [removed] Editado Fevereiro 24, 2017 às 17:34 por argonauth FSgtLima reagiu a isso 1
Eduardo90 Postado Abril 27, 2016 às 13:52 Postado Abril 27, 2016 às 13:52 5 minutos atrás, Torf disse: Sim, @Eduardo90, só agora vi que você destacou a palavra fórum. Há sim correntes de pensamento dentro do fórum. Os geradores de opiniöes, normalmente colaboradores e moderadores, ditam em qual direcäo o pensamento geral do fórum vai. Você é relativamente novo aqui, näo sei se você se lembra do exemplo que citei acima, do Iceman. Por ser um colaborador muito influente, as idéias dele praticamente que se convertiam nas idéias do fórum. Entäo, naquele tempo, o SL 5x5, por causa dele, era considerado como o treino mais eficiente, näo importa o objetivo. Hoje estamos presenciando uma corrente mais voltada para o PL entre os colaboradores. Basta ver que qualquer crítica que faco ao PL quando o assunto é estética, rapidamente surgem muitos colaboradores e membros assíduos me criticar. O que quero dizer é que como os influentes do fórum que atualmente postam bastante têm o pensamento voltado para o PL, a tendência é que fórum caminhe para essa direcäo. Basta ver os tópicos que säo abertos na secäo de treinamento. Desculpa @Torf mas, tenho que discordar de você. EU não vejo isso (não estou dizendo que não ocorre), neste tópico por exemplo, a indicação do Bussarelo (moderador) foi periodizar que, na minha opinião, é a melhor solução independente do objetivo, nesse caso envolve foco em força, hipertrofia, resistência cardiovascular, etc. Eu mesmo (colaborador), que gosto de PL, mas NÃO treino pra isso, não defendi em momento nenhum o PL ou força. O único que vi "defendendo" força foi o Danilo Z (usuário comum) Eu entendo o que você diz, e lembro sim da época do Ice, e de verdade, ele era MUITO rebatido em todos os tópicos, inclusive pelos PL (de verdade) contestavam o SL5x5 Não vou mais me ater a este assunto, porque foge muito do tópico, que alias você poderia ter contribuído melhor do que com o seu post inicial Abraços Tickerenda e RangelRS reagiu a isso 2
luizfelipegmc Postado Abril 27, 2016 às 14:22 Postado Abril 27, 2016 às 14:22 Extremismo existe em todo lugar... Religião, política, futebol... Cabe a quem lê interpretar os dados e ver o que é melhor para ele. Tenho pena dos leitores que acreditavam na palavra de uma criatura dessas (Iceman) sem buscar ler artigos e procurar outras informações Vejo muita gente se gabar de ser forte, musculoso e se pagar o deus profeta da transabilidade aqui e na realidade é apenas mais um gordinho que acha que tem músculos, mas sabe como é, na internet qualquer um é o Arnold até que se prove o contrário (não preciso citar nomes). Faça que nem eu, já fui radical ao extremo defendendo isoladores, ABCD e ABCDE e high resps... Hoje depois de um bom tempo testando outras variáveis de treino e dieta (carb back, treino híbrido, abc) posso dizer que tudo tem seu lado positivo se você souber usar, basta buscar a informação. Claro que muita da minhas informações vieram de consultoria (Ray Millet, cara sabe de tudo) mas como estou sem grana, tenho que buscar eu mesmo as informações. Cuidado com o que você lê meu caro gafanhoto, busque a verdade e não se baseie na palavra de um mero entendedor da internet. Fefe reagiu a isso 1
_brunno_ Postado Abril 27, 2016 às 14:56 Postado Abril 27, 2016 às 14:56 em minha insignificante e humilde opinião, ainda que existam milhares de artigos, embasamento científico defendendo um ou outro tipo de treino e o caralho a 4 (e fugindo um pouco do assunto do tópico tambem), o melhor treino será aquele que proporciona resultados, individualidade biológica...
Daniell109 Postado Abril 27, 2016 às 15:11 Postado Abril 27, 2016 às 15:11 15 horas atrás, Danilo Z disse: Eu só passei a ter resultados expressivos quando PAREI de treinar até a falha ( o mesmo aconteceu com meu irmão) , meus melhores resultados foram visando CARGA , na época que treinava visando falha era fraco e meus ganhos de musculatura eram pífios. Aliás , na minha época de academia eu ultrapassei uns 70% dos alunos da academia em musculatura e 98% em força fazendo um treino simples que era o sl 5X5, até o gerente da academia ( um hormonizado de uns 120 Kgs e uns 48 cm de braço ) uma certa vez comentou comigo que eu havia de uma hora pra outra ganhado MUITA musculatura e força de um modo que poucos eles tinha visto conseguir nos seus mais de 10 anos de academia ( isso ocorreu porque eu saí de um treino ABCDE cheio de exercícios que eu ia até a falha e parti pro sl 5x5, ganhei 8 Kgs em 6 meses) . Aliás, eu não vejo NINGUÉM que treina até a falha ter resultados expressivos com exceção daqueles que tomam drogas anabólicas. Passei por umas 14 academias até montar meus equipamentos em casa e nunca ví um natural tendo resultados expressivos treinando visando só falha e nada mais. Exactamente. Só passei a ter ganhos musculares e força nos membros inferiores quando usei o método 5x5 que não consiste falha. Minhas calças passaram de número 40 para 48 em menos de 1 ano e eu já treinava a 3 anos. Pra mim, exercícios compostos não podem ser leves, ou você põe peso ou você treina visando potência que no caso pra mim é o mais completo. DarkZin09 reagiu a isso 1
Daniell109 Postado Abril 27, 2016 às 15:18 Postado Abril 27, 2016 às 15:18 15 horas atrás, Diogolbar disse: Pergunta sincera: será que os seus ganhos não tiveram mais a ver com aumento da frequência de estimulos do que com o fato de ter treinado até a falha ou não? Eu também senti uma diferença absurda saindo de um ABCDE pro SL 5x5, mas não sei bem se foi o aumento de frequência quem fez a mágica ou não... Na minha experiência digo a você que não foi a frequência. Tive uma época que treinava apenas uma vez por semana e era 5x5. Nessa mesma época , meus membros inferiores continuaram crescendo mesmo sem devida frequência.
Caruso 93 Postado Abril 27, 2016 às 16:12 Postado Abril 27, 2016 às 16:12 esse tipo de assunto é bem particular.....cada um fala oq acha q é melhor pra si,mas sinceramente.....qualquer que seja seu objetivo,o que vai definir seus ganhos realmente será a dieta (creio que todos saibam disso e tenham como óbvio),entretanto os extremistas assustam! Eu já testei diversos métodos...e pra mim, chegar a falha ou próximo dela sempre será melhor pra hipertrofia e conseguir um shape bacana,só que por outro lado ao fazer isso o individuo tem que manter sempre uma ótima alimentação e descanso,algo raramente realizado pela maioria dos alunos,portanto a margem de erro é sempre menor. Treinos voltados mais pra força,com menor volume é bom pra determinados períodos e iniciantes,os ganhos de massa muscular (ou gordura mt das vezes tbm) sempre vem mais rápido nesse tipo de treino,eu mesmo ganhava mais medidas em um ABCDE ou SL 5X5,mas perdia em muito a qualidade muscular e definição mantendo a msm dieta de outros métodos de treino (ABC2X, AB2X). Pelo menos pra mim,esteticamente não acho que treinos com pouco volume e frequência mais voltados para força seja uma boa opção, entretanto as chances de você ter ganhos serão sempre maiores ao meu ver,pelo fato de não comprometer tanto a sua recuperação e gerar menor stress muscular,fica mais fácil de recuperar e com mais força,vc estará mais apto a levantar maiores cargas. MarcosMakaveli e cervantes reagiu a isso 2
Visitante Postado Abril 27, 2016 às 17:11 Postado Abril 27, 2016 às 17:11 Vou dar meus 10 centavos com essa meta-analise(https://link.springer.com/article/10.1007/s40279-015-0451-3) que comparou alguns estudos sobre treinos até a falha e treinos sem falha, onde a conclusão foi de que os resultados do treinamento feito de ambas as formas, não teve uma diferença expressiva.
Este é um post popular. Stein Postado Abril 27, 2016 às 17:12 Este é um post popular. Postado Abril 27, 2016 às 17:12 treinar a falha concêntrica "para mim" é o básico.. pra que parar se você ainda não deu tudo de si.??? falha completa, concêntrica, estática e excêntrica, só quando treino com parceiro, e em alguns exercícios.. é praticamente impossível vc falhar completamente em um composto treinando sozinho.. se vc falha não conseguindo levantar a barra na subida de um supino, como vai falhar na decida.? e como vai fazer uma isometria com a barra se não vai conseguir por ela no suporte depois.? tem gente que diz treinar a falha total sempre, mais treina sozinho.. gostaria de saber como fazem isso... cervantes, Fefe, »Neo e 4 outros reagiu a isso 7
Vecchio Postado Abril 27, 2016 às 17:31 Postado Abril 27, 2016 às 17:31 [BroScience Mode On] Penso que uma coisa seja treinar até à primeira falha excêntrica nos exercícios envolvendo aparelhos, como extensora, flexora, pec-deck, leg press, supinos hammer, rosca direta, etc. E outra coisa é aventurar-se em agachamento, supino e levantamento terra. No primeiro caso, aposto sem tanto medo de perder uma cerveja, de que o piá possa se matar treinando um dia após o outro em séries isoladoras, tipo ABCX. Já no segundo caso creio que seja até perigoso lidar-se com esse conceito, sendo na minha opinião, recomendável a aplicação de planilhas de periodização. Ressalva: refiro-me a movimentos completos, isto é, agachamento com linha de quadril abaixo da linha do joelho, supino e levantamento terra concentrados e ambos com adução e escápulas, enfim, movimentos "politicamente corretos". [BroScience Mode Off]
cervantes Postado Abril 27, 2016 às 17:32 Postado Abril 27, 2016 às 17:32 Acredito que o argumento da individualidade biológica pode se encaixar em qualquer assunto de treino e dieta, é só falar que o que deu certo pra mim pode não dar certo pra você e pronto! Mas não é bem assim, usando o exemplo da falha (concêntrica) nos treinos, se eu que estou atingindo realmente a falha, estou me alimentando e dormindo corretamente (o básico) e assim tendo resultados, por que não pra você? Não adianta testar um método de treinamento se quando você segue ele, faz durante apenas 1 mês, não se alimenta corretamente e ainda não descansa, dai não adianta falar que não teve resultados por causa da questão de individualidade. Pra quem realmente testou durantes alguns meses determinado tipo de treino e seguiu uma dieta, treino e descanso da melhor forma possível e obteve resultados inferiores (menos eficaz) se comparado ao treino anterior, ai sim pode falar que é individualidade biológica. Não tem certo ou errado, tem eficaz e menos eficaz. lucasf21 reagiu a isso 1
lucasf21 Postado Abril 27, 2016 às 18:02 Postado Abril 27, 2016 às 18:02 49 minutos atrás, Stein disse: isso aí. falha concêntrica é o básico, mesmo assim existe pessoas dizendo que se parar antes vai obter mais resultados, discordo disso. mesmo se o individuo seja diferente do outro, musculação pra mim é dar tudo de sí ou fica em casa.
Danilo Z Postado Abril 27, 2016 às 18:08 Postado Abril 27, 2016 às 18:08 4 minutos atrás, lucasf21 disse: isso aí. falha concêntrica é o básico, mesmo assim existe pessoas dizendo que se parar antes vai obter mais resultados, discordo disso.eu também discordo. Não é só parar de treinar até a falha, além disso o cara tem que progredir. mesmo se o individuo seja diferente do outro, musculação pra mim é dar tudo de sí ou fica em casa. Concordo, é por isso que almejo as maiores cargas e recordes pessoais.
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora