Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Nível de Treinamento na Musculação


Coach.Wagner

Posts Recomendados

Em 03/01/2022 em 08:19, RenanTrz disse:

Na boa, qualquer Zé Mané faz UMA barra fixa com um mês de treino. No site strength level, os padrões para pull up são, com o peso do corpo, menos de 1 rep para iniciante, 6 reps para novato, 14 reps para intermediário, e por aí vai (pra quem pesa 70kg). Se for levar em consideração a tabela que foi colocada aqui, em barra fixa eu seria muito avançado, sendo que nos outros lifts, levando em consideração a técnica e ROM, eu seria tipo intermediário. Eu não acho que a minha força é tão desproporcional assim e eu sou fortão de dorsal e foda nas barras, eu acho que é a tabela que está errada na parte da barra fixa, ou então eu que tô entendendo errado alguma coisa aí, porque segundo o strength level .com eu sou intermediário nas barras também... A diferença entre os padrões é gritante, ou, novamente, eu tô entendendo algo errado. 

 

Como já comentei, e o @debew também: se puxar pra cima na barra é relativamente fácil, mas com a execução correta? Execução correta seria: começar o movimento com a adução de escápulas, "trazer" a barra em direção ao peitoral (não necessariamente tocando nele, porque aqui entra a questão da mobilidade) ao mesmo tempo que os cotovelos se movimentam em direção a linha de cintura... cara, isso raríssimas pessoas fazem. Na minha academia, sou eu e mais dois professores que fazem certo.

 

Outro ponto: pra ser considerado no nível avançado, tem que cruzar todos os parâmetros da tabela: pelo menos um ano de treino ininterrupto, execução no mínimo "boa" nos exercícios citados, e bater todas as cargas do nível avançado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 03/01/2022 em 08:19, RenanTrz disse:

qualquer Zé Mané faz UMA barra fixa com um mês de treino

 

Discordo completamente disso. Quaquer Zé Mané se puxa pra cima com um mês de treino.

 

Em 03/01/2022 em 08:19, RenanTrz disse:

14 reps para intermediário

 

Duvido um intermediário fazer 14 reps com execução correta. Eu consigo por aí, 14-15 repetições na primeira série, 16-18 repetições num dia que esteja com energia sobrando. E faço barra fixa desde sempre, muito antes de começar a musculação, com 14 anos eu nadava e já fazia barras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex_83

Cara, é verdade que muitos não fazem a barra com a execução perfeita, porém, é um exercício infinitamente mais fácil de corrigir a execução se comparado com... qualquer outro exercício eu acho kkkkkkkkkk ou quase. Então o que eu quero dizer é que, se um cara com alguns meses de treino faz, sei lá, 5 séries de 7 barras com o peso do corpo com a execução medíocre mas não ruim, com certeza ele é capaz de fazer pelo menos uma com a execução perfeita.

 

Outra coisa. Eu não tô dizendo que eu sou muito avançado, eu entendi que nessa tabela pra tu "passar de nível" é necessário bater todos os requisitos daquele nivel. O que eu tô dizendo é que pra mim não faz sentido eu estar dentro do intermediário em tudo nessa tabela, menos na barra fixa que eu tô explodindo pra muito avançado. Muito avançado de barra é você, não eu. Daí que eu acho que a tabela está errada na barra fixa.

 

Em 03/01/2022 em 08:34, Alex_83 disse:

Duvido um intermediário fazer 14 reps com execução correta. Eu consigo por aí, 14-15 repetições na primeira série, 16-18 repetições num dia que esteja com energia sobrando. E faço barra fixa desde sempre, muito antes de começar a musculação, com 14 anos eu nadava e já fazia barras.

 

Então, mas daí entra a questão do peso corporal. O intermediário faria 14 reps, se o peso corporal dele for 70kg. Levando em consideração que o teu peso é 82kg (acabei de consultar no seu diário, o qual eu acompanho quando posso), intermediário faria 12. Se for levar em consideração que para o intermediário não é requisito a execução perfeita, eu acho que tá dentro.

 

Pra mim, do mesmo jeito que a barra fixa na tabela deste tópico está errada para menos, eu acho que o strengthlevel.com talvez esteja errado para mais, porque ele cria esses padrões e médias de acordo com os dados dos usuários (eu acho que é isso, posso estar enganado), daí a gente poderia dizer que nem todo mundo que diz lá pro site que faz 14 barras faz as repetições com a execução correta.

Editado por RenanTrz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/01/2022 em 08:19, RenanTrz disse:

Colegas, obrigado pelos esclarecimentos.

Eu entendi melhor a tabela e concordo com tudo nela, exceto o lance da barra fixa.

 

 

Se for pra comparar "função" de empurrar e puxar pra ter uma proporção de força, tem que levar em consideração também o sentido do movimento e quais os músculos envolvidos.

 

Supino empurra pra frente, barra não puxa pra trás que seria o oposto, puxa pra baixo. Eu acho que se for pra manter uma força proporcional entre puxar e empurrar, teríamos que comparar supino com uma remada, talvez a curvada? Aí sim. Em um ano de treino é possível chegar no intermediário, é possível chegar em 1rm de 1bw no supino, e algo próximo disso na remada curvada, talvez um pouco menos na remada pq é um exercício mais complicado de estabilizar. Ao mesmo tempo, barra fixa 1bw tu faz repetições a essa altura do campeonato.

 

Se for colocar a barra fixa versus um de empurrar oposto, acho que este seria o desenvolvimento militar (OHP). Só que daí a proporção entre os lifts não seria de 1:1 porque na barra tu usa uns puta músculos fodas e no OHP vc tem o tríceps que é bastante forte e os deltóides que são bem menos fortes. Eu faço OHP com 15kg de cada lado mais 10kg da barra totalizando 40kg, e faço menos reps do que na barra fixa com o peso do corpo, 70kg.

Por padrão, é utilizado supino e barra fixa por ser mais fácil de se manter um padrão aceitável entre indivíduos. Remada curvada é muito mais fácil de se roubar do que uma barra, assim como OHP já foi até tirado de esporte por não ter como controlar a execução padrão.

Em 03/01/2022 em 08:19, RenanTrz disse:

Na boa, qualquer Zé Mané faz UMA barra fixa com um mês de treino. No site strength level, os padrões para pull up são, com o peso do corpo, menos de 1 rep para iniciante, 6 reps para novato, 14 reps para intermediário, e por aí vai (pra quem pesa 70kg). Se for levar em consideração a tabela que foi colocada aqui, em barra fixa eu seria muito avançado, sendo que nos outros lifts, levando em consideração a técnica e ROM, eu seria tipo intermediário. Eu não acho que a minha força é tão desproporcional assim e eu sou fortão de dorsal e foda nas barras, eu acho que é a tabela que está errada na parte da barra fixa, ou então eu que tô entendendo errado alguma coisa aí, porque segundo o strength level .com eu sou intermediário nas barras também... A diferença entre os padrões é gritante, ou, novamente, eu tô entendendo algo errado. 

O principal ponto que tu não ta conseguindo entender é que, a capacidade individual de alguém para um determinado movimento, não diz absolutamente em nada sobre a capacidade para o restante da população. Como comentamos, MUITO dificilmente se vê alguém fazendo uma repetição de barra fixa, quando a faz, logo, a capacidade individual de alguém, por exemplo a tua, para esse movimento, não faz com que o parâmetro utilizado esteja errado.

Da mesma forma, pode chegar alguém aqui com uma habilidade inata de agachar, proporção corporal incrível para e falar que os números para agachamento estão errado porque ele em menor tempo já faz tudo aquilo ali então é avançado, não pode. Claro que pode, tu ter parâmetro em um determinado movimento, não faz com que o todo te encaixe lá, a unica coisa que mostra é que possivelmente tu tens uma habilidade a mais para esse movimento, seja ela por algo relacionado a estrutura corporal, seja em algo relacionado a distribuição do treino, e por ai vai.

E de novo, é um modelo de população geral, eu não concordo com ela em vários parâmetros de força não só de barra, porém, para a população geral, todos os níveis ali condizem e muito com eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/01/2022 em 08:57, RenanTrz disse:

@Alex_83

Cara, é verdade que muitos não fazem a barra com a execução perfeita, porém, é um exercício infinitamente mais fácil de corrigir a execução se comparado com... qualquer outro exercício eu acho kkkkkkkkkk ou quase.

Milhões de vezes mais fácil corrigir um supino, um OHP, qualquer exercício em máquina, um afundo, um hip thrust, e vai mais uma renca de movimento, do que barra fixa. Maioria que chega pra treinar tem o controle corporal de uma criança de 3 anos.

Em 03/01/2022 em 08:57, RenanTrz disse:

Então o que eu quero dizer é que, se um cara com alguns meses de treino faz, sei lá, 5 séries de 7 barras com o peso do corpo com a execução medíocre mas não ruim, com certeza ele é capaz de fazer pelo menos uma com a execução perfeita.

 

Outra coisa. Eu não tô dizendo que eu sou muito avançado, eu entendi que nessa tabela pra tu "passar de nível" é necessário bater todos os requisitos daquele nivel. O que eu tô dizendo é que pra mim não faz sentido eu estar dentro do intermediário em tudo nessa tabela, menos na barra fixa que eu tô explodindo pra muito avançado. Muito avançado de barra é você, não eu. Daí que eu acho que a tabela está errada na barra fixa.

Todo mundo tem algum movimento que se sobressai por N motivos. No caso da barra fixa pode simplesmente ser pelo fato de tu ser leve, já que é um movimento onde tu move a tua massa. Todavia, todos temos algum movimento que se destaca mais. Poucos são os balanceados.

Em 03/01/2022 em 08:57, RenanTrz disse:

Então, mas daí entra a questão do peso corporal. O intermediário faria 14 reps, se o peso corporal dele for 70kg. Levando em consideração que o teu peso é 82kg (acabei de consultar no seu diário, o qual eu acompanho quando posso), intermediário faria 12. Se for levar em consideração que para o intermediário não é requisito a execução perfeita, eu acho que tá dentro.

 

Pra mim, do mesmo jeito que a barra fixa na tabela deste tópico está errada para menos, eu acho que o strengthlevel.com talvez esteja errado para mais, porque ele cria esses padrões e médias de acordo com os dados dos usuários (eu acho que é isso, posso estar enganado), daí a gente poderia dizer que nem todo mundo que diz lá pro site que faz 14 barras faz as repetições com a execução correta.

E quando mais ativa a população do local onde tiram os dados, mais fora da curva pro restante vai ficar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/01/2022 em 11:40, debew disse:

Por padrão, é utilizado supino e barra fixa por ser mais fácil de se manter um padrão aceitável entre indivíduos. Remada curvada é muito mais fácil de se roubar do que uma barra, assim como OHP já foi até tirado de esporte por não ter como controlar a execução padrão.

O principal ponto que tu não ta conseguindo entender é que, a capacidade individual de alguém para um determinado movimento, não diz absolutamente em nada sobre a capacidade para o restante da população. Como comentamos, MUITO dificilmente se vê alguém fazendo uma repetição de barra fixa, quando a faz, logo, a capacidade individual de alguém, por exemplo a tua, para esse movimento, não faz com que o parâmetro utilizado esteja errado.

Da mesma forma, pode chegar alguém aqui com uma habilidade inata de agachar, proporção corporal incrível para e falar que os números para agachamento estão errado porque ele em menor tempo já faz tudo aquilo ali então é avançado, não pode. Claro que pode, tu ter parâmetro em um determinado movimento, não faz com que o todo te encaixe lá, a unica coisa que mostra é que possivelmente tu tens uma habilidade a mais para esse movimento, seja ela por algo relacionado a estrutura corporal, seja em algo relacionado a distribuição do treino, e por ai vai.

E de novo, é um modelo de população geral, eu não concordo com ela em vários parâmetros de força não só de barra, porém, para a população geral, todos os níveis ali condizem e muito com eles.

 

E isso daí faz muito sentido. Com execução correta, como o @Alex_83 bem descreveu ali, eu faço 3-4 barras e me fodendo todo. Num dia mágico saem 5, e não tenho vergonha nenhuma de dizer, e nem desisto do exercício.

Ninguém eh supra sumo em tudo, genética, individualidades, etc etc contam muito. Mesmo pq, de boa, avançado mesmo, usando ou não a tabela eu conto nos dedos nesse fórum, e eu certamente não sou um deles, tanto pela minha percepção quanto pela tabela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/01/2022 em 11:40, debew disse:

é utilizado supino e barra fixa por ser mais fácil de se manter um padrão aceitável entre indivíduos. Remada curvada é muito mais fácil de se roubar do que uma barra, assim como OHP já foi até tirado de esporte por não ter como controlar a execução padrão

 

Entendi, faz sentido.

 

Em 03/01/2022 em 11:40, debew disse:

O principal ponto que tu não ta conseguindo entender é que, a capacidade individual de alguém para um determinado movimento, não diz absolutamente em nada sobre a capacidade para o restante da população

 

Tem razão.

 

Em 03/01/2022 em 11:45, debew disse:

Milhões de vezes mais fácil corrigir um supino, um OHP, qualquer exercício em máquina, um afundo, um hip thrust, e vai mais uma renca de movimento, do que barra fixa. Maioria que chega pra treinar tem o controle corporal de uma criança de 3 anos

 

Ah cara, talvez seja por particularidades minhas, mas eu não sei se concordo totalmente com o que vc disse aqui.

Exercício em máquina realmente se corrige em segundos e depois de alguns dias o cara já tá fazendo certinho mesmo pra quem é estabanado.

Mas pra mim o OHP, o supino e talvez até uma elevação lateral são movimentos que parecem besta de tão simples mas que tem tantos detalhes para se observar, e esses detalhes são coisas que podem variar tanto de uma pessoa pra outra sobre como é certo ou errado, que pra mim são exercícios que acabam sendo complexos, e isto também pode afetar bastante o que é o desempenho QUANTITATIVO do exercício. Tipo assim, as vezes o jeito que eu faço supino que é certo pra mim, eu faço assim porque para o meu corpo em específico é menos potencialmente lesivo e porque pra mim treina os músculos com mais eficiência, mas não é necessariamente o melhor movimento no sentido de ser eficiente na geração de força, sacou? 

 

Reitero, talvez seja coisa minha, mas barra eu acho um bagulho muito natural. Realmente as pessoas entram na academia sem consciência corporal, sem saber ativar os músculos, sem coordenação motora, mas pra mim são coisas que alguém me falou, ou me mostrou, ou descreveu, ou que eu senti e na mesma hora eu já entendi, daí é só praticar e dar tempo ao tempo. Cê vai sentindo se o bagulho tá pegando a dorsal ou não e vai ajustando o movimento conforme o seu objetivo (as vezes o cara tá querendo dar um foco maior no braço memo, sei lá).

 

Tipo, o movimento do braço na articulação do ombro separado do movimento do cotovelo, o movimento da escápula, vc mexer na inclinação do tronco pra mudar o centro de gravidade e a direção do movimento pra pegar mais um músculo ou o outro, ou então pra ter mais tensão em uma parte específica do curso do movimento e tal...

 

Ou então pode ser que eu tô achando que tô fazendo minhas barras corretamente mas na verdade tá tudo errado kkkkkkkkkkkk existe essa possibilidade também! 

 

Enfim, acho que já falei demais e até desvirtuei um pouco kkkkkkkkkk mas gostei do papo, acho que vc tem razão mesmo.

 

obs: não possoais dar reações

 

Editado por RenanTrz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/01/2022 em 12:40, RenanTrz disse:

Ah cara, talvez seja por particularidades minhas, mas eu não sei se concordo totalmente com o que vc disse aqui.

Aqui não foi opinião, foi vivência de sala.

Em 03/01/2022 em 12:40, RenanTrz disse:

Exercício em máquina realmente se corrige em segundos e depois de alguns dias o cara já tá fazendo certinho mesmo pra quem é estabanado.

Mas pra mim o OHP, o supino e talvez até uma elevação lateral são movimentos que parecem besta de tão simples mas que tem tantos detalhes para se observar, e esses detalhes são coisas que podem variar tanto de uma pessoa pra outra sobre como é certo ou errado, que pra mim são exercícios que acabam sendo complexos, e isto também pode afetar bastante o que é o desempenho QUANTITATIVO do exercício.

Se for pegar os 3 exercícios aí de exemplo então, são alguns dos mais fáceis de se corrigir em um aluno, isso quando precisa corrigir. Quando eles vem de progressões bem desenvolvidas, o aluno só pega a barra e faz o OHP como se sempre tivesse feito. Se for colocar por grau de dificuldade, todo exercício de empurrar convencional é infinitamente mais fácil de ensinar do que qualquer exercício de puxar.

Em 03/01/2022 em 12:40, RenanTrz disse:

Tipo assim, as vezes o jeito que eu faço supino que é certo pra mim, eu faço assim porque para o meu corpo em específico é menos potencialmente lesivo e porque pra mim treina os músculos com mais eficiência, mas não é necessariamente o melhor movimento no sentido de ser eficiente na geração de força, sacou? 

Normalmente, fora do contexto competitivo - por causa da ponte, a posição mais eficiente do supino pra trabalhar os musculos envolvidos é a mesma que gera a maior força, justamente porque, se os músculos envolvidos consegue ficar em uma posição mais eficiente para serem utilizados, eles produziram mais força e com isso, irão movimentar mais peso.

Mas entendi o que quis dizer, porém de novo, todo "padrão" de execução, é individual.

Em 03/01/2022 em 12:40, RenanTrz disse:

Reitero, talvez seja coisa minha, mas barra eu acho um bagulho muito natural.

Com certeza é coisa tua. Como comentei, todos nós temos algum movimento ou movimentos, onde a nossa performance é MUITO superior ao restante.

Em 03/01/2022 em 12:40, RenanTrz disse:

Realmente as pessoas entram na academia sem consciência corporal, sem saber ativar os músculos, sem coordenação motora, mas pra mim são coisas que alguém me falou, ou me mostrou, ou descreveu, ou que eu senti e na mesma hora eu já entendi, daí é só praticar e dar tempo ao tempo. Cê vai sentindo se o bagulho tá pegando a dorsal ou não e vai ajustando o movimento conforme o seu objetivo (as vezes o cara tá querendo dar um foco maior no braço memo, sei lá).

 

Tipo, o movimento do braço na articulação do ombro separado do movimento do cotovelo, o movimento da escápula, vc mexer na inclinação do tronco pra mudar o centro de gravidade e a direção do movimento pra pegar mais um músculo ou o outro, ou então pra ter mais tensão em uma parte específica do curso do movimento e tal...

 

Enfim, acho que já falei demais e até desvirtuei um pouco kkkkkkkkkk mas gostei do papo, acho que vc tem razão mesmo.

 

obs: não possoais dar reações

 

Melhor coisa é papear sobre os assuntos e construir linhas de pensamento sobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cheguei de paraquedas aqui e li toda a discussão. É muito bacana ver todos os pontos de vista de pessoas civilizadas conversando. Dando minha opinião pessoal, acho muito mais fácil executar um exercício de empurrar do que puxar. O motivo? Para mim o controle das escápulas é algo muito difícil, tanto por não estar vendo o que está acontecendo lá nas costas quanto por não ter ainda uma boa mobilidade escapular. Novamente, obrigado pelo tópico com tantas discussões legais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/01/2022 em 12:57, gustavooliver71 disse:

Cheguei de paraquedas aqui e li toda a discussão. É muito bacana ver todos os pontos de vista de pessoas civilizadas conversando. Dando minha opinião pessoal, acho muito mais fácil executar um exercício de empurrar do que puxar. O motivo? Para mim o controle das escápulas é algo muito difícil, tanto por não estar vendo o que está acontecendo lá nas costas quanto por não ter ainda uma boa mobilidade escapular. Novamente, obrigado pelo tópico com tantas discussões legais.

 

Posso estar falando besteira, mas isso é aprendizado neuromuscular. Se tivéssemos uma educação física com mais recursos nas escolas eu creio que muitos teriam capacidade de recrutar bem melhor em diversos exercícios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...