Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

JCesar13

Membro
  • Total de itens

    40
  • Registro em

  • Última visita

Tudo que JCesar13 postou

  1. Olá, pessoal. Ontem, após 60 dias (início em 01 de julho), chegou ao fim minha experiência com esse protocolo. Passo aqui para deixar meu feedback: - Peso inicial: 89 quilos. Peso final: 79 quilos. 10 quilos perdidos em 60 dias (em um cutting tradicional, isso levaria +- 150 dias). - Não senti perda de força em nenhum momento. Diminuí o volume total do treino, como indica o Lyle McDonald, mas as cargas se mantiveram. A suplementação com creatina provavelmente colaborou para isso. - Não notei perda de massa muscular. A avaliação visual, bem como a manutenção das cargas, me faz crer que, caso tenha ocorrido, foi mínima e imperceptível. - Quase não senti fome (mas aqui destaco que sou um fumante idiota, e o cigarro inibe a fome. Não posso garantir que vá se aplicar a todos). - Fora alguns períodos brevíssimos, de poucos segundos, de tontura nos primeiros dias, não senti mal estar ou indisposição em nenhum momento (aqui, friso que faço home office. Não sei se isso se aplicaria aos que tem uma rotina mais agitada. Novamente, é apenas um relato pessoal). - Não senti grandes compulsões alimentares. Entretanto, chega uma hora em que você não aguenta mais nem olhar para carne. Por isso, não recomendaria a ninguém iniciar esse protocolo sem uma boa reserva de Whey Protein. E é isso. Posso dizer que estou extremamente satisfeito, e que não pretendo fazer o cutting tradicional nunca mais. Pra mim, o RFL funcionou muito bem e foi muito mais fácil do que parecia.
  2. No quesito puramente estético, @Schrödinger, e pressupondo o mesmo excedente calórico, você vê superioridade (dentro daquilo que se convencionou chamar de "crescer limpo") no resultado de uma dieta medium carb/high fat? Pergunto porque lembro que li um post seu, de uns tempos atrás, em que você comentava que estava em medium carb.
  3. Iniciarei um bulking limpo em duas semanas, então minhas dúvidas são basicamente as mesmas. No caso, aos mais experientes: há muita diferença entre os resultados de um bulking medium carb (+-2,5g/kg) e high fat (+-1,2g/kg), e um high carb (+-5g/kg) e medium fat (+-0,8g/kg)? Já fiz o último, e embora não ultrapassando o excedente tradicional de 500g, percebi que veio muita gordura e retenção juntas. Gostaria de impressões sobre o primeiro.
  4. Obrigado pela resposta, Schrödinger. Mas no caso, você disse que é possível reduzir 1/3. No caso, o correto seria A 1/3, não? Pelo menos é o que deu a entender do seu diário e desse estudo do Lyle McDonald ( ).
  5. Pessoal, dando uma ressuscitada no tópico, queria tirar uma dúvida sobre o treino mais indicado para esse protocolo. Aqui no tópico falaram em FB3x. Na versão de 2005 do Rapid Fat Loss Handbook, o Lyle não determina nenhum específico, mas dá a entender que um FB2x seria o mais indicado. Nos fóruns gringos, o FB2x costuma ser o mais indicado também (embora, no fim, cada um fale uma coisa). Pretendo começar essa dieta semana que vem, e quero fazer da forma mais correta possível. Por isso, pra resumir, minhas dúvidas são: 1 - O treino deve ser FB3x ou FB2x? 2 - Caso seja um FB2x, seria um A/A ou um A/B? Obrigado desde já.
  6. Eu sou dos que retem água com creatina e meu peso na balança aumenta uns dois quilos em poucos dias. Chega até a atrapalhar o controle de ganho no bulking.
  7. Acho que muitos mitos antigos ainda persistem, mas tendem a ser derrubados com o passar do tempo. Se a gente for ler os debates antigos deste fórum (lá pra 2011, 2012), havia uma ideia geral de que álcool era algo completamente incompatível com a musculação. O cara que bebia uma cerveja aos sábados teria os mesmos resultados de alguém que não treinasse e não fizesse dieta. Era uma coisa bem fanática mesmo. É reconfortante perceber como isso mudou. Um dos comentários que mais gosto de ver por aqui é aquele no estilo "cara, você não é atleta, vai viver um pouco". Enfim, eu bebo aos sábados normalmente. E se não tivesse compromissos sábado de manhã, beberia na sexta também. Provavelmente bateria uma certa culpa, mas acho que isso seria mais por apego aos mencionados mitos antigos do que por uma sensação real de que meu progresso estaria sendo afetado.
  8. Hahahahahaha, que relato primoroso. Eu lembro de um debate aqui no fórum, recente, em que meio que se concluiu que, caso se bata os macros, o álcool não interfere significantemente nos ganhos do dia. O efeito que ele faria na testosterona e na síntese proteica seria mínimo, parece. Infelizmente, não estou conseguindo achar esse tópico.
  9. Excelente tópico. Acho que resumiu bem tudo o que atualmente parece mais consensual. @Schrödinger, te marcando de novo porque sou seu fã e porque talvez te interesse.
  10. Meus bíceps evoluíram muito depois que segui a dica do Chad Waterbury (não estou com o link aqui, mas se procurar no Google dá pra achar fácil) de fazer os isoladores com mais séries e menos repetições, visando à progressão de cargas (contrariando um pouco aquela história de que os bíceps respondem melhor a mais repetições com menos peso). Atualmente, após os básicos (chin ups e remadas), faço 10 séries de 3 repetições na rosca martelo e na rosca direta, buscando aumentar a carga sempre que possível. Só o que aconselho, caso vá tentar, é fazer a rosca direta com halteres, e não com barras. O movimento fica mais natural e evita as dores no pulso. Pra mim, pelo menos, esse foi o esquema que funcionou.
  11. A impressão que tenho é que muito dessa teoria é baseada na existência dos que alguns chamariam de "ecto/meso/endo puros". Por exemplo, todo mundo conhece alguém que come mal, não faz exercícios, e mesmo assim tem certo volume muscular aparente (tenho um primo assim); ou então aquele cara que sempre foi mais ogro, com braços grossos e troncos largos, que mesmo quando baixa o BF mantem essa característica. Disso sairiam definições como "mesomorfo puro" e "endomorfo puro", que posteriormente seriam extrapoladas de forma que se tentasse adaptá-las a todos os outros casos. Ou seja, uma análise errônea em que meras características físicas natas seriam, na verdade, padrões estruturais.
  12. Leia os tópicos do @Schrödinger sobre o assunto. São brilhantes.
  13. Tem quem queira enquadrar a teoria dos biotipos na questão da estrutura óssea também. Mas mesmo isso se mostra problemático. É bem comum ver gente com tronco e ombros largos (características supostamente meso/endo) e braços finos (ecto). Nem nesse caso a coisa faria muito sentido.
  14. Paralelas no banco para tríceps.
  15. Tem artigos novos do Lyle McDonald sobre o tema: https://bodyrecomposition.com/muscle-gain/training-muscle-gain/training-volume-muscle-growth-part-1.html/
  16. Cara, a grande questão é que seus braços, de fato, destoam muito do resto do corpo. Houve alguma perda de massa magra, mas seu shape estaria razoável para um iniciante magro, se não fosse a desproporção dos braços. Sei como é uma merda isso (os meus nem são exatamente finos, mas tenho tronco e ombros largos, o que os torna desproporcionais), mas, com as rotinas corretas, é perfeitamente possível melhorar.
  17. Este é o melhor tópico de todo o fórum. Deveria ser fixado.
  18. A questão dos instrutores despreparados (que eu considero muito mais nocivos do que os desinteressados) não seria tão grave se as pessoas, ao menos, se dessem ao trabalho de pesquisar e estudar sobre o assunto antes de começar. Mas, como disseram por aí, o pessoal começa por modinha (e nessa época de fim de ano, então, isso é potencializado), sem nenhum embasamento prévio, querendo tudo mastigado. Aí fica meses fazendo aqueles treinos de instrutor, com milhões de séries cheias de isoladores nas máquinas, sem nenhuma noção de dieta, e uma hora desiste porque não vê resultados. Em tempos de Internet e informação a um clique no mouse, não há desculpas para isso. Ou essa galera começa a estudar por si própria, ou terá que aguentar pra sempre o instrutor falando coisas como "5 pra força, 10 pra crescer, 15 pra definir".
  19. Dúvida: a tonelagem por série faz alguma diferença ou é irrelevante, sendo o fator realmente importante o volume total final? Na comparação entre 10x3x16kg e 3x12x10kg, por exemplo: a primeira teria uma tonelagem total maior, mas as séries da segunda seriam mais pesadas.
  20. Havia ignorado o fator tonelagem. Agora entendo. Obrigado!
  21. Todas as dúvidas que você tem ou venha a ter estarão respondidas nesse tópico. Leia-o INTEIRO antes de começar o cutting (eu fiz isso, e o resultado foi que perdi doze quilos em cinco meses, não notei perda de massa muscular, e continuei progredindo nas cargas mesmo com um déficit calórico alto). Boa sorte.
  22. http://chadwaterbury.com/the-3-best-biceps-exercises/ Neste artigo o Chad Waterbury recomenda 10 séries de 3 repetições, com altas cargas, para potencializar o crescimento dos bíceps. Via de regra, o que se costuma indicar para os bíceps são repetições altas (algo como 3x12) e cargas medianas. No entanto, entre 10x3 e 3x12, o volume final seria praticamente igual, estando a diferença nas cargas usadas. Como lidar com essa equação? Especificamente para os bíceps, considerando volumes semelhantes, o peso usado seria o fator determinante para a hipertrofia (mesmo sendo um músculo que, diz-se, responde melhor com altas repetições e cargas não muito altas)?
  23. Sei que alguns não acham útil treinar o abdômen isoladamente. Se não for seu caso, sugeriria comprar uma roda abdominal. É baratinha (comprei a minha por 30 reais) e um ótimo exercício.
×
×
  • Criar Novo...