Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto 220 160 280 @ 93 RAW Drug Free IPF


O Fantástico Jaspion

Posts Recomendados

Algumas considerações (opiniões minhas na verdade):

 

Low bar e high bar são bem diferentes, tanto em postura, quanto em influência de proporções corpóreas. Do posicionamento das mãos, à pressão exercida pela carga sobre seu corpo e efetividade da manobra de valsalva. Possuo tíbia e fêmur de dimensões bem similares, o que me facilita a ter uma postura relativamente vertical, porém sinto muito mais dificuldade em manter a pressão interna em um low bar do que no high bar.

 

Tudo no high bar é mais confortável, respiração, posicionamento confortável da barra no trapézio, mãos conseguem estar bem mais próximas com a consequente melhoria no posicionamento da musculatura dorsal etc

 

Mas no powerlifting, a idéia é carga máxima, logo as alavancas e posicionamento no low bar tendem a ser mais favoráveis.

 

Em minha opinião não há como comparar high bar com low bar do ponto de vista do powerlifting.

 

Uma outra opinião minha:

 

Cinto não impede o atleta de se lesionar, ele proporciona mais tempo de pressão interna, mas na hora que sua forma está comprometida a lesão é iminente.

 

Vejo o cinto como um recurso competitivo e muitas vezes psicológico. Meu melhor terra por exemplo, foi em um dia em que estava realizando várias séries, já exausto e um cidadão veio querer revezar o rack e a cada série que eu montava a barra para o terra, eu tinha que rolar a barra pra frente, aguardar o ser humano fazer barras fixas roubando que nem um macaco com convulsões, colocar a barra de volta na posição e fazer o movimento.

 

Como já estava puto com isso, esqueci de colocar o cinto e fui lá com raiva e puxei do chão a barra. E deu certo :D

 

Obviamente isso foi em um passado recente, onde nem treino para powerlifting eu realizava.

Editado por Crisao23
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 27/01/2016 at 08:03, Gekko disse:
Spoiler

 

Tem um texto no facebook do Omar Isuf e até certo tempo a Marilia Coutinho comentou sobre também. O cinto (belt) faz com que os agachamentos dos powerlifters se tornam mais "errados" com o passar do tempo, caso usem com frequência com qualquer peso que for, segundo eles (os dois) os melhores ''agachadores" se encontram no weightlifting porque eles treinam com até 300kg no squat sem cinto, sem nada. Digo isso porque noto nos seus videos uma forte inclinação da parte superior do corpo, fazendo um quase good morning, sendo que o que dizem ser "correto" é dessa maneira (a que eu demorei, mas consegui fazer, eu não tinha mobilidade):

 

clarence-kennedy-260kg-pause-squ.jpg

 

De certo modo melhorou bastante a minha força no core e meus agachamentos saem mais "limpos" do que antes, sem falar que realmente sinto o músculo trabalhar e sendo fortalecido. Talvez você ignore isso, pq as minhas PR é praticamente o seu aquecimento kkk, mas é só algo que eu gostaria de ressaltar mesmo.

 

 

@Gekko, a minha atual forma de agachar foi muito bem contextualizada pelo @Mklek e pelo @debew.

 

A minha opção por usar o cinto em todas as séries de agachamento é recente. Já testei usar cinto só acima de 90% de 1RM e já testei fazer a primeira metade de uma periodização sem cinto e a segunda metade com cinto. Na atual periodização, estou apostando na consistência, explicada rapidamente pelo Mklek. Exceto, pelo deadlift, movimento no qual ainda não tenho certeza sobre o que farei no movimento competitivo e escrevi sobre isso nos últimos posts, estou treinando todas as séries dos levantamentos principais com a mesma forma e os mesmos equipamentos que pretendo usar nos lifts decisivos que definirão as minhas marcas. Ao finalizar a atual programação de treinos, saberei se essa foi uma boa escolha ou não.

 

Se você está conseguindo agachar como o Clarence, te dou meus parabéns! Sugiro que você siga treinando forte e mantenha a sua técnica assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/01/2016 at 07:50, Crisao23 disse:
Spoiler

 

Considerando as cargas que atinge hoje no sumô e a evolução técnica que será inevitável, creio que no mínimo iguale as marcas. Levando em conta que o ROM do sumô é menor, deve ultrapassar o convencional.

 

Eu também me faço esse questionamento sobre sumô e convencional. Mas coloquei algumas "normas" para meu treino. Como não tenho experiência suficiente e nem técnica adequada devido ao pouco tempo que estou aprendendo os movimentos, vou ficar no convencional para criar uma base considerável de força e musculatura antes de migrar para o sumô. Já "testei" algumas vezes e sinto que naturalmente consigo ter boa flexibilidade para o movimento, bem como encaixar bem o quadril. Só me é estranho o movimento ser naturalmente lento na saída do solo para depois acelerar gradualmente. Algo que é bem diferente no convencional.

 

Já você, por ser bem mais avançado, creio que migrar para o sumô, ou vivenciar ciclos alternados de ambas as formas de deadlift, seja bem produtivo.

 

Quanto à pegada, vou dar minha opinião com base nos quase 4 meses que fiz apenas hookgrip:

 

Tive a chance de começar no hookgrip em uma barra normal, cujo "knurling" estava gasto e não agarrava tanto na mão. Isso tornou a mão mais acostumada com a pegada de forma menos agressiva. Depois continuei utilizando a pegada na barra nova cujo "knurling" é BEM agressivo. Foi tranquilo.

 

Eu acredito ser totalmente possível igualar a pegada mista com o hookgrip, é apenas uma questão de criar calos nos locais certos. Agora que fiquei 20 dias sem treinar, perdi alguns calos nas mãos e estou recriando aos poucos utilizando hookgrip até onde dá e se a mão ameaça abrir troco para a pegada mista e continuo as séries com ela.

 

Eu só utilizaria straps se estivesse realizando um treino de muito volume, se utilizasse períodos de pegada overhand ou bem próximo da competição para preservar as mãos. Creio que os straps podem ser beneficiais quando associados ao treino realizado com a pegada overhand, pois seria um overhand "parcial", o que te tornaria mais forte tanto para o hookgrip quanto para a mista.

 

Não creio que a pegada mista gere tantos problemas no bíceps quanto o que é citado na Internet e vídeos. As lesões no bíceps ocorrem em casos específicos como treino em axles (barras grossas utilizadas para strongman), atletas que efetuam o movimento permitindo alguma forma de flexão do braço momentaneamente (puxando a barra de forma forte no início etc) e também quem se utiliza de ergogênicos pode sofrer (em teoria) mais do problema.

 

Vá alternando convencional e sumô em vários períodos. Creio que não tem nada a perder.

 

 

 

@Crisao23, obrigado pela opinião sobre o DL e pelo relato sobre a pegada. Quarta-feira testei esparadrapos e abandonei a ideia logo após a primeira série. Mesmo com uma carga leve, o desconforto nos polegares foi ainda pior. Ontem fiz um treino na academia que eu treinava antes da atual, e senti a diferença que você comentou sobre a textura da barra. Sofri bem menos com a barra mais gasta, tanto que usei straps só em uma série.

 

Em 27/01/2016 at 08:44, Mklek disse:
Spoiler

 

No Powerlifting não existe forma certa ou errada. Existe movimento válido ou inválido. Por exemplo, existem mais de meia dúzia de competidores de elite que tem um grau acentuado de retroversão lombar.

Sobre este tema uma pequena reflexão:

  Mostrar conteúdo oculto

Evaldo Junior

No post anterior sobre deadlift, expliquei porque muitas pessoas perdem a postura quando fazem este exercício com cargas superiores a 90% de uma repetição máxima (resumidamente, é biomecanicamente mais vantajoso).
O post gerou algumas dúvidas e questionamentos sobre a segurança e necessidade da aplicação desta técnica.

Esclarecendo alguns pontos:

1) no caso de pessoas que buscam saúde e qualidade de vida, há pouco sentido em empregar intencionalmente esta técnica;

2) indepentede da técnica utilizada, é importante "brigar" para manter as curvaturas fisiológicas da coluna. Por que?

2.1 - uma coluna em flexão é associada com diminuição da atividade dos músculos extensores da coluna e, consequentemente, maior força de cisalhamento e sobrecarga na coluna (McGill, 1997).

2.2 - a resistência de uma coluna com curvaturas é proporcional ao quadrado do número de curvaturas mais um (Kapandji, 2000). Ex: se temos 3 curvaturas, a resistência é 10 (3x3+1). Se há apenas uma curvatura, como o tatu-bola da figura, teremos a resistência de 2 (1x1+1).

Novamente, poucas pessoas conseguem realizar 1 a 3RM mantendo perfeitamente a postura. Por isso, a decisão se o cliente deve chegar nessas cargas, deve ser do treinador.

Independente da resposta, a intenção de ativar a musculatura paravertebral deve sempre existir.

McGill SM. The biomechanics of low back injury: implications on current practice in industry and the clinic. J Biomech. 1997 May;30(5):465-75.

Kapandji, A. I. Fisiologia articular. RJ: Guanabara Koogan, 2000.

 

Um dos pontos maior convergência entre os diversos treinadores é da importância da consistência. 

Consistência significa fazer sempre, e sempre com a mesma técnica. Boris Sheiko, Greg Nuckols ( dos que me lembro de cabeça) recomendam usar sempre o mesmo setup desde o aquecimento. O cinto modula a forma de executar a Valsalva. Assim, a consistência só existe se a forma de treinar for sempre a mesma e sempre com os mesmos equipamentos, ao menos na forma competitiva. Eu dispensaria o cinto em FS, ou high bar ( para quem agacha low, e vice versa).

Sobre a verticalidade do Jaspion, é pura questão de "envelope", que envolve as relação antropométricas, desenvolvimento muscular e inserções. Claro, uma forma mais vertical é preferivelmente melhor e pode ser trabalhada, mas eu aconselharia a manutenção o setup atual do Jaspion até o final desta periodização.

 

Esta foto do Clarence na versão Harry Potter apresenta uma mobilidade muito além do exigido por qualquer federação de PL existente hoje no mundo ( não são poucas). Assim, vejo que a questão da amplitude ser apenas o necessário para validar o lift, garantindo assim a melhor performance. Devo lembrar que o número de lesões  no LPO é superior ao PL. O proprio Calrence Kennedy detonou o joelho em 2012 porque errou na mão em uma rotina búlgara.

 

 

 

Em 27/01/2016 at 08:55, debew disse:
Spoiler

Coisa que ele já vem trabalhando a um tempo e garanto - não sei se viram os outros videos mais antigos -, que acompanhando ele desde o inicio aqui no forum, o Squat dele mudou da água pro vinho

 

Obrigado, caras!

Editado por O Fantástico Jaspion
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sheiko 4D

Prep 2 Week 3 Day 2

 

Deficit Deadlift
Mass Reps
130kg 3
155kg 3
182kg 2
182kg 2
182kg 2
182kg 2
Bench Press
Mass Reps
80kg 6
95kg 5
110kg 4
116kg 3
124kg 2
124kg 2
Deadlift (Below Knees Off Blocks)
Mass Reps
155kg 4
180kg 4
210kg 4
210kg 4
210kg 4
210kg 4
Triceps (Hindu Push Ups)
Mass Reps
0kg 6
0kg 6
0kg 6
0kg 6
Abs (Ab Wheel)
Mass Reps
0kg 10
0kg 10
0kg 10
 
BW 96.0 kg
Date 2016-01-27

 

Sheiko 4D

Prep 2 Week 3 Day 3

 

Squat
Mass Reps
105kg 5
126kg 4
147kg 3
167kg 2
167kg 2
167kg 2
167kg 2
Bench Press With Bands
Mass Reps
80kg 5
95kg 4
110kg 3
110kg 3
125kg 3
125kg 3
125kg 3
125kg 3
125kg 3
125kg 3
Squat
Mass Reps
105kg 4
126kg 4
147kg 4
147kg 4
147kg 4
147kg 4
Lat Muscles (Kroc Rows)
Mass Reps
44kg 6
44kg 6
44kg 6
44kg 6
44kg 6
Hyperextensions
Mass Reps
32kg 8
32kg 8
32kg 8
32kg 8
 
BW 96.5 kg
Date 2016-01-29
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sheiko 4D

Prep 2 Week 3 Day 4

 

1 + 1/2 (x2) Deadlift
Mass Reps
130kg 3
155kg 3
180kg 3
195kg 3
195kg 3
195kg 3
195kg 3
Close Grip Bench Press
Mass Reps
80kg 3
95kg 3
110kg 3
110kg 3
110kg 3
110kg 3
Delts (OHP)
Mass Reps
50kg 6
50kg 6
50kg 6
50kg 6
50kg 6
Triceps (Hindu Push Ups)
Mass Reps
0kg 6
0kg 6
0kg 6
0kg 6
0kg 6
Reverse Hyperextensions
Mass Reps
0kg 8
0kg 8
0kg 8
0kg 8
 
BW 96.0 kg
Date 2016-01-30

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/02/2016 at 12:02, Crisao23 disse:
Spoiler

 

Muito legal !

 

Já tinha visto esse mas-wrestling, mas nem sabia que era esse o nome do esporte. Aparece muito isso em vídeos de atletas russos de n modalidades. Deve ser interessante :)

 

 

Segundo o Vilmar, o mas-wrestling é um esporte tradicional na Rússia.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...