Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida - Absorção de Nutrientes


LucasMMT

Posts Recomendados

Fala Marombas, beleza? Bom, estou a pouco mais de 2 meses seguindo a dieta flexível e tenho tido bons resultados. Porém, surgiu uma dúvida recentemente quanto à absorção dos nutrientes.

 

Existe um limite por refeição de nutrientes que nosso organismo pode absorver? Pergunto isso pois eu sou ectomorfo e estou ingerindo 3700Kcal diariamente para ter ganhos, e pra facilitar na hora de bater os macros, a forma que eu encontrei foi bater o máximo possível até às 15h da tarde pois no período da noite não tenho tempo.

 

Sendo assim, pela manhã eu faço um bolo super calórico. Seguem os macros dele: 1064Kcal, 127g carbo, 33g gordura, 60g proteína, 13g fibra.

A dúvida é, eu posso perder algum desses nutrientes por incapacidade de absorção do meu organismo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador
18 minutos atrás, LucasMMT disse:

Existe um limite por refeição de nutrientes que nosso organismo pode absorver? 

Não nas quantidades que você está ingerindo. Não se preocupe, o corpo humano é extremamente eficiente em absorver os macronutrientes da dieta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há estudos relatando que a quantidade média de proteína que o corpo humano consegue absorver são em torno de 7 a 9 gramas por hora, já carbos e gorduras não sei dizer.

 

Mas isso é só estudo com um grupo restrito de atletas de alto desempenho, não vale pra todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, A.Costa disse:

Há estudos relatando que a quantidade média de proteína que o corpo humano consegue absorver são em torno de 7 a 9 gramas por hora, já carbos e gorduras não sei dizer.

 

Mas isso é só estudo com um grupo restrito de atletas de alto desempenho, não vale pra todos.

Já me falaram sobre isso também, a dúvida que sempre tive era: Se ingerir uma quantidade alta de proteínas em uma refeição, o organismo consegue absorver tudo mesmo que demore ou eu perco alguma parte da proteína ingerida?

 

Sempre tive essa dúvida, como não consigo fazer várias refeições por dia, eu procuro refeições extremamente calóricas e, já vi muitos atletas fazendo isso também, o que ia contra esse estudo. Mas, de qualquer forma, a única forma que consigo manter a dieta é fazendo essas refeições super calóricas, mas sempre procuro mesclar bem os macros pra tentar manter a insulina em um nível bacana.

 

Um exemplo, nesse bolo que faço pela manhã, uso o Mass 17500 da Max, e sei que ele é uma bomba de carboidrato simples, então utilizo junto da aveia e do Whey para diminuir a velocidade de absorção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
46 minutos atrás, A.Costa disse:

Há estudos relatando que a quantidade média de proteína que o corpo humano consegue absorver são em torno de 7 a 9 gramas por hora, já carbos e gorduras não sei dizer.

 

Mas isso é só estudo com um grupo restrito de atletas de alto desempenho, não vale pra todos.

sqn

 

https://jissn.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12970-018-0215-1

 

Citar

Based on the current evidence, we conclude that to maximize anabolism one should consume protein at a target intake of 0.4 g/kg/meal across a minimum of four meals in order to reach a minimum of 1.6 g/kg/day. Using the upper daily intake of 2.2 g/kg/day reported in the literature spread out over the same four meals would necessitate a maximum of 0.55 g/kg/meal.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, krebz disse:

Muito bom artigo, porém, ele não cita a absorção por hora, que foi o que eu citei, mas foi só a título de curiosidade mesmo.

 

O artigo diz respeito a quantidade máxima por refeição, o que se encaixa melhor ao tópico do que a minha resposta.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
5 horas atrás, A.Costa disse:

Muito bom artigo, porém, ele não cita a absorção por hora, que foi o que eu citei, mas foi só a título de curiosidade mesmo.

 

O artigo diz respeito a quantidade máxima por refeição, o que se encaixa melhor ao tópico do que a minha resposta.

 

putz, eu interpretei mal teu post anterior, achei que estava indicando ele comer menos proteinas na refeição pois o corpo digere+- 7g proteina em uma hora. Sonhei aqui, foi mal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, LucasMMT disse:

Aproveitando esse tópico já aberto, também devo contabilizar na dieta suplementos como creatina, bcaa, glutamina e etc?

Creatina não, é muito pouco, 5g não faz diferença.

 

Já os em negrito, não há necessidade alguma de tomar, se já comprou, termine os potes, se ainda não comprou, não compre, é desperdício de dinheiro. São suplementos caríssimos que precisam de doses entre 20 a 40g de cada um por dia pra começarem a ter efeitos, e os efeitos só são notados em atletas em preparação para competir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...