Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Periodização: O Que É, Como Funciona E Como Fazer A Sua


proxy

Posts Recomendados

Publicidade

É isso aí, esse tipo de post é muito, muito bem-vindo...cara, quem quer aprender e evoluir tem muito material à disposição..depois de um tempo treinando e estudando, deixamos de lado essa idéia louca de querer o treino perfeito, a dieta perfeita,o exercício perfeito e entendemos que a jornada é bem extensa e que passaremos por objetivos distintos ao longo dela!

Bola super dentro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_deletado343434

Ótimo texto, parabéns!

Já notei que o pessoal do fórum confunde West Side Barbell do Louie com o West Side Barbell for Skinny Bastards do DeFranco e acho que todos estão fazendo o do DeFranco. No texto está WS4SB do DeFranco.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li, Muito bom o artigo +1

Tem como eu aplicar periodizacao no meu GVT? ja que o mesmo tem numero fixo de series e reps?

talvez com exercicios externos 3x10....?

Demais. Mas repito o que sempre digo, quem precisa ler e APRENDER isso, Não o faz!

Periodização é tudo!

Frango, no seu caso o GVT entra com um período de treinamento, ou seja, um ciclo dentro da periodização!

Olá.

Você poderia periodizar o Gvt, porém o treino ficaria meio "frankenstein". Porque isso? Porque não houve um programação prévia, um plano prévio para estruturar o Gvt inserido numa periodização. Desse modo, a sugestão do usuário Luis Guilherme é boa. Como o Gvt é um modelo de treino no qual hipertrofia e volume são acumulados, você pode passar para um treino agora focado em força, uma vez que o ambiente metabólico está propício para a construção de hipertrofia miofibrilar.

Discordo levemente do fluxograma no tocante ao Starting Strength para o contexto do Brasil.

Isto porque no Brasil existe uma grande lacuna no que se refere a instrutores preparados para realmente ensinar o praticante e uma deficiência de equipamentos adequados.

Acho que para fazer o SS são obrigatórios uma barra olímpica e um bom instrutor/personal a fim de poder fazer o clean and press com segurança.

Mas é só por isso mesmo.

Um outro sistema que cumpre bastante bem essa função seria algum modelo de treino baseado em 5x5 (fase 01 do Reg Park ou até mesmo o Stronglifts do Mehdi, embora eu prefira o fase 01)

Só não recomendo para o totalmente iniciante adotar o 5x5 do Bill Star, porque este modelo já prevê uma periodização que não seria adequada para o totalmente iniciante.

A lógica que recomenda ao iniciante passar um tempo treinando com um modelo mais simples é a adaptação.

Ainda que o sujeito seja musculoso, isto é, tenha um bom volume muscular adquirido com o treinamento de alto volume em máquinas e exercícios isoladores, a predominância desses exercício em uma rotina impedem o desenvolvimento de tendões e ligamentos, juntas e articulações para o trabalho de sobrecarga extrema como no caso de um treinamento para desenvolvimento de força e aumenta o risco de lesões.

Como alto volume também não é compatível com progressão de cargas, invariavelmente o corpo do indivíduo que treina com alto volume, máquinas e isoladores não está adaptado ao treino progressivo e isto fará com que ele estagne rapidamente, prejudicando os resultados.

Para além disso temos as necessárias adaptações neuromusculares, aprendizado das técnicas corretas para execução dos exercícios, maturidade muscular e fortalecimento de musculatura adjacente, isto é, os estabilizados e demais músculos que atuam principalmente de forma isométrica.

Assim, um modelo de treino mais simples vai tratar de todas essa deficiências e preparar quem quer que seja para um treino de verdade.

No mais, concordo plenamente com o Escrubles, não vejo sentido em treinamento que não seja para performance.

Eu quero as maiores cargas e estou pouco me lixando para os músculos.

Concordo 100% Ice. Quando montei o fluxograma, pra ser sincero, eu errei o nome do treinamento. Motivo: Mark Rippetoe foi mentor, junto com Gleen Pendlay, do Texas Method. Inicialmente eu havia inserido o Texas para analisar o modelo de periodização (que é interessantíssimo por sinal), mas como nunca vi ninguém no fórum treinando com Texas acabei tirando a análise. Assim, eu fiquei com o Starting Strength na cabeça, e não Strong Lifts.

Muitas pessoas me procuram para saber sobre treinamento e eu sempre oriento fazer Stronglifts, simplesmente porque as pessoas mal sabem o que é um agachamento, imagina agora aprender um powerclean.

Assim, arrumei o fluxograma e estou repostando ele

Obrigado pelo toque Ice,

e

aos demais, obrigado também!

Ótimo texto, parabéns!

Já notei que o pessoal do fórum confunde West Side Barbell do Louie com o West Side Barbell for Skinny Bastards do DeFranco e acho que todos estão fazendo o do DeFranco. No texto está WS4SB do DeFranco.

Abraço.

É verdade Gremista, obrigado!

Já corrigido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...