Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mitos E Verdades A Respeito Do Índice Glicêmico Dos Alimentos

AugustoO

Posts Recomendados

Postado

eu mandei umas referências pro gusmão por Mp, vou postar aqui tb

Não sei se eu vou conseguir te explicar melhor do que eu expliquei lá, mas vou postar umas referências aqui, pq eu n to mais afim de ficar tirando as dúvidas do pessoal lá. Se quiser postar, isso lá, sinta-se a vontade tb.

"Given caloric control, the body’s response to a given set of nutrients, with the exception of blood lipids would appear to be more determined by the total caloric and macro content of that meal more than the source of the food.

In terms of the hormonal response, clean vs. unclean just doesn’t matter, it’s all about calories and macros.

Which is what I’ve been saying all along."

está aqui:

http://www.bodyrecom...rch-review.html

esse aqui faz pensar mais ainda:

http://www.alanarago...emic-index.html

e esse enterra de vez qualquer dúvida que vc possa ainda ter:

http://www.bodyrecom...-in-humans.html

e se vc ainda tiver dúvidas:

http://www.bodyrecom...at-loss-qa.html

Ney, muito obrigado pelo comentário, toda vez que vc aparece aqui para confirmar o que eu falo eu me sinto muito melhor. Você devia aparecer mais aqui :blush02:

Concordo com vc, a palavra final é sempre do hormônio, afinal, é ele que vai determinar o quanto das suas calorias vai pra síntese proteica.

Mas eu penso que a não ser que vc tenha alguma doença, como vc disse, e esteja se tratando, não há muito como modificar algo naturalmente (se bem que o tratamento da doença já não seria naturalmente tb..) e acredito que esta foi também sua opinião.

Concordo completamente com sua visão.

Postado

agora s, vlw gurmão.

Uma dúvida com relaçao ao que foi dito atras, os +- 2g/kg de prot sao de proteinas de alto valor biologico (animais)apenas? ou qualque tipo de prot ateh as vegetais?

Abraço

Postado

tive essa duvida pq jah vi em algumas fontes que sao soh port de alto VB (animais). Vlw jorge

se alguem axar o contrario por favor fle =]

Abraço

Postado

Depois dessa não sei por que os fisiculturistas continuam comendo batata doce...

assim como eu, o Gusmão deve estar super confuso, perante a questão 'hormonal' da insulina, e as inúmeras pesquisas existentes.

Po via das duvidas, placebo ou não, manterei meu Baixo IG por enquanto, até chegar a uma melhor conclusão.

ainda acho que o tempo de liberação de glicose na conrrente sanguinea interfere de imediato no nível de insulina, impedindo que este suba acentuada-mente em um único momento. tanto é que o baixo IG causa maior saciedade, isto seria a maior evidência.

(levando em conta que o pico de insulina, impede a oxidação de gordura, e o uso da mesma como fonte de energia) ISSO É FATO. o resto eu não sei...

Mas por outro lado, não posso descartar os fatos apresentados, é bem difícil a escolha.

Postado (editado)

qualquer fonte de proteínas, mas tem que usar a maioria delas de alto VB.

@ jorney, se for pra postar sua opinião 300x no tópico pelo menos adicione um argumento bom em cada vez que vc fizer isso, é um saco vc ficar desmentindo tudo que eu falo aqui apenas pq é sua opinião.

edit: se isso te deixar mais confortável: levando em conta que o pico de insulina, impede a oxidação de gordura, e o uso da mesma como fonte de energia) ISSO É FATO. está errado, ok?

dica: página 2

Editado por quenca333
Postado

Os comentários que fogem do propósito do tópico que desanimam mesmo.

E eu acho, honestamente, que ainda não entenderam o que o quenca quer dizer.

ELe não ta querendo que voces comam açúcar o dia todo,ou troquem seu pre treino de baixo IG por pao branco.. Nem está menosprezando o valor hormonal.

Faltou alguns sacarem o "feeling" do que a discussão dele levantou, mas enfim.

Kiki - Nao existe uma hierarquia em si, acredito eu. A inter-relação hormonal parece ser mais simples do que parece. Na minha visão funciona como uma distribuição de macronutrientes. Se ao longo do dia voce secretou mais X hormonio (leia-se mais nao em quantidade tipo nanograma por decilitro e sim o efeito do hormonio em si) do que o hormonio Y , entao o saldo a longo prazo sera mais pendente ao hormonio Y que X , pois este foi mais pronunciado (seja pela genetica,medicamentos, etc).

Postado (editado)

Sem querer desvirtuar o tópico..

Mas... Não existe realmente a tal "hierarquia hormonal".

Existe sim, uma relação de interdependência ..Ou seja, alguns hormônios contra regulatórios ...E esta questão pode fazer a total diferença...Principalmente se formos manipular com o uso de fármacos..

Há- braços...

Editado por Bio
Postado

Engraçado, esses dias vi Jay Cutler comer arroz integral, vou avisa-lo sobre isso! HAHAHAHAHA

Brincadeiras a parte, gostei de ler e ficar sabendo disso, mas eu posso levar comigo ou não!

Engraçado q sempre vejo melhor qualidade em mim qnd uso batata doce do q a normal!

Postado

Depois dessa não sei por que os fisiculturistas continuam comendo batata doce...

assim como eu, o Gusmão deve estar super confuso, perante a questão 'hormonal' da insulina, e as inúmeras pesquisas existentes.

Po via das duvidas, placebo ou não, manterei meu Baixo IG por enquanto, até chegar a uma melhor conclusão.

ainda acho que o tempo de liberação de glicose na conrrente sanguinea interfere de imediato no nível de insulina, impedindo que este suba acentuada-mente em um único momento. tanto é que o baixo IG causa maior saciedade, isto seria a maior evidência.

(levando em conta que o pico de insulina, impede a oxidação de gordura, e o uso da mesma como fonte de energia) ISSO É FATO. o resto eu não sei...

Mas por outro lado, não posso descartar os fatos apresentados, é bem difícil a escolha.

Cara, da pra ver no seu post que voce NAO entendeu o que eles queriam passar para nos.

Le o topico de novo e filtre melhor as informaçoes

Postado

Os comentários que fogem do propósito do tópico que desanimam mesmo.

E eu acho, honestamente, que ainda não entenderam o que o quenca quer dizer.

ELe não ta querendo que voces comam açúcar o dia todo,ou troquem seu pre treino de baixo IG por pao branco.. Nem está menosprezando o valor hormonal.

Faltou alguns sacarem o "feeling" do que a discussão dele levantou, mas enfim.

Kiki - Nao existe uma hierarquia em si, acredito eu. A inter-relação hormonal parece ser mais simples do que parece. Na minha visão funciona como uma distribuição de macronutrientes. Se ao longo do dia voce secretou mais X hormonio (leia-se mais nao em quantidade tipo nanograma por decilitro e sim o efeito do hormonio em si) do que o hormonio Y , entao o saldo a longo prazo sera mais pendente ao hormonio Y que X , pois este foi mais pronunciado (seja pela genetica,medicamentos, etc).

Hmmm então na leangains o saldo pende mais pra ação do GH do que pra insulina em si ?

• Supermoderador
Postado

Ainda a respeito de que "o que importa são as calorias", vale a pena ler este estudo.

Os indivíduos foram divididos em 2 grupos, e foram submetidos a uma dieta com restrição calórica de 30%, durante 12 meses. Nos 6 primeiros meses a comida foi totalmente controlada (fornecida pelo laboratório); nos seis meses seguintes o controle foi menor: cada indivíduo seguiu uma dieta individualizada feita por nutricionista.

A única diferença entre os grupos foi a distribuição dos macronutrientes, conforme abaixo:

Grupo 1: 60% carboidratos (de alto IG), 20% proteínas e 20% gorduras

Grupo 2: 40% carboidratos (de baixo IG), 30% proteínas e 30% gorduras

Os resultados encontrados: após 12 meses, o primeiro grupo perdeu 8% de peso; o segundo grupo perdeu 7,8%. Ou seja, mesmo com uma grande diferença nos macronutrientes, a perda de peso foi essencialmente a mesma.

O estudo mostrou também não haver diferença de saciedade e fome entre os grupos.

Postado

Daqui a pouco eu vou ter que desenhar rsrsr.

Mas vou dar um exemplo prático.

Pão integral , menos de 3g de fibra por 50g de pao não é integral. Eu chamo de pão migué !

E, independente disso, se eu como pão integral ou batata doce, em 1 hora eu estou com fome. E as vezes até uma hipoglicemiazinha.

Resultado? Eu posso extrapolar e comer antes o que eu levaria 3 horas pra comer. E geralmente faço isso.

Como eu tenho controle suficiente, se a fome bate antes, eu antecedo a refeicao e otimo. Mas uma pessoa normal (que nao treina ou trabalha/vive disso) se sentir fome vai comer algo (por instinto até) que eleve rapido a glicemia novamente = outro pao por ex. Em 1 hora, 2 horaas a mensagem hipotalâmica do centro da saciedade manda novamente um aviso "hipoglicemia detectada...bora carbar" . E assim voce extrapolou seu VET.

AAGORA.. se voce consegue segurar a onda, e nao extrapolar seu VET , vai fundo manda seu IG alto.

Eu nao faria isso . Se importar apenas com o VET final é a mesma coisa que se importar só com o IG.

É preciso ver todos os angulos da coisa.

Postado (editado)

Ney

qnd vs diz pão ''Migué'';

eu compro pão integral, que nos ingredientes: farinha de trigo integral e tal ;

não da fome em mim tão raápido não . . esse de farinha integral tmb é migué?

Editado por SR SMITH
Postado (editado)
Os resultados encontrados: após 12 meses, o primeiro grupo perdeu 8% de peso; o segundo grupo perdeu 7,8%. Ou seja, mesmo com uma grande diferença nos macronutrientes, a perda de peso foi essencialmente a mesma.

O estudo mostrou também não haver diferença de saciedade e fome entre os grupos

Antes que apareça um engraçadinho metido a esperto e fale que houve diferença (que alto IG perdeu mais gordura que baixo IG): NÂO HOUVE DIFERENÇA ESTATÍSTICA SIGNIFICANTE. Por algum motivo o estudo não conseguiu ser realizado com pessoas 100% iguais e criar um deficit 100% igual em todas elas... portanto, tirem suas conclusões. (e não, não estou falando agora que baixo Ig perderia mais gordura... apenas o que eu falei desde o começo perderiam a mesma coisa, assim como o estudo provou)

e aliás, o mpcosta82 posta coisas mto boas sempre tb, ouçam o que ele fala.

Hmmm então na leangains o saldo pende mais pra ação do GH do que pra insulina em si ?
:huh:

galera, fome é uma coisa que tb varia e depende de vários outros aspectos.. inclusive do que vc tá comendo junto com sua refeição.. eu acredito que o Ig deve influenciar um pouco na fome, assim como o Ney falou.

mas não é o mecanismo primário e nem o único, como eu já disse tb.

...meu próximo tópico será de interpretação de texto...

Editado por quenca333
Postado

voltando um pouco nas paginas...

O famoso shake.

*belo placebo. Para vcs terem uma idéia; 30g de whey SOZINHO EM JEJUM demora NO MÌNIMO 3 horas para ser totalmente absorvido. Agora imaginem uma refeição sólida de proteínas + carbs feitas no pré treino...

*Tiveram alguns estudos também que demonstraram que o shake pós treino tomado imediatamente depois ou em até 3 horas não faria diferença.

* o grande valor biológico do whey não faz diferença quando no mesmo dia vc consome uma quantidade boa de outras proteínas com bom VB.

bom, então o tal whey nao tem nenhuma grande vantagem em relaçao a outras proteinas... é isso?

pra que serve o whey então? (tirando a praticidade de misturar com agua e mandar)

Postado

íce blue, vc recortou a primeira frase dentro de um contexto, isso pode ser perigoso pra quem vai ler agora e não entender nada.

Já falei minha opinião aqui no tópico sobre isso, se vc quiser saber mais volte as páginas e leia, mas também tem gente aquique tem outras opiniões que foram emitidas tb... leia tudo e tire suas conclusões :)

Postado

ahuahauahuauahauhauauauahuahah

esse topico ja ta ficando repetitivo DEMAIS

nao eh a toa q o quenca nem ta mais respondendo como nas primeira paginas... tbm, nao eh pra menos ...

resumindo o topico(nas minha palavras :P ) : quem vai determinar se vc vai "crescer" ou nao, sao os hormonios , nao da pra fugir disso

se vc nao esta contente com seus ganhos,(talvez)* comece o uso de sinteticos e seja feliz :)

*ps: nao estou fazendo apologia ao uso de nada , estou apenas dando uma SUGESTAO

Postado

voltando um pouco nas paginas...

bom, então o tal whey nao tem nenhuma grande vantagem em relaçao a outras proteinas... é isso?

pra que serve o whey então? (tirando a praticidade de misturar com agua e mandar)

pessoal acha que suplemento faz milagre

whey eh extraido de alimento

nao tem muita vantagem,só a praticidade,qualidade da proteina...

Postado

agora alguem podia dah um resumo de tudo relevante que houve no topico. Se alguem se dispor... hahhaha

quando eu tive mais animado, e com tempo, eu posso fzer um talvez essa semana mesmo.

Abraço

Postado

SR SMith: como falei, menos de 4g por 50g de pao (um total de 8% de fibra) é migué. Se o teu tem mais que isso, ótimo.

A fome é influenciada por milhoes de coisas, uma delas é o IG , mas nao é só o IG. Pra mim o maior controlador da fome é um orgao endócrino chamado "tecido adiposo"!

Sobre a absorção do whey, é preciso ter cautela. 15g de whey (o que eu recomendo) tem absorção no lúmen completa em 30 minutos (isso qualquer médico pode fazer pra voces através de uma eco). No entanto 40g de proteinas do whey ja influencia no esvaziamento gástrico.

Desde que cheguei aqui to falando que no maximo 20g de whey pos treino..o resto é malto , que tem absorção sublingual inclusive ou ainda aminoacidos hidrolisados , bcaa, leucinas (periodizando claro) .

Quanto aos estudos, agora que estou tendo que me debruçar em livros de estatisticas por causa dos resultados que obtive no meu mestrado, pra mim se um resultado da 7,8% e o outro 8 ou 9% nao atinge um P<0,05 ou seja , nao é significativo..nao adianta...

Nao deixem o topico ficar podre, por favor.

Abraços

Postado
A fome é influenciada por milhoes de coisas, uma delas é o IG , mas nao é só o IG. Pra mim o maior controlador da fome é um orgao endócrino chamado "tecido adiposo"!

e seu maldito cúmplice chamado leptina :evil2:

Sobre a absorção do whey, é preciso ter cautela. 15g de whey (o que eu recomendo) tem absorção no lúmen completa em 30 minutos (isso qualquer médico pode fazer pra voces através de uma eco)

Ney, não acho que demore só isso pro whey ser absorvido..

vi alguns estudos que diziam ser a taxa de absorção em jejum de no máximo 10g/hora, mas vou procurar outros me informar melhor tb

Postado

procure se informar melhor e venha postar aqui pra gente por favor auoshdauosda na boa fico o dia inteiro lendo esse topico hahaha

abraços e bo anoite

Postado (editado)

galera, tava procurando estudos sobre a absorção do whey e achei esse aqui que é ótimo pra quem ainda acha que pode fazer alguma coisa com a freqüência da alimentação e/ou distribuição das proteínas ao longo do dia que faria uma "super diferença":

Protein feeding pattern does not affect protein retention in young women.

Ou seja, sem diferenças com "pulse feeding x spread".

Meu parecer: O número de refeições com proteínas só faz diferença quando se considera as limitações digestivas e gástricas de cada indivíduo. Dividir o consumo ao dia tem o mesmo efeito de como se vc consumisse proteínas de lenta digestão (os níveis de leucina n sobem tão rápido, mas se mantem mais estáveis e há menos oxidação das proteínas) e comer de uma vez tem o efeito de como se consumisse proteínas rápidas (leucina tem um pico maior, oxidação aumenta um pouco, e a leucina volta aos níveis de antes mais rápido). É dessa explicação que vem o anticatabólico (proteinas lentas) e anabólico (proteínas rápidas).

Diferenças práticas quanto ao número de refeições excluindo casos típicos ou extremos: nenhuma.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10867039

edit: eu achei o estudo do whey que eu queria aqui - 10g/hora - mas to tentando achar um que as informações estejam mais claras para eu postar aqui

Editado por quenca333
Postado

Quenca, peço que veja bem os artigos bem como suas metodologias. As proteínas do soro do leite migraram da nutrição clínica pra nutrição esportiva justo pelo fato da rapidez com que a mesma deixa o lúmen. Pacientes com síndrome do intestino irritado por exemplo, em fórmulas preparadas, só podem consumir proteínas e peptídeos derivados do soro do leite.

Crianças com inteolerancia a volume de dietas parietais (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12080406) são outra população que se beneficiam sempre das proteínas do soro do leite.

Mas veja, nao estou dizendo que o whey chegará em suas celulas em meia hora. Aí são outros 500. Estou falando de absorção no LÚMEN.

A dinamica aminoacídica que voce citou no seu parecer ja é fato, e quem faz esse balanço são os hepatócitos, que detectam aminoacidos x ou y em excesso.

Porém, emtempo, aviso que superestimam a velocidade da absorção das whey proteins. Nao é tao rapida assim como acham, porém nao é tao lenta ao ponto de 10g por hora. A própria soja tem seu pico 2,5 horas após o consumo.

Abraços

Postado

Com certeza o whey deve ser uma fonte mais branda, melhor digerida por esses pacientes por ser líquida, de rápida absorção e de alta biodisponibilidade. Mas o problema com esse negócio de velocidade de absorção é que eu acho que acaba havendo muita confusão. A maioria das pessoas que dizem que o whey é digerido tão rápido consideram isso pelo simples esvaziamento gástrico, o que pode ser muito enganoso. O whey tem sim um esvaziamento gástrico muito mais rápido, pois é uma proteína líquida, mas a maioria da digestão das proteínas acontece no intestino mesmo.

Acho também que números absolutos do tipo 10g/hora podem ser enganosos, afinal serve apenas como uma média mal contada. Com certeza o pico da concentração de aminos de whey 30g leva muito menos tempo que 3 horas para ocorrer. Porém, o que eu quis dizer com 10/h é que em 3 horas, 30g de whey vai ter o pico (provavelmente em uns 60 minutos) e depois vai começar a descer até que nas 3 horas os níveis de leucina voltem a ser o que era antes. Enquanto esse pico desce, não quer dizer que o whey acabou de ser digerido, ao contrário, são os restos da digestão que tão fazendo que as concentração de aminos no sangue fiquem acima do que estava antes da ingestão, até que ela volte ao normal.

É claro que é muito melhor manter sempre o anabolismo máximo possível, deixando o pico lá em cima, e é por isso que as pessoas falam para fazer outra refeição depois de 1 hora depois do whey. Mas enfim, o que eu quis dizer é que durante 3 horas após ter consumido whey é possível que a síntese proteica esteja ainda positiva pelos finais da digestão do mesmo (que ainda não terminou), mesmo que já tenha pessado do pico. E é por isso que essa média de 10g/hora pode ser enganosa, mas não falsa.

acho que eu fui bem confuso agora... mas o que eu queria dizer ( o grande pico é whey, o mais estável caseína) :

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC25140/figure/F2/

o estudo é esse:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC25140/?tool=pmcentrez

mas vou tentar buscar outros estudos, não é bom confiar em só 1 também, o problema é que existem muito poucos nessa área (velocidade absorção das proteínas)

Postado

aí eu gostei:

"Mas enfim, o que eu quis dizer é que durante 3 horas após ter consumido whey é possível que a síntese proteica esteja ainda positiva pelos finais da digestão do mesmo (que ainda não terminou), mesmo que já tenha pessado do pico. E é por isso que essa média de 10g/hora pode ser enganosa, mas não falsa."

;)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...