Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Morbidade Hospitalar Por Ingestão De Esteroides Anabólico-Androgênicos (Eaa) No Brasil


Posts Recomendados

Eu fico impressionado com esses negócios de anabolizantes

eu fico triste, porque acho muita falta de amor próprio e descaso com

o próprio corpo, pra atingir um objetivo que eu considero fútil.

Mais vai de cada um né, o que eu considero futilidade, alguns consideram

valores e meta de vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Ninguém lê o full text né? hehe

A subnotificação, o sub-registro, a falta de completitude dos campos e a cobertura do sistema são elementos que comprometem as estimativas de parâmetros clínico-epidemiológicos distorcendo muitas vezes a interpretação por parte de gestores e profissionais de saúde sobre a relevância e magnitude das doenças.

Apesar de concordar com as conclusões feitas pelo autor de onde o T Wall tirou a citação, eu tenho que falar de que do ponto de vista crítico é um estudo um pouco enviesado.

Imagine o cenário de um fisiculturista, que abusou dos EAs durante uns 10 anos. Hoje ele não se envenena mais, apenas faz TRT. Teve um IAM e foi parar no hospital. Me digam que profissional de saúde (falando principalmente de med e enfermeiros) pergunta ao cidadão se ele tem histórico de uso de EAs? Quem garante que o fisiculturista vai relatar isso? Isso gera subnotificação.

Outro fator de confusão: Doenças de base. Individuo usou EAs por 3 anos intervalados. Passando 4 anos do ocorrido o sujeito dá entrada no hospital por ICC descompensada. Se por acaso ele relatar que fez uso de EAs no passado, alguém pode achar que ele se enquadraria no E28.1 (excesso de andrógenos) do CID 10. Porém, todavia, entretanto ele tem hipertensão arterial e essa sim é uma importante comorbidade que parece ter papel na patogênese de doenças cardíacas.

Fora outras variáveis.

Talvez um estudo somente com fisiculturistas, mesmo com uma população pequena, seja mais condizente. No entanto, pode haver diferença significativa entre um user e um abuser.

não matar não quer dizer que não pode deixar sequelas graves

como por exemplo adquirir uma insuficiência renal e depender de dialise pro resto da vida

Certo, mas o nexo de causalidade entre insuficiência renal e EAs ainda não está estabelecido.

Novamente a hipertensão (que pode ser agravada com os EAs) pode ter papel importante, assim como lesões renais pré-existentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que muito acontece e já vi diversos, mas diversos relatos de pessoas que tinham uma predisposição genética, que muitas vezes estava ali ''quetihho'' e com o uso houve o estopim do problema. Ou até mesmo desenvolver problemas correlacionados, como já citado, alteração da pressão arterial, problemas com colesterol e afins, hepático, hormonal... Então a morte em si, dificilmente vai acontecer diretamente pelo uso, mas indiretamente isso pode se tornar um ''talvez'', ou um dos fatores determinantes..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o tesouro. Cortaram muito dinheiro da educação, não sei a relação que isso tem com AES, mas o Quico está sempre certo.

Sou sua fã.

:*

Educação e PAC foram apenas pra complementar a explanação. Quis dizer que a saúde foi um dos três campos mais prejudicados com o corte nos gastos públicos

Os comentários dos probos endomorfo86, TheyCallMePeter e do munificente Hitch ajudam bastante na interpretação do artigo.

Faço das palavras deles minhas.

Nóis!

Editado por TheyCallMePeter
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fico impressionado com esses negócios de anabolizantes

eu fico triste, porque acho muita falta de amor próprio e descaso com

o próprio corpo, pra atingir um objetivo que eu considero fútil.

Mais vai de cada um né, o que eu considero futilidade, alguns consideram

valores e meta de vida.

Se liga ne filhote, tomar coca cola para mim ja eh prova de que vc nao ta nem ai pra vc ou pra sua saude, MAS ISSO NGM SE IMPORTA NE... Quem nao se ama eh quem faz dieta, treina, se alimenta bem, dorme bem E USA ESTEROIDES...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, gente, eu publiquei porque achei interessante os dados.
Eu concordo que a metodologia da pesquisa encontra falhas na subnotificação e também na questão de problemas decorrentes do uso que não necessariamente leva ao óbito. Acho que todos que leram conseguiram compreender que o espírito da chamada (o que tá no tl;dr não é meu inclusive, peguei na página do facebook da Bina Bulk que postou o artigo) é que os EAs não levam tanto à óbito quanto se faz parecer pela mídia.
Aliás, vale uma nota à todos: nem tudo que é noticiado é verdade absoluta. Tudo, na vida, são recortes. Por exemplo, não é porque a mídia noticia um crime de adolescentes que todos adolescentes são criminosos e por isso deve-se baixar a maioridade penal. Mas, por favor, não comecem a discutir sobre isso. Só quis fazer uma parênteses, o foco não é esse.
Bem como o foco não é sobre os efeitos derivados de quem usa esteroides anabolizantes, vulgo colaterais. Mas que eles, por si só, não levam à óbito tanto quanto se imagina. Apenas isso. Obrigado pelas contribuições de todos que leram, algumas foram muito pertinentes. Destaco as do endomorfo86, TheyCallMePeter e Hitch.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...