Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Versão 2.0] Qual o volume ótimo para a hipertrofia?


Lucas, o Schrödinger

Posts Recomendados

2 horas atrás, VYD disse:

Nao sei se tu entendeu porque vc disse "a ciencia nos mostra" mas tudo o q eu disse que "achei" nao é o que eu sei/acho que é verdade, foram todas afirmacoes da ciencia mostrando também, em estudos de profissionais conhecidos mundialmente da área, sacas? com todas informacoes de estudos que eu inclusive poderia também "explicar o porque" replicando os motivos mas como disse pro grande Schrödinger, aí seria a sua visao contra a deles, essa é a questao.

O ponto é justamente que, o achado de um estudo não exclui o que outro estudo fala, a não ser que TODOS os A+B seja colocados a prova - como parece ser o que Menno fez e vou ler depois.

Por exemplo, se uma porrada de estudos mostrou que NELES houve um teto de 20sets e que além disso não obtiveram nenhum resultado extra, porém, logo após veio um outro estudo de outro pesquisador mostrando que 40sets foram superiores, esse último por sua vez não descaracteriza os anteriores, só abre um leque maior de possibilidade, onde vai depender da interpretação do profissional que o está lendo.

No meu caso, como informei lá em cima, para mim isso não refuta a hipotese de limite de sets efetivos em +-20sets/semana, apenas mostra que existe a possibilidade de que para um determinado público, um maior volume gere maior resultado, o que é totalmente óbvio e compreensível.

2 horas atrás, VYD disse:

Por exemplo nessa parte da proteína, o estudo do Eric Helms realmente apontou em seu estudo os efeitos positivos da proteína no cutting mas o Menno fez um artigo apontando todas as "falhas" deste estudo finalizando que a pesquisa de Eric Helms não comprova a teoria de que você precisa de mais proteína em um cutting e ainda fala que teoricamente, podemos até precisar de menos, já que o metabolismo das proteínas do corpo se torna mais eficiente no cutting.

https://mennohenselmans.com/eric-helms-protein/

A questao é: Novamente, Como eu discordo de um cara desses com a credibilidade que ele tem nessa área?se pelo menos fosse em outra área, mas ele é um dos gurus da parte de proteína, isso que é tenso.

Aqui entra a mesma questão, existem vários artigos com intervenções em vários públicos diferentes verificando os resultados de recomposição corporal com dietas em ingestões altas e baixas de proteína, dando resultados mais favoráveis para proteína alta. No todo, isso faz com que o mais indicado seja isso, não significa que se a pessoa optar por outro caminho possa perder todos os musculos do corpo - #sarcasm -, porém, que temos uma base grande de evidências em cima de altas ingestões de proteínas sendo mais benéficas para determinadas intervenções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

O maior cego é aquele que não ver.

 

Usar um único artigo para defender o seu ponto de vista e ficar na sua bolha de conforto não é ciência.  Sempre vai ter algo refutando, sempre vai ter contrapondo idéias, ou somando. A questão de volume de treino é uma delas. Antigamente volume era rei, depois volume é vilão, depois volume rei novamente mas nem tanto volume, agora alguns estudos mostrando que nem se sabe qual esse teto de volume. Fica os meus agradecimentos pelo posicionamento sempre sensato e por agregar ao fórum por parte do Debew e Shrodinger ( o fórum não está aceitando marcações de perfis )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como vc já deve saber o Menno sempre imbute outros estudos que também sustentam a opiniao dele, como nesse da proteína tem bem uns 3 a 4 estudos pra mais entao eu nao diria que tem essa "base grande de evidencias", pode até ter, mas isso nao garante que também existe uma base grande também do outro lado.. Aí a questao é tu saber a quantidade de estudos prós e contras e entrar em um consenso, porque pro menno defender acho difícil que essa base de evidencias pró proteínas altas seja tao grande assim.

Enfim, eu nao tomei nenhum lado ainda, escolherei tres grandes conhecedores nas áreas e vendo suas opinioes chegarei em um consenso pra aplicar em mim.

Eu só acho errado por exemplo ser afirmado por exemplo que "proteínas no cutting sao necessárias" sem um adicional de "ainda que existam estudos contrários", pois se nem PHDs que estudaram 6 a 10 anos e estudam todos os dias chegam em um consenso, o que nós seres comuns perto desses monstros podemos afirmar?

Mas isso é um ponto de vista e opiniao, há quem use como certeza, eu particularmente acho errado, tanto que depois de ver tantas coisas contrárias tenho até receio de continuar ajudando pois se nem esses caras que vivem disso tem certeza do que fazem quem dirá um bacharelando..

 

  

1 minuto atrás, frankx disse:

O maior cego é aquele que não ver.

 

Usar um único artigo para defender o seu ponto de vista e ficar na sua bolha de conforto não é ciência.  Sempre vai ter algo refutando, sempre vai ter contrapondo idéias, ou somando. A questão de volume de treino é uma delas. Antigamente volume era rei, depois volume é vilão, depois volume rei novamente mas nem tanto volume, agora alguns estudos mostrando que nem se sabe qual esse teto de volume. Fica os meus agradecimentos pelo posicionamento sempre sensato e por agregar ao fórum por parte do Debew e Shrodinger ( o fórum não está aceitando marcações de perfis )


Nao é questao de nao querer ver bro, nao é apenas um artigo com UM  estudo, como disse pro Debew, menno sempre usa outros estudos sustentando sua opiniao, ou seja, nao se trata apenas de um e sim 3, 4, 5.. E por aí vai dependendo do artigo.

Fosse só por um estudo realmente viveria numa bolha, n teria sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, VYD disse:

A questao é: Novamente, Como eu discordo de um cara desses com a credibilidade que ele tem nessa área?se pelo menos fosse em outra área, mas ele é um dos gurus da parte de proteína, isso que é tenso.

 

Pra a gente não ficar num tópico de treinamento discutindo sobre proteína, faz o seguinte: vai lá no tópico Porque praticar uma alta ingestão de proteínas e dê uma olhada em todas as referências postadas no tópico (não só no post inicial, mas no decorrer do tópico) e, se vc ainda não estiver convencido, a gente debate lá.

 

Dica: leia opiniões, artigos e estudos de muita gente antes de tirar as conclusões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não queria entrar no tópico das proteínas, mas Menno realmente disse que o corpo precisa de menos proteína em déficit. WTF! Isso é completamente debil mental, bixo. Não é por acaso que Lyle acha Menno um retardado...

 

Eric faz o favor de explicar na resposta ao artigo no final do mesmo link postado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Schrödinger disse:

 

Pra a gente não ficar num tópico de treinamento discutindo sobre proteína, faz o seguinte: vai lá no tópico Porque praticar uma alta ingestão de proteínas e dê uma olhada em todas as referências postadas no tópico (não só no post inicial, mas no decorrer do tópico) e, se vc ainda não estiver convencido, a gente debate lá.

 

Dica: leia opiniões, artigos e estudos de muita gente antes de tirar as conclusões.

Eu nem tirei conclusao ainda.. Sinceramente eu estou perdido, nem tópicos consigo responder mais nessas questoes "extremamente duvidosas" pra ajudar aos outros, eu vou ver o que faco, também vendo esse tópico, ainda que seja antigo e alguns compartilhavam a opiniao de proteina 1,2g/kg do passado com certeza é de grande valia, obrigado por compartilha-lo

34 minutos atrás, Schrödinger disse:

Eu não queria entrar no tópico das proteínas, mas Menno realmente disse que o corpo precisa de menos proteína em déficit. WTF! Isso é completamente debil mental, bixo. Não é por acaso que Lyle acha Menno um retardado...

 

Eric faz o favor de explicar na resposta ao artigo no final do mesmo link postado.

nao tinha notado a resposta, verei a mesma, obrigado novamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/10/2020 em 16:08, Power_tr00 disse:

o volume ótimo é o que o paulo gentil não indica kkkkk

Mano, esse cara no YouTube vive falando que tudo é a mesma porcaria e que quem toma bomba não precisa nem malhar que fica mais forte que um natural que malha kkkkk outra perola dele é dizer que supino não é pra peito e que não há necessidade de fazer biceps pra quem faz puxada, independentemente da pegada kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Schrödinger esses sets que vc diz é por treino (seção) ou semana? Outra dúvida é, a grosso modo, se eu conseguisse fazer exercícios isolados (possibilidade), qual seria o volume ideal para cada músculo, isso com 1 rep de reserva (10 reps até perto da falha)? E se mesmo conseguindo isolar tudo, ainda assim existiriam diferenças para quantidade sets por musculo devido as diferenças de tamanho de cada musculo? Tipo, normalmente as pernas, costas, peito e abdomen são os músculos grandes do corpo, mas suponhamos a individualidade biológica de cada um, por exemplo: um individuo pode ter mais massa óssea, um individuo pode ter um triceps mais encurtado, um individuo pode ter um abdomen maior do que o normal por causa do tamanho do seu tronco em relação ao tamanho da pernas, ou o oposto também (tipo, não sei se vocês já reparam pelas fotos que Arnold tinha as pernas alongadas em relação ao seu tronco). Entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, baguncinha disse:

Entendeu?

não mto rsrsrs

 

Eu coloquei no post inicial mais ou menos qual seria o "teto" de volume por sessão de treinamento e fiz as considerações sobre tipos de exercícios, frequência, distância da falha, etc.

 

Pra isoladores a regra geral é metade do volume. Mas aí é regra geral, só pra ter como parâmetro.

 

Vou pegar aqui como exemplo as reps efetivas de quadríceps em um treino de pernas:

 

Agachamento 5x5 RIR 2 -> 15 reps efetivas

RDL 3x8 -> não conta reps efetivas pro quadríceps

Retro avanço 2x10 RIR 2 -> 6 reps efetivas

Extensora 2x10-20 (RIR 0: falha) -> 10 reps efetivas

Flexora 2x10-20 (RIR 0: falha) -> não conta reps efetivas pro quadríceps

 

Lembrando que isso aqui não é ciência exata, serve só pra ter como parâmetro, pra fazer uma avaliação inicial se o treino tá com um volume baixo, médio ou alto, o treino ficou com ~31 reps efetivas pra quads, o que tá ali perto do teto, então ficou um bom volume. Dá pra usar um volume menor e ter bons resultados e, a depender da pessoa, dá pra usar volumes maiores do que isso também, sem problemas - principalmente em treinos de pernas, que comportam mais volume.

 

Daria pra fazer um segundo dia de treino com mais ou menos essa formatação, mas pra um terceiro já acho que complicaria pra maioria das pessoas.

 

Um detalhe é que fazer extensora até a falha de verdade dói. A maioria das pessoas que diz que falha não chega a falha mesmo, daí a necessidade de mtas vezes usar um volume maior - o que também não é problema, basta fazer alguns sets a mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...