Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Versão 2.0] Qual o volume ótimo para a hipertrofia?


Lucas, o Schrödinger

Posts Recomendados

Saiu um tópico sobre essa questão de volume no blog hipertrofia.

https://www.hipertrofia.org/blog/2020/11/24/volume-de-treino-para-hipertrofia/

 

E postaram uma tabela referente a recomendações de volume para cada grupo muscular, de acordo com o Mike Israetel.

https://imgur.com/kSHyoHU

 

O que achei "estranho" é que o volume do tríceps é menor do que o bíceps de acordo com o range ideal proposto, sendo que o mesmo é o maior em questão de cm³ consequentemente aguentando maior tensão mecânica.

 

E a tão famosa questão, o texto aborda ir aumentando 2 sets por semana se começando e 10 para cada grupo muscular, mas consequentemente até quando isso seria viável sendo que um pouco tempo você alcançaria a recomendação proposta pelo autor, e até quando isso pode ser produtivo para naturais x hormonizados, visto que alguns recomenda de 30-40 séries para pontos fracos por semana.

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

13 minutos atrás, yCARE- disse:

O que achei "estranho" é que o volume do tríceps é menor do que o bíceps de acordo com o range ideal proposto, sendo que o mesmo é o maior em questão de cm³ consequentemente aguentando maior tensão mecânica.

 

Eu acho que é por conta da ideia de que trabalhamos mais tríceps nos compostos de empurrar do que bíceps nos de puxar. O mesmo vale pro deltoide anterior, que ficou com um volume bem menor do que o posterior na tabela, justamente por conta do anterior ser mto trabalhado em supinos e desenvolvimentos e o posterior ser pouco trabalhado em remadas e barras.

 

15 minutos atrás, yCARE- disse:

E a tão famosa questão, o texto aborda ir aumentando 2 sets por semana se começando e 10 para cada grupo muscular, mas consequentemente até quando isso seria viável sendo que um pouco tempo você alcançaria a recomendação proposta pelo autor, e até quando isso pode ser produtivo para naturais x hormonizados, visto que alguns recomenda de 30-40 séries para pontos fracos por semana.

 

Israetal recomenda ciclar o volume. Por exemplo:

 

14853196_1467674303249755_91357097762196

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Schrödinger disse:

 

 

 

 

Israetal recomenda ciclar o volume. 

Mas isso daí é pra atleta profissional ou pode aplicar pra todo mundo?

 

Se uma pessoa que faz seu treino e sua dieta certinhos, mas sem grandes ambicöes, vai ter um ganho significativamente maior com essa abordagem, na sua opiniäo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Torf disse:

Mas isso daí é pra atleta profissional ou pode aplicar pra todo mundo?

Pode ser aplicado pra qualquer um.

 

17 minutos atrás, Torf disse:

 

Se uma pessoa que faz seu treino e sua dieta certinhos, mas sem grandes ambicöes, vai ter um ganho significativamente maior com essa abordagem, na sua opiniäo?

Eu acho que periodizar treinos de hipertrofia não tem grande valia. Claro, criar mecanismos de descansos/deloads periódicos pode ser legal pra evitar lesões no médio e longo prazos. Além disso, tem o fator lúdico da variação.

 

Mas isso sou eu. Tem uma galera que acha interessante a ideia.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Schrödinger disse:

Pode ser aplicado pra qualquer um.

 

Eu acho que periodizar treinos de hipertrofia não tem grande valia. Claro, criar mecanismos de descansos/deloads periódicos pode ser legal pra evitar lesões no médio e longo prazos. Além disso, tem o fator lúdico da variação.

 

Mas isso sou eu. Tem uma galera que acha interessante a ideia.

 

 

 

 

 

Concordo demais. A questão do deload é mais "psicológica" do que físiologica, falando em termos de benefícios para a Hipertrofia. Porém sabemos que o emocional está estritamente ligado a adesão de longevidade do plano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Schrödinger disse:

 

Eu acho que é por conta da ideia de que trabalhamos mais tríceps nos compostos de empurrar do que bíceps nos de puxar. O mesmo vale pro deltoide anterior, que ficou com um volume bem menor do que o posterior na tabela, justamente por conta do anterior ser mto trabalhado em supinos e desenvolvimentos e o posterior ser pouco trabalhado em remadas e barras.

 

 

Israetal recomenda ciclar o volume. Por exemplo:

 

14853196_1467674303249755_91357097762196

Qual seria o problema de trabalhar somente no MAV e MRV ? Considerando um natural, que treina cada grupo muscular 1x na semana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Guilherme Emanoel disse:

Qual seria o problema de trabalhar somente no MAV e MRV ? Considerando um natural, que treina cada grupo muscular 1x na semana

MRV é o máximo recuperável, então trabalhar só nessa faixa o tempo todo vai ser ruim, O ideal é trabalhar no MAV a maior parte do tempo.

 

Um cara no reddit fez uma calculadora de MRV:

 

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1aooEN-FaFzTsSd4W_ZCTQAWaMMPQ8x-Rrm5eOmdrFrA/edit

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Schrödinger disse:

MRV é o máximo recuperável, então trabalhar só nessa faixa o tempo todo vai ser ruim, O ideal é trabalhar no MAV a maior parte do tempo.

 

Um cara no reddit fez uma calculadora de MRV:

 

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1aooEN-FaFzTsSd4W_ZCTQAWaMMPQ8x-Rrm5eOmdrFrA/edit

Se trabalharmos somente no MRV vamos apenas recuperar o musculo e não conseguiremos a supercompensação?

 

Ja no MAV recuperamos e supercompensamos? É isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Guilherme Emanoel disse:

Se trabalharmos somente no MRV vamos apenas recuperar o musculo e não conseguiremos a supercompensação?

 

Ja no MAV recuperamos e supercompensamos? É isso?

Basicamente

Entretanto não pode pensar apenas no músculo. Quanto mais tempo ficar batendo no MRV, a carga fisiológica vai começar a pesar pelo acúmulo de pancada.

Nisso acaba entrando em overreaching não funcional e o trem descarrilha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, debew disse:

Basicamente

Entretanto não pode pensar apenas no músculo. Quanto mais tempo ficar batendo no MRV, a carga fisiológica vai começar a pesar pelo acúmulo de pancada.

Nisso acaba entrando em overreaching não funcional e o trem descarrilha

Entendi mano, mas em relação as series efetivas, esses sets semanais consideram todas series que foram executadas no treino? Ou somente as que foram alcançada a 'falha'? 

 

Num supino, a 1° serie nem sempre alcanço a 'falha', mas deixo 1 no tanque, pra de fato nas 3 ultimas series buscar 100% da capacidade de esforço, seria contabilizado 4 series ou somente as 3 'pesadas' para calculo semanal de serie?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...