Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Karate - Pra quem gosta.


Wesley Pinto

Posts Recomendados

As vezes me dizem: "Karate é só soco e chute, prefiro krav Maga que tem torçoes e quebramentos de pé ou wing chun que é rápido com golpes curtos dentro da guarda do adversário."

Respondo: - Parabéns, você não conhece os Katas Tekkis, principalmente Tekki Sandan.

E ainda tem a parte do aprendizado de deixar os braços leves e soltos, melhorar as articulações do cotovelo, aprender a não levantar ombro e trapézio. Conseguir mudar de ataque para defesa na mesma base em alta velocidade.

Enfim os Tekkis sozinhos, se estudados, podem virar uma arte marcial por conta própria. Tekki-Do, kkkk.
 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Hapikido é Koreano, e assim como o Taekwondo se apropriou de muitas técnicas Japonesas com a invasão que sofreram na guerra.  Por isso se procurar os Katas de Taekwondo são uma versão do Shotokan e outros.

Mas o Hapikido é velho, uma das artes mais velhas da Coreia, o Taekwon talvez se equipare, o que dizem é que se inspira na china e india, na expansão budista, em uma arte muito semelhante ao Judo e lógicamente no Kalaripaitu, por isso inclusive tem uso de armas antigas.

O que penso: Hapikdo tem MUITO REPERTÓRIO, Assim como qualquer arte com grande repertório, Karate é uma, a curva de aprendizado é demorada, até cada movimento se tornar automático, entrar no seu sistema motor e autonomo, até descobrir os melhores pra você e automatizar eles, até desenvolver espirito de luta nessas artes leva muito tempo. O que faz de muito professor de hapikido que estudou 6 anos de hapikido, 3 de muay thai, 4 de jiu jitsu, um tanto picareta, pois não deu tempo de se automatizar naquela arte e ja quer ensinar, nem tem a arte interiorizada e quer ensinar. Hapikdo não a toa é fantástico, mas a com maior número de picaretas rs. 

E artes de torções de pé como Aikido tem que ter muito mais vivência, uma coisa é pegar alguém parado outra é em movimento, agora imagina o Hapikido que tenta não ter foco e ensinar um pouco de cada, é dificil, precisa muita dedicação. 

E assim como Karate Tradicional, Aikido, Judô Kodokan, não espere lutadores ou esportistas, mas sim artistas marciais, pessoas que com anos interiorizaram técnicas pra se protegerem nos últimos casos onde fugir já não da mais, onde ficar de boa já não dá mais. Logo qualquer argumento do tipo: Nunca vi hapikido no MMA é inválido por isso, luvas e regras não o favorece. 

No Brasil se quer algo assim melhor fazer uma luta de pé completa e Jiu Jitsu ou Judô de verdade, mais fácil evitar picaretas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Fiz 5 anos de Karatê Shotokan e posso falar: é uma arte marcial incrível tanto para o corpo quanto para a mente. Até hoje, depois de uns 4 anos sem treinar tenho os benefícios comigo. Antigamente eu era muito mole, qualquer desconforto queria parar, desistir, achava que ia passar mal e tal...hoje em dia eu sou muito mais persistente, tento sempre superar os meus limites, melhorar sempre, tenho mais confiança no que faço. E pro pessoal aqui, que gosta de hipertrofia, não posso falar muito sobre isso ligado a isso de forma direta, mas tenho força e um bom desenvolvimento nas pernas, costas e peito e creio que isso se deva ao Karatê, pelo movimentos trabalhados. Treinadores em academia, quando me passavam coisas para esses membros e eu tava começando, comentavam sobre isso, que eu conseguia pegar muito peso ( considerando tamanho, peso,idade e sexo) de cara sem prejudicar o movimento.

É importante ressaltar só que não adianta ir em academias meia boca com professor que só foca em dar porrada, a filosofia é muito importante, pra quem quer fazer é sempre bom pesquisar a fundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 9/10/2017 em 13:40, Letícia Campos disse:

Fiz 5 anos de Karatê Shotokan e posso falar: é uma arte marcial incrível tanto para o corpo quanto para a mente. Até hoje, depois de uns 4 anos sem treinar tenho os benefícios comigo. Antigamente eu era muito mole, qualquer desconforto queria parar, desistir, achava que ia passar mal e tal...hoje em dia eu sou muito mais persistente, tento sempre superar os meus limites, melhorar sempre, tenho mais confiança no que faço. E pro pessoal aqui, que gosta de hipertrofia, não posso falar muito sobre isso ligado a isso de forma direta, mas tenho força e um bom desenvolvimento nas pernas, costas e peito e creio que isso se deva ao Karatê, pelo movimentos trabalhados. Treinadores em academia, quando me passavam coisas para esses membros e eu tava começando, comentavam sobre isso, que eu conseguia pegar muito peso ( considerando tamanho, peso,idade e sexo) de cara sem prejudicar o movimento.

É importante ressaltar só que não adianta ir em academias meia boca com professor que só foca em dar porrada, a filosofia é muito importante, pra quem quer fazer é sempre bom pesquisar a fundo.



Concordo em muitas coisas com você:  sobre o aspecto corpo e mente, benefícios perenes, superação, filosofia é fantática, mas é uma filosofia japonesa, e o japão abraça o Karate, mas n não é o criador. 

O karate em sua origem era acima de tudo marcial, filosofia era intrínseca a sua sociedade mas não partida do Karate. Karate em Okinawa não compactua com o Dô japonês, do Budô, não adota filosofia pós jutsu, ou seja, budoca. Em Okinawa, berço do Karate, Karate é sobreviência, luta, vida ou morte, prevalecer e sobreviver acima de tudo, os golpes são sujos, na garganta, genitais, olhos. Por isso temos que diferenciar qual Karate estamos falando, o Shotokan tem muito de Kendo, na mesma proporção que tem de Karate de Okinawa, e é mais Japonês que tudo. Isso muda muita coisa.

Sobre a musculação isso é fato, Karate trabalha o Core e movimentos de  torção do quadril e do torque (acho que é torque rs), e isso é força natural, real e multiarticular. Karateca é forte por natureza e se dá bem em práticas de força, o oposto já não é verdadeiro, visto que nem todo exercicio é interessante para o Karateca (supino é um exemplo, mas eu treino mesmo assim rs). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Wesley Pinto disse:



Concordo em muitas coisas com você:  sobre o aspecto corpo e mente, benefícios perenes, superação, filosofia é fantática, mas é uma filosofia japonesa, e o japão abraça o Karate, mas n não é o criador. 

O karate em sua origem era acima de tudo marcial, filosofia era intrínseca a sua sociedade mas não partida do Karate. Karate em Okinawa não compactua com o Dô japonês, do Budô, não adota filosofia pós jutsu, ou seja, budoca. Em Okinawa, berço do Karate, Karate é sobreviência, luta, vida ou morte, prevalecer e sobreviver acima de tudo, os golpes são sujos, na garganta, genitais, olhos. Por isso temos que diferenciar qual Karate estamos falando, o Shotokan tem muito de Kendo, na mesma proporção que tem de Karate de Okinawa, e é mais Japonês que tudo. Isso muda muita coisa.

Sobre a musculação isso é fato, Karate trabalha o Core e movimentos de  torção do quadril e do torque (acho que é torque rs), e isso é força natural, real e multiarticular. Karateca é forte por natureza e se dá bem em práticas de força, o oposto já não é verdadeiro, visto que nem todo exercicio é interessante para o Karateca (supino é um exemplo, mas eu treino mesmo assim rs). 

Olha que interessante, isso eu não sabia. Já vi alguns documentários sobre o Karatê de Okinawa, acho incrível como eles treinam lá, algo que quero muito quando eu tiver condição é treinar lá por algum tempo. É um treino muito pesado que não se vê no Brasil ( não culpo de forma alguma os professores, simplesmente não se enquadra na cultura, seria difícil ter alunos assim). Inclusive utilizam muito pesos e treinos de força.

Em épocas de campeonato, meu sensei, que também é professor de educação física, passava exercícios na academia de preparação voltados para o Karatê, onde o foco era mais a explosão, resistência e o fortalecimento de algumas áreas mais utilizadas, como as pernas. Acho interessante para praticantes utilizarem, mas também gosto do supino, então daria um jeitinho de encaixar hahahha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

fala ai wesley , foi mal ai sempre pergunto pra tu mano se pa ate encho seu saco com essas perguntas mais vi que tu entende mesmo do negocio , como eu disse no primeiro post tanta entrando treinar karate na cidade vizinha mas os  problemas nos ossos então ta confuso , ai fui em outro medico dinivo a mesma coisa frouxidão ligamentar mas descobri que tenho escoliose ele disse que a escoliose não vai afetar muito pq meu esqueleto ja esta se formando de adulto ,  porem disse que preciso tratar  a frouxidão ligamentar fazer academia pra fortalecer igual tu disse, ai pediu uns raio x que ainda estou esperando chamar ta ligado como é médico público  mo lentidão , ai estou esperando faz 1 mes ta foda kk, perguntei a ele  se poderia fazer arte marcial ele disse também porem sera que no karate vou conseguir fortalecer igual na musculação ?? se fosse igual o karate de okinawa talvez ate ai , mas no dojo ali so tem  makiwara tbm  estava olhando pro sanda , mas queria  uma pra defesa mesmo acho que sanda é mais pro combate trocação ainda mais que usam luvas ve ai os 2 sites  https://www.agtkf.com/rleutz  (kung fu) https://www.facebook.com/institutoshitei (karate)  so tem alguns problemas por causa das articulações no ombro não vou conseguir fazer os bloqueio(uke) apenas vou consegui fazer em 1 lado chutes tbm apenas mae geri e yoko geri mas tambem em uma perna vai sair mal feito , e o horario do  onibus é complicado tbm 2hr da minha cidade pra la, porem é barato so fica ruim pq quando vou voltar ja é umas 22hr so tem de noite , ja tentei aqui na minha cidade porem não tem em 2013 fiz judo num projeto social fiz 1 ano e 6 mes mas parei , depois tentei fazer kung fu fui 1 semana parei tbm desconfiava do diploma do professor, depois tentei jiu jitsu mas foi uma  decepção, o sensei era meu professor de escola fazia 5 anos que ele me dava aula  na escola porem, no primeiro dia quando fui rolar rolei com todos ai chegou em um faixa roxa o cara não queria rolar comigo ta ligado po fez pouco caso de mim , ai o sensei teve que olhar pro cara com uns olhos , ai me desanimo po vou fazer o que la onde não me querem ainda tinha pagado 80pal e fui so 1 dia , ai deixei pra la depois veio essas doenças apesar de ser de  nascença apareceu em 2016, mas o que tu acha mano , nesse dojo de karate ai sera que vou conseguir  fortalecer as articulações e tambem aprende ou bom karate ? e nesse de sanda ai o que tu acha, to ligado que quem vai decidir sou eu mais sei la mano, se fosse tu qual tu faria namoral valeu de coração por sempre dar os  conselhos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Karate tu não vai fortalecer igual a musculação, pq estímulos são diferentes. E conversando com o sensei ele pode deixar você treinar com base mais alta e menos impacto (isso em qualquer arte). Contudo, seu caso reparar o corpo depois treinar. Sem fundação não adianta levantar colunas.

Se não da musculação, vai de elásticos, não tem vai de toalha. Musculação é o melhor para você se recuperar nesse momento, acompanhado de fisioterapia. Tem que ver o motivo da sua frouxidão ligamentar, pode ser algo como Double Joint, que quase sempre é amenizado entendendo o desequilibrio de agonista e antagonista. Exemplo: Hiperflexibilidade do cotovelo, remete a uma hiperextensão do biceps e antebraço na mesma dimensão, e encurtamento do triceps, e parte antebraço na dimensão do triceps, ou seja: fortalece o biceps em toda a cadeia dele e faz amortecimento da tensão muscular alongando triceps.

Joelho, quando olhamos para posterior, quadriceps e fáscia lata é mesma coisa.

Talvez o Karate que você pode treinar é em base alta, sem avançar e treinando só a técnica sem força e velocidade, mas acho um desperdicio de tempo, pois a eficiência se encontra na velocidade e potência, condicionar-se a ser mais lento não é interessante.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...