Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Periodização: O Que É, Como Funciona E Como Fazer A Sua

proxy

Posts Recomendados

Postado (editado)

Putz, erro meu ali proxy... Acabei lendo muito rápido e tinha entendido que você tinha dito que 1 microciclo = a 1 sessão de treino, quando na verdade você disse que O MÍNIMO de duas sessões de treino.

Quanto ao resto do post, eu achei que ficou muito voltado a modelos pré-prontos de periodização - o que não é ruim, pois dá uma direção maior a quem ler - porém alguns conceitos FUNDAMENTAIS como a teoria da supercompensação e a teoria do modelo "performance-fadiga" (fitness-fatigue), mais relevantes do que os conceitos de volume, intensidade e etc., não foram abordados no texto.

Entendendo esses duas teorias, fica muito mais fácil de se identificar princípios de treinamento em qualquer um desses modelos pré-prontos, e o indivíduo se torna muito mais apto para deixar esse modelos, e começar a estruturar o próprio treino.

Eu estava procurando o material que eu tenho em casa pra escrever sobre isso aqui, mas provavelmente está no meu outro computador. Se você quiser se adiantar e postar sobre isso vá em frente, se não, no fim de semana eu posto.

Abraço.

Editado por danilorf
Postado

Putz, erro meu ali proxy... Acabei lendo muito rápido e tinha entendido que você tinha dito que 1 microciclo = a 1 sessão de treino, quando na verdade você disse que O MÍNIMO de duas sessões de treino.

Quanto ao resto do post, eu achei que ficou muito voltado a modelos pré-prontos de periodização - o que não é ruim, pois dá uma direção maior a quem ler - porém alguns conceitos FUNDAMENTAIS como a teoria da supercompensação e a teoria do modelo "performance-fadiga" (fitness-fatigue), mais relevantes do que os conceitos de volume, intensidade e etc., não foram abordados no texto.

Entendendo esses duas teorias, fica muito mais fácil de se identificar princípios de treinamento em qualquer um desses modelos pré-prontos, e o indivíduo se torna muito mais apto para deixar esse modelos, e começar a estruturar o próprio treino.

Eu estava procurando o material que eu tenho em casa pra escrever sobre isso aqui, mas provavelmente está no meu outro computador. Se você quiser se adiantar e postar sobre isso vá em frente, se não, no fim de semana eu posto.

Abraço.

Cara, eu havia escrito o texto inicial com a teoria da supercompensação, inclusive havia inserido as figuras do Mark Rippetoe sobre as definições iniciante, intermediário e avançado e como o organismo se comporta para cada um desses estágios, como ocorre a compensação. Também havia abordado a teoria da síndrome de adaptação geral. Mas ai esbarrei no limite de imagens. Inclusive eu tive que cortar imagens, pois cada um dos treinos esmiuçados tinha imagens com explicações da periodização, mas não deu pra por justamente por esse limite máximo de imagens. E sem os gráficos fica muito difícil explicar a teoria da compensação.

Acho que seria legal se tu postasse cara, pois ai da uma visão mais ampla do assunto.

Postado

Proxy, isso sim é um bom conteúdo para discussão.

O fato é que se os frequentadores que abrem tópicos "estagnei nas pernas, o que fazer?" ou "como voltar a avançar no treino de ombros?" aprendessem antes sobre periodização não perderiam tanto tempo com perguntas assim.

Ah, e sobre o deload, acho que programá-lo não me parece mesmo um caminho ideal, porque ao final ele sempre se torna necessário por motivos variados (seja falta de tempo, viagens, doença, cansaço, platô, etc) e mesmo se você não enfrenta esses problemas periodizar o treino é uma forma de evitar a necessidade dessas reduções de carga propositais. Nos últimos 80 dias fiz uns três deloads em decorrência de problemas como viagens, contusão e falta de tempo e por isso não pretendo planejá-los, sei que mais cedo ou mais tarde eles aparecerão.

Ah, e só pra deixar registrado, faço uma espécie de periodização paralela, "parecida" com a do Cube Method (mas não tão limitada) e a considero melhor que a em blocos porque dividir em blocos meio que lhe "prende" àquele objetivo específico do período. E aí, se você acorda com aquela vontade de treinar força, mas está em meio ao ciclo de hipertrofia? Por isso prefiro o paralelo que me deixa mais livre para ir e voltar, a meu bel prazer.

Postado

Hoje também prefiro a periodização paralela. Acredito que gere um ganho efetivo maior e duradouro, apesar de levar mais tempo. Uma construção de estrutura física e neuromuscular mais sólida, mais fácil de acompanhar.

Em blocos, se der "errado" e os ganhos forem magros, você só vai descobrir no seu peak. Não sei, o progresso de cargas e os PRs flutuam mais, há mais "especulação": o ganho pode variar mais, para melhor ou pior. Acho eu que é mais adequado para um atleta de nível mais alto, que sabe o que faz e tem a virtude principal do treinamento de força melhor trabalhada - a persistência (na dieta, no programa, etc.).

Postado

Ótimo tópico proxy, ultimamente não se esta vendo muitos tópicos bons mas sempre há esperança..

Show proxy. É bom explanar essas informações, elas são mt pouco faladas. Sempre q eu leio sobre esse assunto eu me lembro q existem pessoas q cagam pra isso, e focam só em ficar d corpo bonito. O q q pode ser mais foda q a performance? N consigo compreender..

Discordo levemente do fluxograma no tocante ao Starting Strength para o contexto do Brasil.

Isto porque no Brasil existe uma grande lacuna no que se refere a instrutores preparados para realmente ensinar o praticante e uma deficiência de equipamentos adequados.

Acho que para fazer o SS são obrigatórios uma barra olímpica e um bom instrutor/personal a fim de poder fazer o clean and press com segurança.

Mas é só por isso mesmo.

Um outro sistema que cumpre bastante bem essa função seria algum modelo de treino baseado em 5x5 (fase 01 do Reg Park ou até mesmo o Stronglifts do Mehdi, embora eu prefira o fase 01)

Só não recomendo para o totalmente iniciante adotar o 5x5 do Bill Star, porque este modelo já prevê uma periodização que não seria adequada para o totalmente iniciante.

A lógica que recomenda ao iniciante passar um tempo treinando com um modelo mais simples é a adaptação.

Ainda que o sujeito seja musculoso, isto é, tenha um bom volume muscular adquirido com o treinamento de alto volume em máquinas e exercícios isoladores, a predominância desses exercício em uma rotina impedem o desenvolvimento de tendões e ligamentos, juntas e articulações para o trabalho de sobrecarga extrema como no caso de um treinamento para desenvolvimento de força e aumenta o risco de lesões.

Como alto volume também não é compatível com progressão de cargas, invariavelmente o corpo do indivíduo que treina com alto volume, máquinas e isoladores não está adaptado ao treino progressivo e isto fará com que ele estagne rapidamente, prejudicando os resultados.

Para além disso temos as necessárias adaptações neuromusculares, aprendizado das técnicas corretas para execução dos exercícios, maturidade muscular e fortalecimento de musculatura adjacente, isto é, os estabilizados e demais músculos que atuam principalmente de forma isométrica.

Assim, um modelo de treino mais simples vai tratar de todas essa deficiências e preparar quem quer que seja para um treino de verdade.

No mais, concordo plenamente com o Escrubles, não vejo sentido em treinamento que não seja para performance.

Eu quero as maiores cargas e estou pouco me lixando para os músculos.

La vem as provocações...

Pessoal pegou um ódio do fisiculturismo q eu nunca tinha visto, aposto q muitos ainda sentem vergonha de tirar a camisa em publico.

A realidade é a seguinte: se não pudesse haver ganhos em hipertrofia de nenhuma forma, 98% desse fórum ( e eu peguei leve ) não estaria treinando, estética hj possui valor social superestimado mas q ainda sim supera e muito a da performance.

Postado

Proxy, isso sim é um bom conteúdo para discussão.

O fato é que se os frequentadores que abrem tópicos "estagnei nas pernas, o que fazer?" ou "como voltar a avançar no treino de ombros?" aprendessem antes sobre periodização não perderiam tanto tempo com perguntas assim.

Ah, e sobre o deload, acho que programá-lo não me parece mesmo um caminho ideal, porque ao final ele sempre se torna necessário por motivos variados (seja falta de tempo, viagens, doença, cansaço, platô, etc) e mesmo se você não enfrenta esses problemas periodizar o treino é uma forma de evitar a necessidade dessas reduções de carga propositais. Nos últimos 80 dias fiz uns três deloads em decorrência de problemas como viagens, contusão e falta de tempo e por isso não pretendo planejá-los, sei que mais cedo ou mais tarde eles aparecerão.

Ah, e só pra deixar registrado, faço uma espécie de periodização paralela, "parecida" com a do Cube Method (mas não tão limitada) e a considero melhor que a em blocos porque dividir em blocos meio que lhe "prende" àquele objetivo específico do período. E aí, se você acorda com aquela vontade de treinar força, mas está em meio ao ciclo de hipertrofia? Por isso prefiro o paralelo que me deixa mais livre para ir e voltar, a meu bel prazer.

Hoje também prefiro a periodização paralela. Acredito que gere um ganho efetivo maior e duradouro, apesar de levar mais tempo. Uma construção de estrutura física e neuromuscular mais sólida, mais fácil de acompanhar.

Em blocos, se der "errado" e os ganhos forem magros, você só vai descobrir no seu peak. Não sei, o progresso de cargas e os PRs flutuam mais, há mais "especulação": o ganho pode variar mais, para melhor ou pior. Acho eu que é mais adequado para um atleta de nível mais alto, que sabe o que faz e tem a virtude principal do treinamento de força melhor trabalhada - a persistência (na dieta, no programa, etc.).

Ainda não sei qual minha preferência. Estou arriscando a block periodization, vamos ver como me saio. Na periodização paralela obtive muitos ganhos.

Postado

2

Queria muito ler e entender isso .

Postado

Ótimo tópico proxy, ultimamente não se esta vendo muitos tópicos bons mas sempre há esperança..

La vem as provocações...

Pessoal pegou um ódio do fisiculturismo q eu nunca tinha visto, aposto q muitos ainda sentem vergonha de tirar a camisa em publico.

A realidade é a seguinte: se não pudesse haver ganhos em hipertrofia de nenhuma forma, 98% desse fórum ( e eu peguei leve ) não estaria treinando, estética hj possui valor social superestimado mas q ainda sim supera e muito a da performance.

Concordo. Apesar de hoje eu fazer o sl 5x5 com alguns poucos isoladores, o meu objetivo primário não é apenas força, mas também estética. Não sou modelo para querer apenas estética e também não sou powerlifter profissional para querer levantar a academia inteira ou atleta para querer melhorar performance em outros esportes, meu único esporte é a musculação.

Aqui no fórum fica essa birra ideológica de força x estética, sendo que no final o objetivo é o mesmo: satisfazer o ego, seja de levantar as maiores cargas ou ter os maiores músculos. Então não entendo o motivo de sempre quererem criticar os objetivos dos outros como se o deles fosse a melhor opção.

Já vi pessoas zoando o fórum por causa dessa insistência de todos nos treino de força, são treino ÓTIMOS sim! Entretanto, para quem quer estética não é a melhor alternativa, admitam, e como não vêem respostas aqui vão embora procurar o treino maluco do mês na men's health.

Postado

Concordo. Apesar de hoje eu fazer o sl 5x5 com alguns poucos isoladores, o meu objetivo primário não é apenas força, mas também estética. Não sou modelo para querer apenas estética e também não sou powerlifter profissional para querer levantar a academia inteira ou atleta para querer melhorar performance em outros esportes, meu único esporte é a musculação.

Aqui no fórum fica essa birra ideológica de força x estética, sendo que no final o objetivo é o mesmo: satisfazer o ego, seja de levantar as maiores cargas ou ter os maiores músculos. Então não entendo o motivo de sempre quererem criticar os objetivos dos outros como se o deles fosse a melhor opção.

Já vi pessoas zoando o fórum por causa dessa insistência de todos nos treino de força, são treino ÓTIMOS sim! Entretanto, para quem quer estética não é a melhor alternativa, admitam, e como não vêem respostas aqui vão embora procurar o treino maluco do mês na men's health.

Sim, maior parte do fórum busca estética e isso não é desmérito. O que muitos, inclusive eu, queremos alertar é que a longo prazo isso que você disse não é verdade: "para quem quer estética não é a melhor alternativa, admitam, "

Sim, os treinos de força (ou os híbridos que são de fato os defendidos aqui, pois o treino de força puro é ainda mais radical) a longo prazo tendem a gerar mais resultados estéticos do que os treinos "teoricamente" voltados somente para hipertrofia.

Mas a questão do tópico não é essa e, voltando a ele, a periodização mostra mais uma vez que essa opção entre "treinos de força" e "de hipertrofia" não é excludente, dá para trabalhar as duas coisas sem problemas e com resultados ótimos, tanto estéticos, quanto de mobilidade e funcionais.

Postado (editado)

as pessoas mal sabem o que é um agachamento, imagina agora aprender um powerclean.

é triste mas é verdade.

treinos de força, são treino ÓTIMOS sim! Entretanto, para quem quer estética não é a melhor alternativa, admitam

se a pessoa já adquiriu toda a massa muscular que deseja e quer somente estética, até concordo com você. agora, se a pessoa quer estética mas está nos 99% que ainda não conseguiram toda a massa muscular desejada, então é perda de tempo fazer um treino focado em te deixar mais cansado, ao invés de mais forte.

Editado por Reinaldo.Gomes
Postado

La vem as provocações...

Concordo. Até porque a motivação inicial para treinar é a busca da beleza. Poucos de nós realmente precisam de toda essa força em nosso dia-a-dia, mas já a beleza estética...

Beleza é uma virtude injusta - ou você nasce com ela ou não. E se não, é melhor dar um jeito no corpo. Até porque, quantos começam o treinamento de força gordões e querem se manter assim? É uma minoria... quase todos entramos na academia pra ganhar beach muscles e comer as vadias, e todas as vantagens e benefícios à saúde que advém são só parte do pacote.

Mas ficou ruim de se associar a busca pela beleza física com o fisiculturismo, porque o fisiculturismo na maior parte do tempo é um circo de horrores. Você vê aqueles físicos capazes de deixarem os gregos putos, mas por dentro quase todos os praticantes estão podres. E fica a contradição absurda do fisiculturismo, que são estes corpos bonitos e nada saudáveis (física e mentalmente às vezes). Isso afasta as pessoas das academias

O treino de força vem crescendo bastante por se opor ao estereótipo do fisiculturista envenenado. A visão que os programas de treino de força nos vendem é a do indivíduo/atleta natural, com grande força física, ganhando músculos e perdendo banha - a preocupação com a estética persiste, é claro.

Acho que somos todos fisiculturistas, a diferença é que a visão de beleza de quem treina pra força se assemelha aos old school, dos strongmen europeus da virada do século até os drug free que vieram antes do Arnold, e toda a ideia de powerbuilding. E os BB atuais visam o físico supremo, não importa por que meios, de caras tipo Zyzz, Jeff Seid, e os monstros Jay Cutler, Ronnie Coleman e cia., mesmo que levantem 10 kg no squat pra 123443 reps parciais.

Postado (editado)

Este fórum possui informações muito boas mesmo, muito bom mesmo proxy.

Pessoal, se me permitem gostaria de sanar uma dúvida.

Estou com uma metodologia montada em ABC-AB, em que a metodologia pode-se dividir em periodização paralela com starting strenght do Mark, pois estou evoluindo as cargas, principalmente dos compostos, mas também escolho um isolador para alguma área específica ao final do treino com uma quantidade de repetições maiores.

Meu objetivo é o seguinte, utilizar este treino apenas para adaptar meu corpo, já que estou regressando aos treinos agora, atingir uma carga "x", então estagnar nos pesos por algum período ou diminuir a velocidade de execução que de modo fique difícil de continuar progredindo, com a finalidade de adaptar meu corpo perante a evolução de cargas e assim, evitar lesões.

Após um certo período estagnado, pensei em fazer exatamente uma periodização de blocos, em que um certo número de semanas iria dar enfoque em força e outros em hipertrofia. Basicamente era essa minha ideia inicial.

Mas após ler este tópico, não só acho mais viável para mim dar enfoque em periodização paralela como também queria saber se meu segmento como um todo está bem elaborado e se eu deveria seguir mesmo com esta ideologia.

Em resumo meu treino seria o seguinte.

1 - Ganho de força com alguma hipertrofia

2 - Estagnação de cargas ou intensificação na hipertrofia por diminuição de velocidade, para adaptação do músculo perante as cargas.

3 - Periodização em blocos, dividida em períodos de força e em períodos de hipertrofia, que agora penso em substituir por periodização paralela.

Bem, é isso.

Abraço.

Contando os segundos.

____

Enquanto ninguém me respondeu as perguntas acima, vou aproveitar e aumentar minha listinha hihihi.

1 - Já que hipertrofia plasmática é sinergista de hipertrofia mio fibrilar, não seria melhor fazer exercícios de assistência antes dos principais de força?

Quero dizer, um supino inclinado com halteres com 2x12, não seria melhor ser executado antes de um supino 4x6 com cargas elevadas? O mesmo seguimento para todo o resto, complementares primeiro, compostos principais depois.

2 - Para quem está fazendo ciclo, o que seria mais vantajoso?

Volume?

Volume + Intensidade?

Volume + Frequência?

Volume + Intensidade + Frequência?

Acho que volume + frequência, isolando 1 dia com intensidade, apenas teoria...

Editado por Dacio
  • 2 semanas depois...
Postado

Comentando apenas pra parabenizar pelo excelente tópico. Periodização sempre foi um assunto que me interessou, mas nunca tive tempo pra ler muito sobre o assunto e esse resumo veio muito a calhar, pois já me deu um norte sobre coisas que irei experimentar no futuro.

Postado (editado)

Enquanto ninguém me respondeu as perguntas acima, vou aproveitar e aumentar minha listinha hihihi.

1 - Já que hipertrofia plasmática é sinergista de hipertrofia mio fibrilar, não seria melhor fazer exercícios de assistência antes dos principais de força?

Quero dizer, um supino inclinado com halteres com 2x12, não seria melhor ser executado antes de um supino 4x6 com cargas elevadas? O mesmo seguimento para todo o resto, complementares primeiro, compostos principais depois.

2 - Para quem está fazendo ciclo, o que seria mais vantajoso?

Volume?

Volume + Intensidade?

Volume + Frequência?

Volume + Intensidade + Frequência?

Acho que volume + frequência, isolando 1 dia com intensidade, apenas teoria...

1 - Na verdade, o que dita a ordem dos exercícios é se ele é ou não um exercício de competição. Entre os compostos, existem aqueles que por definição são os principais (agacho, supino e terra), pois são os exercícios de competição do powerlifting. Agora se você treina LPO, os principais são Arranco e Arremesso. Portanto, eu recomendo que o primeiro exercício do dia sempre seja um exercício composto e de competição: agacho, supino, terra, arranco e arremesso. "Mas eu não treino para competir!!" Então o primeiro exercício deve ser um composto não necessariamente de competição. Claro, se você trabalha com o esquema Westside, no qual a especificidade é deixada de lado, você pode utilizar um exercício (exemplo box squat) como primeiro exercício do dia mesmo ele não sendo um exercício de competição. Sobre o que trabalhar antes: hipertrofia (supino com halteres 2x12) ou força (supino inclinado 4x6)? Embora o supino com halteres recrute peito, ombro e triceps, ele ainda é um isolador, portanto o inclinado tem a preferência. Se você está na dúvida entre começar o treino focando em hipertrofia ou força, SEMPRE comece pela força. A hipertrofia é um auxiliar da força, e não ao contrário. Além disso, o desenvolvimento de ambas as características não ocorre durante o treino, mas sim durante a recuperação.

2- Para quem está ciclando, volume é o segredo. Mande ver em drop sets e demais variações. Falhe absurdamente e loucamente. Falha sem parar. Agora, SE VOCÊ ESTÁ NATURAL, eu recomendo que você raramente falhe em algum set, praticamente nunca.

Vendo o modelo que você colocou para a periodização paralela, fiquei com uma dúvida, nos dips e pull-ups qual a % da RM usada neles?

Abraços!

Os exercícios de bodyweight não seguem a lógica das porcentagens, nem para calcular RM e nem para calcular setsXreps. Eles seguem a lógica de RPE (rate of perceived exertion). Essa é uma escala na qual o lifter avalia o quanto aquele movimento foi dificil de ser executado. Uma forma simples de saber é ir na academia e treinar de forma empírica. Coloca uma carga X de caneleiras e ve quantas reps você faz. Exemplo: eu sei que para 5 reps de pullups, eu preciso adicionar 16kg de carga. Para 12kg, faço por volta de 7 reps. Isso é tudo empírico, tem que ir na academia e testar.

Editado por proxy
Postado (editado)

Exatamente isso que eu havia pensado, rsrs..

Mas de qualquer forma seria possível calcular a RM, usando uma formula como se fosse um lift qualquer, ou não funcionaria?

Abraços!

Editado por Davi Herrmann
Postado (editado)

Exatamente isso que eu havia pensado, rsrs..

Mas de qualquer forma seria possível calcular a RM, usando uma formula como se fosse um lift qualquer, ou não funcionaria?

Abraços!

Não funcionaria. Como disse, o único modo de calcular algo mais próximo de porcentagens seria pela escala RPE. Excluindo ela, a carga fica totalmente empírica.

Editado por proxy
  • 3 semanas depois...
Postado

muito bom artigo, obrigado pela contribuição!

ja fiz uns 6 meses de SL 5x5, tentei fazer madcow mas não funcionou depois de 6 semanas atingi platos que vi que não ia dar pra superar nesse sistema.
agora usando a periodização do metodo do Jonnie candito pela primeira vez, vamos ver no que vai dar hahaha.
com esse artigo eu consegui entender muito melhor os metodos de periodização inclusive o que estou utilizando agora. pra mim antes era tipo "magica" hahaha

• 3 semanas depois...
Postado (editado)

Só estou com duvida na frequência para atletas naturais ,e o volume qual seria o volume total de treino e quantos estímulos dar aos músculos em 1 semana?

Suponhamos o peitoral só 1 estimulo ou só 1 exercício para ele com 5x5 mas feito 3x na semana ou 2x?

e por que nao chegar na total falha,tipo você ta dizendo que quando eu to la agachando e a ultima repetição minha e a 6 eu to na quinta repetição tenho que para na quinta mesmo sabendo que posso realizar a sexta mas a 7 seria perigoso?

Abraços

Editado por sass
  • 1 mês depois...
Postado

Vlw brother =)

Eu notei diferenças de definições nessa parte Danilo. Além disso, há várias definições vagas/abstratas nessa parte, então decidi colocar a menos abstrata, que foi essa do Dave Tate. Assim, essa é uma é definição simples e que encaixa facilmente com a lógica dos demais períodos.

Simples e eficaz, o Texas é muito bom mesmo. Funciona como uma macrociclo dentro de um período de uma semana. É um baita treino!

Eiuehaeha

Vlw brother!

Nops meu velho. O 5-3-1 é um sistema em paralelo, portanto todo o treino você desenvolve força e hipertrofia. Semanas em hipertrofia e semanas em força seriam um treino em bloco, portanto "block periodization".

Um modelo simples do 5-3-1, em paralelo,seria esse que você colocou por primeiro:

Ohp 5-3-1

Dips 3x8 BW

Remada curvada 4x8

Chinups 4x8 BW

Agora, se você periodizar os auxiliares dentro do mesociclo de 3 semanas que o Wendler preconiza, utilizando a block periodization somente para auxiliares, um modelo para ser implantado seria (todos os auxiliares seguindo essa lógica), focando em semanas para hipertrofia e semanas para força:

Primeira semana - accumulation

1x10 (60%)

1x10 (70%)

1x8 (75%)

Segunda semana - realization

1x8 (70%)

1x8 (75%)

1x6 (80%)

Terceira semana - intensification

1x6 (80%)

1x6 (85%)

1xAMAP (85%)

Terminada as 3 semanas, você adiciona carga e recomeça o ciclo. Entendeu?

Proxy, nesse caso dos auxiliares do 5\3\1 essas porcentagens servem também mesmo se fizer o "boring but big"?

Postado

Só estou com duvida na frequência para atletas naturais ,e o volume qual seria o volume total de treino e quantos estímulos dar aos músculos em 1 semana?

Suponhamos o peitoral só 1 estimulo ou só 1 exercício para ele com 5x5 mas feito 3x na semana ou 2x?

e por que nao chegar na total falha,tipo você ta dizendo que quando eu to la agachando e a ultima repetição minha e a 6 eu to na quinta repetição tenho que para na quinta mesmo sabendo que posso realizar a sexta mas a 7 seria perigoso?

Abraços

O aspecto da quantidade de volume é individual, cada um necessita de uma quantidade X de volume para estimular o corpo a desenvolver massa muscular. Pra mim, por exemplo, preciso de muito mais volume nos exercícios de empurrar para desenvolver massa muscular. Para saber isso, é preciso anotar seu treino, calcular a tonelagem. Desse modo, pegando o exemplo que você utilizou, treinar o peitoral 2 ou 3 vezes na semana é algo particular, alguns precisar treinar 2 vezes, outras 3 vezes.

A falha é um aspecto desgastante e não traz o benefício que as pessoas acreditam que exista. Treinos que visam a falha lesam a fibra muscular de maneira excessiva e não produtiva. Você prolonga o tempo de recuperação e não acrescenta maior crescimento muscular. Fisiculturistas treinam até a falha porque estão em vigência hormonal e nesse ambiente metabólico de hormônios em alta, a recuperação muscular é muito mais rápida. Além disso, treinos que visam a falha estão na faixa de 6 a 12 repetições, isto é, estímulos para hipertrofia. Como eu disse antes, estímulos para hipertrofia são hormônio-dependentes. Então, se você não faz uso de nenhum recurso ergogênico, treinar até a falha não trará esse benefício esperado.

Proxy, nesse caso dos auxiliares do 5\3\1 essas porcentagens servem também mesmo se fizer o "boring but big"?

Na variação BBB do 5-3-1, o wendler não define de forma exata qual a porcentagem das séries de 5x10. Ele simplesmente fala: faça 5x10. Essa faixa de repetições geralmente está entre 60% da sua RM. No entanto, nada impede que você faça 5x10 variando as porcentagens, algo do tipo:

1º set 1x10 50%

2º set 1x10 55%

3º set 1x10 60%

4º set 1x10 65%

5º set 1x10 50%

• 2 meses depois...
Postado

parabens proxy pelo grande trabalho.

Vc tem experiencia pratica com resultados de periodização? não ficou muito claro quando uma pessoas pode começar? para uma base , treino faz uns 5 anos e pego atualmente uns 90 supino , 100 terra....+ - , na sua opiniao eu poderia ja inciar com esses modelos?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...