Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Que variáveis do treinamento mais comumente costumam a causar insônia?


Henrique...
Ir para solução Solucionado por Coach.Wagner ,

Posts Recomendados

Boa tarde, pessoal!

 

Na opinião de vocês, quais as variáveis do treinamento que mais costumam a causar insônia? (Num contexto de dieta ajustada, normocalórica ou superior)

 

  • Muitas séries com RIR 0? (Sempre brigando com o peso na maioria das séries e na maioria dos treinos)
  • Uma grande quantidade de volume? 
  • Muita intensidade (Mesmo com um volume baixo)
  • Tudo ajustado, porém sem incluir deloads periódicos?
  • Alta frequência?
  • Outros itens que não mencionei?

 

 

Para contextualizar, segue meu treino atual (Já postei aqui anteriormente pedindo orientações quanto a volume, que estou considerando reduzir, mas talvez precise ajustar dieta para o menor volume e tal...)

 

Atualmente uso em torno de 10 sets semanais por músculos grandes e 6 sets semanais para músculos pequenos, divididos em duas vezes por semana (Superior/inferior - A/B/OFF/A/B/OFF/OFF)

 

 

Spoiler

A - superior

Bench press 5 x 6 a 10 reps (Melhor carga 100 kg para 8/8/8/7/6)

Pendlay row 5 x 8 a 10 reps (melhor carga 100 kg para 10/10/10/10/10)

Military press 3 x 8 a 10 reps (melhor carga 52 kg para 10/10/10/9)

Bíceps e tríceps barra w 3 x 8 a 10 reps 

 

B - inferior

Squat high bar 5 x 6 a 10 reps (Melhor carga 140 kg para 8/8/7/6/6)

Panturrilha unilateral 3 x 10 reps (cada lado)

Stiff 3 x 8 a 10 reps (Melhor carga 160 kg para 10/10/9)

 

 

 

Reparei que depois que comprei uma bike e comecei a incluir aeróbicos na rotina, mais ou menos 120 minutos por semana, comecei a ficar com o sono leve e fragmentado. E também quando tento progredir a carga, começando a usar RIR 0 na maioria dos sets e exercícios, meu sono piora igualmente.

 

Tirei praticamente uma semana de descanso e meu sono voltou a melhorar.

 

Existem estratégias para driblar a insônia causada pelo treinamento? (Periodizar meu treinamento e parar de tentar levantar o máximo de peso que consigo todos o treinos por exemplo? kkk)

 

Como estou com trabalho e facul, um sono bom é um bastante necessário para desempenhar bem, por isso a minha reclamação.

 

Chamo aqui o pessoal mais experiente:

@Lucas, o Schrödinger @ThorMitologicamenteAcurado @Guimers @lorenzo_EP @mzampieri @Coach.Wagner @Vecchio @josemadruga_

 

Não sei se tem problema citar tanta gente para ajudar na dúvida. Se tiver, peço desculpas desde já.

 

E claro, quem mais puder ajudar, muito obrigado.

 

 

Editado por Henrique...
Correções
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Henrique... mudou o título para Que variáveis do treinamento mais comumente costumam a causar insônia?

Publicidade

Observação adicional: 

 

Montei esse treino com base no que li, mas não tenho muita experiência nisso, então fico aberto a sugestões.

 

Uma das estratégias que pensei em implementar para driblar a insônia é fazer um deload de 20 % nas cargas toda vez que eu não for capaz de executar o movimento para os sets e repetições pretendidas, e então reiniciar a progressão devolvendo em torno de 2,5 % da carga por treino até que aconteça de novo (Eu demorarei em média 4 semanas para devolver a carga com a qual falhei, e só farei o deload novamente quando falhar em cumprir a meta)

Editado por Henrique...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, em questão de fadiga, o que eu sinto que mais me impacta é ir até a falha em um exercício composto com intensidade. A performance chega a ficar afetada por mais de uma semana. Em especial, ir até a falha no Deadlift é pedir pra impactar na performance de quase duas semanas de treino.

 

Entretanto, nunca senti insônia como sintoma da fadiga. Na verdade, muito pelo contrário, é despencar na cama e perder o despertador no dia seguinte.

 

Aí fica o questionamento: Porque vc sente essa insônia? 

Qual o horário que vc está treinando? Qual o horário do cardio? Toma algum pré-treino? Até qual horário vc toma café? Pratica boa higiene do sono ou fica no celular com o brilho no máximo antes de dormir?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/04/2024 em 16:59, Henrique... disse:

Na opinião de vocês, quais as variáveis do treinamento que mais costumam a causar insônia?

Nem sabia que o treino podia causar insônia... pra mim melhora o sono, na verdade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Manolo, tem MUITAS coisas pra checar antes de chegar a conclusão que o treino está causando insônia.

 

E, sim, eu li que você começou a ter problema quando alterou o treino e "resolveu" quando descansou, mas isso ainda não elimina outras variáveis.

 

Por exemplo, eu já tive insônia quando restringi calorias e AO MESMO TEMPO estava treinando pesado por muito tempo. Ou seja, eu tava errando na dieta, mas acha que nao tava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual o horário do seu treinamento?

Alguns tem problema em treinar a noite, a aceleração do metabolismo dificulta o sono.

Tirando esse fatos, pode haver uma questão hormonal também. Se a intensidade de treino estiver muito alta para o seu organismo, o cortisol vai aumentar, e a produção de testosterona vai diminuir, prejudicando o sono. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala irmão, tranquilo? 
 

cara, antes de pensar no treino em si, eu pensaria em outros fatores como causa da insônia

 

1. Horário do teu treino e cardio, se estiver treinando a noite devido aos picos de adrenalina e etc pode prejudicar teu sono

 

2. uso de estimulantes, cafeína, cigarro, pré treinos, anfetaminas e etc, principalmente a partir das 15-16h

 

3. uso de certos anabolizantes, principalmente a trembolona(destrói o sono)

 

4. Cutting muito agressivos

 

5. Rotina e estresse devido a outros fatores da tua vida pessoal

 

 

Em geral te diria pra tentar aquelas dicas de higiene do sono: evitar telas depois de um horário, preferir luzes amarelas, dormir com blackout e quarto numa temperatura boa

 

Depois pode partir pra alguns manipulados, desde os naturais, maracujá, camomila, até coisas mais fortes 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/04/2024 em 17:24, ThorMitologicamenteAcurado disse:

Cara, em questão de fadiga, o que eu sinto que mais me impacta é ir até a falha em um exercício composto com intensidade. A performance chega a ficar afetada por mais de uma semana. Em especial, ir até a falha no Deadlift é pedir pra impactar na performance de quase duas semanas de treino.

 

Entretanto, nunca senti insônia como sintoma da fadiga. Na verdade, muito pelo contrário, é despencar na cama e perder o despertador no dia seguinte.

 

Aí fica o questionamento: Porque vc sente essa insônia? 

Qual o horário que vc está treinando? Qual o horário do cardio? Toma algum pré-treino? Até qual horário vc toma café? Pratica boa higiene do sono ou fica no celular com o brilho no máximo antes de dormir?

 

Obrigado pela resposta!

 

Realmente pensei que diminuição na qualidade do sono fosse um sinal comum ao treinamento pesado por longos períodos. E quando digo pesado, é considerando as devidas proporções kkk, que aquilo que vc relata no seu diário não é brincadeira não. 

 

Treino geralmente das 19:00 as 20:00, e meu último café é 13:30 +/-, tomo apenas café, até 300 ml dia e nada de outras fontes de cafeína. Embora não tenha uma higiene do sono propriamente dita, não fico vidrado no cel até a hora de dormir.

Editado por Henrique...
correções
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...