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JCesar13

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  1. Olá, pessoal. Ontem, após 60 dias (início em 01 de julho), chegou ao fim minha experiência com esse protocolo. Passo aqui para deixar meu feedback: - Peso inicial: 89 quilos. Peso final: 79 quilos. 10 quilos perdidos em 60 dias (em um cutting tradicional, isso levaria +- 150 dias). - Não senti perda de força em nenhum momento. Diminuí o volume total do treino, como indica o Lyle McDonald, mas as cargas se mantiveram. A suplementação com creatina provavelmente colaborou para isso. - Não notei perda de massa muscular. A avaliação visual, bem como a manutenção das cargas, me faz crer
  2. No quesito puramente estético, @Schrödinger, e pressupondo o mesmo excedente calórico, você vê superioridade (dentro daquilo que se convencionou chamar de "crescer limpo") no resultado de uma dieta medium carb/high fat? Pergunto porque lembro que li um post seu, de uns tempos atrás, em que você comentava que estava em medium carb.
  3. Iniciarei um bulking limpo em duas semanas, então minhas dúvidas são basicamente as mesmas. No caso, aos mais experientes: há muita diferença entre os resultados de um bulking medium carb (+-2,5g/kg) e high fat (+-1,2g/kg), e um high carb (+-5g/kg) e medium fat (+-0,8g/kg)? Já fiz o último, e embora não ultrapassando o excedente tradicional de 500g, percebi que veio muita gordura e retenção juntas. Gostaria de impressões sobre o primeiro.
  4. Obrigado pela resposta, Schrödinger. Mas no caso, você disse que é possível reduzir 1/3. No caso, o correto seria A 1/3, não? Pelo menos é o que deu a entender do seu diário e desse estudo do Lyle McDonald ( ).
  5. Pessoal, dando uma ressuscitada no tópico, queria tirar uma dúvida sobre o treino mais indicado para esse protocolo. Aqui no tópico falaram em FB3x. Na versão de 2005 do Rapid Fat Loss Handbook, o Lyle não determina nenhum específico, mas dá a entender que um FB2x seria o mais indicado. Nos fóruns gringos, o FB2x costuma ser o mais indicado também (embora, no fim, cada um fale uma coisa). Pretendo começar essa dieta semana que vem, e quero fazer da forma mais correta possível. Por isso, pra resumir, minhas dúvidas são: 1 - O treino deve ser FB3x ou FB2x? 2 - Caso seja um FB2x, seria um A
  6. Eu sou dos que retem água com creatina e meu peso na balança aumenta uns dois quilos em poucos dias. Chega até a atrapalhar o controle de ganho no bulking.
  7. JCesar13

    Shape foda

    Só louco não ouve conselho de vó.
  8. Acho que muitos mitos antigos ainda persistem, mas tendem a ser derrubados com o passar do tempo. Se a gente for ler os debates antigos deste fórum (lá pra 2011, 2012), havia uma ideia geral de que álcool era algo completamente incompatível com a musculação. O cara que bebia uma cerveja aos sábados teria os mesmos resultados de alguém que não treinasse e não fizesse dieta. Era uma coisa bem fanática mesmo. É reconfortante perceber como isso mudou. Um dos comentários que mais gosto de ver por aqui é aquele no estilo "cara, você não é atleta, vai viver um pouco". Enfim, eu bebo aos sábados
  9. Hahahahahaha, que relato primoroso. Eu lembro de um debate aqui no fórum, recente, em que meio que se concluiu que, caso se bata os macros, o álcool não interfere significantemente nos ganhos do dia. O efeito que ele faria na testosterona e na síntese proteica seria mínimo, parece. Infelizmente, não estou conseguindo achar esse tópico.
  10. Excelente tópico. Acho que resumiu bem tudo o que atualmente parece mais consensual. @Schrödinger, te marcando de novo porque sou seu fã e porque talvez te interesse.
  11. Meus bíceps evoluíram muito depois que segui a dica do Chad Waterbury (não estou com o link aqui, mas se procurar no Google dá pra achar fácil) de fazer os isoladores com mais séries e menos repetições, visando à progressão de cargas (contrariando um pouco aquela história de que os bíceps respondem melhor a mais repetições com menos peso). Atualmente, após os básicos (chin ups e remadas), faço 10 séries de 3 repetições na rosca martelo e na rosca direta, buscando aumentar a carga sempre que possível. Só o que aconselho, caso vá tentar, é fazer a rosca direta com halteres, e não com barras. O
  12. A impressão que tenho é que muito dessa teoria é baseada na existência dos que alguns chamariam de "ecto/meso/endo puros". Por exemplo, todo mundo conhece alguém que come mal, não faz exercícios, e mesmo assim tem certo volume muscular aparente (tenho um primo assim); ou então aquele cara que sempre foi mais ogro, com braços grossos e troncos largos, que mesmo quando baixa o BF mantem essa característica. Disso sairiam definições como "mesomorfo puro" e "endomorfo puro", que posteriormente seriam extrapoladas de forma que se tentasse adaptá-las a todos os outros casos. Ou seja, uma análise
  13. Leia os tópicos do @Schrödinger sobre o assunto. São brilhantes.
  14. Tem quem queira enquadrar a teoria dos biotipos na questão da estrutura óssea também. Mas mesmo isso se mostra problemático. É bem comum ver gente com tronco e ombros largos (características supostamente meso/endo) e braços finos (ecto). Nem nesse caso a coisa faria muito sentido.
  15. Paralelas no banco para tríceps.
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