Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mitos E Verdades A Respeito Do Índice Glicêmico Dos Alimentos


AugustoO

Posts Recomendados

Ótimo tópico, isso esclarece muita coisa, uma delas o fato do meu irmão só comer porcaria e não engordar(sendo que pequeno ele era gordinho). Digamos então que se eu gastar 3000kcal no dia e ingerir 3000kcal não importa de qual fonte, apenas 3000kcal eu vou manter meu peso correto? E Quenca e Ney o que vocês acham do shake pós-treino? Dispensável? Pq dps de tantos mitos caindo por terra to pensando em largar o shake de vez e investir bem em DIETA e alguns suplementos como fish oil e multivitamínico e talvez uma enzina digestiva...

Discutivel, ja vai completar um mes que estou basicamente na comida sem shakes pós e até agora o shape continua o mesmo. Em termos de ganho não notei nada d+, até mesmo porque não é de uma hora pra outra que os resultados vao vir.

Aguardando a opiniao do Quenca / Ney.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Ótimo tópico, isso esclarece muita coisa, uma delas o fato do meu irmão só comer porcaria e não engordar(sendo que pequeno ele era gordinho). Digamos então que se eu gastar 3000kcal no dia e ingerir 3000kcal não importa de qual fonte, apenas 3000kcal eu vou manter meu peso correto? E Quenca e Ney o que vocês acham do shake pós-treino? Dispensável? Pq dps de tantos mitos caindo por terra to pensando em largar o shake de vez e investir bem em DIETA e alguns suplementos como fish oil e multivitamínico e talvez uma enzina digestiva...

O shake pós treino tem suas vantagens, porem, é dispensavel sim. Se tiver q escolher entre whey+malto e fish oil e multi ficaria com a segunda opção com certeza.

Queria parabenizar o quenca333 pelas explicações e tb ao Ney q sempre contribui mto ao forum.

Não postei nd antes pois ambos já deram uma aula aki. :D

Fiquei mto feliz em ver uma discussão saudavel como esta, q a mto tempo não se via.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caras,obrigado pelo topico.. eu já comia pao frances porém substitui pelo "integral" por achar q iria imagrecer e teria mais energia durante o treino... porém vou voltar pro pao normal depois do que li, porém ainda ficou 2 perguntas na minha cabeça q não consigui sanar lendo o topico.. lá vai:

1-Comendo o pao frances no pré treino no lugar do "integral" eu terei menos glicose muscular e consequentemente menos "energia" pra treinar? ( faço treinos de força... starting strength e tal)

2-O pao "integral" e os alimentos integrais no geral promovem maior saciedade então vamos supor q eu coma 2 paes frances no café da manha lá por volta das 9 horas eu começo a sentir fome... isso é psicologico ou o meu organismo precisa de mais carboidratos? digo, se eu não comer nada até o almoço meu organismo entrará em niveis baixos de glicose e consumirá minha massa magra mais do que se eu houvesse consumido alimentos integrais?

3-Comendo alimentos refinados ( não integrais) exemplo o pao frances, o pico de insulina sobe ( desculpa nao intendi direito essa parte) então a LONGO prazo não posso desenvolver algum problema de diabetes ou coisas do genero?

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mtu bom o tópico. Dvemos continuar comendo alimentos saudaveis pelo seus nutrientes, mas não por fikar achando que tal emagrece mais que o outro. Outro mito que é realemnte tratado como verdade absoluta é o shake pos-treino, e cada dia tem mais pesquisas dizendo que não é uma vantagem toma-lo. E todos deviam tira o shake por uns meses e ver que realemnte n faz diferença.

Eu entendi a duvida de um umas pag atras e tambem estou com essa duvida: os aliemntos de baixo IG sao absorvidos mais graduamente intao eles seriam melhores gastos por estarmos(maioria das vezes) em atividade, e os de alto IG sao absorvidos rapidamente e cmo n dah tempo de gasta-los eles sao armazenados.Esses carb sendo armazenados serao usados do mesmo jeito durante o dia?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com td que foi dito em relação ao IG.

É fato que 30g de carb não complexo, e 30g de carb complexo, tem a mesma quantidade de kcal, e a soma total da insulina liberada pelo tempo é a mesma, a diferença é que se a insulina age de forma gradual, ela será direcionada gradualmente para nosso ''estoque muscular'', e não de uma vez, o fato desse redirecionamento imediato, iria completar nosso "estoque" e direcionar aquilo que sobrou para a ''barriga'' formando o tecido adiposo.

Por isso considero mesmo assim a vantagem de alimentos com baixo IG, pois se você libera a insulina gradualmente, esse estoque energético não irá se completar de imediato, dando de tempo de ocorrer gasto energético, simultaneamente com a liberação da glicose na corrente sanguinea.

Bom opinem, bem legal o tópico.

Editado por jorney
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera, obrigado pelos elogios, é por isso que dá vontade de dividir essas informações...

quanto ao shake... minha opinião é: só use quando em situações que vc realmente n tiver como... amanhã eu explico melhor meu ponto de vista pq eu acabei de chegar em casa e estou quebradaço

abraços

Editado por quenca333
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ PauloEgídio

1 e 2 - suas perguntas não fazem sentido, leia mais as coisas aqui.

3- já foi respondida

@galvao

não, longe disso.

@jorney e @marc01

bela razão para continuar na mesmice, mas saibam que as coisas não funcionam assim. o exemplo da dúvida de páginas atrás não fez nenhum nexo, os números n fizeram nenhum sentido (que alimento demora 180 vezes mais que o outro para ser digerido?) e como eu JÁ EXPLIQUEI páginas atrás, as formas de o corpo buscar energia (nutrientes, glicogenio, gordura) COEXISTEM e não necessariamente se anulam.

E além disso, no mundo real acontece algo bem curioso: quando se bota muitos nutrientes na corrente sanguinea a % de oxidação dele aumenta e carbs de alto IG tendem a formar MAIS glicogênio que de baixo IG. e agora?

ou seja... mais uma vez... PAREM DE INVENTAR.

Editado por quenca333
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa o cara dormir tb gente AUHUAHUAHUH

Ai qgente, uma duvida meio besta da minha parte com relação ao saldo calorico , veio do nada aqui na mente: Se o indivíduo consome mais calorias do que gasta ele vai sempre estar em crescimento , de acordo com o que falaram aqui, dependendo do "lifestyle" ( se o cara malha ou nao ) e de onde sao providas essas calorias , o cara cresce FORTE ou GORDO ... Até aí beleza entendemos perfeitamente.... MAS LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO PESSOAS TOTALMENTE IGUAIS FISICAMENTE, COMO SE FOSSEM GEMEAS , APENAS PARA EFEITO DE COMPARAÇÃO. A PESSOA QUE SE EXERCITA MUITO, POR EXEMPLO, S EUM DOS GEMEOS GASTA 6000 CALORIAS POR DIA E CONSOME 6500 IRÁ CRESCER MAIS QUE ALGUEM QUE O OUTRO QUE FICTICIAMENTE SE EXERCITA BEM MENOS E GASTA 3000 CALORIAS E CONSOME 3500 ?

No final o saldo calorico vai ser o mesmo entre os dois mas um se exercita bem mais.... E ai , alguem tira essa minha duvida ? Parece aquelas perguntas idiota que criança faz pro pai mas que pega de surpresa e deixa a gnete confuso AUHAUHadasdasd

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e qual é o tipo de exercício que um faz a mais que o outro?

se os dois fizerem treinos anaeróbicos iguais e inteligentemente, e a diferença for nos aeróbicos apenas, grandes chances de eles estarem iguais, tirando que um vai estar mais saudável que o outro.

isso se o irmão mais ativo n estiver exagerando nos aeróbicos, claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...