Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Karate - Pra quem gosta.


Wesley Pinto

Posts Recomendados

pdc mano vo tentar musculação mesmo apesar de mo vergonha de ir na academia, sobre as  articulações 'Double Joint' é de  nascença por parte da minha mãe ela tbm consegue colocar o dedão no antebraço, da ultima vez que fui no medico ele tbm fez os testes de frouxidão ligamentar nela  é complicado mano ate 2015 tava de boa ai do nada começa atacar ta ligado primeiro foi a virilha nos quadril,depois os nervos ai os ombros , estava procurando karate desde 2012 encontrei em 2015 ai tava querendo ir mais sempre  inventava desculpas ' a outro dia eu vou ' e sempre assim ai foi começando as articulações e os nervos meio que saltar do lugar sair perdi alguns movimento tipo movimento todas as  partes normal mais uma é meio que 'mais flexível' que as outras, quando vou fazer shuto uke,soto uke, 1 lado vai normal o outro vai meio  com defeito mas consigo girar o quadril  normal é foda mesmo po mais um ano vai acaba e nem fiz o que eu queria mano ta ligado ,abandonei a escola em 2013 pra cuidar do meu avo que veio morar com minha mae ele tem derrame e alzheimer  cuido dele desde 2013 fora que ninguém reconhece tbm, vejo geral ai que estudou comigo se dando bem na vida ta ligado subindo na vida fazendo o que gosta, e eu aqui nem posso fazer o que quero , sem trampo tbm sem estudos  ano que vem vou fazer teste pro exercito se ainda estiver assim vou ser reprovado e é umas das únicas chance que tenho pra tentar,tbm tenho medo do tempo passar e depois ser tarde demais to ligado que nunca é tarde pra praticar mais sei la mano queria começar agora enquanto ainda tou novo ta ligado, mais valeu ai mano como  sempre tu e seus sabios conselhos sem maldade valeu, tudo de bom pra tu e toda sua família abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

20 minutos atrás, Avin1973 disse:

Curiosidade aí com os praticantes, alguém por aqui já praticou o Kyokushin? 


Eu por 1 ano e um pouco mais. E sem desmerecer, mas para mim, ainda bem que voltei a achar um bom Dojo de tradicional shotokan, gosto pessoal mesmo, reconheço a qualidade se não nem tinha praticado.

Vamos falar sobre kyokushin aqui também, o foco era tradicional e okinawa, mas kyokushin é uma parte importante na equação, não sendo clubista bora trocar ideia kkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falei do Kyokushin porque sempre é sempre mencionado no /reddit/martialarts, descrito como um dos mais eficientes. Não treino Karatê não (treino Muay Thai), mas gosto do assunto, conheço Karatê só de ver alguns treinos e conversas antigas sobre artes marciais.

 

Amigo meu que treinava Karatê falava que no estilo de Okinawa eles às vezes treinavam com armas e que tinha algumas diferenças de postura, um usava posturas mais altas e outro mais baixas, entre outras coisas que ele disse e esqueci.

 

Tenho curiosidade em entender a diferença entre o Karatê tradicional e esse estilo Kyokushin. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Avin1973 disse:

Falei do Kyokushin porque sempre é sempre mencionado no /reddit/martialarts, descrito como um dos mais eficientes. Não treino Karatê não (treino Muay Thai), mas gosto do assunto, conheço Karatê só de ver alguns treinos e conversas antigas sobre artes marciais.

 

Amigo meu que treinava Karatê falava que no estilo de Okinawa eles às vezes treinavam com armas e que tinha algumas diferenças de postura, um usava posturas mais altas e outro mais baixas, entre outras coisas que ele disse e esqueci.

 

Tenho curiosidade em entender a diferença entre o Karatê tradicional e esse estilo Kyokushin. 


Bom diferenças historicas:

Kyokushin seu patrono é Coreanos, mistura Goju Ryu (karate okinawa), Shotokan (Karate japones). Pra questão de curiosidade o Taekwndo Koreano surge do Shotokan e Shitoryu.

Enquanto o Tradicional em si não é o de Okinawa, mas aquele que é "tradicional" aos olhos Japoneses, e mantém suas bases de luta, fundamentos, tal qual no inicio da era Karate japonês fazia (pelo o que sei). De Okinawa é o karate ainda praticado em okinawa.O principal estilo carregado pela tradicional é o Shotokan, então é mais fácil criar a diferenciação a partir de Shotokan x Kyokushin.

Kyokushin então devido a influência do Goju sobe a base, e busca uma luta de mais curta distância (infight). E assim o Goju é, devido ao terreno da região e e ser uma área de pesca (semelhante a kung fu norte e sul). Shotokan tem base no Karate de Shuri, o Shurite, que era ensinado no castelo que carrega o nome da região (shuri) e utilizava golpes mais longos e pesados (uso do corpo todo) em uma superficie mais uniforme. No entanto SHotokan também é influenciado pelo Karate da região central, tento katas (formas) em infight também, o mesmo o kyokushin também se permite a luta a distância vide os chutes. Mas a diferenciação mais clara e resumida é: Kyokushin busca o infight, zona de luta, enquanto o Shotokan prioriza o dominio da distância, por isso a maior arma do shotokan é o Deai (acertar o adversário logo após ele pensar em golpear, mas antes dele golpear).

Tentaram levar isso para as competições, para dar isso ao kyokushin tiraram o soco no rosto, valendo apenas o chute na cabeça0, e a vitória seria por nocaute ou desistência técnica (não aguentar ser minado) assim os lutadores buscariam sempre o infight, trocando golpes curtos e hora outra afastariam para arriscar um golpe de média e longa distância, remetendo a origem. Inclusive acompetição força o soco do kyokushin parecer mais com boxe do que com karate, treinos e treinos de uso de faca da mão e eles não usam na competição, enquanto na JKA-Shotokan o uso da faca interna da mão (Haito) é permitido, porém JKA-Shotokan não permite chute abaixo do quadril.

Já na competição do tradicional (vou usar tradicional e jka), os modelos priorizam a distância e tempo certo de golpe, por isso a ideia de vencer com um golpe só, seria aquele golpe perfeito, que encaixa sem se expor ao adversário de forma arriscada, mas que causa dano por pegá-lo em um momento que não espera. Porém valendo também golpes de aproximação que inclusive derrube o adversário possibilitando o trabalho em curta distância. No caso das competições de shotokan o soco em direção ao rosto são permitidos, o contato é comum e nocautes também e não são necessariamente punidos, tem que analisar o contexto, chutes em 99% das vezes tem contato e na região do tronco sempre fortes. WKF tem um rigor maior com o uso de força contra o adversário, mas tem coisas boas ao proporcionar um uso maior de velocidade.

Mas isso define muito pouco ainda, o Karate em essência, o Tradicional e o Okinawa ainda mais, possuem golpes de projeção e quebramento e tanto ou se não mais proporções que os de contusão, isso no Kyokushin é mais raro. No Karate de Okinawa não tem por exemplo o chute giratório, não por ser ruim, pelo contrário o rondhouse kick de canela ou de koshi (bola debaixo do pé) é eficientíssimo, mas não era algo que foi visto como prático aos olhos e biotipos okinawanos, sendo o principal chute deles o frontal com uso das pontas dos dedos na região genital ou interna da coxa ou com a sola no joelho.



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Avin1973 você que perguntou sobre as diferenças em estilo de karate, fugindo um pouco da sua pergunta, mas falando de diferenças, segue alguns videos que compara Shotokan aos outros estilos (falando de katas).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode crer mano ve ai qinna li no site do patrick mccarthy aquele historiador e pesquisador do karate ele disse que  qinna  tbm influenciou o karate de okinawa   e tbm jujutsu  tbm tem uma citação de jigoro kano que diz que um chines ensinou uns japas ai surgiu o jujutsu, não sei se é verdade mais se tu comparar vai ver que tem algumas tecnicas que são as mesma ate o modo de executar são os mesmo porem tbm tem muita diferença entre as 2 e karate de okinawa a maioria dos joint locks parecem mais de origem japonesa do que chinesa 

http://www.karateobsession.com/2017/10/joint-lock-practicality.html

armbar-comparison (1).jpg

single-wing-choke-comparison.jpg

3e3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A origem do Judô realmente é chinesa no Shuai Jiao, e o Shuai Jiao tem origem numa arte Mongol (expansão mongol na china) que era literalmente usada em guerra, ve aqui: 


Agora sua questão sobre okinawa e tal eu não entendi. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Sinceramente? É improvável que o Shuai Jiao tenha influenciado diretamente o Judô. A explicação é longa, não exclui a influência das artes chinesas sobre o Judô, mas creio que vocês vão concordar com minha tese de que a relação não é direta (eu estudei bastante sobre o Judô alguns anos atrás e vivencio diariamente há três anos com meus filhos)...

 

Primeiro quero deixar bem claro que o que eu conheço do Shuai Jiao é sensacional e não estamos tratando aqui de hierarquizar, desmerecer, nada disso. Trata-se de contextualizar os termos e entender as possibilidades históricas.

 

As regras do Shuai Jiao só foram padronizadas em  1928, quando esse nome atual foi cunhado (Wiki e outros sites confirmam). Antes disso era um apanhado de estilos diferentes. Isso é pacífico. Nenhum texto chinês fala em Shuai Jiao antes de 28. Creio que esse ponto seja consensual.

 

Jigoro Kano criou o Judô adaptando o JuJutsu japonês original em 1882. 

 

O Jujutsu Japonês e o Sumô tem registros escritos nos anos 1600 e poucos.

 

O mais lógico é que alguma forma antiga do grappling chinês tenha influenciado o Jujutsu e não o Judô. O Shuai Jiao provavelmente nem existia na forma atual naquela época. Os historiadores em geral acreditam que o Japão foi influenciado quando um sujeito chamado Chen, Yuan-Yun fugiu da China pra lá, bem antes: http://legacy.ymaa.com/articles/the-differences-between-san-shou-shuai-jiao-and-other-styles

 

O Shuai Jiao não tem a parte de jogo de solo (Ne Waza) do Judô, que era bem presente antes de virar esporte olímpico (estilo Kosen), então, tem peças faltando, certo?

 

O uso de "gis" que é essencial no Judô moderno e no Shuai Jiao (apesar das manga bem mais curta, a pegada na lapela tá lá) é muito recente também, não tem os seis ou quatro mil anos de tradição http://www.kuoshu.co.uk/History - SJ.htm 

 

Me parece claro que o Jujutsu foi influenciado por algum estilo mais antigo de wrestling chinês e não pelo Shuai Jiao em si.

 

Então, qual o pulo do gato? Porque sabemos que o Wrestling Chinês em geral é muito mais antigo que as artes marciais no Japão e, de alguma forma, algum estilo certamente influenciou o Jujutsu que é o pai do Judô.

 

Pra mim é simples, marketing.

 

A história é semelhante ao marketing adotado pelo Muay Boran: que se diz precursor do Muay Thai, uma arte marcial antiga etc etc etc.

 

Na verdade é uma lorota sem tamanho. A palavra "Boran" é "antigo" em tailandês e só foi usada mais recentemente (boa parte graças ao Tony Jaa). Antes de ser influenciado pelo boxe, antes de ter regras estabelecidas nos torneios, as artes marciais tailandesas eram estilos regionais, assim como o Shuai Jiao era uma penca de estilos regionais. http://8limbs.us/blog/modernization-muay-thai-timeline

 

Jamais existiu um "Muay Boran", não com esse nome, não como o conhecemos hoje. Eram vários estilos e vários nomes. (Esse site acima é de uma lutadora que reside lá e está garimpando e recolhendo informações históricas sobre o MT e o que é real dos estilos antigos e o que é reinvenção).

 

Da mesma forma eu tenho certeza que jamais existiu um "Shuai Jiao" antes de 1928, não com esse nome e não com as regras que conhecemos hoje (velocidade nos arremessos, sem jogo de solo).

 

Não é correto dizer que o Muay Thai tem quatro mil anos. Quatro mil anos tem o leque de artes marciais tailandesas

 

TLDR: o influenciado foi o Jujutsu, por algum estilo anterior de Jiao Ti ou Jiao Li, mas jamais pelo Shuai Jiao, que é um estilo moderno, posterior à crianção do Judô.

 

O Shuai Jiao que conhecemos, como o Muay Thai, uma releitura, uma revisão, um apanhado prático/funcional de um estilo ancestral. Shuai Jiao não é e nunca foi pai do Judô, são primos distantes que beberam na mesma fonte, o antigo grappling chinês.

 

O mais prudente é jamais confiar em história oral de artes marciais, especialmente sobre quem fez isso ou aquilo primeiro. Existe muito nacionalismo na ásia e todo mundo vai dizer "eu fui o primeiro". A verdade é que a humanidade vem usando o grappling há milhares de anos e uma nação influencia a outra.

 

Eu sequer duvido que o Shuai Jiao tenha sofrido alguma influência do Judô na sua modernização, fechando um ciclo.

 

Editado por Avin1973
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...