Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Karate - Pra quem gosta.


Wesley Pinto

Posts Recomendados

29 minutos atrás, Felipe A.B disse:

O interessante é perceber que as técnicas de karate são superiores ao muay thai e boxe quando o assunto é defesa pessoal ou vale tudo (não estou falando do MMA moderno cheio de rounds e regras).

Já treinei bastante boxe e muay em academias para ver o que rolava e percebi que o uso de luvas de boxe (8 onças pra cima) torna a luta absolutamente irreal, para quem defende os golpes não ultrapassam a guarda gerando uma ilusão de defesa, pois na vida real os socos passam sim e secos a guarda alta, e a melhor maneira de se defender é mantendo um controle dos ângulos e a distância correta. O Machida bateu em muito bombado boxer do UFC apenas usando a distância e deai ( e também a técnica de trapping), era lindo ver os adversários sequer entenderem o que acontecia.

De certa forma o McGregor tem usado o mesmo conceito, guarda baixa, controle de distância e antecipação refinada.


É isso, Sensei Carlão sempre diz que Karate é distância, atenção e tempo de luta. Nenhuma arte treina isso, mas se eu te falar que em o karate de Okinawa treina esse conceito de distância? Lá eles usam muito conceitos de luta in fight, tem conceito de distância mas não igual ao Karate após ir para o japão onde sofreu influência linear do Kendo. 

Sempre digo que o problema do Machida nos ultimos anos foi se abrir demais para outras artes, treinar com boxeadores e muayteiros, e deixar o Karate, o Kata, Kihon, Jyu Ippon Kumite, Kihon Kumite, Shiai Kumite de lado. Machida era o Machida quando você o via no Jungle e sabia que no ano passado ele estava no Brasileiro da CBKT ou JKA-BR. Onde ele agia dentro do Karate e reagia com Karate, lutava como se tivesse fazendo Jyu Ipom Kumite. Era lindo ver. 

Sobre o McGregor tenho acompanhado muito, mas não as lutas, e sim os treinos, ainda mais com sua união ao Ido Portal e o conceito de Movimentos Naturais e Treinos para Movimento. Que hoje é parte do meu treino complementar de calistenia e força. Engraçado de pensar que lá atrás Asai falou de levar o Karate para uma movimentação mais natural :D.  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Uma vez perguntei para o meu sensei, 4º Dan, porquê o karatê não tinha luta de solo.

 

Ele simplesmente respondeu: o karatê é tão fatal e eficiente, que acaba com o inimigo com um único golpe em pé.

 

Enfim, isso ficou na minha cabeça, e olha que fazem anos que eu perguntei isso. Realmente, o Deai do Karatê é uma das maiores vantagens dessa arte.

 

Um exemplo que sempre vem à minha cabeça é o Deai do Lyoto contra o Ryan Bader

 

 

Editado por Minato Namikaze
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Minato Namikaze disse:

Uma vez perguntei para o meu sensei, 4º Dan, porquê o karatê não tinha linha luta de solo.

 

Ele simplesmente respondeu: o karatê é tão fatal e eficiente, que acaba com o inimigo com um único golpe em pé.

 

Enfim, isso ficou na minha cabeça, e olha que fazem anos que eu perguntei isso. Realmente, o Deai do Karatê é uma das maiores vantagens dessa arte.

 

Um exemplo que sempre vem à minha cabeça e o Deai do Lyoto contra o Ryan Bader

 

 


Mas ai que tá, Shotokan e demais vertentes que se niponizaram não tem solo. O que é solo? São as torções, quebramentos e pontos de pressão em outro plano que não de pé. Só isso.  Karate na origem é muito baseado nisso. Alguns Katas são só isso e poucos sabem, o inicio do Heian Nidan é praticamente um ArmLock. 

A questão é achar que na vida real atual ou no passado as pessoas ficariam duelando no chão como o Jiu ensina. Não. Na verdade seria como o Judo ensina (apesar de não ensinar mais). Derruba e finaliza. Quando a pessoa cai, ainda mais em superficie dura, o choque atordoa, dai é finalizar. Muitas das coisas também podem ser o primeiro golpe, executar de pé, e vemos no KravMagá, no primeiro movimento do Heian Nidan, no Sandan, No Bassai, no Tekki é projeção. E por ai vai.

Se estudar os Bunkais estará lá. Nakayma que é parte dessa enxugada no Karate, por isso não podemos nos limitar somente a um estilo, e pior tem quem se limite a só uma escola, tipo JKA vs WKF. 

Karate é um corpo muito grande, em que cada estilo representa um sistema, cada escola um orgão, cada dojo uma célula. Tudo de uma sociedade enorme chamada As Artes Marciais. (para gerar confusão, Boxe e Judo olimpico não são artes marciais, são esportes de luta, TKD olimpico tb, e quem se resume a praticar Karate só para o Shiai entra na mesma condição).  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As artes japonesas sofreram muitas mutilações para serem aceitas pelo público. O judo que era judô tradicional possuia ne waza (solo) com praticamente tudo o que os Gracie possuem, mais alguma criação que outra do Hélio Gracie; mas isso foi suprimido para o judo se tornar um esporte nacional. No judo antigo haviam alguns golpes perigosos de quebramento de braços usando movimentos explosivos - o que foi totalmente retirado da arte pois é até mesmo difícil treiná-los. O karate possui muitos desses golpes, basta prestar atenção aos katas.

 

Recentemente um japa usou uma técnica dessas, dá uma olhada:

 

Enfim, o que se treina na WKF é apenas uma brincadeira, ponta do iceberg, karate tradicional possui até mesmo alguns "pózinhos" de aikido, chaves, torções, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Golpe perigosíssimo, parece que tem no bunkai do heian sandan mesmo, nunca me liguei achava que era uma queda no máximo ao estilo ippon seoinage.

 

Tem muito bunkai postado no ytube com esse movimento como uma queda, mas acho que realmente seria um movimento mais propício ao quebramento rápido de braço pois além da rotação existe o hikite. O japa provou que funciona até no MMA, e não duvido proibirem esse tipo de golpe ( o oponente não tem nem como bater)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Felipe A.B disse:

Golpe perigosíssimo, parece que tem no bunkai do heian sandan mesmo, nunca me liguei achava que era uma queda no máximo ao estilo ippon seoinage.

 

Tem muito bunkai postado no ytube com esse movimento como uma queda, mas acho que realmente seria um movimento mais propício ao quebramento rápido de braço pois além da rotação existe o hikite. O japa provou que funciona até no MMA, e não duvido proibirem esse tipo de golpe ( o oponente não tem nem como bater)


Exato, quebra o braço, o cara dobra e vem o Hikite, no modelo tradicional o hikite vem de cima pra baixo e não lateral, lateral causaria nocaute, de cima para baixo acerta pescoço ou nuca. Algumas vertentes de estilo batem genitais  ou costela. Se queremos no shotokan imaginar uma forma moderna eficiente e contundente podemos dizer que o foco do hikite é no pomo de adão (garganta). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Uma viagem no tempo ler este tópico.

 

Fiz karatê Butoku-Kay entre os 16 aos 20 anos, ia passar da faixa verde para a roxa, mas a vida me pregou uma peça, e tive que desistir do Karatê.

 

Muito bom exercício físico e de mente.

 

Infelizmente aqui onde moro os caras que poderiam ter estendido os ensinamentos do mestre Ary, não o fizeram.

 

Hoje meu filho (8 anos) faz Jiu-Jitso por falta de opção melhor, o karatê.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 4/18/2017 at 14:57, sandrozc disse:

Uma viagem no tempo ler este tópico.

 

Fiz karatê Butoku-Kay entre os 16 aos 20 anos, ia passar da faixa verde para a roxa, mas a vida me pregou uma peça, e tive que desistir do Karatê.

 

Muito bom exercício físico e de mente.

 

Infelizmente aqui onde moro os caras que poderiam ter estendido os ensinamentos do mestre Ary, não o fizeram.

 

Hoje meu filho (8 anos) faz Jiu-Jitso por falta de opção melhor, o karatê.


Uma pena você não poder continuar e seu filho não poder fazer Karate. Mas não é por isso que você tem que se afastar dos conceitos do Karate Japones (não digo que se afastou rs é só para dar pano pra manga do dialogo), você pode ensinar pro seu filho o Dojo Kun e o Ninju Kun, ambos irão ser fundamentais em qualquer arte marcial e essencial para seu filho dentro do Jiu, pois quer queiram quer não o Jiu simplificou o Judô em um modo de luta e eliminou a essência budo-ka na maioria dos dojos por ai. 

Por exemplo, se eu não tivesse acesso ao Karate e meu filho tivesse que fazer Jiu eu passaria esses conceitos e para começar não deixaria ele usar Do-gi que não fosse branco.

No mais parabéns pelo reconhecimento do Karate e fico feliz de saber que ele mesmo longe de você continua perto no sentimento e conhecimento. Isso é Karate-DO. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixando de lado um pouco a parte filosófica, videos de luta, debate de MMA e punhetagem minha sobre os treinos, vamos para mais sobre técnica.

Mais um pq bater em Makiwara ou receber golpes firmes é tão importante:

Anteriormente falei do Makiwara e profundidade do golpe, kime, tranferência de energia (vibração), força da base. Muito explicado também pelo Daniel San do Pinto Karate Cast. Mas tudo isso é muito especifico ao Karate, e as técnicas do Karate, apesar dos anos aureos do Pugilismo os lutadores defendiam que o golpe ideal deveria ser aquele que parasse de empurrar o adversário com o soco e contraisse o corpo todo = Kime.

Mas enfim, qual o outro motivo?   As articulações.

Um dos estudos recentes do Naka Sensei ao revisitar Okinawa foi enteder o motivo pelo qual além de se bater makiwara também se recebe golpes enquanto faz katas. 

Veja video:
 

Spoiler

 

Veja video: 

 

 

 

 


O motivo, além de todos citados acima do makiwara (profundidade do golpe, kime, tranferência de energia (vibração), força da base), que também é motivo de receber os golpes é algo que parece simples, mas poucos pensam a respeito, e não é calejamento, mas sim as articulações, estabilizar as articulações fortalecendo os musculos que a seguram aumentando o direcionamento de energia pro adversário e evitando que se lesionem ao receber golpes. 

Quando se recebe um golpe estando na base, ou quando se bate no makiwara, uma quandidade enorme de musculos se contraem, principalmente pequenos musculos, melhorando a força de estabilização das articulações. As articulações se encaixam, acomodam, no padrão (dentro da individualidade biológica) mais adequado de travamento delas e desenvolve os músculos responsáveis por esse travamento e toda a cadeia de mecanismos necessários como tendões e outras articulações. Por exemplo eu tenho hiperextensão dos cotovelos (compensado com treino de biceps mais enfim e makiwara), apenas socar no ar ou saco de pancada não desenvolveria o encaixe correto do meu cotovelo e não trabalharia os músculos necessários para segurar o cotovelo nesse encaixe, com isso meu soco teria parte da energia desperdiçada pela instabilidade do cotovelo (conseguiram entender?).

Bater makiwara de forma correta, ou tentar bater corretamente pelo menos, terá efeito não só no cotovelo mas no punho, escápula, ombro, quadril, joelho. E receber o impacto do sensei como no vídeo acima o efeito é semelhante porém de forma menos dinâmica, partindo da absorção de golpes e dentro das bases do Kata. E também é por isso que Makiwara também é usado para além do Gyaku-Zuki, mas também paras as defesas, Shuto, Haito, Mawashi-Zuki e outros Zukis.  

Sempre digo aqui: O ultimo objetivo do Makiwara é calejar. A ultima função de quando você vê um sensei de Okinawa batendo no aluno (kohai) enquanto faz kata é calejar. 

Por isso amo tanto o Karate, se a India foi o berço, a escola inicial de Artes Marciais, a China foi a faculdade, Okinawa a pós graduação. Os japoneses então importaram a luta e incluíram o Budô levando para o lado filosófico e espiritual. Karate pra mim é a arte marciais mais elegante e metodológica que existe, contudo sou suspeito ao afirmar.  Oss!


Vejam o video da explicação do Naka aos 43seg. em diante.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...