Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

linha de cintura - Stomach Vacuum - e abdominais - ATUALIZADO

Stein

Posts Recomendados

Postado

espero gerar uma discussão sobre linha de cintura, abdominais e exercícios de vacuum neste tópico.
apesar da técnica ser antiga é pouco debatida ou executada.

por favor, relatem resultados obtidos com a técnica, ou se tem vontade de dar inicio para testar ao menos.

neste segundo post dentro do tópico postarei exercícios abdominais e técnicas de como realiza-los de modo efetivo.

o abdome é dividido em algumas partes, como mostra a imagem abaixo,
transverso_02.jpg

é um músculo que será treinado sempre por completo, vc não consegue dividir por exemplo em parte inferior ou superior do abdome, ela irá trabalhar sempre em conjunto..

começarei com a elevação de pernas

este exercício pode ser executado deitado no solo (para iniciantes)
eleva_o_de_pernas_no_solo_ou_banco_decli

eleva_o_de_pernas_no_solo.jpg

como demonstrado nas imagens acima

em um banco a 45° (intermediários)

eleva_o_de_pernas_no_banco_45.jpg

como demonstrado na imagen acima

ou pendurado no espaldar ou suporte para paralelas (avançados)

eleva_o_de_pernas_no_espaldar.jpg

eleva_o_de_pernas_no_suporte_de_paralela

como demonstrado nas imagens acima

o que muita gente se perde é quanto a amplitude do movimento.
se você elevar as pernas até a altura da linha do quadril, seu abdome fará um trabalho meramente isométrico neste exercício.

e o que vai realmente trabalhar são os reto femurais

para uma ativação correta do músculo abdominal você precisa elevar os joelhos até altura do peito (quando com as pernas flexionadas)  ou os pés até a altura da cabeça (quando com as pernas estendidas)

Próximo exercício será o reto no solo.

Este é mais simples, mais tem muita gente que peca na execução e acaba relatando não sentir “pegar”

Vamos ao principal, abdominal reto no solo não é levar a cabeça pra frente e para trás, é travar a cabeça no lugar e contrair o músculo abdominal apenas.

abdominal_reto_errado.jpg

ENTÃO NÃO IMITE O MOVIMENTO DA IMAGEM ACIMA,  ELA ESTA APENAS TREINADO PESCOÇO...

esta contração deve ser completa, você deve manter o músculo tensionado durante todo o tempo, nada de deitar e relaxar a cada rep..

abdominal_reto_correto.jpg

ESTE É O MOVIMENTO CORRETO.

Postado

Tio @Stein, ajuda nos!

Estou no processo de emagrecimento, em um todo já eliminei 20kg na balança, porém a cintura/culote/barriga estão bem volumosos ainda. 

Tem algum macete para essa região? Abd? Corrida? 

Help me ?

• Moderador
Postado

Aproveitando o tópico para lembrar que é um exercício de ponta para as gestantes após o parto, que querem embutir novamente a barriga que fica protusa.

Mas não se enganem que é fácil, porque não é, e só a constância da prática gera resultados.

Aproveito para dar meu depoimento, dizendo que eu passei a utilizar essa técnica e realmente a linha da cintura melhora e o core fica mais forte.

Postado
6 minutos atrás, Fefe disse:

Aproveito para dar meu depoimento, dizendo que eu passei a utilizar essa técnica e realmente a linha da cintura melhora e o core fica mais forte.

muito obrigado pelo relato fefe..

13 minutos atrás, iNow disse:

Tem algum macete para essa região? Abd? Corrida? 

se o bf não estiver baixo, vc não vai conseguir notar melhora visual, mais se começar a treinar dês de já, quando o bf estiver mais baixo vc já estará com o core fortalecido, então é válido iniciar o exercício.

Postado

Fiz durante um tempo, mas parei. Como meu BF estava alto, julguei que não faria muita diferença. Pretendo voltar a praticar em breve.

Uma pergunta: há algum artigo ou estudo atestando a eficácia do vacuum? A maioria dos relatos que li foram altamente positivos, mas, comprovação científica mesmo, não consegui encontrar :/

Outra pergunta: para casos de abdômen dilatado por causa de costelas saltadas, o vacuum seria indicado?

Obrigado!

Postado
8 horas atrás, JCesar13 disse:

comprovação científica mesmo, não consegui encontrar :/

como é algo mais visado por estética, duvido que tenha artigo científico que trate do assunto.

mais na prática (que no fim das contas é o que vale) o resultado é comprovado.

8 horas atrás, JCesar13 disse:

para casos de abdômen dilatado por causa de costelas saltadas, o vacuum seria indicado?

indicado é..

já tive aluno com este problema, e teve melhora.
mais ele não vai alterar sua estrutura óssea, então não espere milagres.

Postado
Em 23/08/2018 em 09:49, Stein disse:

Modo básico
deitado empurre o abdome para fora.
-agora inspire profundamente e contraia o transverso como se quisesse tocar a coluna com o umbigo.
-segure o máximo de tempo que conseguir, e mantenha a respiração mesmo com a contração do transverso.

Man acho q vc se confundiu, pelo q sei, o correto seria expirar, ficar sem ar. O diafragma sobe, vc contrai o transverso fazendo força pra dentro.

Em 23/08/2018 em 09:49, Stein disse:

modo avançado seria utilizando a técnica de bracing.
contraia o transverso quando for executar exercícios como leg press, agachamento, terra, supino, etc.

Aqui sim, vc inspira tudo, enche de ar e contrai

Achei bem interessante vc ter falado da amplitude na elevação de pernas, faz uma baita diferença.

Postado
10 minutos atrás, surf disse:

Man acho q vc se confundiu

é estranho mais é assim mesmo.

assim é mais fácil até para aprender, primeiro enchendo ao máximo a caixa toráxica e depois contraindo o transverso enquanto solta o ar 
fica um movimento mais natural.

claro que vc só consegue a contração máxima depois de esvaziar todo o pulmão, e aí começa a trabalhar a respiração tentando manter a contração estática.

Postado
39 minutos atrás, Stein disse:

é estranho mais é assim mesmo.

assim é mais fácil até para aprender, primeiro enchendo ao máximo a caixa toráxica e depois contraindo o transverso enquanto solta o ar 
fica um movimento mais natural.

claro que vc só consegue a contração máxima depois de esvaziar todo o pulmão, e aí começa a trabalhar a respiração tentando manter a contração estática.

Na yoga esse tipo de técnica sempre é ensinado expirando todo o ar.  Pesquisa por nauli kriya vc vai ver as contrações igual o frank zane.

Postado

provável que vc tenha razão, eu postei apenas a forme que eu me sinto melhor para executar, depois de ver seu post até tentei executar de tal forma, mais provavelmente por ter acostumado com a forma que descrevi achei mais desconfortável inicialmente..

vou treinar um pouco mais e ver se melhora.
vou deixar um aviso referente a isto no post inicial 

muito obrigado pela contribuição.

Postado

Boa! vou ver se acho algum vídeo instrutivo e posto por aqui.

Realmente é desconfortável, se vc consegue expelir quase todo o ar as vezes sente fechando até a garganta.

Minha sugestão é fazer em jejum ao acordar.

Postado
1 minuto atrás, surf disse:

vou ver se acho algum vídeo instrutivo e posto por aqui.

ótimo, manda aí que anexo ao post inicial.

1 minuto atrás, surf disse:

Minha sugestão é fazer em jejum ao acordar

se alguém tentar depois de comer aquela feijoada terá uma lembrança desagradável..
kkkk

Postado

Já tentei várias e várias vezes adicionar vacuum na minha rotina, mas sempre acabo parando por esquecer ou por não ter pego o jeito ainda.

Pra mim o mais difícil é manter o controle da respiração com o músculo contraído, sempre acabo respirando um pouco e sinto que eu conseguiria manter mais tempo contraído se esse controle da respiração fosse melhor, alguma dica?

• 2 semanas depois...
Postado

Segue ai o video que achei mais instrutivo e detalhado.  é o 1º q aparece no youtube e a mina explica direitinho o passo a passo de evolução na técnica.

Em 24/08/2018 em 16:20, Marte disse:

Já tentei várias e várias vezes adicionar vacuum na minha rotina, mas sempre acabo parando por esquecer ou por não ter pego o jeito ainda.

Pra mim o mais difícil é manter o controle da respiração com o músculo contraído, sempre acabo respirando um pouco e sinto que eu conseguiria manter mais tempo contraído se esse controle da respiração fosse melhor, alguma dica?

Cola o queixo no peito. Ajuda a fechar a glote.

• 2 semanas depois...
Postado

comecei a fazer o Vaccum dia sim/dia não depois de ver esse post.

faço de manhã em jejum junto com minha série de Abs ( elevação de perna 12 rep + abdominal reto 12 rep + 30 seg de vaccum) 3 ou 4 repetições desse superset e após faço meu AEJ.

• 4 semanas depois...
Postado

@Stein, eu estou fazendo todos os dias assim que acordo, em jejum, 3x deitado e 3x sentado, tu acha que tem algum problema ou seria melhor fazer DSDN? Abç

Postado

@topic

Tenho uma questão a ser debatida. Vocês que são mais experientes no meio, na prática, existe a chance de um indivíduo natural aumentar sua cintura consideravelmente na sua vida como lifter? Digo, um cara natural, que fica alternando entre bulkings e cuttings, treina pesado os básicos (squat,dl,bp), deveria se preocupar com o aumento de sua linha de cintura ou isso é basicamente genética + drogas? Pergunto isso pois estava vendo uma entrevista do Frank Zane onde ele diz que esses exercícios aumentam muito o core e te deixam com um aspecto geladeira. No caso, segundo suas próprias palavas, 'devemos nos preocupar com os músculos periféricos para se criar um shape harmônico'. Até onde isso é verdade, ou simplesmente é broscience? 

Postado
7 minutos atrás, dgsamper disse:

existe a chance de um indivíduo natural aumentar sua cintura consideravelmente na sua vida como lifter?

sim.

Postado

Tanto naturais quantos hormonizados podem ficar com esse aspecto de geladeira se não cuidarem da proporção dos outros musculos.

Agora vai do seu objetivo, se estiver falando de rendimento e cargas, um core robusto é o seu objetivo, se está falando puramente de simetria e estética, vai querer uma linha harmonica e por ai vai.

• 1 mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...