Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Protocolo Ytwl

Torf

Posts Recomendados

Postado

Boa torf, depois que comecei a utilizar esse procedimento antes dos treinos, parei de ter dor nos ombros.

vale muito apena

Postado

Boa torf, depois que comecei a utilizar esse procedimento antes dos treinos, parei de ter dor nos ombros.

vale muito apena

Valeu pelo seu relato.

Gostaria muito que o pessoal do fórum que já teve experiência com o protocolo, tanto positiva quanto negativa, viesse aqui e relatasse para enriquecer o tópico.

• 6 meses depois...
Postado
3 minutos atrás, Strong Hovia disse:

É pra fazer como aquecimento antes de um treino de peito, ou de costas? Como q se encaixaria num abc2x?

Há pessoas que o fazem no dia de peito e/ou ombro mas há outras que o fazem antes de qualquer treino onde usar-se-á os membros superiores.

Acho que o moderador @busarello é adepto do YTWL, talvez ele poderia dizer em quais circunstâncias ele faz uso do protocolo.

• Supermoderador
Postado
19 minutos atrás, Torf disse:

Há pessoas que o fazem no dia de peito e/ou ombro mas há outras que o fazem antes de qualquer treino onde usar-se-á os membros superiores.

Acho que o moderador @busarello é adepto do YTWL, talvez ele poderia dizer em quais circunstâncias ele faz uso do protocolo.

Eu faço religiosamente todos os dias. Duas ou três séries de 5 a 8 reps, com pesos medianos a leves.

Postado

14 horas atrás, busarello disse:

Eu faço religiosamente todos os dias. Duas ou três séries de 5 a 8 reps, com pesos medianos a leves.

Isso não atrapalha no desempenho dos outros exercícios seguintes?

Postado
1 minuto atrás, Strong Hovia disse:

Isso não atrapalha no desempenho dos outros exercícios seguintes?

Só lembrando que o protocolo deve ser executado com pesos leves. Ele vai inclusive ajudar o desempenho dos próximos exercícios  por você estar com essa regiäo devidamente "aquecida".

Lembrando que estudos recentes sugerem que o alongamento näo é benéfico e pode ser, inclusive, prejudicial, diminuindo em 8% a capacidade de levantamento de peso (näo sei se essa informacäo pode ser muito confiável pois foi retirada da revista Veja, mas vale a reflexäo), já o aquecimento com pesos leves, fazendo movimentos que você vai executar novamente é algo benéfico.

Uma leitura básica e interessante sobre alongamento e aquecimento: http://www.hipertrofia.org/blog/2013/03/18/dica-rapida-alongamento-antes-do-treino-nao-e-obrigatorio/

Alongamento2.jpg

Postado

Não tinha visto esse tópico. 

Faço todo treino que tem OHP + rear delt raises, pra evitar dores nos meus ombros que são podres. 

Por ser um exercício de ativação muscular,  faço ele logo depois do agachamento e antes dos acima. 1kg só em cada mão, 2x5.

• 1 ano depois...
Postado
Em 05/03/2016 at 00:54, Torf disse:

Só tenho umas dúvidas, da pra fazer o YTWL e logo após o manguito? Ou seria desnecessário e sobrecarregaria os ombros?

A execução seria: YTWL 10x = 1 série  ou Y 10x T 10x W 10x L 10x = 1 série?

Postado
10 horas atrás, Guuzao disse:

Só tenho umas dúvidas, da pra fazer o YTWL e logo após o manguito? Ou seria desnecessário e sobrecarregaria os ombros?

Na minha visäo o protocolo já trabalha o manguito. Vamos ver o que o @busarello tem a dizer.

10 horas atrás, Guuzao disse:

A execução seria: YTWL 10x = 1 série  ou Y 10x T 10x W 10x L 10x = 1 série?

Cada movimento, 10 repeticöes = 1 série.

• Supermoderador
Postado

Não se trabalha diretamente o manguito. Ponto.

Você mobiliza este conjunto (com YTWL, por exemplo) deixando-o apto ao trabalho. Depois cada um dos componentes (do manguito) acaba trabalhado pelos exercícios do seu treino normal.

EU SUGIRO: Faça YTWL antes do treino e treine normalmente.

Postado (editado)

Exercícios excelentes, sempre senti muitas dores no ombro que faziam com que a fadiga nos meus treinos de superiores surgissem primeiro por exaustão na articulação do ombro, evoluiu tanto a ponto de eu precisar parar de treinar por 3 semanas por ter desenvolvido uma sindorme do impacto.

Inicio todos os meus treinos com esse protocolo aliado a dois exercícios de flexibilidade com corda e pronto, não sinto mais dores.

Alguem sabe explicar melhor o poq deles ajudarem tanto?

Eu acredito (por broscience,rs) que eles ajudam a reposicionar a musculatura, tendões e articulações de volta a seus devidos lugares além de aumentar as amplitudes alcançadas e isso como consequencia traz uma maior estabilização na região.

Editado por gu70
Postado

Valeu aí Torf, e valeu busarello por ter indicado essa sequência.

No último ano tenho investido bastante tempo em mobilidade de membros inferiores. Tava seguindo uns movimentos mistos do DeFranco e do Starret e deu uma boa melhorada. Mas minha rotina pra membros inferiores tava fraca ainda. Como comecei a fazer isso recentemente, ainda não tenho relatos sobre os benefícios, mas espero que possa me ajudar em movimentos de desenvolvimento e similares.

Em relação ao artigo da veja e semelhantes, sou bastante cínico em relação às fontes que eles usam. Sei que há várias pesquisas que sustentam que alongamento antes do treino reduz a força, mas também há evidências do contrário. Na verdade tem que entender todo o contexto das pessoas que eles utilizam na pesquisa, se são treinados ou não treinados, qual exercício que fazem, se eles examinam a curto ou longo prazo, etc.

Acho que a melhor fonte que temos para nos embasar são os atletas de elite de diversos esportes. A grande maioria alonga antes de treinar. É parte da rotina de preparação para o treinamento. Eu pessoalmente também senti melhora nos meus movimentos. Se não tivesse sentido essa melhora, aí talvez ponderaria mais.

• Supermoderador
Postado

Quanto à questão de alongar antes do treino, tomo a liberdade de "citar" algo do "Quisso":

"- Quando você alonga antes do treino você 'ativa' áreas que não atingiria normalmente e, portanto, passa a treinar em amplitudes que não está acostumado. Provavelmente nestas amplitudes você tem menos controle, menos força e menos flexibilidade."

Em resumo, você aumenta a chance de lesão.

Por experiência própria, o maior problema é a pouca propriocepção nesta amplitude. Não sabemos o que travar e o que ativar corretamente e, via de regra, sobrecarregamos os auxiliares.

Ainda por experiência própria, é muito melhor mobilizar longe do treino. Antes do treino, aquecer, de preferencia usando os movimentos envolvidos no treino. E alongar (que é diferente de mobilizar) depois do treino.

Postado
11 horas atrás, busarello disse:

Quanto à questão de alongar antes do treino, tomo a liberdade de "citar" algo do "Quisso":

"- Quando você alonga antes do treino você 'ativa' áreas que não atingiria normalmente e, portanto, passa a treinar em amplitudes que não está acostumado. Provavelmente nestas amplitudes você tem menos controle, menos força e menos flexibilidade."

Em resumo, você aumenta a chance de lesão.

Por experiência própria, o maior problema é a pouca propriocepção nesta amplitude. Não sabemos o que travar e o que ativar corretamente e, via de regra, sobrecarregamos os auxiliares.

Ainda por experiência própria, é muito melhor mobilizar longe do treino. Antes do treino, aquecer, de preferencia usando os movimentos envolvidos no treino. E alongar (que é diferente de mobilizar) depois do treino.

Interessante esse teu ponto de vista.

Eu normalmente faço alongamento e mobilização antes do treino. Acredito que isso seja o melhor pra grande maioria das pessoas mais por questão de comodidade. É muito difícil para um não-atleta encontrar um tempo livre (ou até mesmo vontade) só pra realizar mobilização e alongamento. Não é o ideal, concordo, mas é o mais plausível.

Já depois do treino normalmente eu passo algum foam roller nas áreas mais doloridas CASO haja necessidade. Nunca pensei em alongar após o treino. qual seria a razão disso?

• Supermoderador
Postado
6 horas atrás, hylian disse:

Interessante esse teu ponto de vista.

Eu normalmente faço alongamento e mobilização antes do treino. Acredito que isso seja o melhor pra grande maioria das pessoas mais por questão de comodidade. É muito difícil para um não-atleta encontrar um tempo livre (ou até mesmo vontade) só pra realizar mobilização e alongamento. Não é o ideal, concordo, mas é o mais plausível.

Já depois do treino normalmente eu passo algum foam roller nas áreas mais doloridas CASO haja necessidade. Nunca pensei em alongar após o treino. qual seria a razão disso?

Alongar depois do treino é, no meu ponto de vista, algo rápido. O Foam que você usa e mais um ou dois movimentos em pontos chave, pensando em coluna, posteriores e ombros (o que eu faço). Coisa de 5 a 10 minutos para tirar aqueles pontos de tensão do treino mesmo.

Quanto à mobilização, EU faço em casa, à noite, vendo TV com as crianças. Algumas coisas elas fazem junto e vira uma brincadeira. Em 30 minutos dá pra fazer muita coisa.

• 3 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • 3 meses depois...
  • 8 meses depois...
Postado

Desculpem ressuscitar o tópico, mas acho que vale a pena que os outros membros o vejam.

Esse protocolo é excelente. Eu sentia dores preocupantes nos ombros durante e após o treino de empurrar. Desde que iniciei o YTWL, elas desapareceram. Depois de um tempo fazendo, você se acostuma e o coloca como parte essencial do início do treino. Recomendo fortemente.

• 5 semanas depois...
Postado

Senti uma melhora muito grande em dores que eu tinha nos ombros depois que comecei a utilizar esse protocolo antes do treinos, normalmente eu aquecia com manguito porém achei o YTWL muito mais completo e melhor, é excelente e aconselho que utilizem para tirar suas próprias conclusões.

• 3 semanas depois...
Postado
13 horas atrás, Wolf Martins disse:

será que este protocolo, juntamente com uma intensificação nos posteriores,  ajuda a corrigir ombros protusos ?

eu tenho ainda um certo problema com ombros protusos amigo, devido a um encurtamento de peitoral, consegui melhorar bem a postura com alongamentos. Mas acredito que esse protocolo possa ajudar sim!

• 2 anos depois...
Postado (editado)

Fazer mobilização antes do treino então seria ruim? Antes de um treino de ombro por exemplo, eu gosto de aquecer o manguito com a rotação externa/interna e fazer uma mobilização dos ombros com bastão, no treino de costas, uma mobilização das escapulas e no treino de pernas, uma mobilização dos quadris (obs: um profissional da área me passou assim).

Esse protocolo YTWL, poderia ser feito longe do treino? Em casa por exemplo, junto com alongamentos? Pois iria tomar um bom tempo do treino

Editado por Thomas William
Postado
2 minutos atrás, Thomas William disse:

Fazer mobilização antes do treino então seria ruim? Antes de um treino de ombro por exemplo, eu gosto de aquecer o manguito com a rotação externa/interna e fazer uma mobilização dos ombros com bastão, no treino de costas, uma mobilização das escapulas e no treino de pernas, uma mobilização dos quadris (obs: um profissional da área me passou assim).

Esse protocolo YTWL, poderia ser feito longe do treino? Em casa por exemplo, junto com alongamentos? Pois iria tomar um bom tempo do treino

Pode ser feito sim separado do treino, mas veja só essa analogia que gosto de fazer:

Você vai a pé pra academia. Para isso caminha lentamente 500 metros. Essa caminhada vai comprometer seu treino de pernas?

O mesmo se dá com o YTWL. As cargas são muito baixas e nem cansado você vai ficar.

Resumindo: pode encaixar no momento que lhe for mais conveniente.

Postado
1 minuto atrás, Torf disse:

Pode ser feito sim separado do treino, mas veja só essa analogia que gosto de fazer:

Você vai a pé pra academia. Para isso caminha lentamente 500 metros. Essa caminhada vai comprometer seu treino de pernas?

O mesmo se dá com o YTWL. As cargas são muito baixas e nem cansado você vai ficar.

Resumindo: pode encaixar no momento que lhe for mais conveniente.

Caraca, essa analogia foi perfeita para mim kkkkk, caminho 1km para ir à academia. 

Então, essa dúvida se da por que ele irá servir mais como um fortalecimento ou um aquecimento? E teria alguma influencia fazer alongamento juntamente à essa técnica YTWL?

Outra duvida referente ao tópico, como postaram, um alongamento antes do treino seria prejudicial, então fazer o primeiro exercício para peitoral com a técnica FST7, prejudicaria os outros exercícios? 

Postado

Eu nunca alonguei, fazia apenas 5 minutos de esteira.

Irei aplicar este protocolo e depois volto para deixar meu parecer, se melhorar as dores que sinto nos ombros já vai ser lucro.

Postado
5 minutos atrás, Thomas William disse:

Então, essa dúvida se da por que ele irá servir mais como um fortalecimento ou um aquecimento? E teria alguma influencia fazer alongamento juntamente à essa técnica YTWL?

Eu não vejo o protocolo como alongamento ou aquecimento. Prefiro considerá-lo com uma rotina leve de fortalecimento.

Não sei se fazê-lo antes ou depois de alongamentos seria prejudicial ou benéfico.

8 minutos atrás, Thomas William disse:

Outra duvida referente ao tópico, como postaram, um alongamento antes do treino seria prejudicial, então fazer o primeiro exercício para peitoral com a técnica FST7, prejudicaria os outros exercícios? 

Eu não sou muito familiarizado com FST7, mas não é pra ser executado como último exercício do grupo muscular?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...