Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Opti-Men e multivitaminicos agindo em nossa mente!


Lucas Lopes Santos

Posts Recomendados

Olá pessoal , faz tempo que não posto nada aqui porém esses dias me surgiu umas dúvidas que estou discutindo em forums gringos (sendo ou não de musculação).

Acho que essa é uma discussão que tem pouco estudo , pois eu mesmo tive que escavar fundo na internet pra achar conteúdo sobre este assunto. 

Resumindo.... A cerca de 4 meses atrás comprei meu primeiro multivitaminico da ON, o Opti-Men. Li muita análise na gringa e a maioria deles indica esse multi, porém um efeito dele me chamou atenção, o fato de "mexer" com nossa mente. Depois de alguns dias tomando 3 capsulas por dia, notei que em alguns momentos do dia minha mente entrava num estado de euforia, ou seja de agitação intensa. Tudo parece passar mais devagar nesse momento, eu fico mais "conversador" e curto minhas músicas muito mais, quando tiro um tempo para ouvi-las. 

 

Achei que era efeito placebo, mas quando fui no site da amazon ver a review do produto, muitas pessoas relataram: Mais energia mental, menor fadiga , mais disposto no trabalho/academia, o dia se tornou mais produtivo e por estranho que pareça : Mais FELIZ.

 

Isso me intrigou, como um multivitaminico pode nos deixar eufóricos e mais felizes ? É claro que algumas pessoas são mais propensas a essas mudanças, cada corpo é um corpo, e tem gente que mesmo assim nem percebe, por que simplesmente não repara nessas nuances.

O que causa isso? Qual nutriente dentro da fórmula causa esse estado, ou é mais um conjunto de tudo?

 Eu procuro esse estado de euforia as vezes, por que me sinto bem, relaxado, mais feliz e tudo se torna mais produtivo, ja assistiram aquele filme que o cara toma uma capsula pra aumentar a capacidade da mente? É mais ou menos assim que eu me sinto nesse estado de euforia. Sem muitos exageros, mas me traz  paz, calma e felicidade. É como se, minha vida fosse nesse estado eu seria a pessoa mais feliz do mundo , mas depois de meia hora o efeito passa hahahah

E eu não sei controlar isso, não sei o que causa e por que causa. Tem dia que nem sinto isso, mas tem dia que sinto.

 

Algo que a ciência vai descobrir ainda, e explorar mais pra frente? Talvez, mas gostaria de saber a opinião de vocês , ja sentiram isso tomando algum multivitaminico ou qualquer coisa que seja?(Café, estimulantes, etc..)?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

9 minutos atrás, BartSimpson disse:

pesada essa dorga aí hein fera?! 

 

não mijou kriptonita? 

 

E o viri blend, não te deixou galudãO? 

 

A cor da urina muda sim , fica bem mais colorida. Não é droga amigo, café por exemplo, uma das bebidas mais usadas no mundo todo, tem efeito na sua mente :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que possui efeito é fato, o que ainda não descobri , é se ele é tangível pra todas as pessoas ou só algumas sentem isso.

Se vc disse que vitaminas e mineiras tem influencia , então creio que jamais vou descobrir a real causa pro efeito que procuro, até por que os multivitaminicos como esse, são recheados com diversos tipos de vitaminas e minerais :( 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega... Tem um documentário que vi, acho que é o Food Matters... Que tem muita bobagem... Mas numa dada parte dele, que vai meio pra uma área ortomolecular.. ele fala sobre as vitaminas do complexo B, e que o criador do AA(Alcoólicos anônimos) costumava indicar doses altas de vitamina B3(niacina) para tratar a depressão que vinha geralmente no fim do alcoolismo com as crises de abstinência. Então isso não é algo necessariamente novo, existe uma discussão ampla sobre os efeitos do zinco e das vitaminas do complexo B no estado mental de uma pessoa, e o multivitaminico que você referiu,vespecificamente, tem muita concentração de vitaminas do complexo B.

 

Achei a transcrição do trecho:

http://valedodaniel.blogspot.com/2017/07/vitamina-b3-e-o-alcoolismodepressao.html

Não vou colar aqui o trecho todo pra não ficar muito grande.

Editado por KramerOtakuFedido
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, BartSimpson disse:

esperamos tb q não tenha comprado no ML batizado

Voce é um trollzinho né amigo ? Da uma lida nas reviews e tire suas próprias conclusões (Se souber ingles): https://www.amazon.com/OPTIMUM-NUTRITION-Opti-Men-Multivitamin-Supplement/dp/B0015R3AAO

11 minutos atrás, KramerOtakuFedido disse:

Colega... Tem um documentário que vi, acho que é o Food Matters... Que tem muita bobagem... Mas numa dada parte dele, que vai meio pra uma área ortomolecular.. ele fala sobre as vitaminas do complexo B, e que o criador do AA(Alcoólicos anônimos) costumava indicar doses altas de vitamina B3(niacina) para tratar a depressão que vinha geralmente no fim do alcoolismo com as crises de abstinência. Então isso não é algo necessariamente novo, existe uma discussão ampla sobre os efeitos do zinco e das vitaminas do complexo B no estado mental de uma pessoa, e o multivitaminico que você referiu,vespecificamente, tem muita concentração de vitaminas do complexo B.

 

Achei a transcrição do trecho:

http://valedodaniel.blogspot.com/2017/07/vitamina-b3-e-o-alcoolismodepressao.html

Não vou colar aqui o trecho todo pra não ficar muito grande.

Hmm interessante. Pode ser que tenha relação, a % de vitaminas B passa dos 2800% em B6 e 4000% em B12 do valor diário. 

Bom , o intuito do tópico foi mais pra relatar esse "efeito colateral" de multivitaminicos com altas dosagens, pra quem esta desavisado (como eu que nao tinha idéia de que isso aconteceria)

Acho que na maior parte dos casos, quem toma esse multivitaminico e outros com alta dosagem se surpreende com esse efeito positivo no seu dia....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

https://examine.com/nutrition/do-you-need-a-multivitamin/

 

Citar

Mood

All right, so a multivitamin won’t likely add years to your life; but could it add life to your years? In other words, can taking a multivitamin give you more energy or make you feel happier?

Your brain, like all your other organs, needs nutrients to function properly. Deficiency diseases (such as anemia, scurvy, and pellagra) cause tiredness and mood issues, notably symptoms of depression.[50][51][52] Deficiency diseases are typically the results of severe deficiencies, however; so would a mild deficiency have a perceptible effect on your mood?

A 2013 meta-analysis of clinical trials[53] found that, when given multivitamins, adults without clinical disorders experienced mild improvements in anxiety, hostility, stress, fatigue, and clarity of thought. Improvements in depression, however, didn’t reach statistical significance.

Overall, this sounds like good news, but there are three caveats:

  1. Many of the studies included in this meta-analysis weren’t typical multivitamin studies. They often used high doses of B vitamins along with a few minerals, and the meta-analysis found that high doses of B vitamins tended to yield better results than lower doses.
  2. Several of the studies were industry funded, and there were too few studies overall to do a proper subgroup analysis comparing the industry-funded studies with the other studies.
  3. Blinding a multivitamin study can be difficult (multivitamins tend to alter urine’s color) and the placebo effect can be potent when it comes to mood.

Since that meta-analysis was published, various other studies have examined the effects of multivitamins on mood.[54][55][56][57][58] These studies had mixed results but largely continued the trend of suggesting that supplementation with micronutrients can benefit mental health.

Multivitamins likely improve a number of subclinical mood symptoms in people whose nutritional status is low, but this tentative conclusion would need to be confirmed by a new review — one that would evaluate evidence quality.

 

Me parece exagero euforia, etc apenas por tomar vitamina em doses cavalares... mas faltando vitaminas na dieta talvez fosse melhorar mais seu humor, fadiga, etc

 

Mas se quiser ver pesquisas pra cada uma das vitaminas: https://examine.com/supplements/vitamin/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...