Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ingestão de carbos em eventos de endurance e carbogel caseiro


Posts Recomendados

  • 3 meses depois...

Publicidade

Bom dia gente, segue texto que coloquei lá no diário...

Citar

Bom dia gente, olha só que bacana, estava dando uns bizus nos blogs de corrida e eis que me deparo com uma postagem bacana, fazendo referência a um estudo realizado pela Universidade Federal de Pernambuco.

Can Spitting out Your Sports Drink Boost Performance?New study shows bigger benefit when you’re already low on fuel. Disponível no link: http://www.runnersworld.com/sweat-science/can-spitting-out-your-sports-drink-boost-performance

CHO Mouth Rinse Ameliorates Neuromuscular Response with Lower Endogenous CHO Stores. Disponível no link: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27128664

 

Bem, sem ir muito afundo no negócio e resumindo... Parece que o bochecho tem uma ação praticamente neuromuscular, supondo que você está com reservas energéticas baixas e correndo em intensidade suficientemente alta, o seu cérebro começa a conter certos músculos para preservar energia, quando ingerimos o líquido energético, com o tempo o cérebro libera novamente a funcionalidade desses músculos, agora quando fazemos o bochecho por tempo suficiente(no estudo foi recomendado 10s da sua bebida energética favorita) o cérebro já começa a maquinar "eita caraio, tem combustível chegando, músculos voltem a funcionar corretamente", e essa contenção some temporariamente, até o cérebro entender que foi enganado e não tem porra nenhuma para usar como combustível.

 

Implicações Práticas

1 - Nos treinos que são feitos em estados depletados (no qual naturalmente o ritmo e desempenho é bem inferior ao normal), pode ser útil usar o bochecho, dessa forma mantêm-se no estado desejado (depletado de glico) mas consegue elevar a performance e qualidade do treino momentaneamente.

2 - Estágios finais de um treino (corrida/pedal/cardio) longo, no qual o atleta está exausto, depletado e mesmo ingerindo alguma substância energética não haverá tempo do corpo processar isso e deixar disponível para utilização adequada, então faz o bochecho, engana o cérebro e ganha um boost momentâneo (o suficiente para ganhar alguns segundos nos km finais). Pelo visto essa estratégia é utilizada pelo maratonista Meb Keflezighi

3 - Dietas baixas em carbos e treinos intensos o suficiente, como é o caso da template do UD2 (isso já é achismo meu, e aproveitando, ali é o link do tópico que o Lucas fez), para tirar aquela zica e falta de motivação durante os treinos, mantém o carbo baixo e eleva momentaneamente a qualidade do treino.

 

Bem, mais informações e metodologias do estudo nos links lá em cima.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Excelente tópico.

Eu pretendo correr longas distâncias futuramente (tô começando aos poucos, nunca imaginei que gostaria de correr) e fico lendo esses artigos que são super úteis e que vão me ajudar muito lá na frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Obrigado ao @Born4Runpor me indicar esse tópico, excelente leitura. Amanhã farei um longao inicial de 18k em uma planilha que sigo para uma maratona em outubro, dessa vez vou com gel industrializado mesmo, mas quero testar com esse daqui pois achei bem interessante a composição. 

 

Abs e perdão por desenterrar o tópico, mas é raro trombar com algo tão bem embasado e focado em corredor de longa distância. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, leogodoy disse:

Obrigado ao @Born4Runpor me indicar esse tópico, excelente leitura. Amanhã farei um longao inicial de 18k em uma planilha que sigo para uma maratona em outubro, dessa vez vou com gel industrializado mesmo, mas quero testar com esse daqui pois achei bem interessante a composição. 

 

Abs e perdão por desenterrar o tópico, mas é raro trombar com algo tão bem embasado e focado em corredor de longa distância. 

Só um adendo.

Se o foco é 42km...todos os treinos são visando os 42.

18Km é uma distância tranquila.

Mesmo assim,(acho) que deve realizar hidratação e reposição como se fosse correr os 42.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um adendo.

Se o foco é 42km...todos os treinos são visando os 42.

18Km é uma distância tranquila.

Mesmo assim,(acho) que deve realizar hidratação e reposição como se fosse correr os 42.

 

 

Sim, já tenho trabalhado de olho nos 42k. Corri 3 meias nos últimos 16 meses, já me deram uma boa base pra entender algumas coisas, mas entendo que o bicho pega quando os treinos começarem a passar de 2h30 (pelo meu pace, deve ser logo, em breve tenho um 28k pela frente). De qualquer forma já faço o long(inho) de logo mais com hidratação e reposição incorporadas.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...