Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Descanso E Recuperação Muscular – Compreendendo A Lógica De “Menos É Mais”


T. Wall

Posts Recomendados

Publicidade

É como o Craw falou em um post dele...a questão está no volume, você pode fazer FB 5-6x e se recuperar tranquilamente. Se o treino for bem estruturado e não querer matar o músculo em toda sessão, a frequência de treinamento pode ser alta sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom texto. Parabens!

Obrigado! :D

de boa, podia ter se aprofundado mais que eu ia continua lendo nao importa o tamanho do texto, ficou muito bom

Hehehee... valeu mestre! :3

É como o Craw falou em um post dele...a questão está no volume, você pode fazer FB 5-6x e se recuperar tranquilamente. Se o treino for bem estruturado e não querer matar o músculo em toda sessão, a frequência de treinamento pode ser alta sem problemas.

Mas aí entra em choque com outros conceitos. Se o treino for frequente, consequentemente o estímulo deve ser menor. Se o estímulo for menor, consequentemente a quebra de fibras musculares não será intensa. Vamos usar o seguinte exemplo:

Imagine um conjunto de cordas todas juntas como se fosse as fibras musculares. E que você pode cortá-las de uma vez com uma espada/faca/machado/whatever (usando mais força e intensidade) ou cortá-la aos pouquinhos com uma serra várias vezes (usando mais frequência). É mais ou menos assim que funciona um treino de força/intensidade de um treino de volume/resistência. A recuperação vai, justamente, recuperar as "cordas cortadas". Se você corta um pouquinho, ela vai recuperar este pouquinho em menos tempo, se você corta muito, ela vai recuperar este muito em mais tempo. A longo prazo, a tendência é as coisas coisas darem um resultado parecido. Porém, na minha opinião, a primeira forma, de tentar "quebrar" o maior número de fibras, parece-me mais proveitoso.

Claro, estou usando uma abordagem do que estudo e acredito. Mas seguindo a lógica do treinamento clássico de volume a sua lógica está certa. Porém com o passar do tempo, maiores cargas levantamos e, com isto, precisamos de mais tempo para recuperar. Porque, ao contrário da nossa progressão muscular, a nossa capacidade de recuperação é quase que linear (exceto em casos de hormonizados, mas ainda assim tem limitações). Desta feita, com o passar do tempo, precisa-se de mais tempo para esta efetiva recuperação.

Deu para compreender? ._.

Muito bom, concordo com debew.

Obrigado! :D

Editado por T. Wall
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas aí entra em choque com outros conceitos. Se o treino for frequente, consequentemente o estímulo deve ser menor. Se o estímulo for menor, consequentemente a quebra de fibras musculares não será intensa. Vamos usar o seguinte exemplo:

Claro, estou usando uma abordagem do que estudo e acredito. Mas seguindo a lógica do treinamento clássico de volume a sua lógica está certa. Porém com o passar do tempo, maiores cargas levantamos e, com isto, precisamos de mais tempo para recuperar. Porque, ao contrário da nossa progressão muscular, a nossa capacidade de recuperação é quase que linear (exceto em casos de hormonizados, mas ainda assim tem limitações). Desta feita, com o passar do tempo, precisa-se de mais tempo para esta efetiva recuperação.

Deu para compreender? ._.

Vou me intrometer para dar minha opinião

Concordo com seu raciocínio do primeiro parágrafo, se o treino é mais frequente, consequentemente o estímulo deve ser menor. Mas vejo diferente esse sua analogia, porque pelo que eu estudei (e não afirmo ser verdade absoluta) a síntese protéica tem uma duração curta (se não me engano ele começa a abaixar a partir de 36 horas), então treinar o músculo mais vezes na semana seria uma maneira ótima de aproveitar essa duração da síntese. Usando sua analogia, seria como a pessoa "cortasse a corda de uma vez", tivesse aí a recuperação (síntese), porém não pudesse treinar novamente porque outras estruturas (SNC, tendões, etc) ainda estariam em processo de recuperação. Então na MINHA opinião, sacrificar a frequencia para imprimir um dano maior ao musculo não me parece uma boa troca

Essa parte aqui eu não entendi mto bem: "É mais ou menos assim que funciona um treino de força/intensidade de um treino de volume/resistência."

acho que pq vc usa intensidade como conceito de cansaço/ esforço percebido, e não como percentagem da RM (repetição máxima). Em todo caso, treinos frequentes tbm tem seu caráter de força

"Porém com o passar do tempo, maiores cargas levantamos e, com isto, precisamos de mais tempo para recuperar."

Não necessariamente.

Pra mim um treino bem montado vai te deixar mais condicionado e assim permitir mais trabalho que quando se era iniciante (mesmo a carga tendo aumentado). Quem treina nos moldes powerbuilder segue esse esquema, só vejo o contrário no HIT mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou me intrometer para dar minha opinião

Concordo com seu raciocínio do primeiro parágrafo, se o treino é mais frequente, consequentemente o estímulo deve ser menor. Mas vejo diferente esse sua analogia, porque pelo que eu estudei (e não afirmo ser verdade absoluta) a síntese protéica tem uma duração curta (se não me engano ele começa a abaixar a partir de 36 horas), então treinar o músculo mais vezes na semana seria uma maneira ótima de aproveitar essa duração da síntese. Usando sua analogia, seria como a pessoa "cortasse a corda de uma vez", tivesse aí a recuperação (síntese), porém não pudesse treinar novamente porque outras estruturas (SNC, tendões, etc) ainda estariam em processo de recuperação. Então na MINHA opinião, sacrificar a frequencia para imprimir um dano maior ao musculo não me parece uma boa troca

Essa parte aqui eu não entendi mto bem: "É mais ou menos assim que funciona um treino de força/intensidade de um treino de volume/resistência."

acho que pq vc usa intensidade como conceito de cansaço/ esforço percebido, e não como percentagem da RM (repetição máxima). Em todo caso, treinos frequentes tbm tem seu caráter de força

"Porém com o passar do tempo, maiores cargas levantamos e, com isto, precisamos de mais tempo para recuperar."

Não necessariamente.

Pra mim um treino bem montado vai te deixar mais condicionado e assim permitir mais trabalho que quando se era iniciante (mesmo a carga tendo aumentado). Quem treina nos moldes powerbuilder segue esse esquema, só vejo o contrário no HIT mesmo

Na realidade o conceito que uso de intensidade está intimamente ligado ao conceito do quão próximo você está da sua RM e causa o desgaste das fibras musculares. Compreendi sua abordagem. Porém, esse conceito que trago é um aprofundamento do descanso para quem já realiza treinamento e não para quem é iniciante.

Talvez eu tenha sido meio reducionista na minha explicação, mas você lembrou bem. A recuperação não envolve só a síntese proteica e o restabelecimento do músculo e estoques de glicogênio, mas do SNC, tendões e tudo mais. São abordagens diferentes, gostei da sua contribuição. Quando pensar mais a respeito trago mais informações. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a paradas da corda faz sentido

só que o objetivo do treino não é simplesmente romper fibras , mas também estimular a síntese protéica através de determinadas enzimas no local estimulado , e essa após o treino fica acentuada por um período de 36 a 90 horas em média

Não vou me meter e falar qual metodologia é melhor ou pior , ambas funcionam rs

Editado por frankx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...