Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Low Carb É Realmente Melhor Para Composição Corporal?


Posts Recomendados

Publicidade

Low carb é melhor, em alguns casos e algumas circunstancias. E a ciência já provou isso. Pacientes obesos, insulinorresistentes, se dão melhor em low carb, do que em low fat. O controlo da fome, as flutuações da glicemia, são bem menores, o que só tem de positivo. E, pasmem-se, tem até estudos provando que low carb melhora marcadores tipicos cardiovasculares, reduzindo assim o risco de enfarte, AVC, etc. É isso que eu vejo na prática, quando uso low carb com meus pacientes.

 

O problema de muitos defensores e da teoria low-carb, é que se baseia no principio que as calorias não contam! E isto é a maior bobagem de todas! As calorias contam, claro. Ao fim do dia, nós não temos como fugir à termodinâmica. Se ingerimos excesso de calorias, elas são armazenadas. Se ingerimos menos, o corpo tende a gastar a gordura armazenada, como fonte para suprimir esse défice calórico. Não tem como fugir a isto. O problema, é que metabolicamente falando, 100 kcal de carbos, comportam-se de forma bem diferente de 100 calorias de proteína. Até pelo efeito térmico.

 

Low carb é para todos? Não! Ninguém tem que fugir dos carbos, insanamente! Não tem porquê! Os carbos, desde que consumidos de forma correta, em moderação, e no timing certo, nao tem qualquer maleficio ao corpo humano. O problema, é quem fica comendo carbos a hora toda, não pratica exercicio fisico, e escolhe os carbs errados.

 

No entanto, em certas pessoas, low carb tem muitos beneficios, e pode auxiliar a perda de peso, mais que low fat. Mas, mais uma vez, repito, nao é a low carb que emagrece, por si só. Mas pode corrigir alguns fatores que ficam dificultando a perda de peso. Entre eles, insulinorresistencia.

 

Quem pratica exercicio, especialmente musculação (anaerobios melhoram muito mais a sensibilidade à insulina, do que aerobios, apesar de muita gente pensar o contrário), e é saudável, fazer low carb ou não, não tem grande influencia. Mas depende também de cada um.

 

Por ultimo, low carb tem 2 grandes beneficios. O primeiro, é diminuir triglicéridos e melhorar o racio trigliceridos/HDL, protegendo a oxidação do colesterol e outros lipidos, na parede das artérias. Melhora e previne processos de glicação celular e arterial e, sobretudo, reduzem de forma drástica a pressão arterial. Já tive pacientes, hipertensos, aos quais tive que reduzir drasticamente a dose da medicação, ao entrarem num regime low carb. E isto é um dos melhores beneficios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Mais uma pesquisa feita por vendedores do low-carb falando sobre o modelo falho de Carbohydrate-Insulin (aquela baboseira de que apenas insulina de carbo que engorda....)

:

https://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/fullarticle/2686146

Detalhe importante:

Citar

Conflict of Interest Disclosures: Both authors received grants (to Boston Children’s Hospital) from the National Institutes of Health, Nutrition Science Initiative, the Laura and John Arnold Foundation and other philanthropic organizations unaffiliated with the food industry. Both authors have conducted research studies examining the carbohydrate-insulin model. Dr Ludwig received royalties for books on obesity and nutrition that recommend a low-glycemic load diet. Dr Ludwig is supported in part by award K24DK082730 from the National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases. No other disclosures are reported.

 

Receberam grana do NuSi, do "Laura and John Arnold Foundation" (que são parça do Gary Taubes, só dar uma lida no google) e um dos autores vende livro sobre o que defende na "pesquisa" ali.

Legal....nada de tendencioso pode sair disso! ?

 

 

Ao menos logo que saiu essa "pesquisa", já recebeu voadora pela quantidade de bosta dita:

https://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/article-abstract/2686143

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Durante o tempo que fiz low carb com jejum intermitente meus exames de sangue eram melhores do que quando eu era adolescente, mas se isso iria se manter ao longo prazo, eu não sei.

 

Comendo 1kg de carne vermelha todo dia, ldl no chão e triglicerídeos em 50 (tenho os exames aqui se alguém quiser).

Eu me sentia muito bem em termos de bem estar, aderência era muito fácil porque matava completamente o apetite, sentia maior clareza mental pra trabalhar e menos ansiedade. E eu ainda ficava em jejum a maior parte do dia e só comia em uma janela de 4-6 horas, passava o restante trabalhando sem interrupções pra comer ou se preocupar com comida.

 

Foi o melhor combo pra cutting e produtividade que já usei na vida.


Mas nada disso ganha de estar sempre cheio de glicogênio. Low carb é uma ferramenta muito boa pra cutting pra quem não se deu bem com outras (como é o meu caso) nada mais, você usa ela e joga fora.

 

Jamais vou entender quem defende low carb como uma seita, muito menos quem nunca experimentou pra ver como o corpo responde, mas por algum motivo é fervorosamente contra

Editado por Testo over 9000
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
Agora, Testo over 9000 disse:

Jamais vou entender quem defende low carb como uma seita, muito menos quem nunca experimentou pra ver como o corpo responde, mas por algum motivo é fervorosamente contra

Pior que ninguém aqui é realmente contra (se acompanhar as outras páginas), mas é tanta "promessa" feita em cima de low-carb e keto que basicamente só enche o bolso do pessoal criando as idéias mirabolantes. Isso é a parte zuada.

 

De resto é como já comentaram, é uma excelente escolha para diabéticos, uma possibilidade boa (para quem se adapta) em cutting, etc. Mas nada mágico, nenhuma "vantagem metabólica" nem nada do tipo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...